Ir para conteúdo

Ranking

Conteúdo Popular

Mostrando conteúdo com maior reputação em 10-11-2017 em todas as áreas

  1. Então a Aram vai ficar excelente no mar morto . 400 metros abaixo do nível do mar.
    7 points
  2. Olha elas aqui agora a tarde. Quando chegaram há 58 dias atras , estavam assim , cresceram bem , e tudo 100% artificial nada de orgânicos , no passado eu plantei pimenta e tomate aqui na varanda , com o tempo deu uma praga parecida com algodão , fui ouvir conselho de usar coisas orgânicas ...... morreu tudo , dessa vez se der praga vou usar agrotóxico.
    2 points
  3. Excelente!!! Como que eu venho Porto Alegre já a 2 anos Direto e não ainda?!! Atendimento impecável, irrepreensível, até invejável! Mestre de torras e barista Isaías, pessoa de ótimo trato, me serviu um café da Terra alta cafés da variedade Catarina, e um salada de frutas. Ambos filtrados a perfeição! O variedade Catarina é a primeira vez que provo, achei bem exótico lembrando malte, trigo e nozes. O salada de frutas mais parecia uma torta de morango delicioso. Top muito feliz por ter conhecido esse lugar tão acolhedor. Todo que você quer depois de 3 dias de chuvas pelo rio Grande do Sul! Enviado de meu SM-J510MN usando Tapatalk
    2 points
  4. @felipejack, numa pesquisa rápida aqui não consegui chegar numa conclusão... mas algumas das coisas que li que fazem sentido: - A pressão de uma bomba vibratória não é tão constante, então pra resolver isso botam uma bomba de maior capacidade seguida de um restritor pra jogar pra 9 bar. - A natureza das bombas vibratórias mais baratas de máquinas domésticas causa uma perda de pressão ao longo do percurso, e a água sai da bomba com pressão maior pra chegar no grupo em 9 bar. - Se usa uma bomba com capacidade maior só que operando em 9 bar, mais pelo marketing do número grande... mas talvez estenda a vida útil.
    2 points
  5. Nicaragua da puertoblast!, torra clarinha!: Minka da tienda del cafe, blend colombia+brasil
    2 points
  6. Essa máquina está em Brasília, tem que ver ela , nova custa 700 dólares , o Ruston teve uma com PID e vendeu para o Galtar , e uma máquina bem resistente , com componentes profissionais . Quem comprar tem que estar disposta a fuçar a máquina, com o tempo compraria o PID ascaso é instalaria , trocaria esse termômetro por um manômetro e compraria uma das novas OPV ascaso com regulagem externa. Acabaria com uma máquina excelente e robusta , só uma coisa não tem jeito , é o design horrível dela , , eu dizia para o Ruston que a máquina parecia uma cafeteira de campo de concentração soviético.
    2 points
  7. Me preparando para mandar de volta o torrador do Burny, que veio para cá para instalação de peças novas (upgrade), fiz uma torra do caconde (sítio Canaã) hoje. Fui um pouco conservador. Seguem log e cafe
    2 points
  8. Boa tarde. Tudo tranquilo? Tenho uma novidade pra te contar, a SCS está com frete mais barato e entrega mais rápida em todo o Brasil! Buscamos e conseguimos otimizar o preço para que você não tenha desculpas para não comprar nosso café Visite nosso site e confira nossos preços. Estamos com ótimos planos para cafeterias também. Entre em contato conosco e conheça nossa proposta. Segue o link para nossa loja: www.sweetcoffeespot.com/loja Obrigado.
