Ir para conteúdo

Ranking

Conteúdo Popular

Mostrando conteúdo com maior reputação em 04-12-2017 em todas as áreas

  1. Galera! Todo mundo na expectativa aí? Tenho uma notícia não muito boa, mas espero que compreendam: após precisarmos estender em um dia a estadia nas Matas de Minas, estamos há quase 12h na estrada por conta de alagamentos e acidentes na pista, devemos chegar em BH quase meia noite. Queremos abrir a Compra Coletiva com calma para evitar problemas. Então fiquem ligados, que amanhã anunciaremos a largada oficial, ok? Estamos carregando no carro as últimas 5 sacas que faltavam: 3 do Afonso e 2 do @dessidepaula. O restante já se encontra no nosso quartel general. Além disso, temos muita história pra contar ao longo da semana sobre tudo que vivemos nesses últimos 4 dias, aguardem!
    6 points
  2. 21º ENCONTRO MENSAL - ESPRESSO PEQUI - CDC GYN - Aniversário de 2 anos! DATA 04/11/17 No dia 04/11 o Espresso Pequi se reuniu novamente em Goiânia para a sua vigésima primeira edição. Foram 21 encontros nesses dois anos de grupo e muito aprendizado, diversão, novas amizades e companheirismo. Nosso aniversário foi celebrado com todas as regalias possíveis. Primeiramente vamos falar do local. Empório Confrades, um restaurante, confraria de vinhos, adega de um dos membros do nosso grupo. Começamos com um café da manhã espetacular. De barriga cheia começamos brincadeira. Clever para coados e Aram para os espressos. Os cafés utilizados para esse encontro foram os melhores disponíveis em Santiago(Chile). Depois de passar uma semana em Santiago e visitar as principais torrefações e cafeterias de lá, consegui trazer na mala um Honduras torrado pela 3841 coffee roasters e 4 cafés da torrefação Café cultura : Kenya, Etiópia, Colombia e Costa Rica! Primeiramente começamos os coados como sempre e depois o Naldim mandou ver na Aram: No nosso encontro tinhamos ainda uma peneira da Kruve que não chegou a ser usada, mas que será avaliada em breve. No final foi só alegria e espero que daqui um ano a gente esteja comemorando aniversário de 3 anos. Gostaria de agradecer a todos que frequentam e apoiam o Espresso Pequi, sem vocês nossos encontros não seriam possíveis. Esperamos que o grupo cresça mais ainda em 2018 e que o aprendizado continue. Só pra constar, no dia 12/11 reunimos uma galerinha aqui do Espresso Pequi para provar as amostras da Compra Coletiva. Infelizmente ficamos tão empolgados com os cafés que esquecemos de tirar fotos, mas os cafés estavam demais. Que venha a compra coletiva e mais uma vez obrigado Igor por nos incluir no processo de seleção. Obrigado a todos que seguem o Espresso Pequi aqui no fórum. Valeu galera e até a próxima. Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk
    3 points
  3. Gil, perdão mas o sacana do meu paquímetro (ou paquítamo, segundo meu filho quando tinha 3 anos ) resolveu fazer greve hoje, então não tem o display digital. Mas acho que dá para ver na escala: Com o filtro encaixado no PF, o conjunto tem 31 mm de altura.
    2 points
  4. Bem gostoso mesmo. Torrei esse café ontem. Fiz no coador hoje. Devo enviar dele Tb para meu amigo oculto junto de mais um de outra variedade. Guilherme.
