Ir para conteúdo

Ranking

Conteúdo Popular

Mostrando conteúdo com maior reputação em 14-09-2017 em todas as áreas

  1. Há tempos não sinto o prazer de receber uma obra de arte. Mas valeu a pena!!!! Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk
    9 points
  2. Minha Aram finalmente chegou! Mas ainda não pude botar minhas mãos nela porque estou fora de casa. Sexta-feira vou chegar em casa e botá-la pra funcionar. Não sei qual o número de série dela ainda, mas só pra atualizar quem está na espera, sou o apoiador Catarse de número 45.
    6 points
  3. Chegou, o Bravo Mini compõe agora a familia e trouxe novidades. Com ele acabo de descobrir que o Melaço da Cana que torrei do Mario Zardo tem sabor de chocolate!!! Gil, sem palavras amigo! E teve tb o distribuidor em 53 mm, funciona perfeitamente!
    6 points
  4. Boa tarde! Para conhecer comprei com o Lucas via Instagram o café de produção deles. Se trata da Fazenda venturim que produz Conilon especial desde 2012 e há receberam alguns prêmios na categoria. Pedi 250 torrado e gentilmente também me vendeu 1kg verde para eu torrar. Não custa experimentar não é.? Parecem que tem muito critério, só colhem maduros e secam despolpado. Enviado de meu SM-J510MN usando Tapatalk
    4 points
  5. Com muita alegria fiz um Upgrade no meu cantinho! Após tempinho com a Oster OEMP50, eis a hora de receber meu novo presente de aniversário: Tramontina Breville. Máquina adquirida de um grande amigo do C.D.C onde pude apreciar um belíssimo café, bater um bom papo e conhecer o seu magnífico cantinho do café! [emoji477] Enviado de meu Asus Zenfone 2 [emoji477]
    4 points
  6. O Marcelo, do Franck's Ultra Coffee entregou hoje pra mim. Já tinha experimentado o envelhecido em barril de cachaça dele, cortesia do Hugo do Moka Clube, muito interessante. Hoje vieram os fermentados com fermentos criados aqui no Paraná, um lupulado (eles oferecem 5 tipos de lúpulos, esse aí é o Mosaic), um envelhecido no barril de Bourbon -- aroma fantástico -- e um envelhecido 6 meses com queijo de cabra da Serra da Canastra, com um cheiro bem característico desse queijo. Dessa leva, provei há pouco o lupulado com Mosaic na V60. Bem suave, aroma herbal e um amargor diferente. Não sei bem como explicar, não é o amargor do café, mas uma coisa refrescante. É gostoso e interessante, parece que mata a sede. Os cafés vêm com certificação de orgânico. Quem não conhece: http://www.fuc.net.br Sent from my ASUS_Z00AD using Tapatalk
    4 points
  7. Concordo que o blonding seria o mais lógico, mas para quem começa como o @MarcoC um tempo de referência ajuda muito , principalmente no passado quando não existiam balanças digitais , e os italianos quando para simplificar estabeleceram um tempo de 25 a 30 seg , visavam eliminar a subjetividade do início do blonding , e esse tempo é uma solução que atende a maioria das extrações. Com o tempo a pessoa instintivamente começa a cortar a extração pelo blonding . Eu atualmente faço a maioria das extrações com balança por BR , são extrações de 24 a 28 seg e nessa faixa o corte acorre na pior das hipóteses no princípio do blonding . Agora quando eu quero fazer uma extração boa de um café especial , por exemplo , eu comprei um café variedade Laurina, foi caro e quando eu tiro ele do freezer para fazer uma extração, vai ser com PF naked , sem balança, eu fico abaixado atento ao início do blonding . Como vc já deve ter percebido a lombar desse velho não aguenta muitas dessas extrações, portanto não é sempre que eu faço por blonding.
