Ir para conteúdo

Ranking

Conteúdo Popular

Mostrando conteúdo com maior reputação em 16-12-2017 em todas as áreas

  1. Aí o registro do momento temido pelos funcionários da agência do bairro, em que chega um doido em fim de expediente trazendo uma montanha de caixas pra despachar, kkkk
    14 points
  2. Fala galera! Trabalho hoje foi puxado... mas já conseguimos despachar todos os pedidos individuais que tenham café torrado e frete pelos correios. Amanhã lançamos os códigos de rastreio. Amanhã e domingo finalizaremos o trabalho pra despachar todo o resto na segunda cedo! Vai ter presente de natal chegando pra muitos aí...
    6 points
  3. Fui hj buscar os cafés e tive o grande prazer de conhecer o Igor e a Andreia. Foi muito legal trocar um dedo de prosa com vcs! Forte abraço!
    3 points
  4. Galera, já empacotamos quase todos os cafés. Devemos finalizar amanhã cedo, e então começamos a montar as caixas e enviar os pedidos nos correios. Vamos dar prioridade pros pedidos que possuem cafés torrados, mas a esperança é despachar tudo amanhã. Já os envios coletivos e demais pedidos por transportadora, que são recolhidos mediante agendamento, preferimos agendar pra segunda cedo. Decidimos focar amanhã nas caixas dos correios por conta do atraso que infelizmente eles costumam apresentar nessa época do ano. À medida que formos enviando os pedidos, vamos atualizando no site com os códigos de rastreio. Pra quem tá na dúvida se a gente tá empenhado da tarefa, vai um timelapse de umas 5h hoje... e sim, sim... tem uma pausa pro café, mas é pra aumentar a eficiência do trabalho
    3 points
  5. Foto com fundo preto , acaba mudando a percepção da Madeira.
    2 points
  6. Boa noite amigos do forum.. Acho que estou contaminado demais com as febres deste ambiente. Hoje comecei o meu primeiro pão de fermentação natural, espero que dê certo pois estou à uma semana e meia fazendo o começo do dito fermento. Preciso dizer que as fotos deste tópico servem de incentivo para continuar na empreitada. Bons cafés com pão!
    2 points
  7. 2 points
  8. Hoje estive no QG para buscar o meu café, conheci o Igor, e ao entrar deu para ter uma ideia do imenso trabalho que a compra coletiva envolve... muito bom o empenho e dedicação de vocês! Abraços!
    2 points
  9. Eu tenho sacos próprios para sous vide que uso para embalar meus cafés a vácuo, mas minha seladora quebrou não está mais tirando o ar, então tiro na mão mesmo e selo. Você pode usar saquinhos plásticos alimentícios que dá na mesma, vendem em lojas especializadas para festas (copos, guardanapos, pratinhos etc.). Esses cabem até 130g, tenho outros que cabem pouco mais de 250g. Vide na pág 23 deste Tópico no post do Fábio.
    2 points
  10. Pessoal que está querendo uma máquina. Acho que vale a pena dar uma olhada http://sp.olx.com.br/sao-paulo-e-regiao/eletrodomesticos/cafeteira-musica-nuova-simonelli-422996479?rec=1
    1 point
  11. A última reunião de 2017 do CDC Rio foi hoje , a variedade dos cafés dessa vez bateu o record , teve um nanolote verde que o Jano trouxe do caparao , nasceu o blend - CDC Rio Janu's reserve - christmas edition 2017 . [url=https://flic.kr/p/CUR9RM O café foi torrado pela Master Roaster Nina . Como a ansiedade era grande fizemos um coado com o blend e esse cafe promete , nao vejo a hora de fazer um espresso. Como uma parte do café não tinha sido processado , a gente catou o café. A cena era Hilária , 10 caras ocupando varias mesas em um Shopping sábado uma semana antes do natal , falando alto , com as mesas cheias de badulaques de café , catando aqueles graos estranhos . A única nota triste foi o meu nemox 150 , que depois de moer alguns expressos , soltou fumaça e fagulhas , amanhã eu vou fazer uma necropsia nele .
    1 point
  12. Ruston eternamente procurando aquela máquina de oportunidade! Bom é que experimenta várias.
    1 point
  13. @Evandro Caldeira...pois é, ele não é barulhento não..uso ele logo que eu acordo as 5:30 hrs e a patroa nem escuta..rsrsrs Esse 5.5 % é a relação água/pó ( 400 gr. de água - 22 gr. pó [5.5 %]).. Evandro..aconselho a ler este tópico: Aqui o Lisboa da uma aulinha básica..confesso que ja li umas par de vezes.. @EduardoAlemao..nesse exemplo da "receitinha" acima, retém na filtro 65 gr. de água..sendo assim, vai para a caneca/jarra 335 gr de café!! Lembrando que uso agua fervendo!! Abraço..
