Ir para conteúdo

Ranking

Conteúdo Popular

Mostrando conteúdo com maior reputação em 04-09-2017 em todas as áreas

  1. Chegou! Teste dos escaldos. Sempre fervendo e borbulhando nos 97.3 C (termômetro não tem casa decimal e mostra 97 C) Enchendo com 130 ml, quase até transbordar. Máquina iniciando com 23 C. Descartes após estabilização, que é rápida, algo como 20-30 s. primeiro, chegou nos 71 C segundo, chegou nos 86 C terceiro, chegou nos 90 C quarto, não passou dos 90 C Ou seja, é escaldar 2 vezes e extrair no terceiro abastecimento. Tem que ferver no mínimo 400 ml para 1 café. Quem mora ao nível do mar tem vantagem. Mas 90 C é aceitável. No almoço testo com café.
    6 points
  2. Não sei se eu já comentei que colei o Debut na bancada. O efeito é enorme. Agora posso usar ele com uma mão só. Não preciso mais da outra para segurar o Debut. A velocidade aumentou notavelmente. Usei essa fita:
    5 points
  3. Nova Integrante no Cantinho do Café na Varanda! Indicação do Amigo Thales Fernandes, acabei pegando a Appia II da Nuova simonelli e o Moinho MDX on Demand.
    5 points
  4. Não sei se são "imperdíveis"... mas.... https://pt-br.facebook.com/supernovacoffee/ http://www.cafedoviajante.com.br/ http://www.rausecafe.com.br/
    2 points
  5. Fiz dois cafés, BR ~50%. Mesma regulagem de moagem da Mini, mas dose de 16 g ao invés de 15 g. Parece que o tamper pega na borda do filtro para doses menores que 16 g. Ficou ok, mas realmente a razão de preparo precisa ser mais baixa devido aos 4 C a menos. Tudo bem. A questão prática é um pouco chata devido aos escaldos e o tempo subindo o pistão. É o compromisso pela máquina ser simples e de preço "baixo". Devo usar mais algumas poucas vezes e repassar para meu irmão que está de olho. A praticidade e qualidade da extração na Mini é difícil de bater.
    2 points
  6. Eu liguei lá, e de fato não é Bialetti como se esperava, acabei cancelando o meu pedido. Sem dúvida existem chineses produzindo com qualidade, e existem outros produzindo porcaria da mesma coisa, o que se espera quando uma marca italiana compre da China é que ele mantenha o mesmo controle de qualidade.
    2 points
  7. Motivado pela leitura deste tópico fiz um pequeno teste hoje aqui. Mantive exatamente os mesmos parâmetros (moagem, ratio, temperatura) variando apenas o tipo da água. Água destilada (acqua 1), água da torneira (380ppm e oficialmente dureza 32) (acqua 2) e água mineral (146ppm e dureza 14) (acqua 3). Utilizei o método V60 e passei todos eles pelo refratômetro. Refiz o teste na AP. Trago à análise dos companheiros os valores de TDS que obtive. Em termos de extração, água mineral e água da torneira tiveram desempenho parecido. Eu achava que pelo fato de água ser muito mais dura, isso afetaria a extração, mas não ocorreu. Em contrapartida o perfil aromático do café (mirtillo, frutas vermelhas e cítrico) ficou muito mais evidente na água mineral, com certeza fruto da dureza elevada e de outros minerais em excesso na água da torneira. Merece um novo teste, mais qualitativo, que pretendo fazer em breve. A água mineral que usei é uma água bem famosa aqui, muito utilizada nos cafés que não possuem sistema de filtragem. E a água da torneira é aquela mesma, que detona chuveiro, máquina de lavar e caldeiras por excesso de calcário. Com a água destilada houve uma super extração, e praticamente ficou impossível fazer uma análise sensorial, tendo em vista o amargor elevado. Eu vi outro dia um comentário aqui sobre como seria um café feito com água destilada e também fiquei curioso. Resultado: quase vomitei :-D Um abraço e bons cafés a todos!
    2 points
  8. @rbata o mais simples é uma resistência cartucho fina em um dos furos do disco aumentado. @Bruno Marinho a minha é a 20. Hoje o tamper descolou. Lixei as peças e colei de novo só que com epoxi. Desmontei ela o que deu. Não forcei tentando separar a parte principal que tem a madeira. O aram podia explicar como desmontar ela por completo. Ou falar se há partes coladas.
