Ir para conteúdo

Ranking

Conteúdo Popular

Mostrando conteúdo com maior reputação em 01-11-2017 em todas as áreas

  1. É com grande satisfação que anuncio o resultado do 16º Concurso Estadual de Qualidade do Café de São Paulo, em que o nanolote da Gertrudes, aqui de Caconde (SP), foi o que recebeu a maior pontuação (nota 8,82, sendo a máxima 10) dentre os 10 finalistas. Só não pode ser considerado o campeão estadual porque, de acordo com o regulamento, o campeão sairia das categorias CD, Natural, e Microlote, sendo que a nova categoria Nanolote estava concorrendo apenas na premiação, com direito a participação no Leilão. Mas de qualquer forma foi muito legal que tenha conseguido a melhor nota dentre todos os finalistas. Este ano eu mesmo preparei (desde a colheita até a catação seletiva e secagem diferenciada em terreiro suspenso com sombrite) dois nanolotes de um Catuaí Vermelho Natural, que eu e Igor provamos sexta-feira passada na Roast Cafés (empresa do Igor e Luís Paulo). Este que obteve a melhor nota no Estadual, um Bourbon Vermelho Natural, eu não colhi no pé, mas ajudei na catação seletiva no terreiro suspenso e secou junto com meu nanolote nº 1 com um sombrite o tempo todo, foi uma secagem diferenciada e mais lenta que eu testei este ano com os cafés do Celso & Gertrudes. A ideia inicial era mandar um dos meus nanolotes de Catuaí Vermelho, mas o volume mínimo (entre café disponível e amostras) era de 17Kg, e meus nanolotes (os que eu colhi) não deram nem 10Kg cada um, então não dava pra entrar. rsrsrs Este nanolote de 10 Kg será oferecido em leilão pelo preço mínimo de R$600, equivalente a R$3.600 a saca de 60Kg. Ano que vem faremos novas e mais cuidadosas experiências de secagem, com novo terreiro suspenso (provavelmente todo coberto, como os mais famosos do Caparaó) e vamos que vamos! Ps.: o nanolote Gertrudes na fase seletiva regional de Caconde, bebeu 87 pontos SCAA num Laboratório Especializado em Classificação e Análise de Poços de Caldas. Como a metodologia do Concurso é diferente, não dá pra saber o equivalente SCAA, mas provavelmente ficaria na casa dos 88 pontos.
    11 points
  2. Olá amigos foristas. Tendo em vista os 'clubes' de outras máquinas pensei ser uma boa ideia um clube Mini da La Marzocco, trocar experiências, dicas de uso/compra/manutenção, ajuda mútua, etc. Hoje tenho uma Linea Mini, comprada no segundo semestre de 2016, como todos sabemos dispendiosa aquisição, possível só depois de poupança religiosamente feita com esse propósito por algum tempo. Minha experiência anterior à Marzocco era exclusiva com 'superautomáticas' da Saeco, Bialetti e uns cafezinhos coados, usava uma do meu pai quando solteiro e morava com ele. Depois de casar e sair de casa passei para uma outra Saeco, minha primeira 'máquina própria' ... aprendi a fazer a manutenção e era a felicidade, não trocava muito o café pelas dificuldades de regular (apenas um pouco de variação na espessura e na quantidade) e de encontrar café bom - já que eu não conhecia o CDC! Usei até gastar, queimou a placa depois de uns 7 anos. Fiz a troca dessa placa e na época que comecei acessar o CDC e a vontade de trocar a máquina cresceu. Procurei o Alexandre do Café Expresso para comprar uma ECM mas o contato não resultou muito frutífero ... desisti uns meses, e voltou forte a vontade, namorei uma GS3 e a Linea Mini uns tempos. Tomei