    3 points
  8. So machopreteou e demorou 18 min, o que deve ter deixado o cafe baked
    3 points
  9. Galera, pra fazer CD de um pé ou dois vai no dedão!!! hehehehe Vai demorar, é uma ação tipo ... digamos ... reflexão profunda enquanto faz isso. Pensa na vida, faz planos para o futuro, etc. Já já termina. Eu vou fazer assim (já testei e o resultado foi bem satisfatório): tenho uma forma de assar bem firme com a borda de uma altura 'óptima' e fundo com alturas e reentrâncias (acho que é do tipo ideal para cookies) coloco uma leva de cerejas inteiras e passo o rolo de massa por cima, uns 85% ou mais das cerejas estouram com a pressão e ficam com a carne aberta, daí é so um apertão de leve para tirar o café. Vai rolar até 'cáscara' pra umas infusões! (o café não era nada bom e deu uns 120 gr no fim, hehehe) @Lisboa Santos Para dar uma aparência melhor no vaso do café e das plantas-árvores então só a argila expandida por cima, não é? Usei várias coisas ao longo do tempo, quase nenhuma satisfatória. As folhas vão todas para a compostagem, só ainda não foram as da poda mais recente. @maycon.alves Falando em poda: Precisa podar mesmo, nesse ano no fim de sua safra experimente fazer a poda, pode até usar a técnica dos cafezais, eles podam a uma certa distância do tronco (árvores adultas em torno de 40cm) e por cima, isso estimula a volta de galhos novos cheios de botões. Mas sua safra aí dá quanto? Uns 500Gr? Parece até muito. Depois de secar restam uns 300? Já dá um nanolote uai ... @Allexlimaa2 Como compramos mudas de café de origem boa e espécie garantida? Tipo, nos viveiros da cidade não animo comprar ... Se minhas 7 ou 8 sementes/mudas não vingarem queria ter como comprar uns pés de tipo um ano. Mas e para despachar/transportar isso? complexo. Abraços a todos, adubo nas bichinhas e projeto café de casa em 2020!!!!
    3 points
  10. Amigos e amigas, dia 23 teremos na 1268 o aniversário de 50 anos do museu (e o aniversário tardio de 2 anos da 1268) Vai rolar espresso free o dia todo e outras delícias Apareçam!
    3 points
  11. @Lisboa Santos uma experiência que eu fiz , que vale a pena para entender o expresso, pega 3 ou 4 xícaras, faz a extração do expresso e vai passando as xícaras. A 1 os primeiros segundos da extração e assim sucessivamente , no fim 4 xícaras com 4 fases da extração. A 1 xícara tem muito corpo e óleos e pouco amargor A última pouco corpo nenhum óleo e só amargor , principalmente se a última for depois do blonding.
    2 points
  12. @Valmor / CaféCampoMístico Existe a possibilidade de você vender umas mudas de café para a galera do CDC ? Ou se não você indicaria alguem para entrarmos em contato?
    2 points
  13. Pelo que me lembro de estudos técnico-científicos, há postagens por aí no Fórum, a cafeína é muito solúvel: parece que 80%-90% dela vão pra xícara no primeiro minuto da extração (em coados, no espresso deve ser mais rápido). Daí os cafés sub ou hipo extráidos serem amargos, pq o amargor da caféina já foi pra xícara mas a doçura (que neutralizará ou contrabalançará este amargor inicial) ainda não. Quanto mais se extrai, mais doçura e complexidade se traz à xícara (com o que se reduz a "percepção" do amargor, pq o amargo continua lá), mas vai chegar num ponto (difícil de se alcançar, do conjunto do pó) em que começarão a vir os ácidos clorogênicos e outras substâncias amargosas (de celulose etc.) que voltam a amargar, de uma maneira diferente e horrível, o café.