    1 point
  9. 1 point
  10. Eu comprei um PF adicional para fazer naked na breville e levei num torneiro. Não consegui acompanhar o processo todo. Ele disse que ia levar uma hora e só ia fazer depois do almoço. Eu resolvi voltar um pouco depois e ele ja estava acabando. Peguei só o término. Não foi tão fácil encontrar um torneiro aqui no Rio. Cheguei a ligar para vários lugares, mas nenhum trabalhava nem com torno mecânico, nem com serra-copo, como eu já videos e pessoas aqui recomendando. Para quem precisar: Rua do Rezende 207, próximo a esquina da Rua Riachuelo.
    1 point
  11. @Allexlimaa2 Lucca, Supernova, Rause e Argenta (recomendo fazer nessa ordem) sao todos muito proximos, da para ir a pé nesses quatro, a 4 beans é perto mas a caminhada é um pouquinho maior. Barista coffee bar é do outro lado da cidade, proximo do moka clube, entao se conseguir passar no sabado pela manhã ja da pra aproveitar a viagem e ir nos dois.
    1 point
  12. Eu acabei desistindo da compra da Casita! não vou pagar o boleto....
    1 point
  13. Mas olha, tem coisa da Bialetti sendo produzido na China sim, tenho uma moka ela é made in Italy e já uma prensa francesa é made in china é oficial, com a caixa, manual, etc tudo da Bialetti, acho que algumas coisas estão sendo produzidas lá em função de mão de obra. Quer dizer, quase tudo hoje em dia vem sendo produzido na china , até o souvenir do Mickey Mouse na Disney é feito lá hehehehehe
    1 point
  14. Usei o Debut (saudades!) por quase 45 dias quando estava me preparando pro Campeonato de AP, e resolvi isto colocando quatro "rodelas" de silicone bem aderente sob os pés do Debut (com cola forte somente entre o silicone e o pé metálico) e isto resolveu o problema: ele praticamente não deslizava, e olha que eu usava moagem superfina que demanda mais força de moagem (o que promove maior tendência de "deslizamento"), a força com a mão esquerda (uso a direita para manivelar) era mínima, e ainda com a vantagem de ficar tudo solto e desgrudado da pia (para eventual limpeza, pois a sujeira era quase inexistente). Detalhe: o Gil me mandou 3 alavancas: a menor, acho que 16cm; uma média de 20cm; e uma maior de 24 cm, que acabei adotando como padrão (ela demora um pouco mais, tempo de dar uma volta completa, mas deixa mais leve a manivelação). Já o meu Mini, se não estiver em trânsito com ele, uso-o preso numa morsa com proteção de silicone pra não riscar. Aí sim, dá pra usar só com uma mão e com muito mais praticidade e conforto, já que minha mão é pequena, e com a moagem muito fina demora bem mais pra moer, o que me dava dor na palma da mão esquerda.
    1 point
  15. Água é o que venho chamando há quase um ano de 5ª variável básica de extração, pois ela faz toda a diferença, junto com as outras 4 (temperatura da água, tempo de infusão, granulometria e agitação). Cada água é uma água, a minha é uma espécie de "coringa" que serve para 95% dos cafés que preparo, numa técnica de extração semelhante à do sous vide, já que faço uma extração radical mas lenta devido à força média de extração da minha água, assim como se cozinha no sous vide com temperatura baixa mas por tempo longo, para que se cozinhe o alimento todo por igual, no ponto desejado. Cada café é um café, e mais do que isso, principalmente quando a torra e, ou, a natureza do grão (umidade e densidade) tende a ser heterogênea, cada grão é um grão: cada vez que tiramos Xg de um pacote, aleatoriamente, o resultado por ser ligeiramente diferente. Temos algo em comum: como não sou barista, e por isso não sou obrigado a usar certos café, ou não tenho que agradar o paladar médio de uma clientela que em sua maioria não é iniciada em cafés especiais, e já que 95% dos cafés que faço são pra mim mesmo, a única pessoa que tenho que agradar sou eu! com os meus hábitos e costumes, minha língua com as papilas que me restam por causa da idade etc. Há dois anos estabeleci como meta dominar extração (ou, pelo menos, não ser dominado por ela) e ter um nível mínimo de apreciação degustativa, e atingi estes dois objetivos. Até estou desencanando de avançar mais nesta área, pelas minhas limitações fisiológicas, e também para não perder certo prazer em degustar um café sem muito tecnicismo, o que, se exagerado, já que não sou profissional da área (coffe hunter, Q Grader avaliador de cafés pra fins comerciais etc.), acaba tirando o prazer de experimentar coisas mais simples e menos perfeitas. Lembro de 40 anos atrás, quando era regente coral e assistente de orquestra, que até inconscientemente eu acabava sendo muito crítico tanto em relação a música erudita (era geralmente difícil ouvir orquestras brasileiras, conjuntos de câmara ou corais, da época, hoje a realidade já é diferente) pois eu tinha uma apreciação técnica muito crítica em relação a equilíbrio, afinação, virtuosismo, conjunto etc., que acabava às vezes atrapalhando, principalmente em relação a música popular que tb tanto gosto e aprecio. Agora estou bem curioso sobre extração com água "destilada" (pura), pois também me surpreendi com o alto TDS com uma água destas. Não sei como não fiz este teste ainda! Já usei água quase desmineralizada (inclusive a Voss) e o resultado foi sempre muito inferior na xícara (não só em qualidade, mas também em níveis de extração). Assim que fizer uns testes com a água por OR, esta semana, volto a postar aqui. Obrigado pelo seu trabalho, isso nos motiva a continuar indo além, pois há sempre muito mais a aprender e apreender, e é o que dá toda a graça deste nosso (pelo menos, pra mim) hobby.
