Ir para conteúdo

ECM MECHANIKA IV PROF WT-WC (Review do consumior)


RogerioD

Postagens recomendadas

Meus caros colegas movidos à cafeína, é com grande alegria que neste final de semana finalmente chegou minha máquina a ECM Mechanika, como diz a Anita a Ítalo-Tedesco, pois é de engenharia alemã e fabricação na italiana.

Foi um longo período de espera, máquina importada pelo nosso amigo Alexandre e tivemos alguns problemas na importação devido ao excesso de peso ao qual ultrapassou os 30kg mesmo dividindo em 2 volumes quando chegou ao Brasil queriam mandar de volta alegando o excesso de peso, o Alexandre teve que correr atras e coitado não foi fácil pra ele, é só chegar as coisas aqui no BR para a burocracia começar a atrapalhar tudo, mesmo fazendo de forma legal com os devidos pagamentos fiscais, uma caixa foi para o RIo a outra para São Paulo, depois queriam cobrar um valor a mais de impostos na outra caixa, foi um tormento, mas no fim deu tudo certo.

O modelo escolhido é uma HX com conexão para rede hídrica ou uso do reservatório de água, bomba rotatória Fluid-O-Tech, caldeira em aço inox, controle de válvulas por alavanca, manômetros para bomba e caldeira com grupo ECM E61.

Mas vamos ao que interessa, os testes que fiz no final de semana, foi com um pacote do café Orfeu fechado e já um pouco velho com torra com mais de quase 50 dias, mas como era para teste não quis usar os mais recentes. O que mais me preocupava nas HXs era o controle da temperatura e o tempo de expurgo que vi alguns vídeos na internet com máquinas similares demorando 10, 15 segundos o que achei muito e nisso ela me surpreendeu demais, mesmo depois de 3 horas ligada sem uso quando dou o expurgo questão de poucos segundos a "dança da água" estabiliza, a borbulha da água cessa, eu não marquei o tempo mas creio que uns 5 segundos já basta para o expurgo e mandar ver no shot. Tempo para aquecimento inicial, essa eu deixo para o Alexandre, não cheguei a marcar mas dá-se a impressão que 30 minutos já está tudo completamente aquecido.

Como é bom lidar com esses filtros comerciais, ficou tudo tão fácil, alinhamento do pó, compactação, bater a borra que sai seca e com facilidade, estou utilizando o tamper calibrado em 13kg da Espro e depois de regulado o moinho para dar o brew/ratio adequado não tem mais erro, é um shot certo atras do outro.

Sabia que iria me arrepender se não escolhesse a versão com a bomba rotatória, dito e feito, acertei na escolha, a bomba é muito silenciosa, escuta somente o café caindo com uma suavidade, cremosidade que é fantástico, parece que é diferente a extração em relação a vibratória, não quero mais máquina com bomba barulhenta e que fica vibrando as xícaras rsss

A parte superior que aquece a xícara tem uma temperatura ótima, antes esquentava as xícaras com expurgo ou no microondas, agora basta deixar em cima da máquina que já sai bem quente.

Sobre a vaporização, tentei 2x em uma pitcher muito pequena, de 400ml (utilizando uns 150 a 200ml de leite) e o vapor é bem forte e não consegui domar ainda, o correto seria pegar a pitcher de 600ml mas não quis ficar estragando leite e jogando fora, mas deu para perceber que a vaporização é excelente e com pouco leite fica difícil conseguir o ponto ideal, talvez ainda é falta de prática e só fiz 2 capuccinos até o momento, o vapor sai frio, você pode colocar a mão na frente que não queima.

Estabilidade excelente, shot um atras do outro sem o menor problema, mas meu irmão fez um onde a máquina ficou tempo inativa e ele esqueceu de dar o expurgo inicial, queimou o café.

A máquina acho esteticamente muito bonita, toda em aço inox, veio com 2 porta-filtros, 2 filtros (14 e 7g) e 1 filtro cego para backflush, comprei mais um porta filtro naked da ECM juntamente com o filtro para 21g, as pessoas que viram a extração no PF naked ficaram deslumbradas.