    2 points
  14. @Mesquita dentre outras coisas, preparar café pra mim tem a ver com espiritualidade. Não pratico, já o fiz no passado, meditação; dizem que é um esvaziar da mente prestando a atenção na respiração, só vendo os fatos da vida passando pela mente mas sem se importar com eles, sem julgá-los, até que vc está só respirando, e focado na respiração. Quando faço minhas longas preparações na AP (podem chegar a 12min, fora a moagem, fervura da água etc. hehehe) é quase que uma meditação, onde estou focado na extração, sem outros pensamentos, é relaxante e faz muito bem à alma. Entendo perfeitamente o que vc quis dizer com o vai no dedão mesmo... Estou preparando dois nanolotes no sítio de uns amigos, em cada nanolote foram 3h colhendo na mão (com luva, claro) os cafés no pé, uns 2 alqueires como dizem (um catador mais experiente cata na mão uns 10 alqueires em 8h, com maquininha pode chegar a 20, 25 ou 30). Depois, no terreiro suspenso, mais umas 4h por nanolote entre separar os bóias na mão, e fazer uma catação ultra seletiva (só cafés maduros ou bem maduros) de um lado, bóias de outro. Fazer café assim é caríssimo, pelo tempo que toma, vamos ver no que vai dar estes experimentos que estou fazendo, mas é extremamente gratificante e relaxante (mentalmente, pq fisicamente vc fica totalmente despolpado! rsrsrs). Em casa não fica esteticamente bonito, mas nos cafezais eles fazem aqui o tal do esqueletamento a cada 2 ou 3 anos: cortam todos os galhos a uns 20-30cm do tronco, no ano seguinte não dá café, mas no outro é aquela maravilha de safra. O corte superior em qualquer árvore, inclusive em bonsai, claro, é pra controlar a altura: cortou o topo do tronco principal, e a árvore pára ali mesmo! isso no cafezal é fundamental para facilitar a colheita, mesmo com o uso de maquininhas (embora com estas vc tenha um alcance maior para chegar no topo dos pés). Como eu disse, melhor não ter cobertura nenhuma sobre o vaso (por causa de insetos, larvas, ervas daninhas, fungos e bactérias etc.), isto inclusive favorece a drenagem durante a rega, e vai deixar a planta mais saudável, que é o que interessa. Não fica tão bonita a cobertura com a argila expandida (você pode usar umas bem miúdas, do tamanho de areia bem grossa, ou moê-las na martelada pq no dedão não dá), mas a beleza toda virá oportunamente com o pé carregado de flores e frutos.
    2 points
  15. Pedindo licença ao amigo Ruston Louback, vou aproveitar seu tópico para publicar um vídeo novo que achei no YouTube! O projeto de torra ficou bem legal!!
    2 points
  16. Dando seguimento a avaliacao do Leogodoy, fui ao "Il Barista" do shopping vila olimpia ontem. Tomei o Tango (norte do paraná) e o Soul (Chapadão de Ferro). São os mesmos cafés da cafeteria do museu de santos, mas com nomes de referencia musical. Ambos flats. Sabor neutro. Cometi o erro de perguntar sobre a BR, de forma mais leiga mesmo. Foi uma baita confusao, ninguem sabia quanto de cafe, pra quanto de agua... enfim. No Beluga, atual Takko, a mesma confusao, ninguem sabia quanto de cafe pra quanto de bebida final, deram aquela enrolada tipica do famosissimo "depende". Mas a bebida final no Takko foi muito boa, diferente do Il Barista. Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
    2 points
  17. Pelo que entendi, pois a nomenclatura é dúbia mesmo, despolpadoras são para cerejas "normais" (assim que saem do pé, para preparação de CD, por exemplo), e descascadoras são para café natural já seco. Tem ainda as desmuciladoras... Na propaganda da Botini, no link do Rodolfo, fala que é "descascadora", mas fala tb que server pra "despoupar" (sic) café seco. Vai entender.... café seco, natural, quase não tem mais polpa (úmida), ela secou quase toda... rsrsrs só resta, praticamente, descascar mesmo, uai! E tem ainda máquinas (ou técnicas mais rústicas) que (só) descascam sem despolpar, para fins da secagem tipo Honey: tiram só a casca, mas o café vai pra secagem com pergaminho e polpa. Pelo que entendi da coisa, por ora ainda não li muito a respeito.