coragem e a benção da esposa e mandei ver na La Marzocco! Estava tão pilhado na época que não lembrei de comprar um moinho antes e o Hario Skerton não dava conta, claro, enquanto o moinho que comprei chegava de Belô (Comprei com o Emerson da Oficina do Espresso em Belo Horizonte - que atendimento bom, putz!) eu moia meu café perto de onde moro, suficiente para uns poucos espressos. Enfim, estou satisfeitíssimo com a máquina (apanhei como um cachorro sem dono no começo) achava que nunca conseguiria aqueles 'espressão com mega crema' saborosos, controlar tempo e quantidade, etc. Desperdicei muito café, viu? Ainda bem que não era caro nem tão bom o que comprei para treinar. A ideia com este tópico é, além de trocar experiências com outros proprietários - até de outras máquinas para manutenção, troca de peças, etc. - é manter os donos de Marzocco atualizados, informados de apetrechos, novidades e dicas. Atualmente, por exemplo, já estamos com vários upgrades possíveis para essa máquina e outras da LM, edições especiais, etc. Abraços a todos, Mesquita
    8 points
  3. Segue aí um longo: 16g Café - Blend Cerrado Mineiro - 18 dias de Torra. Volume final 47g - BR 34%
    8 points
  4. Kkkkkkk, Bruno, não esqueci de você, não passei os valores, mas tudo está andando bem, eu acho, rsrsrsrs . Estou preparando um primeiro lote de 15 bases, mas que já foram combatidos que foram me falando do interesse, e já vou disparar o segundo lote. O tamper finalmente disparei o pedido depois de testar as modificações, tão logo o protótipo fique anodizado eu faço um vídeo explicando as diferenças, são pequenas, sutis, mas devo agradar os Russos agora, rsrsrsr. O alinhador fiz mudanças também, mas falta testar, este devo autorizar na próxima semana, a tempo de sair junto com o tamper. Esta saindo uma nova remessa de Supirtes para filtro, abaixei a altura dele, desta forma será possível colocá-lo debaixo do Debut, com o funil é moer direto no PF. Esta remessa de Debut terá o funil que antes era rosqueado , agora será com imã. Também postarei um vídeo. Enfim, varias coisas andando e aí não deu tempo de pensar no Black Friday, rsrsrs
    5 points
  5. Reservem PELO MENOS 3 dias Ano que vem o Mundial é na SIC, e arrisco seriamente que terá mais de 3 dias. Além disso, é bom chegar/ficar 1/2 dias antes ou depois da feira pra fazer um tour pelas cafeterias de BH (que ficam lotadas antes, durante e após a feira)
    4 points
  6. O que eu gosto nesse tópico é que todo mundo (sem exceção) sente orgulho quando faz uma extração com uma crema abundante e bonita. Então quando eu vejo esses vídeos de gente usando gravata borboleta e dizendo que crema não é importante e outros blá-blá-blás eu chega a conclusão que essa gente não gosta de expresso. Quem gosta de expresso idolatra a crema.
    3 points
  7. Mantissa - 11gr para 25... Muito bom! Filtro simples/Naked na Breville. Enviado de meu ASUS_Z012DC usando Tapatalk
    3 points
  8. Feito só com a sobra do balde de fermentação da minha última cerveja! - 100 do fermento que estava bem hidratado com a cerveja - 350 de anaconda branca (não quis gastar farinha melhor nesse teste) - 8 sal - 180 de água Misturei tudo, 30 minutos, algumas dobras e fim. Sem mais sova. Bulk na madrugada temperatura ambiente. Cresce lento. De manhã modelagem, 1 hora no banneton, panela e forno. Esfriando, sabor ainda não sei.