    2 points
  5. Pessoal já recebendo e eu nem mandei Previsão para enviar entre quinta e sexta. O café parece muito bom - Press Release: Produtor: Elza Peixoto Tavares Dona Elza, como é conhecida, é natural de Alto Jequitibá, pequena cidade de Matas de Minas, vizinha de Alto Caparaó. Ela é descendente de uma família Alemã que veio ao Brasil por volta de 1905 e se fixou na região de Matas de Minas para trabalhar com o cultivo de café. Casada, ela é mão de três filhos. Hoje, com 84 anos de idade e mais de 50 anos dedicados ao café, Dona Elza é uma pequena produtora que torra seu próprio café e comercializa para os turistas que visitam Alto Caparaó, uma região muito montanhosa e linda. Esse mês vocês terão o privilégio de provar o delicioso café da Dona Elza! Região de origem: Matas de Minas, Alto Caparaó, estado de Minas Gerais Fazenda: Sítio do Canto Variedades: 100% Arábica – Catuaí amarelo Processo: Natural Altitude: 1.100 m Florada: Setembro Colheita: Início em Julho e término em Setembro Peneira: 16 acima Pontuação: 85 pontos Notas: Fragrância e aroma floral e baunilha. Sabor muito doce de frutas maduras e maple. Encorpado com acidez média e frutada, finalização muito doce e prazerosa. Certificações: HISTÓRIA DA REGIÃO DE MATAS DE MINAS A região das Matas de Minas ou Zona da Mata, como também é conhecida, é marcada pela predominância da agricultura familiar e está situada na região sudeste do estado de Minas Gerais, perto da fronteira com os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. É uma origem produtora de cafés especiais, composta por 63 municípios e pioneira na qualidade artesanal, trabalho manual e técnicas desenvolvidas para produzir alta qualidade. O resultado de tudo isso é uma diversidade de nuances e sabores diferenciados presentes nos cafés, que se destacam nas principais premiações nacionais e internacionais. O nome Zona da Mata é devido à predominância da Mata Atlântica, que hoje pode ser apreciada dos locais mais altos. O terreno é acidentado, com muitos morros. A Serra do Caparaó faz fronteira com o Espírito Santo, onde estão localizados o Pico da Bandeira e o Pico do Cristal.
    2 points
  6. E ninguém inclui a 1268, QG do CdC. Tão perdendo, hehe
    2 points
  7. Espero que goste, Guilherme! Pelo menos o perfil de torra será diferente do que tu conhece. Não sabia que conhecia o grão Valeu! Enviado de meu Moto G (5) usando Tapatalk
    2 points
  8. Valeu Vinicius. Estava fora de casa o dia todo. Acabei de pegar na portaria. Será muito apreciado aqui. Uma boa oportunidade de conhecer o café da cof lab. Esse maragogipe da fazenda bau é bem gostoso. Já tomei dele em torras da grenat. Guilherme.
    2 points
  9. nossa, duas balanças da Hario! Um dia eu chego lá... Meu PAC ainda aparece com dados de ontem, como postado anteontem e ontem encaminhado pra Unidade de Tratamento em RIO DE JANEIRO / RJ Antes do natal deve chegar.
    2 points
  10. Caros colegas do Clube. É com muito pesar que venho anunciar meu kit de equipamentos de café, segue abaixo um resumo: -Máquina de café La Spaziale Vivaldi S1 adquirida em agosto de 2015 diretamente da distribuidora da La Spaziale no Brasil com tiragem média de 2 cafés por dia, ou seja, a maquina está novíssima sendo utilizada para uso domestico. Trata-se de um excelente equipamento dualboiler e eficiência garantida como a maioria dos membros do forum já conhece. A máquina vai completa com 2 porta filtros, escova para limpeza original, tamper de plastico original, jogo de guarnição e chuveiro reserva (zerado), manual de instruções, nota fiscal em meu nome, filtro 3M para instalação na rede hídrica (novo sem uso) e tamper profissional de aço inox. -Moedor de café eletrônico Fiorenzato F64e adquirido em outubro no ano passado (novissimo) com display colorido, botões touch e regulagem eletrônica de doses alem de outras configurações. Nas fotos o mesmo está sem o hopper original pois devido o seu tamanho não coube na mobilia mas esta peça está devidamente guardada na caixa e nunca foi utilizado. -Motivo da venda: Como eu mencionei no inicio é com muito pesar que ofereço esses equipamentos mas preciso do dinheiro pois adquiri um apartamento novo e preciso investir na reforma do mesmo. -Valores: Para venda da máquina R$6800,00. (Negociáveis) Caso queiram parcelar o anuncio está no mercado livre mas por lá somente o combo, por aqui ainda tem uma margem melhor a vista. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-892278354-maquina-de-cafe-expresso-profissional-la-spaziale-_JM