    1 point
  9. Amigos, me considero leigo no assunto, mas tenho lido bastante o forum e aprendido demais. Desde que comprei uma Clever (e agora uma AP) peço para algumas pessoas provarem e quase todas acham o café fraco. Problema é que eu acho o café bom sem amargor. Repeti algumas receitas que vi por aqui a risca, verifiquei BR, so ainda não entrei no campo do extração se ficou sub ou sob extraído. Comparando o sabor do meu café com a melhor cafeteria daqui de Fortaleza (Amika) noto uma semelhança, o que me faz achar que estou fazendo algo no "rumo" certo e achar que as pessoas que não estão acostumadas a tomarem coados de boa qualidade e so tem como base o espresso de cafeterias e de grãos de sabe-se la com quantos dias de torra, aberto, etc etc. Fiz agora na AP (18,5g com 240 de agua invertida filtro de papel) um Catuaí Vermelho do Sítio Alto Ouro comprado na Coffee Lab que achei sensacional dei para provarem hoje e mesma coisa: fraco, gosto de nada, chafé, etc etc, em tons de brincadeira! Eu educamente que sou, mandei todos irem tomar no orificio ruguso central e sai da mesa! Bom domingo!
    1 point
  10. Esse log ficou legal no espresso Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
    1 point
  11. @LUW para não queimar a mão ou fazer sem muita pressa, com o pistão embaixo e fechado, filtro rosqueado pela metade, completa o último abastecimento. Daí é só abrir e fechar a manivela para cair o tanto de água somente para tirar o ar. Daí fecha o PF e faz a extração. Naquele tutorial que postei está explicado.
    1 point
  12. Uma dica pra quem quiser fazer pães com grãos ou sementes na massa (vide chia) é deixar o grão imerso em água desde o dia anterior ao de misturar na massa. O grão vai absorver a água enquanto estiver de molho e não vai pegar água da proporção farinha/água.
    1 point
  13. @Allexlimaa2 Seguinte, já anota meus dados aí, quando começar quero estar na lista de clientes! Voltando ao tema: Galera do café, a Libermac agora é só automação, se quiserem ver algo desse saldão é com a Pasqualini, tudo de café ficou com eles, é uma divisão da empresa com mesmos sócios. Abraços boa sexta, bons cafés! Mesq.
    1 point
  14. Isso mesmo, @LUW. Antes de subir o pistão, porém com ele aberto. Mas tem que abrir bem pouquinho e fechar antes que caia água fervendo na mão!!! Hehehe... Ainda não me queimei.
    1 point
  15. Mesmo coisa aqui @LUW , depois da gambiarra do alumínio a Brewista não mostra mais problemas.
    1 point
  16. @carlos eduardo, num outro tópico, comentei que a Uno Steel parece equipamento de refeitório, o que ao meu gosto não é nada atraente pra ter em casa... Pode ter quem goste... e mesmo quem não gosta pode se acostumar com ela e começar a achar "normal". Eu mesmo achava a Big Bar Duetto (hoje do @Mortari) um tipo de "retrô" muito legal, pra mim ela parece a máquina de espresso que o Dr. No teria no covil dele, nos antigos filmes do Bond... Tinha gente que achava horrorosa, mas eu gostava. De repente tem gente que gosta de "refeitório de campo de concentração soviético"... Por exemplo, o @Galttar...
    1 point
  17. Etíope bem complexo, floral como esperado, acho que foi o melhor café do ano... Gabriel ainda tem um pouco, se correr e pedir com jeitinho! E o salvadorenho também é ótimo, mais familiar para nós, mas com notas difíceis de achar por aqui Pena que com a chuva e trânsito estava pouco cheio. Gostei da ideia de usar taças ISO de degustação.
    1 point
  18. Ontem no Cupping, duas belezas estrangeiras: Heirloom de Yirgacheffe, Etiópia com torra La Cabra; e de quebra um Bourbon de El Salvador por Proud Mary.
    1 point
  19. Belíssima torra! Enviado de meu SM-J510MN usando Tapatalk
    1 point
  20. Eu acho perfeitamente possivel só oferecer coados. Inclusive tenho preferido tomar coados fora de casa visto que os espressos geralmente não agradam. É muito mais facil, inclusive para quem não tem experiencia fazer um coado bom do que fazer um espresso bom, tirando que nem se compara os custos envolvidos para se ter equipamento de espresso comercial.
    1 point
  21. Quem estiver afim de participar do WhatsApp do CDC Rio me manda o numero do celular or mensagem privada. Vou criar o grupo e começar a convidar a galera.