    3 points
  9. Fiz mais uma torra do moka hoje. A temperatura em Brasília está bem mais amena agora, pois choveu hoje. O perfil ficou muito parecido. Meu tablet de 8' e minha vista cansada não ajudaram tanto, mas fiz as alterações em calor e fluxo bem próximo da torra anterior. Parei na mesma temperatura. Dessa vez pesei. Deu 13,5% de perda. Seguem foto do café e log com o template da torra anterior:
    3 points
  10. Salve amigos, vamos lá, vou tentar contar um pouco do que rolou e das novidades. A primeira novidade é com relação aos cafés, esta safra está espetacular. Acho que desde 2014 que eu não provava tantos cafés bons e olha que os cafés deste ano estão bem melhores. Então, só tenho uma coisa pra dizer para todos os amantes de café: aguardem que coisas boas estão por vim. Logo logo esses cafezões que tivemos oportunidade de provar vão estar chegando para o consumidor final. O resultado desta safra está realmente incrível, teve mesa de prova com mais de 20 cafés onde pelo menos uns 5 ou 6 estavam no nível ESPETACULAR. Outro fator que serve como termômetro, e os colegas daqui vão poder confirmar o que estou dizendo, é o Coffee of The Year. Dentre as dez amostras que estavam lá para provar, não havia uma sequer que não fosse de muito boa para espetacular. Estou mentindo pessoal??? Quanto ao resto da feira, pode-se notar como o mercado do café especial está crescendo assustadoramente. Foi minha 4 feira seguida e de 2014 pra cá é incrível a quantidade de pessoas que estão se aventurando em negócios no ramo do café. Foi possível notar muita gente buscando informações e vários negócios já abertos com tendas de exposição na feira. E podem colocar nesta lista eu, o Luís e o Durval. Nos firmamos uma parceria e logo logo teremos um e-commerce para comercializar cafe, equipamentos e café pra vestir... novidades em breve e quem sabe ano que vem não voltamos para a SIC com um stand para divulgar nossa marca. Os destaques da feira, na minha opinião, foram: Wolff café que estava com um estande incrível divulgando a nova marca e belos equipamentos; Café Klem com o microlote Canário, que ficou em 3º no Cup Of Excellence e foi o melhor café orgânico que já provei (de longe) até hoje; Pessoal do Sítio Santa Rita com o microlote Jasmim, se já achavam o Flor de Laranjeira bom... esperem para provar esse café; Café Guariroba, que foi o campeão ano passado do CoE, estava com um Bourbon Amarelo bem gostoso; Café da variedade Typica do Ceára, um exemplo de manejo sustentável e exemplo do que é a Agrofloresta!! Quero demais um café desse em uma Compra Coletiva, virou nova meta! Cafés do Coffee of the Year, em particular os cafés de Araponga. Aguardem que coisas boas estão por vim!! E teve muito mais, agora só consigo me lembrar disso... Por fim, teve o Encontro Nacional do CdC com Aeropress preparada pelo Lisboa (que levou a própria água) e onde aproveitamos para falar um pouco da nossa ideia de negócios para quem estava presente. Pra quem quer ver fotos, no Insta da Compra Coletiva tá cheio: @comprecoletivo Quem perdeu... perdeu... esperamos todo mundo ano que vem! Grande abraço, Igor
    3 points
  11. Acho que a melhor extração que consegui na Aram até agora! café alta mogiana, 20 gramas, 45 no copo. Enviado de meu SM-J510MN usando Tapatalk
    2 points
  12. Fornada de ontem Enviado de meu Moto X Play usando Tapatalk
    2 points
  13. Os correios desencalacraram minhas encomendas! Chegaram ontem, segunda, sweet shop, Kamwangi e Kayon Mountain, uma Clever, de quebra. Clever mais barata que no e ebay! Abraços! Enviado de meu MI 6 usando Tapatalk
    2 points
  14. Aleluia!!!! Os correios desencalacraram minhas encomendas! Chegaram ontem, sweet shop, Kamwangi e Kayon Mountain, uma clever, de quebra. Abraços! Enviado de meu MI 6 usando Tapatalk
    2 points
  15. Obrigado Igor! Excelente relato! Pois é Mesquita, quero muito ir. Mas o problema pra mim é ser dia de semana e final de mês. Como sou vendedor a ultima semana do mês é internado no trabalho. Se for começo até meio de mês tiro folga com certeza e vou. Morei em BH 3 anos, amo a cidade e sou doido pra voltar. Torcendo aqui pra rolar fora de fim de mês ou pelo menos pra rolar um sábado aí estaremos juntos lá com certeza! Enviado de meu SM-J510MN usando Tapatalk
    2 points
  16. Ajuda e muito! Aliás é bom ter cuidado pois segurando o copo parece estar frio e se beber direto pode queimar a língua. kkkk Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk
    2 points
  17. Vou dizer na coisa: estou tão satisfeito com a Aram, que quando for comprar uma máquina elétrica, quero logo uma Linea! Ontem mesmo estava lendo e assistindo vídeos dela! Claro, depois de ter meu torrador 5kgs e começar minha torrefação, aí a maquina fará sentido financeiro pra mim rsrs. Enviado de meu SM-J510MN usando Tapatalk
    1 point
  18. Chegou o kit do Kilimanjaro! Torra do dia 19! Até que veio rapido dessa vez.
    1 point
  19. @Vitor Costa https://baristahustle.com/blogs/barista-hustle/water-recipe https://baristahustle.com/blogs/barista-hustle/advanced-water-recipes Nunca comprei desse site mas comprar livros é geralmente bem tranquilo. E tem a vantagem que não paga imposto (a não ser q venha com CD).