    1 point
  11. Os correios devem estar loucos de tanta encomenda. Hoje na portaria nem tinha mais lugar pra por as encomendas.
    1 point
  12. Pois é. O site dos correios só tem informação velha, dizendo que postei dia 29/11/17 e que em 30/11/17 foi encaminhado de uma agência no Rio pra outra, também no Rio. Um dia chega. Antes do Natal, espero.
    1 point
  13. Independe da máquina. O gasto para manter em temperatura alta é sempre maior que se ligar e desligar, mesmo que ciclada inúmeras vezes. O motivo é que a perda de calor (e a energia para compensar) é proporcional a diferença de temperatura entre ambiente e máquina. Em caso extremo, se a maquina cicla o dia todo entre 20 C e 90 C, pode-se considerar a grosso modo que estamos mantendo ela a temperatura média de (90+20)/2 = 55 C. E é até intuitivo saber que é mais barato manter algo a 55 C que a 90 C.
    1 point
  14. Eu tb peso antes. Aprendi que deixar o café ali em cima só acelera a oxidação. Enviado de meu Moto X Play usando Tapatalk
    1 point
  15. Acho que qualquer valor na faixa de "filtrados" que aparece no display pode ser adequado para o V60, depende do modo de preparo (temperatura da água, velocidade de despejo, agitação, etc). Nunca mexi no ajuste interno. O ajuste de quantidade é através de tempo de moagem. Eu não gosto muito, não deixo café no hopper e sempre moo por dose, pesando antes e só moendo o que vou utilizar na hora. O moedor é bem legal, você vai gostar.
    1 point
  16. O meu ficou assim: Ajuste interno = 7 V60 = 45 a 50 Prensa = 60 Aeropress = nunca cheguei a um veredito. Se a moagem está mais fina, diminui o tempo da infusão. Se está mais grossa, deixo descansar um pouco mais. Tive que aumentar internamente pra 7 pq achei a moagem pra prensa muito fina, mesmo no máximo (que é 60). Enviado de meu Moto X Play usando Tapatalk
    1 point
  17. LUW, obrigado pelas cores, está anotado, se tudo correr bem 5ª feira as peças seguirão para anodização. https://flic.kr/p/ZPewdg O suporte cabe debaixo do Mini, mas .......... eu precisaria fazer um funil para fixar no Mini para jogar o pó de maneira organizada para baixo. Posso fazer.
    1 point
  18. Também. Barista, Coffee Hunter, Chef e Faxineiro
    1 point
  19. @Gilberto, não sei se está na hora (se bem me recordo vc falou segunda-feira para alguma coisa ) mas aqui estão minhas preferências para cores - se preferir que lhe mande por outro canal por favor me avise: Maniplo: preto Parafuso: prata Tampa de grãos: preta Aro de regulagem: preto Corpo: preto Pote: prata Ia pedir uma Darth Vader toda preta mas achei que seria interessante ter o pote prata para ver melhor o pó lá dentro. Apesar de não ter máquina elétrica (mas ter MUITA vontade de comprar uma), fico pensando se não deveria comprar o suporte para PF também. Mas é claro teria de caber debaixo da BM na base. E será que funcionaria com o PF da Aram? Se for uma resposta dupla positiva talvez seja obrigado a aumentar meu pedido .