    2 points
  18. Média clara. Quando fiz o pedido, ele me mandou uma mensagem perguntando se poderia atrasar em um dia a entrega, porque a torra tinha saído mais escura e matado o sabor. Daí ele fez uma torra nova e me entregou hoje. Sent from my ASUS_Z00AD using Tapatalk
    2 points
  19. @Lisboa Santos É verdade.. olhando bem novamente, a água não parece estar quente antes de colocar na caldeira, não sei o que me fez pensar que estava. Amanhã vou fazer um café na moka sem antes aquecer a água, boto fé que o resultado vai continuar bacana, com a vantagem de não dificultar o manuseio na hora de rosquear. Tenho limpado as bordas do reservatório para retirar pó, mas com esse detalhe eu já vinha tomando cuidado (mesmo aqueles dias com a cafeteira vazando). Estou pegando o gosto pela moka cada dia mais.. Comprei pra usar vez ou outra, só para variar mesmo, mas estou usando praticamente todos os dias. Desde as últimas dicas que recebi aqui, o café está saindo muito muito bom (volume adequado e, principalmente, ótimo sabor). Agora, fiquei curioso com sua experiência aí com o filtro da aeropress.. Como fica o resultado? Fica parecendo aeropress ou nada a ver? Vou observar a advertência para não fazer (pelo menos a princípio hehe), até porque estou começando agora a me acostumar com a moka, mas achei bem interessante a ideia.
    2 points
  20. Três obras primas. Peças para passar de geração a geração. Enviado de meu SM-G950F usando Tapatalk
    2 points
  21. Nem fala, tô com ela aqui em cima do sofá até agora só apreciando. kkkk Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk
    2 points
  22. Que belo kit em! Acho que vou ter que encomendar essa base do mini tb é muito bela!
    2 points
  23. Esse vídeo da Inteligência, ajuda a à identificar o blonding. O problema é que nesses vídeos o café usado é um blend para expresso de torra escura , e se eles usam um blend tipo italiano que costuma ter uns 20% de robusta/conilon além da torra escura , com esse café (nem sempre saboroso) fica fácil ver o blonding. A sua dificuldade se deve ao fato de estar usando um café de torra média, aí fica difícil mesmo , mas com o tempo vc vai achar o blonding , quanto mais clara a torra mais difícil identificar o blonding.
    1 point
  24. Kkkkk obrigado! Upgrade tão aguardado Enviado de meu Asus Zenfone 2 [emoji477]
    1 point
  25. Espresso parece (será?!) ser diferente, como eu suspeitava (por isso ressalvei "em coados"), por causa da altíssima pressão: se os óleos vêm logo no início, então aí está a doçura tb, o que não significa que tb já não tenho ido a cafeína amarga. A teoria do blonding é razoável, já que isto pode indicar que vc está extraíndo da parte do "bagaço" (celulose) do café e daí não vem coisa boa mesmo, mas não acredito que esse amargor das últimas fases seja da cafeína, só um palpite. Anyway, se a última é tão ruim assim, tasca le pale na técnica de cortar no "blonding": não tem pq trazer coisa ruim pra xícara, em nome de uma "ditadura" do tempo. Na AP é o contrário, quanto mais eu extraio (já fiz algumas vezes este experimento, nela não invertida, adicionando água ao pó) mas doce e complexo vai ficando o café. Na Invertida, então... os últimos 10 ou 15ml parece água suja, nem lembra café: levemente doce e super aguado!
    1 point
  26. Mesma coisa aqui. Achei o NS aparecida bem comum. até diria q abaixo da media. Vou tentar misturar o recreio com outro so que tiver aqui. é uma boa ideia visto que ele tem bastante acidez
    1 point
  27. Maycon o meu ficou 50 tudo. O verde 1kg, o torrado 250 gramas, e frete. Achei ok. Enviado de meu SM-J510MN usando Tapatalk
    1 point
  28. Pena que não cabe um encontro aqui na Sacada@Mesquita mas se for uma visita pra tomar uns cafés até da pra marcar hehehehe Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
    1 point
  29. @helderbarreto tem bastante informação em sites gringos. Vale dar uma busca no google 2 exemplos http://conradstoll.com/blog/2017/5/17/review-baratza-sette-270w-coffee-grinder https://www.reddit.com/r/Coffee/comments/5b45av/baratza_sette_impressions/
    1 point
  30. Então Mesquita (não sei marcar pessoas aqui, como faz?) o meu esse ano deve ter dado uns 150 g no máximo, mas achei pouco pra ter o trabalho, acho que ano que vem dará mais, mas posso cortar sem pena? Tipo os galhos com brotos? Ele está bonitão ainda... corta assim msm? Que medo hahahaha Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