    1 point
  20. Tenho interesse Bravo Tamper (para a Aram) Bravo Tamper (para presentear) Bravinho (futuramente)
    1 point
  21. Isso tá começando a ficar profissional... kkkk Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk
    1 point
  22. Segundo o Juri do Concurso: Frutado lembrando frutas vermelhas, com corpo delicado, acidez persistente com fundo de caramelo.
    1 point
  23. Fornada de hoje. Pedi para patroa desenhar e ela tem mais talento que eu. Falta só tomar vergonha na cara para comprar a lamina adequada. Estou usando uma lamina de estilete e os cortes não ficam tão profundos como eu gostaria (principalmente o da orelha). Essa ficou bem aerada por dentro mas não cresceu muito em altura. Senti que ela não aguentou muito o peso na hora de desenformar. Vou tentar fazer a proxima com 5% menos hidratação.
    1 point
  24. Kkkk Gilberto pode antecipar a sua Black Friday para o encontro de SP no dia 11 =) Enviado de meu SM-J510MN usando Tapatalk
    1 point
  25. Tô ferrado, o Gilberto vai me excluir da lista de compradores, de amigos e de colegas de fórum ...
    1 point
  26. Querendo um tamper para a Aram... Se rolar to dentro rsrs Enviado de meu SM-J510MN usando Tapatalk
    1 point
  27. E aí @Gilberto vai rolar uma 'Bravo Black Friday' ???? Tô de olho .... Abraço, só provoquei por que o tópico está criando mosquito da dengue ... Mesq
    1 point
  28. Conversei com o Eric, a princípio fica marcado para as 14h. Já confirmaram @William Freitas, @João Martins, @Gilberto, @felipe magaldi, @Eric Chang (Tofu), @Wagner Castilho, André, @Lisca / Babbo, Anita(?) e mais alguns a confirmar. Alguns colegas já me avisaram da dificuldade de ir, devido ao horário, por causa dos compromissos pessoais. Se sobrar café até daria pra tentar uma segunda rodada no domingo, local a confirmar (de cara pensaria na 1268), mas como se trata de menos de 30g de cada café, vai depender da quantidade de pessoas no sábado. Conforme for, entrem em contato comigo durante o dia que vou dando uma posição. Segundo o Eric, tem um estacionamento logo do lado, e da para estacionar na rua tb. Olhando no mapa, o metro Sta Cecilia é o mais perto, são mais ou menos 4 quarteirões. Bom, agora falta só os cafés @Igorkkkkkkkkkkkkkk
    1 point
  29. Valeu Márcio.... este momento juntou duas paixões: o café e a fotografia... abraços e um bom café a todos!
    1 point
  30. Troquei umas duas ou três vezes, e sempre dali a uns tempos, começava a desligar de novo. O que fiz faz mais ou menos há uns 10 dias, se não me engano, foi a gambiarra do papel alumínio para apertar o contato das pilhas com os contatos. Desde que que fiz isso não resetou mais .
    1 point
  31. @JoaoW Eu já testei com filtro de pano, ele também deixa passar um pouco de resíduo, isso é uma coisa que me incomoda um pouco mas pra maioria das pessoas nem tanto. Sobre o método invertido da Pressca, imagino que tenha alguma diferença, mas não sei te dizer qual. Eu ainda não tenho a minha, apenas ouvi falar de um amigo meu. Quando eu comprar eu vou testar melhor essas diferenças.