    1 point
  22. Semana passada o torrador do Burny veio a Brasília para upgrade de peças novas. Foram instalados o tambor maciço, a lateral nova e um novo motor, mais potente, silencioso e com vida útil muito maior em número de horas. Depois de uma primeira torra feita para teste da regulagem do tambor (em que verifiquei que o ajuste ainda não estava 100%), fiz mais uma, antes de mandar de volta para o dono de direito. Aproveito para postar um link do video em que o exaustor externo (módulo novo) é demonstrado junto de uma torra do caconde.
    1 point
  23. Uma ideia seria criar um grupo de whatsapp para os encontros. Que tal?
    1 point
  24. tem 11 , 18 e 25 , quase ninguém se posicionou , vou passar msg para todo mundo perguntando , se for 11 nao tem torra porque o @Trimonte sumiu , na proxima reuniao vamos criar um whatsapp CDC Rio para poder agendar esses eventos de forma mais simpes.
    1 point
  25. Sim @LUW muito provável ser a temperatura. Voltei a usar exclusivamente a Mini pois extrai a 94C enquanto na Aram a 90C, o que prefiro na razão de preparo perto dos 50%. Para diminuir a acidez você pode baixar a razão de preparo.
    1 point
  26. Esses dias eu estava preocupado em agradar uns amigos que gostam de café rio. Peguei uma safra 2015, fiz um torradão até pingar óleo, virou um Full French Roast. Mas aí olhei pro bravo mini, pro baratza, deu a maior dó de melecar os moedores, nao sabia o que fazer com o cafe. Decidi que vou mesmo é agradar a churrasqueira, com esse acendedor de fogo, aroma de café.
    1 point
  27. Eu sou produtor de café especial, e não consegui que meus pais e os da minha esposa trocasem os cafés rios que eles tomam pelos especiais. Estou até tentando fazer uma torra mais escura para eles irem se acostumando para depois ir passando para torras mais claras. A frase que mais escuto, isso não é café e chá.
    1 point
  28. uma colega de sala minha já se convenceu de que gosta 'de café de pobre', como ela diz. O último que eu dei pra ela, ela disse que era salgado! Tem outras 3 pessoas na sala (são vários) que gostam e até conhecem, mas uma delas só gosta de expresso, acha os outros bons fracos.
    1 point
  29. Essa ignorancia não é exclusiva do café e muito menos ao Brasil mas eu acredito que ocorre em maior escala em países subdesenvolvidos. Principalmente devido a coisas de qualidade serem geralmente fora do poder aquisitivo da grande maioria. Se aplica muito em geral em qualquer tipo de alimento. A maioria da população está super acostumada com coisas sem sabor com muito açucar e sal. Então qualquer coisa fora desse padrão cai no desgosto. E é uma coisa muito dificil de mudar, principalmente no paladar dos mais velhos que já foi condicionado demais e possivelmente não tem a mesma sensibilidade de uma pessoa mais jovem e muito menos a pre disposição de se acostumar com um sabor novo. Para mim o principal problema não é nem a pessoa gostar de torra escura por exemplo. É a pessoa que bebe café exclusivamente pelos efeitos da cafeina. Com o alcool acontece algo similar também. 95% das pessoas que eu conheço bebem apenas para ficar doidão.
    1 point
  30. Conto minha experiência então.. Faz algum tempo que gosto de tomar cafés especiais, mas ainda estava com pouco acesso à bons grãos. Até o ano passado o melhor que conseguia comprar freso eram os grãos do café do mercado(os microlotes).. Enfim quando comecei a comprar mais grãos bons (compra coletiva, Torrefação Baden, etc) fiquei muito animado com o tema dos cafés novamente e comecei a querer mostrar para os amigos esse nosso mundo. Certo dia tinha recebido um grão fresco da Baden e chamei um amigo pra tomar um café lá em casa. Sou fã de French Press, assim que sem demora preparei uma para nós, enquanto esperávamos todo o ritual do preparo acontecer eu explicava o porque aquele café ali era considerado especial e etc.. Resultado final, ele até meio sem graça depois de toda explicação falou que pro gosto dele tinha achado muito fraco e percebido pouco o gosto do café. Eis que peguei a AP, fiz uma extração com uma BR alta do mesmo grão e provamos na sequência. Ele se agradou muito do sabor e percebeu que existe diferença entre os métodos e ai sim começou a entender o porque do café ser especial e porque existem vários métodos e que cada um tem suas características.. Resumo da obra, hoje ele já tem moedor, FP, AP e compra cafés de qualidade. O mundo do café especial hoje é mais do que o resultado na xícara. Por isso as marcas se esforçam em "educar" o público, trazer informações de plantio, colheita e processamento dos grãos. Muito mais do que a xícara pronta, existe toda uma cadeia por trás e isso encanta as pessoas, inclusive as que acham que é um chafé no primeiro gole.