Vocês sabem da minha busca por uma máquina que fosse definitiva, andei pesquisando muito, li inúmeros reviews sobre ela ai pra fora, nos EUA tem pouca coisa pois me parece que faz pouco tempo que está sendo distribuída por lá, é mais na Europa, mas todos que li foram positivos e recomendando a máquina. Então como tinha o Alexandre que é o representante oficial, nos dá a segurança da garantia e assistência não teve erro (já tinha comprado o Vario com ele), pra mim foi uma compra mais que acertada e sobre o vendedor não tem nem o que falar como ele age de forma correta, pessoa do bem mesmo, tem que ser alguém de confiança pois é uma quantia relativamente alta e pagamento de forma adiantada, não foi fácil nem para ele importar essa máquina devido a burocracia aqui, foi a primeira a chegar ao Brasil. Agradeço a ele e espero que ainda tenha muitas ECMs aqui no BR, é uma ótima opção para máquinas de nível comercial/prosumer para se ter em casa.

Estou em lua de mel com o equipamento, é completamente diferente do que já tinha utilizado até então e olha que gostava das extrações da máquina anterior mas essa chegou para ficar.

Desculpe o review um pouco longo, mas quis postar minhas primeiras impressões, não sou expert no assunto mas tentei passar um pouco do que achei da ECM.

Algumas fotos, desculpe a qualidade tirei pelo Iphone, um dia que tiver tempo e paciência vou tirar umas fotos bem legais com uma canon 5D MKII que ficará outro nível e também farei um vídeo da extração naked e posto aqui para o pessoal ver.

 

7n8h.jpg

 

fay6.jpg

 

 

cddl.jpg

 

tp8s.jpg

 

3jmp.jpg

 

dokc.jpg

 

59hn.jpg

 

9xjz.jpg

  • Curtir 17
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Rogério.

O cantão ficou perfeito. As xícaras prateadas combinam perfeitamente com o brilho da aço polido da Mechanika.

 

Agradeço pelas palavras gentis, paciência e confiança. Mas, e acima de tudo, pela parceria, sem a qual seria muito mais difícil superar os tantos contratempos desta operação. Terminamos esta importação mais experientes e confiantes que é sim possível oferecer no mercado brasileiro equipamento tão sofisticado.

 

Além de ti, eu e a equipe da ECM na Alemanha estamos muito felizes com a bem sucedida operação.

 

Parabenizo pela escolha e desejo vida longa para tua ECM, regada a cafés deliciosos.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Anderson :)

Então Alexandre eu só tive a ansiedade da espera e você sim ficou com a bucha burocrática e agora sabemos que não é tão simples comprar algo de determinado tamanho e valor fora do país, mesmo você sendo o importador oficial é difícil, imagine se fosse fazer algo diretamente, não vale a pena pelo preço (pois a diferença é muito pequena) e nem pelo risco, realmente é bem complicado ter determinados produtos aqui no Brasil e torço que as próximas sejam mais fáceis para você, pois sei você é movido pela paixão porque garanto que o lucro de venda é mínimo em relação aos empecilhos.

E você também pode dar suas primeiras impressões, afinal você fez os testes iniciais do distribuidor e tem uma larga experiência com máquinas de espresso, se falei alguma bobagem ai no relato me corrija por favor rss

um abraço

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rogério.

Como te disse antes, eu só comentaria sobre a Mechanika após você a ter usado e formado tua opinião.

 

Agora, posso dizer, antes explicando que a testei lado à lado com a Rancilio Epoca E2G, máquina comercial de 2 grupos e dosagem eletrônica.

Avaliei os recursos de controle de extração, estabilidade de temperatura, recuperação de temperatura, vaporização e tempo inicial para operação.

Levando-se em consideração que influenciam nos quesitos relacionados à temperatura a maior potência da resistência, o maior volume de água da caldeira e do trocador de calor da Epoca, e tentando agir de modo a calibrar as comparações, posso afirmar que a Mechanika nada deve à Epoca em todos os pontos avaliados. Em ambas, utilizando café do mesmo lote de torra e com a mesma granulometria e técnica de compactação do pó, os resultados das extrações foram bebidas excelentes e dignas de serem servidas nas melhores cafeterias quando produzidas por baristas profissionais.