    1 point
  14. Muita calma e paciência. O processo é lento, mas muito prazeroso. Vale cada segundo da espera. Enviado de meu SM-J320M usando Tapatalk
    1 point
  15. To acompanhando estes reviews de usuários no reddit /coffee, parece que o pessoal tá começando a se encontrar na otimização do Prismo:
    1 point
  16. Uso o coador de pano toda semana.. Fica um café bem saboroso mesmo.. Mas sim..ele é trabalhoso...Após o uso guardo na geladeira em um pote fechado com água..depois de lavar bem..com Omo Multiação..(heheh..brincadeira) só com água mesmo..mas para guardar na geladeira tem que tampar..se não ha proliferação de bactérias..troco ele todo mês..aqui também custa R$ 3,00 sempre compro mais de um.. No primeiro uso fervo ele com água e café (cafezin mais sem vergonha) nunca deu gosto..as preimeiras vezes ficava com medo e usava os melhorzinhos que eu tinha aqui Rara são as vezes que fica resíduo na xícara..porém sempre faço ele de 400 ml pra cima..nao tenho o pequeno..e sim o médio..
    1 point
  17. Opa! Mais um feliz proprietário do Breville!! Então @Isaac Levi...depois de ler 950 post do @Lisboa Santos..vc vai pegando a mão..hehehe.. Cara..gosto mais do melitta que do V60 (nada contra o referido, hem...gosto pessoal)...tanto eh que ja ta agendada a próxima aquisição; o Cafeor ..enfim.. No começo só usava do 50 pra cima..depois fui testando..testando..e a palavra se repete mais umas 300 vezes..porque se é algo que eu aprendi é que nesse negócio de fazer café nao tem nada simples..uma mexida errada..ja era..affff...Mas vale a pena.. Continuando..a uns 2 meses comecei a usar do 20 pra baixo..tanto para os filtros como para a AP e o resultado foi fantástico.. Fico sempre no 5.5%..rara as vezes 6. % Tenho uma peneira de aço aqui..(de cozinha mesmo..nao essas próprias para café..um dia) Enfim..uma básica para o 102 (lembrando que eh um gosto pessoal..vc vai ajustando para o seu paladar) 400 gr água (uso uma que chama Sferriê) 22 gr pó (11 do moedor) Após a moagem eu passo na peneira (ja fiz o teste sem passar e da muita diferença) Despejo 66 gr de água espero 30 segun. Depois despejo (fio continuo..sempre no centro..uso a buono da hario) até chegar em 200 gr. e mexo por 3 seg. com uma espátula (aquelas de passar manteiga no pão..já tentei com uma colherzinha e não gostei).. Depois até chegar no 300..mais uma mexida..e depois no 400..mais uma.. E depois de 01 min. mais uma.. E espero até acabar toda água.. O que eu fiz agora a noite.(salada de fruta - Mario Zardo) deu 9:30 seg. fica bem docinho..um cheiro incrível.. Mas uma coisa repito..foi umas par de grama pra chegar nesse ponto..desse café..cada café novo é uma luta...rsrsr.. E é aquela história..se vc dar uma mexida errada (mais rápido..mais devagar..já sai um outro tipo de café..) Acho que isso.. Tenta ai..rsrsrs Abraço!!
    1 point
  18. Uso coador de pano a algum tempo usando aqueles suportes próprios e vertendo a bebida direto em um bule de café, o que faço de diferente é usar como método de infusão e não de percolado, coloco o pó na agua e trabalho com o tempo de infusão (influencia do Lisboa). Lavo apenas com agua e escaldo tudo antes de usar. Obtenho cafés mais encorpados do que com o V60 ou Melitta e tenho a opção de brincar com o tempo.
    1 point
  19. 1 point
  20. Alex, claro que sim. Mas acho que vc pode tirar muito mais do café se vc trabalhar a carga de calor. Não sou um expert, kkkkk, mas tenho tido melhlres resultados naquela faixa de tempo variando a potência das resistências do meu forno. Começo com um perfil básico que o Lipe tinha me passado e vou ajustando de acordo com cada café. Mas seus cafés não ficaram ruins, longe disso. Enviado de meu GT-N8000 usando Tapatalk
    1 point
  21. O Eduardo Paiva não se manifestou. @Fernando - 1268 Café @Igor @Luis Paulo @thiagovcosta Caso algum de vocês tenha tirado o Eduardo e ainda não mandou o presente, por favor, aguarde o final do amigo oculto para solucionarmos o problema.
    1 point
  22. Legal! A sua avaliação bate 100% com a minha. Achei curioso como um grão tão denso e pouco expandido não ficou sub desenvolvido.