    1 point
  20. Fui recentemente no Coffee Lab, fizeram dois coados com moagem média (quase limpa de fines, devem ter um moedor excelente), BR de 7,2%, tempo total de 2:30min, sem agitação, água a uns 92ºC, e... ficaram subextraídos. Não tem milagre com essas receitas-padrão, vão ficar subextraídos mesmo. Mexa com as variáveis, inicialmente todas, para um patamar mais satisfatório. Depois, quando estiver chegando lá, mexa com uma de cada vez. Para aumentar a Extração: aumente a temperatura da água, o tempo de infusão e a agitação; e diminua a granulometria. A água é uma 5ª e decisiva variável em qualquer extração: uma receita com determinada água não vai funcionar com outra água que seja muito diferente, só pra registro.
    1 point
  21. Que beleza! Duas em uma. Enviado de meu SM-J510MN usando Tapatalk
    1 point
  22. Sim, na lista nao estavam, mas fui em ambos. Foram uma das melhores !
    1 point
  23. Meu amigo secreto recebeu hoje ao meio-dia, aparentemente hehe Conte-me sobre! Enviado de meu Moto G (5) usando Tapatalk
    1 point
  24. Meu filho. Enviado de meu ASUS_X00ADA usando Tapatalk
    1 point
  25. Aqui vão os nossos cantinhos do café . No quarto não colocamos nada, ainda rsrsrs
    1 point
  26. Estou postando aqui um latte art que saiu legal e publiquei no insta. Infelizmente não é sempre que sai legal rsrsr Na realidade, sempre quis aprender mas como não tenho talento natural recorri a ajuda de um amigo barista (Lucas Salomão) que me deu vários toques e tb treinei bastante durante alguns anos, sempre fazendo alguns poucos capuccinos por semana e algumas vezes no ano um treino mais prolongado, vaporizando uns 2 litros de leite e levando para o porteiro não dormir a noite rsrsr. Mas hoje para mim foi um dia trágico rsrsrs... Eu e minha mulher acabamos de passar por uma situação extremamente vergonhosa. Ela estava vendo vídeos ao vivo do Dritan, quando ele a convidou para um vídeo ao vivo, nos pegando de surpresa. Aceitamos e, pior que isso, nos oferecemos para fazer um capuccino ao vivo para todos que estavam acompanhando (nível mundial). Corri para a geladeira, abri um Letti as pressas, enchi a pitcher, comecei a tirar o espresso, depois fiz uma boa vaporização e comecei a rodar o leite para fazer a base. Daí para frente foi só ladeira abaixo!!! Ocorreu um fenomeno que eu desconhecia, minha mão ficou mais dura do que membro de noivo e tremia tanto que metade do leite foi parar no chão. A outra metade fez uma arte abstrata na xicara. Com relação ao vídeo, acho que o tremor da minha mulher deve ter entrado em sintonia com o meu, o que deve ter estabilizado a imagem para quem estava assistindo rsrsrsr. Acreditem, o resultado não foi nada bom!!!!! Morremos de vergonha, mas até que foi engraçado, fomos motivo de muita risada pelo mundo todo e assim desperdiçamos nosso minuto de fama. O Dritan é mega simpático e ficou toda hora falando que estávamos fazendo um bom trabalho. Preciso descobrir uma maneira de me controlar diante das câmeras, acho que isto diferencia os amadores dos profissionais. Abraços e obrigado por lerem meu desabafo! kkkkkkk
    1 point
  27. 17 dias de torra, 2 pacotes que o campeão usou e 1 da Tanzânia. Demorou mais o normal devido a greve.
    1 point
  28. O último mês do ano está chegando, que tal lembrarmos um pouco do que foi o ano de 2017 pra nós? O top 3 cafés que tomei esse ano foram o Seu Juaréz da compra coletiva, o moka da compra coletiva e um nanolote da região que nem cheguei a comentar aqui. A minha melhor aquisição foi de longe o Bravo Mini, ele só vai ser substituído daqui uns anos por um elétrico. Acredito que o assunto mais falado foi a Aram, e também acredito que tenha sido o lançamento do ano. Sobre moedores, estava apostando minhas fichas no Sette, mas não emplacou! Pra vocês, o que marcou o ano?