    1 point
  16. 1 point
  17. Já fiz todos os apertos no Debut, mas creio que isso é devido ao clima e aos grãos mesmo, esses dias fiz uma torra de um do Kenya e outro de Sumatra, ambos estão retendo bastante nas mós e no recipiente que cai o pó, a lateral fica todo encoberto, você não consegue visualizar o metal dentro heheheheh, até com dando um jatinho de spray com água não ameniza, mas como falei, varia muito em relação aos grãos também, mas toda vez tenho que limpar o moedor quando retem assim, porque senão contamina algum outro grão que irei moer
    1 point
  18. Ou desaparafusar os pés e tirar o moedor, ficando só os pes colados na mesa.
    1 point
  19. É isso aí Burny. É incomparável! O ruim é só a sujeira, basicamente pó de café, que vai acumulando embaixo dele, que é difícil de limpar. Aqui faço "vista grossa" =)
    1 point
  20. Outra Appia, já dá pra abrir um tópico de clube da Appia pra gente metralhar vocês de perguntas... Hehehe Ela tem tanque ou só funciona ligada na rede hídrica? Qual a capacidade do boiler? Tem PID? Quanto tempo pra aquecer? E o moinho? Dose automática por tempo ou peso?
    1 point
  21. Ouvi falar que entre os participantes deste fórum tem um jovem senhor que faz uns tampers top! Rsrs. Pois é, estou preparando um rim para comprar uma Silvia, mas talvez valha gastar dois rins e comprar de importador oficial né. Uma belezura seu novo setup!
    1 point
  22. É muita marca famosa com selo de Made In China. Será que todas tem industrias lá ou são industrias desconhecidas que pagam para usar a marca ? Aqui no Brasil sei de produtos que levam a marca de supermercados e são produzidos por fabricas desconhecidas que dizem ser supervisionadas por eles. Estou eu então pagando caro porque o revendedor está comprando do dono da marca e o dono da marca está repassando do fabricante. Isso se não tiver mais alguns intermediários.
    1 point
  23. Com 2 escaldadas e a terceira já tirando já rola em torno de 88-90 graus na extracao. com 3 escaldadas consigo iniciar com 94-95. Com uma acredito que a maquina fique em torno de 80-85 pq ela perde calor muito rapido. Ótima extração Murilo!
    1 point
  24. No dia em que estive lá o @Aram comentou que estava produzindo um video tutorial, acabei esquecendo de comentar aqui.
    1 point
  25. @guilefer desculpe a demora para postar o vídeo da vaporização que eu consigo na C-08 mas eu realmente estava sem tempo. Segue o vídeo:
    1 point
  26. Olá, conseguiu resolver o problema dessa máquina?
    1 point
  27. Moedor separado, sem duvida. Da para aproveitar com outros métodos de extração e futuramente fazer um upgrade de máquina e/ou moedor em separado.