    1 point
  23. Show de bola! Parabéns pelo empenho e dedicação!! Muito legal poder participar desse projeto!!
    1 point
  24. 1 point
  25. Hoje peguei o resto do saco do moscardini para torrar (ainda tenho um saco fechado dele). Café ficando velho tem que acabar logo. Bach de 300g dessa vez Guilherme.
    1 point
  26. Agora tenho um cantinho definitivo em casa, só falta mudar a cor da parede, uma iluminação melhor e a base do bravo mini (e outras mil coisas que ainda não descobri que quero)
    1 point
  27. Aqui vão os nossos cantinhos do café . No quarto não colocamos nada, ainda rsrsrs
    1 point
  28. O meu cantinho (na area de serviço) recebeu alguns upgrades do mestre Torres: um exaustor para o STC, e o STC agora tem um motor brushless, novo tambor, resistência 220V entre outros melhoramentos. Ficou show!
    1 point
  29. Olá Colegas torrefadores domésticos, já faz mais ou menos um mês que transferi meu cantinho para um espaço exclusivo para torra e laboratório de prova. Se trata de uma sala em um galpão, coisa pequena, mas bem funcional. No espaço novo posso deixar o meu STC montado o tempo todo em um lugar fixo sem ter que ficar tirando e guardando (como fazia antes no meu apartamento). Além disso, há espaço para guardar os cafés verdes e as amostras que chegam (o tempo todo) de cafés para Compra ou Coletiva. Finalmente posso fazer minhas torras com tranquilidade e consigo receber o Luís para fazermos grandes rodadas cuppings. STC montado com o kit EXAUSTOR e a nossa seladora Outra visão da sala com os armários que guardamos nossas tralhas Alguns cafés torrados no STC e a solução que arrumamos para guardar e secar ao mesmo tempo as xícaras de cupping Mesa de cupping com cafés com potencial para entrar na CC Grande abraço, Igor
    1 point
  30. Quando comecei a estudar eu usava muito as fórmulas, gostava de vê-las e manipulá-las no papel reescrevendo-as no papel (passar pro lado de lá do sinal de igual, mudar do dividendo pro divisor e vice-versa). No seu caso estou tomando o cuidado de descrever as fórmulas (X vezes Y dividido por Z, invés de X*Y/Z) e não usar abreviaturas. Não sei o seu grau de deficiência, nem desde quando, mas tenho uma excelente noção do que seja: minha falecida esposa perdeu uma vista, chegou a ficar com 3% na outra (depois melhorou para 20%) e conheço as dificuldades. Não sei ao certo que aplicativo você usa para "ler" (provavelmente um que converta em sons o texto escrito), mas a grande vantagem de se "ver" gráficos e fórmulas é que eles falam por si mesmos e a compreensão é imediata. Na fórmula de Extração, por exemplo, substituindo-se os valores de água dividido por pó chega-se a: Extração é igual a TDS dividido pela BR, o que facilita a compreensão de que a Extração é inversamente proporcional à BR, dado um mesmo TDS (Intensidade). TDS é a abreviatura de Total Dissolved Solids, em português TSD ou Total de Sólidos Dissolvidos. É o total de substâncias solúveis no café que foram para a xícara, no nosso caso cafeinado. O Café tem em torno de 31% de substâncias solúveis em água, quando medimos o TDS, depois o usamos na fórmula de Extração, e dá 20% de Extração, significa que extraímos mais ou menos dois terços do que era possível extrair do grão. A faixa padrão de Extração varia entre 18% e 22%, abaixo está subextraído, acima sobreextraído, em breve resumo. Quando se mede o TDS, está sendo medida a Intensidade, ou concentração, do café: se ele está forte ou fraco. A caixa de intensidade de apreciação de cafés coados, pela definição da SCAA, está entre 0,9% e 1,7%, sendo considerada intensidade média 1,35%. Para você ter uma ideia, meus cafés ficam entre 1,1% e 1,25%, o que muitos consideram fraco. À noite, só não sei se hoje, a gente se fala pelo ZAP. Como eu não gosto de escrever para bater papo, e eu falo muito (adoro gravar e ouvir áudios), estaremos nadando na mesma praia! Até breve.