    1 point
  29. Excelente , esse do Leandro provavelmente eu vou comprar mais. Quando o Eystein torrava para a Feito a Grao da Bahia o blend expresso deles era excelente , as torras todas eram muito boas , quando ele saiu o padrão caiu muito. Agora se ele aparecer com algum perfil "Nordico" tudo bem para quem gosta , mas avisa qual vai ser o café que esse eu não compro.
    1 point
  30. Fala pessoal! Trago provavelmente as últimas informações oficiais antes da abertura da Compra Coletiva. A primeira coisa é uma novidade quanto à torra em relação às últimas CCs: desta vez o Igor e eu que iremos torrar os cafés. Tomamos essa decisão por dois motivos: o primeiro é que faremos semana que vem um curso de torra com o mestre de torras/barista/consultor/campeão de aeropress/etc/etc/etc Eystein Veflingstad, e ele poderá nos dar umas dicas quanto ao desenvolvimento de perfis pros cafés. E o outro é que desta vez queremos desenvolver perfis específicos pra cada café dependendo de sua proposta. Isso se aplica em especial pro Iapar do Leandro, que terá uma torra focada em espresso, pelas características sensoriais dele que favorecem o método, e pelas sugestões que alguns fizeram nesse sentido. Acho que vai até dar uma base legal pra brincar de blends com os demais, apesar de dar uns shots bem redondos por si só. Por último, temos os custos já praticamente contabilizados, e vou informar aí embaixo o que provavelmente serão os preços finais dos cafés. E sintetizando as informações dos grãos, vai junto a ficha de cada um: 1- Café do Leandro: Fazenda Santo Antônio Guaçuí - ES Altitude: 900m Variedade: IAPAR Processo: CD Produtor: Leandro de Paula Valor do kg do café VERDE: R$ 27,40 Valor para 500g do café TORRADO em GRÃOS: R$ 34,00 2 e 3- Cafés da Rosângela: Fazenda Carmelito Santa Margarida - Matas de Minas Altitude: 1200m Variedade: Bourbon Vermelho Processo: Cereja Descascado (CD) Produtora: Rosângela Alves Valor do kg do café VERDE: R$ 27,40 Valor para 500g do café TORRADO em GRÃOS: R$ 34,00 Fazenda Carmelito Santa Margarida - Matas de Minas Altitude: 1200m Variedade: Bourbon Vermelho Processo: NATURAL Produtora: Rosângela Alves Valor do kg do café VERDE: R$ 32,60 Valor para 500g do café TORRADO em GRÃOS: R$ 37,30 4- Café do Afonso Faz. Forquilha do Rio Caparaó-MG/ES Altitude: 1.200m Variedade: Catuaí Vermelho Processo: NATURAL Produtor: Afonso Lacerda e Dona Altilina Valor do kg do café VERDE: R$ 37,90 Valor para 500g do café TORRADO em GRÃOS: R$ 40,50 5- Café do Paulo Sítio Caminho da Serra Araponga - Matas de Minas - MG Altitude: 1.200m Variedade: Catucaí Vermelho Processo: CD Produtor: Paulo Henrique Miranda Valor do kg do café VERDE: R$ 37,90 Valor para 500g do café TORRADO em GRÃOS: R$ 40,50 6- Café do Tino Sítio Recanto dos Canarinhos Alto Caparaó - Caparaó Altitude: 1340m Variedade Catuaí Vermelho Processo: Natural Produtor: Juventino Valor do kg do café VERDE: R$ 37,90 Valor para 500g do café TORRADO em GRÃOS: R$ 40,50 Obs: Não está incluído nos valores acima o valor do frete
    1 point
  31. A coisa é simples, @Allexlimaa2, coisas assim não são precificadas por custo produtivo + margem de lucro... mas pelo que as pessoas tão dispostas a pagar. E isso não tem limites pra onde o raio gourmetizador atinge
    1 point
