Ir para conteúdo

Ranking

Conteúdo Popular

Mostrando conteúdo com maior reputação em 01-10-2017 em todas as áreas

  1. 20º ENCONTRO MENSAL - ESPRESSO PEQUI - CDC GYN - MÊS DE SETEMBRO - DATA23/10/2017 No dia 23/10 o Espresso Pequi se reuniu novamente em Goiânia para a sua vigésima edição. Foram 20 encontros nesses quase dois anos de grupo e muito aprendizado, diversão, novas amizades e companheirismo. No nosso próximo encontro vamos fazer a nossa festa de dois anos com muitas surpresas, aguardem. A vigésima edição foi feita na casa do Torres, nosso mais novo integrante e que fez questão de nos receber em seu apartamento, já no segundo encontro em que participa! Não poderia ter sido melhor, o café da manhã estava espetacular! Foi um baquete com pão de queijo, biscoito de queijo, broa, queijo canastra, três bolos, tortas, isso sem contar o pão de fermentação natural que ganhamos para o encontro (fomos patrocinados!). Foi um café da manhã fora de série! Na parte de cafés, bebemos 3 Etíopes Naturais (Rocko Mountain, Yrgacheffe Gutiti e Yrgacheffe Konga), um Etíope Lavado (Sidamo), um Kenya Gichathaini “AB” Lavado, um natural brasileiro muito bom da Fazenda Aterradinho de Ibiraci, todos “lightroast”, suficientemente torrados para mostrar suas características em métodos de imersão e coados. Nesse encontro abandonamos a Clever e fomos de French Press e Coados. O objetivo era avaliar as peneiras da Kruve, principalmente na French Press, mas infelizmente quem iria levar as peneiras para o encontro não pôde comparecer. Essa avaliação vai ficar para um próximo encontro. Seguimos com a French Press, V60 e o coado japonês sem papel (Osaka Coffee). Além de comermos bem e bebermos excelentes cafés, teve aula sobre torradores, troca de mó de moedor e manutenção em máquina de expresso. Resumindo foi isso: boa comida, bons cafés e boa música! Opa já ia me esquecendo! Foi o primeiro encontro que teve discos de vinil fazendo a trilha sonora: Pink Floyd, Bob Dylan e outros...O torres sacou alguns Lps do seu arsenal e colocou pra rodar. Rock on! Eu queria agradecer ao Torres por sediar o evento e proporcionar um café da manhã excelente para todos nós. Agradecer também ao Léo que conseguiu o patrocínio do pão para o nosso evento! E agradecer a todos que comparecem nos encontros e tornam esse evento tão especial. Obrigado! Até a festa de dois anos! Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk
    5 points
  2. E aí @Freedom Force! Bom saber. Eu lembro de ter lido aqui no tópico, acredito que logo no início, sobre manuais da Kyocera, mas não encontrei nada fora moedor de pimenta e sal. O Hario, do pouco que lembro da época da moka, seria uma indicação boa pra iniciantes, mas tava mesmo na dúvida se pra AP seria um bom casamento. Lâminas jamais! Correria o risco de ser expulso do fórum por quebra de regras. Hahahaha A questão da chaleira é mesmo pra me aventurar no V60 no futuro. Assim já tem um material adequado sem precisar adaptar ou gastar mais. Abraços! @leogodoy vi muito por aí que a AP seria um bom começo. Sobre sua sugestão, como eu disse pro Freedom Force e você mesmo reforçou: é questão de tempo pra eu mexer com coados. Cogitei, inclusive, pedir algumas coisas na AliExpress, que já demoram uma vida pra chegar e seria um tempo bom pra eu explorar a AP. Vi que tem muita coisa por lá e que alguns colegas aqui do fórum já encomendaram. Vou relatando aqui. Valeu pela dica! Abraços!
    2 points
  3. É isso aí , muitas folhas nascendo , em uma está nascendo uma samanbaia também.