    1 point
  31. Chico, talvez eu seja mais novato e inexperiente que você mas com certeza tenho feito cafés bem melhores do que a galera por aí diz que é bom. Infelizmente a grande maioria tem por referência o café de supermercado, de torra mais escura e por isso acham estranho. Sinto exatamente a mesma coisa. No trabalho, às vezes levo um bom café pra fazer na cafeteira elétrica mesmo e todo mundo reclama que está fraco enquanto eu acho maravilhoso. Outro dia um colega chegou a se negar a tomar. Por isso estou cada vez mais feliz e satisfeito em fazer café pra mim mesmo e pro meu próprio gosto. Acho que esse é o caminho. Abraço e bons cafés!
    1 point
  32. Ixi, relaxa, você vai ouvir muito isso ainda o que eu faço quando estou com paciência e a pessoa quer entender o que está bebendo, é explicar as diferenças e por que o café parece "mais fraco", mas se vc está gostando do resultado as extrações isso é o que vale, te garanto que essa mesma galera que fala que é chafé daqui um tempo vai te mandar msg pedindo um pouco do café, pelo menos aqui foi assim comigo
    1 point
  33. Choquei a bagaça Antes de mais nada, o tal do Ceramic Slim da Hario é fodástico. Apertei a regulagem e com apenas 18 g (depois de 6 minutos manivelando) consegui chocar a máquina. Tive até de subir o êmbolo duas vezes para terminar, mas o importante é que saiu crema. Diga-se de passagem crema sem-vergonha e não-persistente, típica de café velho, mas crema legítima, espessa e cobrindo todo copo. Na segunda sessão aliviei a regulagem em 3 cliques no Slim e com 18 g novamente fluiu liso sem chocar, mas aí apenas com um esboço de crema. Pesei ambas as vezes e na primeira extraí 63 g e na segunda 67 g de espresso. Portanto, o meu problema é moinho mesmo (e café velho não ajuda muito). Com café novo acredito que vai dar para extrair espresso padrão, mas ficar manivelando o Slim um tempão é meio anti-climático . Iria testar mais mas já estou escutando reclamações que minha esposa já colocou o disco no aparelho e vai começar a ver o filme sem mim então azar o meu...
    1 point
  34. Irado, Rogério. Ficou elegante. Continuo desenvolvendo um bico desse.
    1 point
  35. Tira uma foto dessa base e esse parafuso , qualquer problema de engenharia envolvendo porca e parafuso não pode ser complicado . Em último caso podemos acionar a poderosa Gildaka que faria uma base de macho que não fica requebrando.
    1 point
  36. Fui testar o filtro triplo com 26g e quase chocou. Bom, tecnicamente chocou mas eu fui extraindo devagazinho (1min) até chegar em 26g na xícara e por sinal estranhamente ficou ótimo para o tempo de extração. Bem equilibrado.
    1 point
  37. Teve um cara do Rio que comprou 4. Pode ser que ele revenda algum hahaha
    1 point
  38. Usualmente produtos em crowdfunding tem 50% de desconto. Então esse preço já era meio que esperado. Acho que o mais dificil no mercado brasileiro é convencer alguem a pagar 1.5k e receber só depois de uns meses, mas acredito que talvez o publico desse produto entenda melhor isso. Agora falta alguem se empolgar e fazer uma cafeteira semi-automatica de qualidade "100%" brasileira. Ai teremos boas opções de moedores, manual e semi-automatica no pais e a um preço mais acessível do que as opções que temos que importar.