Na Mechanika a água utilizada foi oriunda de seu reservatório, uma vez que a ligação com a rede hídrica estava ocupada pela Epoca.

O tempo de aquecimento inicial foi testado aos 15, 18, 20, 23, 25 e 30 minutos, Sempre partindo com a máquina em temperatura ambiente. Conclui que a partir de 23 minutos já se consegue bons resultados. Nestes testes, a válvula de vapor foi sempre deixada aberta até momentos antes das extrações.

 

Por fim, quanto à vaporização, devido à potência do vapor provido pela haste da Mechanika, foi possível realizar 3 vaporizações seguidas, cada uma contendo 300 ml de leite em pitcher de 600 ml, sem ocorrer queda da pressão da caldeira que comprometesse a operação.

Fica a dica de começar a vaporização com o bico da haste afundado uns 2 centímetros abaixo e no centro da superfície do líquido. Após a abertura completa da válvula, mova a leiteira de modo a deixar a ponta da haste próxima da parede lateral, afastada 1 cm desta e afundada pouco menos de 1 cm.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre, sei que o custo de uma máquina dessas é bastante elevado, mas deixo a sugestão de que você faça um esforço e traga pelo menos umas 3 ECM e deixe em "pronta entrega". Te garanto que encorajaria possíveis compradores que assim como eu, temem os contratempos da importação.

 

Roger, essas xícaras prateadas são da Illy? De que material são feitas? Parabéns pela belíssima aquisição!!! Pelo menos o bate-borra tive um igual, hehehe!!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre lhe mandei um email, tinha mandado ontem e verifiquei agora pouco e voltou, não entendi o porque, mandei no da loja ok?

E sobre o teste de aquecimento, você deixava a haste do vapor em modo aberto para saber em que tempo iria começar a soltar o vapor, é isso? não entendi direito.

Se em 23 minutos já se consegue bons resultados, poderíamos dizer que em meia hora no máximo já estaria completamente pronta para uso?

 

E Clayton as xícaras são italianas mas não são da Illy elas são de cerâmicas revestida com uma pintura eu acho tipo aço/inox, o que posso dizer é que não pode ser colocada no microondas mas são lindas e combina demais com o inox da máquina, já o bate-borra é a única coisa que não tá combinando por causa da cor, talvez eu compre um de material cromado, sei lá ou deixo esse mesmo porque é bom pois é pequeno e cabe em qualquer canto :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Rodrigo é algo um pouco provisório ainda, ano que vem mudo de casa e quero fazer um canto especial para isso... agora falta você vir tomar um espresso da ECM e também quero experimentar uma extração da Elektra heheheh e por falar nisso, você disse que iria colocar o quadro e tirar fotos novas, cadê??? Curto demais ver as fotos das máquinas e dos cantinhos do pessoal... estamos esperando, amanhã posto outras fotos lá no tópico do cantinho :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Véio, tô muito sem tempo, nem encomendei o poster ainda. Prometo postar foto assim que chegar o poster e tudo estiver bonito. Ainda mais depois dessas fotos do seu cantinho "provisório".

 

Quando tiver a oportunidade, quero sim tomar uns espressos dessa belezinha.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Rogério.

 

Com 23 minutos já está pronta para uso, sem diferença notável para quando esperei 25 ou 30 minutos.

 

O nosso servidor de emails está mudando a plataforma e estamos sem poder acessar o correio eletrônico desde a última 6ª feira. Envie para cafeexpressobrasil at gmail . com (espaços deixados para evitar robots)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas que beleza hein Aleexandre, vou até mudar a programação do timer então... gostei da notícia :) Vou reencaminhar para o gmail então.