    2 points
  4. Barinas no espresso e Kibon Mousse Chocolate. Sabor de floresta negra Rsrs
    2 points
  5. Fala Felipe! Eu comecei com um moinho manual da Hario (Hario Slim) e, depois que gostei muito do hobby, passei pra um moedor mais caro. Minha sugestão e acho que de outros aqui seria justamente essa, começar com um moedorzinho manual mais simples. É muito mais importante um moedor que uma chaleira inox! Só não inventa de comprar moedor de lâminas, ok!? Hehehe Abraços!
    1 point
  6. Kkkk vai deixar? Tá bonito o café! Enviado de meu SM-J510MN usando Tapatalk
    1 point
  7. Sua máquina estava com defeito , isso é um caso outro caso é fazer um procedimento por nada , fazer uma vez por ano na Europa ou América do Norte tem lógica , mas no Brasil sem nem abrir a válvula cogumelo e olhar não é lógico. O Brasil é um continente , deve ter água "dura" em alguns lugares , mas Rio, SP e MG não , a água é "muito mole" nessa região e na maior parte do Brasil. Mas eu não tenho a intenção de criar uma "Gestapo" contra a descalcificação e não conheço a água de Recife.
    1 point
  8. Caê, essa semana encontrei por acaso com um amigo barista que é instrutor de cursos para formação de profissionais da área e dono de uma excelente cafeteria aqui em Recife, possui uma La Marzocco no local e um invejável sistema de filtração da Everpure, além do uso de pré-filtro, e me falou sem pestanejar que se deve fazer descalcificação ao menos uma vez por ano para que não haja problema com a máquina nem maiores gastos com energia elétrica. O meu caso não foi de ansiedade, senão não teria esperado 2 anos e 7 meses para fazê-lo, mas de sintomas anormais apresentados pela máquina sem que houvesse um diagnóstico preciso. Com a realização da descalcificação houve um retorno à normalidade e o desaparecimento desses sintomas (ainda não sei se definitivamente, só o tempo dirá). Então, até que apareça outra explicação plausível ou os sintomas ressurjam, só posso atribuir a melhora de desempenho ao processo de descalcificação e não podemos nos esquecer que muitos usam água mineral nas suas máquinas que difere um pouco da água filtrada que, no meu caso, passa por, pelo menos, duas grandes caixas d'água de um edifício que não sei, exatamente, o quão limpas estão.
    1 point
  9. Boa tarde! Só para dar uma movimentada por aqui. 2 folhas novas e crescendo Enviado de meu SM-J510MN usando Tapatalk
    1 point
  10. @RogerioD, o fato de a água ter saído verde clara não significa, necessariamente, que não havia nenhum processo de calcificação se iniciando, a minha também saiu com essa tonalidade e se você observar os vídeos verá que nos dois casos a água também fica com a tonalidade verde clara. O ácido tem a função de dissolver as pequenas partículas de minerais que possam ter se formado ao longo do tempo de uso, além de realizar apenas uma descalcificação preventiva. Se a máquina chegar em um estágio avançado de calcificação não se deve nem realizar esse procedimento, sob pena de fazer com que as partículas não totalmente dissolvidas pela solução descalcificante provoquem o entupimento dos canais de passagem da água dentro da máquina (que são bem finos) e até mesmo danificá-la gravemente. Portanto, esse processo que fazemos é para que a máquina nunca chegue nesse estado. No caso de elevada calcificação na máquina, por dureza excessiva da água ou negligência em realizar as manutenções preventivas, a saída é fazer uso de uma manutenção corretiva com a desmontagem da caldeira efetuada por um profissional da área, fato que, espero nunca precisemos fazer. Desde o início de uso da minha ECM optei rapidamente pela ligação direta da água. A simples mudança de comportamento dos parâmetros de minha máquina com o passar do tempo me deixou de cabelo em pé, tendo em vista o longo tempo que passei sem fazer a descalcificação preventiva. Hoje venho monitorando o comportamento da máquina bem de perto na esperança de que os sintomas não voltem mais e que tenha sido apenas um susto com ares de alerta.