    1 point
  39. No espresso é mais difícil de perceber o envelhecimento do café, porque as notas mais delicadas e sutis (e tb as mais voláteis) são mais difíceis de se perceber, ou à vezes nem existem nos grãos por conta do grau de torra mais avançado, e por isso não se nota quando elas já se foram. Eu não tomo espresso, então não sei dizer, mas quem me disse isto é um colega que já foi avaliador de perfis de torra (enquanto estão achando o perfil ideal) da Square Mile. E isso tem lógica, e foi o que eu pude perceber no ano passado quando tomei muitos cafés da SM e Has Bean. Tomando o mesmo café ao longo de uma semana (como costumo fazer) eram bem claros o apogeu (em geral em torno do 8º ao 10º dia da torra) e o declínio do café (principalmente depois do 12º-14º dia da torra). Tomar um mesmo café intercalado com outros, ou não exclusiva e seguidamente, pode enganar a nossa memória sensorial que é de curtíssimo prazo (como diz o Ensei Neto). Sempre é possível trazer para a xícara as sutilezas que ainda remanescem no grão mesmo na 3ª ou 4ª semana, mas para isto vc tem que ir aumentando as variáveis de extração, no meu caso principalmente o tempo de infusão (eu aumento 10seg/dia, depois que alcancei o sweet spot). Já consegui resultados excelentes de extração de africanos entrando na 5ª semana (bem guardados a vácuo) com 12min de infusão na AP que lembravam, ainda, algumas das maravilhosas características de quando estavam no apogeu (com 8min de infusão na AP), mas estavam longe de ser aquelas mesmas impressões. E se a extração é padrão (sempre a mesma) então a percepção de declínio fica mais dificultada, dando a impressão de que o café não decaiu, ou que ainda está tão bom quanto antes. Agora, ficar melhor depois da 2ª semana, em coados de baixa intensidade com alta extração, torra para coados (clara média, ou moderamente clara) eu nunca tive ainda a oportunidade de constatar, nem esse colega.
    1 point
  40. De modo geral eu não tenho pré conceito algum com torras mais velhas, principalmente se for bem torrado. Inclusive já tive algumas experiencias com a hasbean de não gostar dos cafés inicialmente (2 semanas de torra) e depois de 1 mes eles estarem melhores. Mas em especifico para o Espresso acredito que torras de 1-3 semanas sejam ideais para obter uma extração mais visual (boa crema e tigrado). Mas apesar disso o Sala de Frutas estava de fato dando muita crema mesmo com 1 mes de torra.
    1 point
  41. kkkkk Escrevi correndo fazendo mil coisas @sergio.m to aqui lendo e morrendo de rir hehe Foi mal a viagem e texto terrivelmente escrito! O que eu estava dizendo era em reposta ao que o @Bruno Marinho escreveu sobre o Salada de Frutas estar bom mesmo com torra "antiga". Tenho percebido que uma série de cafés que eu tomei depois de 15 dias (não 15g :))) de torra estavam muito bons, e eu mudei minha maneira de pensar sobre a frescura da torra para o espresso, chegando a conclusão, pessoal, de que o descanso do grão torrado é muito benéfico para o resultado desse método específico. Por isso cafés com torra de até 1 mês, 1 1/2 mês que pra mim era inconcebíveis, hoje estão me agradando muito mais do que os recém torrados de que eu gostava tanto!
    1 point
  42. Enigmático seu post @Aurélio Penna =)
    1 point
  43. Espresso pós almoço com o Decaf da Squaremile. Esse café fica bom com BR de 50%. E por enquanto acredito que 20g-22g com moagem mais grossa vs 14-18g com moagem mais fina resulta em melhores espressos na Aram. Na verdade o problema com moagem mais fina é que fica mais dificil controlar a pressão pois a manivela fica bem dura. Com uma moagem mais grossa e uma dose levemente mais alta o processo fica bem tranquilo.