Obrigado Pedro (meu avô paterno tem o mesmo nome) ainda tiro um fds para tirar umas fotos melhores com uma máquina de verdade rsss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E como nem tudo são flores, achei que o reservatório de resíduos enche bem depressa, direto tem que ficar esvaziando e não tem nada que avise (a Breville tem uma espécie de bóia que quando enche ela fica vermelha e você sabe que está cheio) porém tem como fazer uma saída e ligar uma mangueira para esvaziar na pia ou um recipiente maior. E o outro detalhe, gasta muita água, pois sempre faço a limpeza após o uso, expurgos, etc e só utilizo água mineral, então seria bem interessante considerar a ligação para a rede hídrica com um bom filtro instalado (vi que americanos usam muito o esquema da rede hídrica só que lá utilizam em vez da água da rua um galão de água mineral embutido no balcão e usam uma espécie de bomba para mandar para a máquina). Ela tem uma luz que apaga quando a água do reservatório esgota, só que só avisa no momento que está no fim e para o fluxo na hora, ou seja, se for no meio da extração você a perderá

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E como nem tudo são flores, achei que o reservatório de resíduos enche bem depressa, direto tem que ficar esvaziando e não tem nada que avise (a Breville tem uma espécie de bóia que quando enche ela fica vermelha e você sabe que está cheio) porém tem como fazer uma saída e ligar uma mangueira para esvaziar na pia ou um recipiente maior. E o outro detalhe, gasta muita água, pois sempre faço a limpeza após o uso, expurgos, etc e só utilizo água mineral, então seria bem interessante considerar a ligação para a rede hídrica com um bom filtro instalado (vi que americanos usam muito o esquema da rede hídrica só que lá utilizam em vez da água da rua um galão de água mineral embutido no balcão e usam uma espécie de bomba para mandar para a máquina). Ela tem uma luz que apaga quando a água do reservatório esgota, só que só avisa no momento que está no fim e para o fluxo na hora, ou seja, se for no meio da extração você a perderá

 

Compra um filtro Aqualar da 3M que esse problema acaba (da água mineral).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meus parabens Roger, se estas fotos estão ruins como serão as boas ?

Os angulos das fotos estão perfeitos, muito legal , a 1ª foto demorei para idenfificar o que era, parecia um motor 6 cilindros, depois que ví as xícaras cromadas, muito legal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Bernardo, nosso mestre da torrefação :)

Rodrigo este filtro é aquele que liga na saída do cano e depois é ligado na máquina?? Se for por enquanto não tem como eu ligar na rede hídrica, infelizmente vou ter que ficar enchendo o reservatório sempre que esvaziar, seja água mineral ou filtrada, meu irmão trabalha no BB e estão de greve então está ficando em casa e as extrações aumentaram, mas apesar desse reservatório ser uns 3 litros como a água acaba depressa, acho que todas elas consomem bastante mesmo, ainda mais pq se faz backflush, expurgos... mas faz parte do processo hehehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeuuuu Gillllllll, é que foram tiradas pelo iphone e somente com a luz da cozinha, se ligasse o flash da câmera saia pior ainda, e essas máquinas inox são terríveis para fotos, fiz um vídeo com a extração naked e ficou parecendo minha cara (que já é feia por natureza e distorcida então pior ainda) na máquina, ... digo que as fotos saíram ruins porque tenho máquina e lente profissional e simplesmente fiquei com preguiça de pegar no meu quarto e acabei tirando meia-boca via celular mesmo, mas uma hora me empolgo e faço umas fotos bem legais, de extrações, etc :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E como nem tudo são flores, achei que o reservatório de resíduos enche bem depressa, direto tem que ficar esvaziando e não tem nada que avise (a Breville tem uma espécie de bóia que quando enche ela fica vermelha e você sabe que está cheio) porém tem como fazer uma saída e ligar uma mangueira para esvaziar na pia ou um recipiente maior. E o outro detalhe, gasta muita água, pois sempre faço a limpeza após o uso, expurgos, etc e só utilizo água mineral, então seria bem interessante considerar a ligação para a rede hídrica com um bom filtro instalado (vi que americanos usam muito o esquema da rede hídrica só que lá utilizam em vez da água da rua um galão de água mineral embutido no balcão e usam uma espécie de bomba para mandar para a máquina). Ela tem uma luz que apaga quando a água do reservatório esgota, só que só avisa no momento que está no fim e para o fluxo na hora, ou seja, se for no meio da extração você a perderá

 