    1 point
  31. Haha eu já sei de quem é! Parabéns pelo up. Enviado de meu SM-G920I usando Tapatalk
    1 point
  32. Do Instagram oficial "Essa semana terminamos o primeiro lote do Catarse." Ou seja: 50 unidades.
    1 point
  33. Então deve dar certo, até pode facilitar para marcar o ângulo/posição de entrada da rosca. Sent from my ONEPLUS A3003 using Tapatalk
    1 point
  34. eu conto no momento que liga a bomba. o que no final das contas para sua matematica deve dar de 30 a 35s para condições normais.
    1 point
  35. A moka é "animal", meu método preferido. Quando preparava "na louca, só nas tradições italianas, já gostava, e hoje vejo que era um café mais ou menos, amargo, meio queimado. Depois que incorporei várias das dicas daqui, ficou um café show de bola e super regular, sempre sai bom.
    1 point
  36. Ixi esse assunto café fraco, forte, torra clara, media escura, da um tópico só disso né? Mas enfim, quando comecei a torrar cafés para vender nas minhas viagens lá em Minas, o começo foi claro torras médias pra mais, e isso cativou os meus amigos " clientes" de um jeito que hoje toda vez que viajo não consigo atender a demanda. Porem pra mim essa torra não me atende, uma vez fiz um teste, baixei o ponto da torra e foi exatamente isso. Reclamaram que o café estava fraco, até o meu pai reclamou rsrs. Então hoje dos 30 kgs que torro por vez, 25 são no ponto " tira logo de São queima rsrs" então realmente é um caso muito sério essa transição do tomador de café comum para o especial. É difícil sair dos carbonizados. Os " ótimos extra forte" @rodolfomatsuzaki espero sim meu amigo que nos próximos 5 anos eu consiga estruturar esse negócio, e realizar as compras necessárias! Torço pra você também!!! Enviado de meu SM-J510MN usando Tapatalk
    1 point
  37. @chefdoug nao tem misterio. só declarar e pagar 50% do que exceder a cota de $500 usd. O chato é embalar bem pois sabe como o pessoal arremeça mala né
    1 point
  38. @Rodolfo M este descascador é da Botini, então pode ser coisa suficientemente boa para usuário doméstico. Veja se não tem algo manual e barato na Pinhalense. Se o cartão da Lisa aguentar, vc pode tentar este aqui.
    1 point
  39. O pessoal do Bonsai mais doméstico usava aqueles galões de 10L de regar pra jardinagem com chuveirinho na ponta, tinham uns 3 ou 4, deixavam descansar por causa do cloro, porque a rega é pouca, mas é diária. Outros armazenavam em duas caixas d'água pequenas, para ir revezando entre elas. Quem podia (é um hobby caríssimo, como o nosso de café) tinha filtro de excelente qualidade para este fim, e os criadores de maior porte tinham esquema de filtragem e rega profissionais mesmo. O problema da adubação orgânica é a confiabilidade, pior ainda com a tal terra orgânica... as que eu usava qdo comecei davam depois de um tempo toda sorte de pragas e ervas daninhas. Vc pode ver no Manual (que é de uma Universidade), e eu vi em outro artigo, que musgos são criadouros de insetos e larvas, a tal graminha (linda de se ver) compete com a árvore na obtenção de ingredientes, e as folhas em decomposição são um ótimo repositório para desenvolvimento de fungos e bactérias. No Bonsai isto é crítico, por isso nenhum dos criadores experientes e bem avançados que conheci usavam terra ou decoravam o vaso com vegetação (musgo ou graminha), somente a argila porosa neutra e adubação química. Borra de café pode ser uma boa pedida, pq contém vários bons nutrientes e, em tese, foi praticamente esterilizada (pelo menos no meu caso que uso água fervendo nas preparações hahaha).