  32. Valeu Bruno e Gil! Gil, mais ou menos como faço sempre. Antes de dormir tiro da geladeira o fermento que estava com 80% de hidratação, descarto parte, alimento para 100% de hidratação. Quando acordo, descarto parte, alimento para 100% de hidratação. Espero crescer bem, umas 4-6 horas. Na tigela vai um pouco do fermento (5% de inoculação), descarto parte, alimento para 80% de hidratação, guardo na geladeira. Misturo resto dos ingredientes. Dobras a cada 30 minutos (dessa vez fiz só 4). Após 1 hora das dobras boleei e banneton. Esperei praticamente chegar no momento de ir pro forno mas mandei para geladeira até tarde seguinte quando assei gelado. Algo como 20 h na geladeira. Asso na panela de ferro tampada, forno 250 C 20 minutos, destampada forno 190 C 20 minutos. (no fermento só uso minha farinha de uso geral, anaconda). --- Inoculação é a quantidade de farinha fermentada em relação a farinha total do pão. Nesse pão foi 50 g de fermento 100% hidratado -> 25 g de farinha fermentada Resto das farinhas, 475 g inoculação = 25 / (25 + 475) = 5%
    1 point
  33. Fornada de hoje de manha deu ruim na hora de colocar no forno.. Mas ficou num formato de coração haha. Acho que nunca mais consigo repetir isso. Alguem com mais experiencia recomenda algum aditivo que evite que o pão mofe num curto espaço de tempo? Eu tenho conseguido mante-lo em temperatura ambiente por 4-5 dias. Mais do que isso começo a ver mofos aparecendo ai acabo não comendou mais.
    1 point
  34. E aí @ricardorg ! Que coisa essa do Unique, né. Eu estava começando nessa dos cafés especiais e tive que tomar uns três pacotes de 500 g, em períodos diferentes, pra me convencer de que realmente o café era assim, com esse gosto estranho de fundo. Na moka uso 9 cliques do Hario, é a minha moagem sagrada, com 8 acho que ficava mais amargo e passava por cima desse gosto estranho, mas não é o ideal né... rs Enfim, é uma pena, pois gosto da marca, sei lá por quê, mas acho simpática. E os outros cafés deles são bons. Quanto à tua pergunta, percebo que alguns cafés descafeinados tem um cheiro um pouco diferente no grão. Mas não percebo tanto, minha mulher que percebe mais. Porém, depois de preparados, acho o gosto bom. Minas Estate, Suplicy, Café Cultura, Orfeu, são boas pedidas no descafeinado. Claro, são cafés especiais "normais", não vão mudar a tua vida, mas também é compreensível: os produtores não vão investir muito nisso porque o processo Swiss Water é caro, dá trabalho, etc. Porém pra tomar um bom café sem a cafeína, caem bem. É que uns 60% do café que tomo é descafeinado, fico intercalando. Geralmente esses descafeinados têm a torra um pouco mais escura também, deve ser algo ligado ao processo. Uma exceção é o da Unique, que não deu certo rs Tem também a dica acima do forista @Cabral , do Bruzzi Descafeinado, da Nossa Casa Café (grão da Daterra). Provei e acabei não vindo aqui atualizar, então fica o registro. Esse é bom mesmo, acidez maneirinha, um gosto mais distintivo. Dos descafeinados até hoje achei o melhor; Minas Estate, Suplicy, Orfeu, Cultura etc. estão num bom patamar, mas o Bruzzi é superior pro meu gosto. Só que é um pouco mais caro, R$ 135 o quilo, e os descafeinados que tomo já ficam na casa de 100, alguns na de 120 e já acho salgado, aí pra ficar tomando direto pode pesar. Mas que gostei mais, gostei!
    1 point
×
×
  • Criar Novo...