Muito bom, Roger. Imparcialidade: mostrando os prós e os contras!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É Claytom temos que levar em consideração os dois lados, mas isso são detalhes pois é fácil de resolver, por enquanto estou empolgadíssimo com a máquina e com o tempo vou dando mais detalhes conforme o aprendizado vai aumentando, mas o que reparei é que tudo relacionado ao consumo quanto maior a sofisticação maior é o trabalho e custo para manter. Uma ferrari por ex. você não poderá andar em qualquer asfalto e nem colocar qualquer gasolina e também não poderá levar em qualquer oficina. Eu cada ano invento um hobby diferente e infelizmente são caros, fotografia mesmo tenho máquina e lente as melhores da canon, está lá parado e a falta de uso pode ocasionar fungos na lente e você perder aí brincando uma única lente de 8 mil Dilmas... Audiofilia e Home Theater também é algo que adoro e sempre acabo investindo mais do que gostaria e você não sabe o trabalho que dá, até cabos e tomadas influenciam no áudio, é cheio de voodoos (mais do que o café te garanto), eu adoro aprender coisas novas e infelizmente nos falta tempo para fazermos tudo o que temos vontade, pois tudo demanda de tempo, café mesmo tenho que ficar torrando toda semana, limpeza de equipamentos, leitura de aprendizagem, etc

Mas por enquanto este ano minha empolgação é sobre café e espero que não enjoe ou deixe de lado, esta máquina achei excelente e o lance da bandeja pode ser resolvido como disse com uma mangueira para a saída de água, acho que o Márcio fez isso na Elektra que ele vendeu para o Rodrigo. :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Roger, antes de entrar para o Clube do Café era viciado no HTForum (principalmente em audio e video). Os posts que criei ainda hoje são os mais acessados, hehehe! Acho que lá o hobby se torna muito mais caro, pois como você mesmo citou, conforme vamos aprofundando o conhecimento, nos tormamos cada vez mais exigentes com nossos equipamentos a ponto de trocar a fiação, os cabos de força...

 

A busca pela perfeição se torna inevitável, tanto lá como aqui...

 

Uma dúvida: tá conseguindo em média quantos expressos com 3l de água?

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabaram os likes então não posso dar ao pessoal que vem ajudando e comentando.

Bernardo já ví alguns vídeos em que o pessoal coloca uma tigela de plástico para os flushes, ajuda sim, mas também tem os backflushes, tem um pouco de água que você acaba soltando para limpar a saída do grupo, etc que ajuda a encher, a bandeja de recolhimento é até grande mas a parte interna dela não é tão bem aproveitada, mas isso é um detalhe que todas são assim penso eu, nada que desabone a máquina, a pia é do lado só tirar a bandeja (coisa que o encaixe é bem fácil nessa máquina) e jogar a água fora. To reclamando por ser resmungão mesmo rsss

 

Claytom nem me fale meu, o HTforum é uma máquina para virarmos consumista e sim na área de áudio não se tem limites em termos de gastos, não é pra qualquer um não, imagine pagar 3 mil em um metro de cabo de áudio para caixa acústica??? por aí dá pra se ter ideia se um cabo custa isso imagine os equipamentos... então já tenho uma aparelhagem boa, atual e nem quero mais mexer com isso então nem to entrando mais lá no forum (exceção do tópico do Breaking Bad) para a síndrome ruiva do upgrade não me pegar novamente.

Não faço a menor ideia de quantos espressos poderiam ser feitos com os 3 litros de água, ai vai de cada um, com o cuidado que tem com a máquina, se em cada extração limpar o grupo, dar os expurgos etc aí consome bem mais, eu estou tirando em média uns 6 espressos/dia (eu tomo 3 diários mas tem meu irmão que também gosta e minha mãe quando estou em casa faço pra ela, pois ela só usa a Jura) e o tanque deve estar dando para um dia e meio, dois no máximo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou ver se acho uma bandejinha de plástico para fazer os expurgos, mas nessa máquina os expurgos está sendo tão curtos que não sei se será vantagem, acho que a maior problema é na limpeza do grupo mesmo e no back flush. Ou senão passar uma mangueira quilométrica com uma super bomba da bandeja da minha máquina indo de forma subterrânea até a pia da Anita para descarte dos resíduos, que tal, Ana Maria?? ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...