    1 point
  44. Chegou! Teste dos escaldos. Sempre fervendo e borbulhando nos 97.3 C (termômetro não tem casa decimal e mostra 97 C) Enchendo com 130 ml, quase até transbordar. Máquina iniciando com 23 C. Descartes após estabilização, que é rápida, algo como 20-30 s. primeiro, chegou nos 71 C segundo, chegou nos 86 C terceiro, chegou nos 90 C quarto, não passou dos 90 C Ou seja, é escaldar 2 vezes e extrair no terceiro abastecimento. Tem que ferver no mínimo 400 ml para 1 café. Quem mora ao nível do mar tem vantagem. Mas 90 C é aceitável. No almoço testo com café.
    1 point
  45. Extração Naked na Cafeteira Aram com 18 gramas de café Orfeu e moagem no Bravo Debut com 0 volta + 42. Para aqueles que ainda não receberam a cafeteira fiz questão de deixar o meu registro, pois o produto é excepcional e extrai um café espresso como muitas máquinas não conseguem extrair. A equipe Aram está de parabéns pelo produto. Óbvio que em um clube como o nosso muitas sugestões de evolução irão aparecer e mostrar-se-ão necessárias. Mas o pontapé inicial foi bem acima das expectativas.
    1 point
  46. Sim... E o meu de 53mm vendi tem uns meses, torcer para me responderem o quanto antes e enviarem ele via sedex.
    1 point
  47. A única coisa que seria eficiente seria a camada de ar mesmo. Porém vai deixar a estrutura tão fraca que quando formos segurá-la pra rodar a manivela, a madeira poderá se quebrar. Voto na resistência de fita e bateria http://www.higher.com.br/produtos/29/fita+de+aquecimento+de+silicone Algo assim
    1 point
  48. Depois de forte indicação de um amigo que é cliente do William and Sons, fui lá conhecer o local e comprar um café. O local é bem diferente, ambiente bem informal, muito agradável. Não lembro o nome de quem me atendeu, mas posso dizer que nunca fui tão bem atendido em toda minha vida. Recebi uma explicação bem detalhada de todos os cafés, diferença dos que eram melhor para espresso e para passado, e no final escolhi 2 para espresso (peguei um blend e um Lacerda). A impressão que eu tive é de que o pessoal lá realmente leva café a sério. Dá para notar toda a paixão do pessoal pelo café Na saída tomei um ristretto, que foi sem dúvidas o melhor da minha vida. Estou sentindo até agora o gostinho na boca. Me arrependo de ir tão rápido lá. Fui de Uber, mimha meta era pegar o café e ir embora, e me arrependo de não ter ficado um pouco mais para curtir o ambiente. Na próxima vez mandarei o Uber embora, haha.
    1 point
  49. Olá amigos, primeiro, desculpe meu português! Sou n. americano e moro no Brasil deste 2004, mas ainda sua idioma não tenho domado. E, segunda, muito obrigado Rodrigo por divulgar meu novo negocio. Estamos atualmente montando todo numa casa comercial no Bairro Mont Serrat na Rua Pedro Ivo, 492. Pelos fotos no FB vocês podem ver que já estou torrando e provando bastante cafés, o lab já está funcionando. Logo estarei convidando todos a nos visitar. Nesse fase da operação é somente uma boutique e micro torrefação de cafés especiais que faz projetos de apoio educacionais. Não teremos "cafetaria" mas um bar sim para nossos clientes vir e conhecer a torrefação e experimentar e aprender sobre o vasto mundo de café ao pé/semente à xícara. Atualmente tenho 4 micro-lotes que estou calibrando para vender em embalagem de 250, 500, e 1 quilo. Vou vender online e no local. Tenho um café natural, semi-descascado, e Moka de Monte Verde e um café que classificou no top 10 do Brasil na semana de Café 2013 da Fazendo Ninho da Águia em Matas de Minas, um café muito especial. Sempre vai ter micro-lots novos e diferenciados para torrar cada mês. Estou recebendo amostras de todo brasil. Ok, amigos, por enquanto só isso, mantemos contato. Forte Abraço, Jonathan
    1 point
×
×
  • Criar Novo...