    1 point
  31. Olá @Luiz Alberto Amorim! Eu não tenho um Preciso (tenho um Encore que está emprestado pra minha namorada), então não sei dizer se o ajuste que vc mencionou é mais pra fino ou mais pra grosso. Só quis dizer que, se além de um tempo de infusão mais tradicional (inferior a 3 minutos), você também usar moagem que tenda para mais grossa, a tendência será de subextrair do café. Se a sua maogem é mais fina que a tradicional para coados, então isto, pra mim, é uma fator que favorece a extração. BR (Brew Ratio, ou Razão de Preparo) é a proporção entre pó e água despejada, em coados. Se você usou 8g de pó e despejou 100g de água, sua BR é de 8%. Para espresso (e moka, diria eu) a BR é calculada com base na relação entre pó e café na xícara, porque fica mais fácil de medir, já que em geral não se sabe "exatamente" a quantidade de água usada no espresso, e pode variar a quantidade de água que sobra na caldeira da moka, conforme você corte ante, ou não, a fonte de calor. A Fórmula de Extração é igual a café na xícara vezes TDS dividido pelo pó. Para um determinado TDS, e uma mesma quantidade de pó, quanto mais café na xícara você obtiver (ou seja, quanto mais água você usar), mais alta será sua Extração. Para facilitar o raciocínio, vamos supor que a água retida no pó corresponda ao dobro da quantidade de pó (que é o normal com moagens mais grossas, por exemplo). Então se você usa 12g de pó e despeja 200g de água, para a xícara irão 176g de café coado, já que 24g de água ficaram retidos no pó. Neste exemplo, a BR é de 6% (12de pó para 200g de água despejada). Se o seu TDS for de 1,35% (que é considerado um café com uma intensidade média, para coados): sua % de Extração será relativamente alta, de 19,8%, um café extraído na média da chamada caixa de Extração (entre 18% e 22%). Já se você usou 18g de pó, com 200g de água, ou BR de 9%, seu café na xícara terá 164g. Para um café com a mesma intensidade média (TDS de 1,35%) a porcentagem de Extração será, agora, de apenas 12,3%, ou seja, um café totalmente subextraído. Tá muito confuso? Intensidade (Strength, em inglês), ou como se diz, se o café está mais "forte" ou mais "fraco", é uma coisa: é a concentração de solúveis no café coado. Porcentagem de Extração é outra: é quantidade de solúveis que você extraiu do pó. Para uma determinada quantidade de pó e uma mesma Intensidade ou TDS (quantidade de solúveis que você trouxe para a xícara), quanto maior a quantidade de água usada (e portanto maior o volume de café coado na xícara), maior será sua porcentagem de Extração. Existe, podemos dizer, para uma mesma Intensidade e uma mesma quantidade de pó, uma relação inversa entre BR e Extração, conforme a quantidade de água utilizada (e o café coado na xícara): para uma mesma Intensidade e quantidade de pó, quanto menor a BR, ou seja, quanto mais água você usar, mais alta será a Extração, já que Extração é igual a TDS vezes café na xícara dividido pelo pó. Ou ainda, última tentativa, mais simples, rsrsrs... Quanto menor sua BR, mais água você usou para fazer o café em relação uma certa quantidade de pó; e quanto mais água você usou, para uma mesma intensidade na xícara, mais alta será sua Extração. Isto porque quanto mais água você passa por certa quantidade de pó, mais você extrai do pó (mantidas outras variáveis como temperatura da água, tempo de infusão etc.). Geralmente, não é uma regra, pois espresso muda e muito esta correlação (por causa da variável pressão), um café coado menos intenso (feito com uma BR mais baixa) geralmente está melhor extraído do que um coado com intensidade mais alta (feito com uma BR mais alta). Um café com uma BR mais alta vai te dar um café com uma intensidade (concentração de solúveis) mais alta, mas isto não quer dizer que ele tenha uma Extração mais alta; ao contrário, em coados, Intensidade muito alta está geralmente associada a Extração mais baixa. E aí, como sempre, é uma questão de gosto pessoal: tomar um café coado mais intenso e menos extraído, ou vice versa. Até porque você é deficiente visual, e o que estamos falando envolve o uso (visualização) de fórmulas matemáticas, se você quiser peça o meu ZAP em uma mensagem privada que terei o maior prazer de conversar por áudio com você para tentar explicar esta bagunça toda. Ah! e antes que eu me esqueça, faço questão de ressalvar: esta escrevinhação toda tem a ver exclusivamente com o aspecto "quantitativo", e não "qualitativo", de uma extração. Para um mesmo café e mesma BR, já extraí em cápsula reutilizável Tostio numa Nespresso um café que deu 24,5% de Extração, mas não chegou aos pés de uma extração de 19,5% na AeroPress. Isto porque nesta de 19,5% (apesar do valor absoluto mais baixo) consegui extrair muito mais dos melhores solúveis e menos dos piores solúveis, do que na naquela extração de 24,5%. E esta é a arte da extração: não se trata de extrair (numericamente) mais do café, mas sim extrair o máximo possível dos melhores solúveis antes que os piores solúveis comecem a "estragar" o café. O resto são apenas números, que, em si mesmos, não querem dizer absolutamente nada.
    1 point
×
×
  • Criar Novo...