    1 point
  32. @Márcio Martignoni é verdade! Inclusive, aconteceu comigo hahahahahaha
    1 point
  33. E aí @Vitor Costa , hoje de noite fiz ali o kökekaffe método Lisboa light - 9 cliques, média fina - e dei uma peneirada com o filtro da pressca. Como fiz numa pitcher, fui despejando o liquido devagarinho, com isso o grosso do café fica na pitcher, e assim que vi que começou a vir o café mais grossão, com pó, parei. Passaram uns resíduos, mas nada anormal comparado com a pressca, é só deixar o último gole. A receita do Lisboa é boa mesmo... E fiz com o bruzi descafeinado da Nossa Casa Cafés / Daterra, até hoje não achava que ele ficava muito bom na pressca/köke, uso ele mais com moka e algumas receitas mais restritas de AP, realmente o a técnica revelou mais sabor nele. Quanto a coar, talvez no coador de pano vá mais rápido e fique um meio termo, um pouco mais limpa...? Não sei, desconheço. E a pressca invertida como falaste deve funcionar sim, mas aí talvez fique exatamente a mesma coisa o resultado que a pressca "normal", não? Rs Ou achas que o vácuo pode fazer diferença e segurar alguma coisa, por ficar mais compacto, algo assim?
    1 point
  34. Fiz no espresso... Dois shots, mas ainda não acertei a moagem! Mesmo assim, gostei bastante do sabor! Tigra que é uma beleza... Enviado de meu SM-T819Y usando Tapatalk
    1 point
  35. @JoaoW Que bom que você está testando esse método invertido. Talvez dê mais certo sem o papel, apenas valendo pela pressão aplicada pelo vácuo na hora da extração. Vai passar uns fines, mas também vai passar os óleos que você queria. Sobre coar o café já preparado com filtro de papel, funciona mais ou menos. Eu já tentei fazer isso coando um café estilo FP no filtro da v60, mas acontece que os fines que ficam suspensos na bebida acabam "entupindo" o filtro de papel muito rápido e demora um século pra coar todo o café. Fazer isso com o filtro da AP deve levar mais tempo ainda porque ele tem menos área. Demora mais inclusive que fazer um coado normal, porque os fines formam quase uma barreira na superfície do papel que normalmente não formariam num coado clássico. Porém a bebida realmente fica bem limpa!
    1 point
  36. Eu ganhei na SIC do pessoal do Espírito Santo um sorteio. Vieram 3 pacotinhos moídos com 250gr cada, sendo conilon, montanhas e Caparaó. Hoje fiz o montanhas em uma v60 com 10/160ml para ver no que ia dar!!! A surpresa foi que parecia que eu estava bebendo chá de erva doce!!! Incrível! Mais tarde eu tentei por mais duas vezes e não acertei! Enviado de meu XT1068 usando Tapatalk
    1 point
  37. O projeto já está garantido, pois hoje foi ultrapassada a meta de $ 40.000,00. Agora é manter a contagem regressiva para sua finalização e entrega a partir de março de 2018. Contagem atual: $ 41.999,00 e 296 balanças financiadas.
    1 point
  38. Que vergonha, estou do lado de Curitiba e a minha encomenda esta liberada desde o dia 13...
    1 point
  39. Vou a primeira vez nesse evento. O SERRA CAFÉ conta com uma abrangência de 28 municípios da região metropolitana de Campinas e Circuito das Águas Paulistas, além das regiões cafeeiras. https://www.serracafe.com/
    1 point
  40. Tá certinho @Gilberto tem que vigiar esses caras direitinho! Uma pena. Nem tomei conhecimento desse Kick ... que pena, interessante a idéia. Mas estou feliz com as traquitanas atuais. Só falta um dinamométrico, um mini, um torrador do @Guilherme Torres ... e por aí vai. Firme na poupança ... O 13º já foi ... Voltando ao tópico: Recebi, mas não tirei foto ainda do Hario Siphon que veio da China bonitão. Chegou inteiro apenas um pequeno detalhe que já avisei ao vendedor (que também já respondeu que vai reenviar uma peça) mas dá pra fazer um coffee. Alguém tem umas receitas boas aê? Abraços e boa semana a todos! Mesq
    1 point
  41. Alex, se programe, estou já com esse evento na cabeça, lançando as datas quero comprar passagem, marcar os dias de 'folga' no escritório e agendar hotel. Já vou programar, junto, de ir na HB lá em BH, sem trocadilho ... Hofbrauhaus de BH é bacana que só! Para quem gosta da loirinha, claro, tem comida boa, etc. Ano que vem vou, com ou sem cara metade, ela liberou, eheheheh
    1 point
  42. Membros do CdC (Murilo Lins, Cristiano Robson e Victor Mousinho). Galera de Recife no estande com Emílio da Casa do Barista do Rio e Gabriel do Café do Brejo em Recife Eu e Cristiano com Eystein (Campeão Mundial de Aeropress e Mestre de Torras) Eu e Cristiano com as esposas e Maycon Aram
    1 point
  43. O Amaro Gayo da Etiópia na AP ... na minha xícara favorita Rsrs. Ajustar a receita demorou um pouco pois a torra está mais escura do que as que normalmente uso, mas ficou gostoso.