    1 point
  28. Filipe, você já está encaminhado! Pela última foto, pude perceber que com poucos ajustes você terá resultados muito melhores. Então, eu estou montando um cantinho de café novo, provavelmente na semana que vem, e estou esperando isso para fazer o vídeo. Mas para te dar uma primeira luz, vou deixar um vídeo extremamente tosco que fiz para ajudar um amigo que possui o mesmo setup que eu. Ignore, a desorganização e os cachorros ao fundo. Hahahaha Nesse vídeo eu estou mostrando toda a operação de uma máquina simples e single boiler. No seu caso, com uma máquina profissional, boa parte dos 7 minutos de vídeo, não serviram para você. Mas nesse vídeo você encontra umas dicas de vaporização e duas latte arts feitas às pressas. Ah, no vídeo, eu insiro o vapor em dois estágios. Quando vaporizo na La Marzocco da cafeteria que frequento, faço em apenas um estágio... Mas pode deixar que farei um vídeo especialmente voltado para a vaporização (focado nos detalhes de ângulo e afins) e para latte art (demonstrando uns detalhes que são mais obscuros)... Abraço!
    1 point
  29. O pessoal do Whole Latte Love postou um vídeo ensinando a fazer uma água básica para extração de café. Alguém já testou? O que achou? Eles vão fazer vídeos no futuro com águas mais complexas para cada tipo de extração (espresso, coado)
    1 point
  30. Galera, vi hoje que o Whole Latte Love faz um vídeo simples mas bem informativo sobre a qualidade da água e suas diversas propriedades. São 8 minutinhos, mas vale assistir.
    1 point
  31. @FabioDomingos9, um barista falou isso? Uma automática não tem nada a ver com uma superautomática. Se você fizer mais de 20 extrações por dia na Royal, a Saeco não te dá garantia, pois essa máquina não é homologada pra atender ambiente comercial de venda, mas para casas e pequenos escritórios. A Breville-Tramontina não controla tanto assim as extrações, mas também é uma máquina doméstica. Se caracterizar uso comercial, creio que também perderá a garantia. Com a Express Pro você precisa aprender a fazer café espresso e a vaporizar leite pra fazer as bebidas. Se fizer direito, as bebidas poder ser excelentes. Com uma superauto é só acertar a moagem da melhor maneira possível e ajustar a dose. Então é manter a máquina limpa e abastecida, não precisa aprender mais nada. As bebidas nunca serão mais do que medianas, sempre flutuando entre o aceitável e o razoável. Em ambos casos, grãos de boa origem, boa qualidade e torra fresca são imperativos. Sugiro usar a busca do forum (mude para o "modo Google") para pesquisar soluções para ambientes comerciais. Se vai ser uma "cafeteria", o café deveria ser bom, bem preparado e profissional. Sua pergunta já começa com cara de "gambiarra", isso não é bem uma receita de sucesso... Boa pesquisa e boa sorte.
    1 point
  32. Ah, parabéns pela compra! O Kit é muito bacana, tava em falta quando comprei minha HA, e como peguei uma promo de Black-Friday ano passado, não deu pra ser muito paciente. Recomendo comprar ESE pods Lavazza Gran Crema pra degustar, pois elas se deram PERFEITAMENTE BEM com minha HA. Se você aprecia bons cafés e tem um pouco de paciência pra aprender, recomendo investir num bom moinho e numa máquina básica "de entrada" com filtros não-pressurizados (use a busca do CdC pra pesquisar). Com um pouco de treino, a qualidade do café fica tão absurdamente melhor do que Nespresso e Super-Automáticas que nem dá pra comparar (que Billy Puppet não nos ouça). Por exemplo, com uma Saeco Poêmia (com filtro despressurizado) e um Baratza Encore você supera a mais cara das super-automáticas em sabor, qualidade e crema, usando o mesmo grão torrado. Agora, se você quer praticidade e não quer aprender o processo, acho que uma Nespresso com boas cápsulas é mais fácil de apreciar do que uma super-auto barata, que vai custar o triplo de uma Nespresso básica. As super-auto razoáveis começam na faixa dos R$ 2800,00 pra cima, e dá pra comprar um bom conjunto moinho + máquina semi-auto com essa grana. Com a super-auto é café razoável e pouco trabalho, com o par é café bom a excelente com mais mão-de-obra. Pense bem... Abraço e Carpe Coffea!
    1 point
  33. Amigos, torro café todas as semanas.Quase 1 kilo por semana Só um aviso aos que torram em fogões e panelas. A fumaça causa constipação e dor de cabeça. Todas as vezes que eu torrei na panela tive dor de cabeça muito forte. Além do mais a fumaça da torra do café (principalmente a do 2º estalo em diante) causa alguns problemas pulmonares e uma doença chamada DPOC. Não estou querendo desestimular o uso no fogão e panela, mas tomem muito cuidado com a inalação de fumaça. É isso aí, torrando em casa!!! Valeu
    1 point
×
×
  • Criar Novo...