    1 point
  40. Acabei de fazer uma compra com o Mário por email , passei a msg as 15:41 e ele respondeu às 15:57.
    1 point
  41. FULL MANUAL => http://www.lapavoni.com/en/product/europiccola-en/
    1 point
  42. @chefdoug , Vc quer gastar 2000 reais ou 700 AUD . Uma Breville infuser custa 700 aud aí na Austrália, aqui ela custa uns 2500 reais / 1000 aud , só que você pode pagar a prazo e tem garantia . Para comprar Breville compre aqui . Já se for para uma loja tipo http://www.jetblackespresso.com.au vc tem muitas opções, Uma Sílvia M5 sem pid 850 aud. Ótima máquina. http://www.jetblackespresso.com.au/shop/p/rancilio-silvia/ Uma Lelit 41 com pid , muito boa máquina por 1000 aud. http://www.jetblackespresso.com.au/shop/p/lelit-pl41tem/ Vc está no país do expresso, aí tudo vai custar metade do que aqui (com exceção da Breville) no seu lugar eu investiria mais , por exemplo uma ECM Clássica com pid , que eu tenho aqui , custa aí 2000 aud / 5000 reais , comprando aqui sai uns 10 ou 11000 reais. http://www.jetblackespresso.com.au/?rf=kw&kw=ECM+Manufacture+Classika+PID Aqui no CDCtem um tópico sobre ela : http://forum.clubedocafe.net/topic/940-ecm-manufacture-gmbh-máquinas-para-baristas-avançados/?page=3 A vantagem é que na JetBlack vc tem todas as boas marcas existentes disponíveis por um preço ótimo, para sua tranquilidade , a partir de 700 aud que é o preço de uma Infuser , vc não tem máquina ruim , todas seriam uma boa compra. Vou dar uns exemplos de pechincha aí na Austrália, Nova Simonelli Musica por 2200 aud / 5500 reais Profitec pro 300 dual boiler com pid por 2700aud / 5700 reais. Aproveita essa chance .
    1 point
  43. @RogerioD , Para não bagunçar o tópico da aram vou responder vc no tópico da handpresso. http://forum.clubedocafe.net/topic/2118-maquina-handpresso-12volts/?page=2
    1 point
  44. @Bruno Marinho obrigado! Cara ela deve ter uns 5 ou 5,5 anos. Plantei nesse 'vasão' três anos atrás, ela era bem menor! Passei a adubar com de 2015 início do ano passado, estou com três safras. Depois dela descansar uns 50 a 60 dias um pouco de npk 10-10-10 diluído em água a cada 20 dias (não mais que uma colher bem rasa de chá). Jogo, também, pó de café, casca de ovos, às vezes substituo o npk por adubo de composteira em pequena cobertura. Dessa vez ela deu flor até nós galhos mais altos, muita muita flor!!! Orgulho do pai! [emoji16] ... Enviado de meu MI 5 usando Tapatalk
    1 point
  45. Nossa... Li tudo e concordo com cada vírgula dita, estou em processo de montagem de uma micro torrefação artesanal em Salvador, compro direto do produtor em Piatã, e tinha um sonho, popularizar o café de qualidade, mas não é fácil retirar da cabeça do consumidor que tudo que é bom, pelo menos no café, tem de ser caro e bem caro. Consegui chegar a preços meio termo, o 1Kg/R$48, grãos peneira 16, catados a mão, cheio de cuidado. Teste de extração fantástico e uma doçura de encantar. Mas escoar e competir com as "grifes de café", não é simples nem fácil. Mas vou continuar acreditando na melhoria do ciclo todo, valorização do produtor, do café, da torrefação e qualificação do consumidor. Nesse caso espero que não seja só teimosia acreditar. rsrsrs
    1 point
  46. Hoje finamente conheci a isso é café aqui em SP, unidade do mirante 9 de julho. Tomei um coado orgânico cultivado na sombra, bom doce e etc mas nada de nooossa tenho que voltar lá urgente! Preço 12 temers. Servem o café em um recipiente que não sei o nome, que de tão quente tem que pegar com um papel e correr o risco de escorregar da mão. Resumo: tudo só ok Enviado de meu SM-J510MN usando Tapatalk
    1 point
