Fala pessoal, sou do Rio e estive em BH nessa última semana. Pude visitar algumas cafeterias daí e fiquei bem satisfeito.
Acredito que a que tenha mais nome é a Academia do Café e eles fazem por merecer. Fui lá 3 vezes e tomei muitos bons cafés. Destaque pra um espresso feito com um Icatu Amarelo, da fazenda esperança (Café do Bruno). A primeira vez que eu tomei ele (um espresso single curto) senti um gosto muito claro de casca de laranja, doçura a acidez muito bem trabalhadas. Fora outros diversos coados que tomei lá, todos sempre variando de muito bom para excelente.
Depois de ir tanto na Academia resolvi variar e conhecer outra cafeteria, fui na Intelligenza. Cafeteria sensacional, muito do que já falaram aqui, preços ótimos, muita variedade, cafés de ótima qualidade. Fui lá duas vezes também, tomei espresso e coados. Destaque pra um café Topázio bem frutado que tomei na v60, um amigo que estava comigo sentiu o gosto que lembrava as sementinhas do morango nesse café, eu senti só o morango mesmo rs. Lá eles vendem café pra levar e o preço é ótimo, 200g por 20 reais ou 60 reais se comprar o saco de 1kg. Cheguei a fazer um dos cafés que comprei aqui em casa e consegui um coado bem saboroso, o único detalhe é que peguei alguns grãos bem defeituosos (não sei se pode ter sido defeito da torra). Tirei na mão esses grãos e joguei fora, o resultado foi muito bom como falei, se eu tivesse deixado eles com certeza a bebida não teria ficado como ficou. Mesmo assim eu compraria de novo, só com esse detalhe de fazer uma pós-seleção nos grãos...
Passei também na Pão de Queijaria, onde o foco não é café, mas dá pra tomar um café minimamente decente. Tomei um espresso lá, a crema já chegou desfeita na mesa, o café também não era uma coisa excepcional, mas vale pedir se estiver por lá.
No geral fiquei bem feliz com o cenário de café da cidade!