    1 point
  11. O verde é da reação do ácido com o cobre das partes de latão e da rede de cobre. Nas partes de inox não tem reação portanto a água não tem cor . Quanto ao descalcificante , pode beber sem susto ele é basicamente ácido cítrico e a gente come muito ácido cítrico em embutidos e enlatados . Quanto aos "ansiosos" donos de ECM , para uso residencial usando um bom filtro ou água mineral , descalcificação é exceção , tem um tópico sobre água no CDC que tira as dúvidas. Mas para os "realmente ansiosos" vai uma dica , se você quer checar a máquina e ver se tem calcificação, limo , mau olhado , encosto , praga e etc. Pega uma chave de boca ajustável protege a válvula para não arranhar e retira a cogumelo , vem junto um filtro tubular , se eles estiverem ok , relaxa. Essa da foto não é ECM , mas dá para entender do que eu estou falando. Minha intenção não é abrir essa válvula antes de 5 anos de uso , faltam 2 ainda.
    1 point
  12. Fiz ontem, com o descalcificante que veio na ECM, utilizei uns 2 litros de água, um esqueminha que fiz para o sensor de água do tanque ser desativado foi colar uma fitinha internamente na boia deixando ela sempre acima, ai foi tranquilo para trabalhar com a máquina, esvaziar, flushs etc, deixei uma hora a água com o químico com a máquina aquecida para limpar bem, o problema é que não tinha nada de fragmentos devido a calcificação, saiu uma água do grupo um verde quase imperceptível, mas da caldeira a água saiu branquinha, talvez a água na minha região sofra menos com essa questão da calcificação, aproveitei e fiz a limpeza do grupo com cafiza, esta zera zera funcionando a todo vapor rsss É lento o processo de descalcificação, esvaziei 5x o boiler para não ter qualquer resíduo desse químico
    1 point
  13. Carlos, isso é verdade em parte. Minha vó morreu com 90 anos sem tomar um medicamento sequer que geral relaciona com a velhice. A maior parte dos problemas dos medicamentos mais vendidos era perfeitamente evitável com coisas simples no estilo de vida (mesmo com pouco dinheiro, problema pra maior parte da população); salvo pré disposição genética e casos mais específicos. No caso da minha vó, ajudou o fato de morar na roça, comendo somente comida de verdade, sem vício de celular, entre outras coisas. Já alguns pais de amigos, a maioria tá com complicações...especialmente por tanto cigarro nos anos 70 e 80. Quer dizer, a fatura demora...mas chega.
    1 point
  14. Não precisa importar da China, vai levar uma vida para chegar , e só digitar no ML termo fusivel 184°C , vai aparecer vários como esse. https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-721364653-fusivel-termico-184-250v-10a-p-eletrodomesticos-_JM
    1 point
  15. Espero que o seu filho melhore Cal. Carioca é encostado mesmo , choveu , então ninguém saiu de casa. 20170930_140330 by Carlos Eduardo, no Flickr Mas foi excelente , dia chuvoso , temperatura amena , pouca gente , shopping vazio , o papo correu solto , a grande novidade foi o café variedade Sudan Rume , que o Moco usou para ganhar o campeonato desse ano. Sudan Rume é uma variedade exótica bem rara , a planta silvestre foi descoberta no sul do Sudão no final dos anos 50 , vem sendo plantado na Colômbia, mas como o Laurina essa variedade tem baixa produtividade e pouca resistência as pragas , assim , mesmo na Colômbia a produção é minúscula. Esse café que o Moço usou está sendo cultivado de forma experimental em Carmo de Minas . O café é bem frutado , doce e tem pouco corpo , bem delicado , no V60 ele parecia um chá de ervas adocicado muito leve e complexo. Deu um expresso complexo , frutado , doce e com pouca acidez , bem exótico e diferente. Sudan no Coado 20170930_125651 by Carlos Eduardo, no Flickr Teve também Red Foot, vários cafés do Mario que eles agora também estão vendendo , e Robusta da Faz. Valentim Coado e no expresso. É uma pena que o pessoal que nao foi deixou de provar um café bem raro . (Sudan Rume) Fomos conhecer a nova Coffee bike da cafune, que fica perto dos escritórios da Vale. Muito bem equipada com uma Della Corte mini e um moedor San Remo. 20170930_145733 by Carlos Eduardo, no Flickr 20170930_145649 by Carlos Eduardo, no Flickr 20170930_145755 by Carlos Eduardo, no Flickr