    1 point
  44. Bonita torra, @helderbarreto. Não tem muita complexidade nesses lotes comuns da Unique mesmo não... Se quer torrar pra destacar complexidade, aguarde que a Compra Coletiva tá chegando
    1 point
  45. Olá colegas, fiz o prometido. De um café de torra clara feita no mês de Setembro/2017 coloquei 50 gramas no I-Roast 2 e utilizei a "retorra" com 401ºF já que não havia necessidade de perda de umidade. No máximo em 3 minutos de torra clara (SCCA*85) passei a ter uma torra média (SCCA*55). Deixei em repouso mais de 5 horas e moí o café. Utilizando porta filtros pressurizados na Philco 15 Bar, tive uns 5 milímetros de crema e um café saboroso e aromático levemente mais amargo em comparação com o mesmo café em torra clara. Outras pessoas analisaram o café, pois fiz várias torras nas mesmas condições e a análise sensorial não ficou comprometida conforme relatos teóricos. Até comentei pelo Facebook com o colega Rodolfo que, se precisar vou tranquilamente utilizar o processo em outras experiências. Abraços.
    1 point
  46. Fala, Mesquita. Só uma observação. 1cm de crema tá bom demais, principalmente se o diâmetro interno da xícara não for pequeno. [emoji41] Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk
    1 point
  47. Nas duas últimas semanas comprovei (pra mim pelo menos) o que já suspeitava de testes que tinha feito ao longo de 2016. O ponto crítico, ao descongelar cafés, é não deixar condensar água em volta dos grãos; isto ocorre mesmo quando se usa a técnica de tirar um pouco do pacote dentro do freezer pois ao abrir o freezer em poucos segundos já se pode verificar a condensação: no café é difícil notar, mas observe as paredes das gavetas, ou deixe um copo vazio congelando junto com os grãos, bingo! A solução foi congelar a vácuo (ideal) em doses individuais para uso imediato (pode abrir o pacote e moer, se quiser), ou em doses que vc vá consumir ao longo de uma semana (ou um pouco mais). Quando não for para uso imediato, deixe descongelar em temperatura ambiente (sem abrir onde estão congelados) assim não haverá condensação nos grãos, por isso eu diria que é fundamental o modo à vácuo pois assim fica praticamente garantida a inexistência de ar com umidade dentro do saco. Assim que recebo o café, e avalio o que não vou usar nos próximos dias, congelo a "sobra" em doses de 13g, 26g, 60g e 100g. Há 12 dias hoje, descongelei um destes de 100g, mantenho o café em embalagem ziplock a vácuo, e comecei a tomá-lo ontem (um Brejetuba congelado em Out/2016), está tudo lá ainda (não tanto quanto quando o recebi fresco, lógico) mas ainda dá pra dar pulos (de alegria) com o café. Também na semana retrasada descongelei de uma vez vários da Square Mile em doses individuais que fui tomando ao longo da semana (até 12 dias), dava ainda para identificar perfeitamente todas as notas características de cada um deles. @vinicius, de posse destas informações decida o que fazer! [emoji14] Mas acho que descongelar (gradativamente, em temperatura ambiente) e recongelar não será o canal; abrir vários deste pacotes ao mesmo tempo, e não consumi-los até o fim, também não.... Lição aprendida, boa sorte!