  47. San, sentimos. Um dos desejos da 1268 Grão é criar um café de "entrada". Um café que beba bem, mas que consiga dialogar com o consumidor nos quesitos paladar e preço, mas chegar nesse ponto é uma equação muito delicada. Cafés ruins e baratos tem um custo baixo de produção e são feitos em escala industrial. Cafés bons e caros tem, em geral, um trabalho muito delicado, que vai muito além do que pagar o dobro do preço na saca. Dar uma de coffeehunter, viajar pras regiões produtoras é caro. Dar uma atenção diferenciada, captar clientes (principalmente cafeterias) e desenhar perfis de torra consomem muita energia e tempo. Por ser um fluxo pequeno, os custos de marketing também ficam altos. Nessa cadeia toda cara, o prazo de retorno dos investimentos fica longo também. Não acompanho muito o fluxo do Zardo, mas não lembro com quem conversei, que comentou comigo que ele já tava na casa de 3 toneladas/mês e terceirizando a torra, e ele está próximo dos produtores também, o que torna o custo operacional baixo também. Em Piatã, vem surgindo uma iniciativa de uma torrefação coletiva. No Vale do Capão (a 3 horas de Piatã), uma região com cerca de 3 mil habitantes (6 mil nos feriados e alta temporada), é sensacional ver 6-8 rótulos diferentes de produtores locais, e vende (entre 9 e 22 reais), e é dessa venda que muitos produtores tem tirado o sustento (e que tem conseguido 3-4mil reais na saca contra os 700 reais que geralmente conseguiam vendendo o grão cru). Infelizmente, plantar (sendo pequeno produtor), processar, torrar e vender consome uma energia enorme, e ainda conseguir escoar essa produção é difícil, BEM difícil, e geralmente é o que encarece o produto Na 1268 Grão (com sua compra semestral de cerca de duas sacas) e pagando bem os produtores (na casa de 1250,00 a saca, e entre a 1268 e Piatã, tem quase 2 mil km de estrada e duas fronteiras estaduais), vender café barato não é possível, nem viável e interessante. Muito trabalho a pouco retorno (vender café hoje na 1268 é mais um mimo do que um produto que de fato trás retorno direto pro café), incorrendo em algo semelhante ao que acontece com o Alexllima, 20-30 reais o quilo é um preço interessante pro consumidor final, mas não paga nem 10% do trabalho que ele tem pra torrar (e se replicarmos numa perspectiva "legal", no caso dele, nem imposto pagaria) Indo na outra ponta da crítica, eu acho um absurdo enorme grupos que tem todo o controle do processo (FAF, Um Coffee co., Santo Grão) cobrando o que cobram no café, e jogando o valor médio da cidade lá nas alturas. O Marketing deles até permite isso, mas fica difícil competir com uma cultura que prega que café especial tem de ser caro (eu na 1268 cobro os pacotes de 250g 35,00 reais, e considerando a qualidade que tenho alcançado, tenho deixado muito café de nome no chinelo, mas e a dificuldade de articular marketing e chegar no consumidor final, como faz?) Enfim, post verborrágico mas que ajuda, creio eu
    1 point
  48. Amigos, apaixonado pelo Supernova!! Barista Fabíola quem atendeu, pessoa de excelente trato, me serviu um filtrado do sul de Minas, e o mesmo café no espresso. Excelente mesmo, no filtrado bem suave, floral acides no ponto e até surpreendente para um café do sul de Minas, e no espresso o café vira um canhão com muita nota de mel, e frutas amarelas. Enfim, estou maravilhado. Muito obrigado por indicarem!! Valeu Klause.
    1 point
  49. Acabei indo no Moço porque lá é mais fácil de estacionar, e queria ver se ele tinha lá o café que serviu no campeonato. Infelizmente não tinha, ( o terá a partir de quarta feira próxima. vou embora de ctba amanhã :{ ) mas tomei um orgânico na Hario e hoje estava excelente ! Fui bem atendido, pelo menos tirei o trauma da ultima vez que foi um fracasso. Lá na região do Lucca estava impossível de estacionar, acho que vou lá a noite, quero experimentar os pães de fermentação natural que estão fazendo lá. como alguma coisa por lá mesmo. Tiver alguem afim bora ?
    1 point
×
×
  • Criar Novo...