    1 point
  16. Finalmente consegui o primeiro!!! Ficou muito bom!! Amanhã farei outro
    1 point
  17. Fiz 2 espresso hoje... Nao estou usando mais do que 17.5g de café. Nao usei o salada de fruta por achar que ja esta velho e pelo que me recordo, da última vez que tomei ele é bem fermentado, nao curto espresso fermentado... vai ficar pro Coado. Sobre os espresso que tirei, ambos com cafés torrados recentemente, 17,5g de café. O que eu normalmente estou fazendo é nao colocar agua até o topo, pois dá muito café e eu nao gosto... gosto de curto. Sendo assim, coloco a balança em baixo, ligo o timer e vou tentando chegar na proporção de 17,5g de café para 36g totais de liquido em 30s. As duas extraiu antes dos 30s, pela força da manivela, porém ambos tiveram crema e estavam bem gostosos... Qual seria o tamanho do tamper para usar na ARAM? Fiz um video curtinho extraindo no meu history do instagram(só da pra ver em smartphone ou tablet): https://www.instagram.com/naldomundim/
    1 point
  18. @Bruno Marinho acredita que o da Brasilia Lady deu um encaixe certinho? sem rosquear claro, mas já funciona quebrando um galho rsss @Aram muito boa essa notícia de lançar um acessório para espressos duplos, espero que saia bastante acessórios para a Aram A minha torra da Salada de Frutas veio do dia 17/08 não é tão velha, dependendo do café um mês de torra ainda tira resultados excelentes, e justamente ontem a noite fui fazer o salada de frutas, 22g, perdi as duas primeiras extrações, não sei se foi mal encaixe do PF ou se era sujeira de pó do café na rosca do PF e da entrada do PF na cafeteira, começou a sair a água pela lateral, na hora de tirar o pf vazou água com borra na bancada, mas me deu uma raiva danada perder quase 50g deste café, bem exótico e uma explosão de sabores... estou curtindo mais a Aram com 22g de pó mesmo...
    1 point
  19. Irado, Rogério. Ficou elegante. Continuo desenvolvendo um bico desse.
    1 point
  20. o meu problema para extrair 2 expressos em duas xícaras simultâneas está resolvido, a crema saiu rala pois era um café bem velho para teste...
    1 point
  21. Estava devendo compartilhar aqui no fórum os planos do suporte que eu fiz para o Bravo Mini. Parafraseando o Gil, "vamos lá"! Fiz em compensado, bem simples. Foi desenhado para a minha necessidade que era de prendê-lo na bancada da minha cozinha americana. Pensei em prender na lateral, ficando assim numa posição boa para eu girá-lo. A ideia de fazer o suporte surgiu da vontade de diminuir o esforço na moagem. Mesmo que não seja tão duro assim, é algo que me incomodava. A solução de adaptar a furadeira não se mostrou muito prática, já que precisa ficar com a furadeira sempre por perto, precisa usar o adaptador. Por isso, pensei no suporte. Quando planejei, a maior dúvida era como travar o moedor no suporte, já que o corpo do moedor é cilíndrico e bem liso. Pensei em fazer com algum tipo de braçadeira, mas nada que eu pensava ficava bonito. No final, fiz dois anéis de madeira, um com a o diâmetro igual do corpor do moedor e outro com diâmetro um pouco maior. Eu havia pensado em colocar um anel de borracha entre o suporte e o moedor, para que desse a fricção necessária para segurar o moedor durante a moagem. Não precisou de nada disso. O anel inferior ficou justo o suficiente e o moedor trava sozinho ali. Não risca, é fácil de tirar e colocar. Já postei aqui esse vídeo, mas vai de novo para ficar organizado: Fiz o projeto no SketchUp, segue o link para download: http://ge.tt/8N7nWbl2
    1 point
×
×
  • Criar Novo...