    1 point
  48. Sábios e práticos conselhos, do grande Rafa Rocks! Eu acresceria, ainda, água fervendo.
    1 point
  49. Lauro tente isso: 1-Aumente a infusão para 6 minutos.Não precisa da pré-infusão. 2-Se tiver uma peneira, peneire os fines pelo menos. 3-Use uma BR de 7% e se ficar muito forte , baixe para 6,5% ou 6%. 4-Veja se não está muito grosso, pois um erro comum na french é moer muito mais grosso do que o necessário. O recomendado é 850 a 1000micra. Existem algumas peneiras de supermercado que são facilmente encontradas que usam essa malha.Comprei uma aqui em Goiania por 20 reais toda de inox. Na época eu estava com as peneiras granulometricas do Lisboa, então digo que a peneira de supermercado que eu comprei tem entre 600 a 850micra. Valeu
    1 point
  50. Esse texto do Jim Schulman, publicado no Home Barista, é bem interessante, e até citaram aqui como guia para um tutorial em vídeo. Achei por bem traduzir, com autorização do autor: "Eu publiquei essa informação várias vezes e as pessoas continuam me perguntando a mesma coisa. Então deixo aqui em destaque. O sabor da sua extração está balanceado; o doce, ácido e sabores de torra estão proporcionais? Se há equilíbrio na extração mas os sabores não lhe agradam, você precisa trocar o café. Se os sabores lhe agradam mas não há equilíbrio, com um sabor sem graça, ou muito agressivo, ou azedo, ou muito amargo, você pode acertar o café com mudanças na dose e moagem. Como ajustar dose e moagem para arrumar o equilíbrio para a maioria dos cafés Se o sabor do café está sem graça, os açúcares e caramelos estão encobrindo os sabores. Aumente a dose e engrosse a moagem para manter o mesmo fluxo. Isso reduzirá a proporção de açúcares mantendo o equilíbrio entre acidez e amargor. Se o sabor do café está agressivo, você precisa de mais açúcares e caramelos e menos sabores. Diminua a dose e afine a moagem para manter o mesmo fluxo. Isso aumentará a proporção de açúcares mantendo o equilíbrio entre acidez e amargor. Se o sabor do café é muito brilhante, com limão, frutas, maçã, vinho e outros sabores ácidos, mantenha a dose e afine a moagem para reduzir o fluxo. Faça uma extração de fluxo mais lento, mais para o ristretto. Isso reduzirá a acidez relativamente ao amargor. Se o sabor do café é muito amargo, com muitos sabores "amargo brilhante" nas torras claras, tais como torrada, madeira e casca de limão, ou muitos sabores "amargo escuro" nas torras escuras, tais como cassis, cravo, tabaco e turfa, mantenha a dose e engrosse a moagem. Faça uma extração de fluxo mais rápido, mais para o longo. Isso aumentará a acidez relativamente ao amargor. O que precisará para fazer isso Você precisará de uma balança com resolução de 0,1 grama e precisará pesar as doses com essa precisão. Para a maioria das balanças, é mais fácil remover o filtro e o pesar fora do porta-filtro. Se você está iniciando, é útil marcar o tempo e pesar ao mesmo tempo em que se extrai o café. Um duplo normal pesa por volta de 35 gramas e leva por volta de 27 segundos, um ristretto pesa por volta de 20 gramas e leva por volta de 35 segundos, e um longo pesa por volta de 50 gramas e leva por volta de 20 segundos. Muita paciência no começo. É útil conhecer seu moinho. Tipicamente, uma mudança de 1,5 g na dose para duplos determinará a mesma diferença no moinho para manter o mesmo fluxo, independentemente da dose usada (a diferença da regulagem é dependente do filtro). Minha experiência é que mudanças de aproximadamente 1,5 g criam o salto de "sem graça" para certo ou de "demais" para certo. Também percebo que uma mudança de moagem que compensa uma mudança de 0,75 g na dose tem o efeito de mudar o fluxo de normal para rápido ou de normal para lento. Essas dicas não devem funcionar com cafés de Sumatra, envelhecidos ou com muito Robusta. Devem funcionar geralmente bem com os outros cafés."
    1 point
×
×
  • Criar Novo...