Ir para conteúdo

Ranking

Conteúdo Popular

Mostrando conteúdo com maior reputação em 30-01-2018 em todas as áreas

  1. O forninho foi adaptado inicialmente pelo @Miguel_AL, quando adquiri dele fiz as seguintes modificações: 1. Troquei as aletas de movimentação por um modelo que foi disponibilizado aqui fórum; 2. Troquei o motor por um de 10rpm (ainda acho lento) de microondas que, infelizmente muda o sentido do giro, aí tive que colocar um botão liga/desliga pra deixar girando sempre de um lado; 3. Modifiquei a inserção do termopar (antes era muito próximo das resistências) para lateral (creio que é parecido com o do beto), aí eu uso um pedaço de um termômetro culinário apenas para direcionar o termopar (sonda) junto aos grãos. Nisso ele fica tocando sempre (ou quase sempre nos grãos), não uso termômetro de ambiente (ET), apenas BT. O termopar que uso é o do Multímetro Victor 86C.
    3 points
  2. Consegui fazer um teste rápido no almoço, sem muito comprometimento com pesos, etc: Pré-aqueci a AP com água fervendo; Uma colherada cheia da AP (aprox. 18g) café W&S (não lembro qual grão) torra média-clara de 22/jan; Moído no Bravo Mini (moagem fina, 01 ou 02 marcas acima do que estou acostumado para espresso na Aram); Metade da AP cheio com água fervendo (100ml?); Mexi vigorosamente durante uns 10segundos; Iniciei a extração direto sobre uma caneca de vidro grosso durante um tempo total aproximado de 30 segundos (contei de cabeça..rs); Observações: Quando mexi o café durante os 10 segundos, ele liberou MUITO gás carbônico, o que acabou resultando em zero crema na xícara. Então para obter um resultado mais próximo do espresso teria que colocar o café e fazer uma leve compactação e extrair direto, sem mexer. Sobre a extração, no início fluiu bem rápido, um esguicho, depois de alguns segundos começou a pesar um pouco e o fluxo ficou mais lento. Acho que ainda aceitaria afinar só mais um pouco antes de chocar a AP. O sabor do café em si ficou OK, devido a diluição utilizada não foi nem uma AP tradicional e muito menos um espresso...rs Mas o objetivo era mais testar o brinquedo novo. Já ficou melhor que muito espresso longo de padaria. Passou uma quantidade pequena de fines para a xícara, ficou um lodinho no final, mas bem pouco, bem similar ao filtro metálico xing ling vendido no mercado livre que considero muito bom, superior ao filtro de papel neste quesito de reter fines. A peça visualmente é bem bacana, bem construída. Porém quando fui rosquear a primeira vez na AP tive uma certa dificuldade, o encaixe está bem justo. Talvez porque a minha AP é uma das mais antigas, e o molde de referência tenha sido o modelo mais novo. Na hora da limpeza também me atrapalhei um pouco. Quando você desrosqueia o Prismo, parte da borra se quebra, ficando um pouco dentro da AP e um pouco no filtro. Para soltar o filtro de dentro do Prismo, tive que dar uma batida contra a pia. A operação de limpeza não foi muito intuitiva mas o restante achei bem prático de usar.
    1 point
  3. So descobri esse tópico hoje, então meus parabéns atrasados aos aniversariantes, reforçado para o Carlos! Saúde, disposição e grana! Abraços!! Enviado de meu MI 6 usando Tapatalk
    1 point
  4. @tencelcal suas torras parecem ter melhorado muito. Parabéns!
    1 point
  5. CURSO DE TORRA DE CAFÉ COM EYSTEIN VEFLINGSTAD Curso de Torra Avançado, com o mestre de Torra Eystein Veflingstad Neste Curso apresentaremos a Teoria de torra e ferramentas para modular a torra, como criar perfis de torra para avaliação sensorial e ainda provar os cafés com foco no controle de qualidade. Temas abordados: – Classificação de café verde (análise física); – Processo da Torra;- Como criar e ajustar Perfis de Torra; – Torra Parabólica x Torra Reta; – As principais ferramentas para modular a torra; – A torra para Café Espresso; – Mudanças químicas durante a torra; – Mesas de Cupping para comprovar cada passo (análise sensorial). Local: Torrefação Campo Místico – Bairro Vl Mariana / SP Dia: 09 a 11 de Março de 2018. Hora: das 8 as 17 horas Carga Horária: 24horas Mestre de Torra: Eystein Veflingstad. Máquina : Torrador Átila 5 kg http://www.campomistico.com.br/product/curso-de-torra-de-cafe-com-eystein-veflingstad/
    1 point
  6. Consegui uma assistência técnica aqui no Rio que tem a peça. Fica em São Cristóvão, próximo ao Pavilhão de Tradições Nordestinas, popularmente conhecido como Feira dos Paraíbas. O nome da empresa é Coldmix, e o site deles é esse aqui: http://www.coldmix.com.br/coldmix/ Bom contato para se ter, quem me passou foi o Emílio, dono da Casa do Barista, na Gamboa, no centro do Rio de Janeiro. Eles não trabalham com venda direta ao público, apenas com entrega pelos correios. Tem que fazer um cadastro e tal, mas o pessoal é super atencioso e o atendimento é muito bom.
    1 point
  7. Isso é bem comum até. As pessoas fazem esses blends (blend é o nome que recebe essa mistura) pra conseguir juntar diferentes características de vários cafés e também pra tentar gerar consistentemente um sabor específico de uma marca de café, por exemplo, ao longo dos anos. Conseguir o mesmo sabor de um café único seria muito difícil dadas as variações de safra e etc. Misturar diferentes cafés em busca de um sabor esperado fica mais "fácil".
    1 point
  8. @Jonas Felipe, zerar a balança ou não, tanto faz... talvez pode facilitar alguma coisa pra quem usa receita com uma quantidade x de despejo no blooming e y após. Balança nem é essencial, mas é o mais fácil pra conseguir uma BR consistente em todo preparo... o que daria pra fazer usando recipientes volumétricos, mas dá mais trabalho. Sobre força inercial de coriolis, em sistemas pequenos o efeito é simplesmente insignificante perto do efeito do formato e irregularidades dos recipientes. Eu vi uma demonstração disso, acho que uma parceria dos canais Veritasium e Smarter Every Day no Youtube.
    1 point
  9. Parabéns Carlos, bons momentos acompanhados de ótimos cafés.
    1 point
  10. Jonas, a proporção "padrão" que eu vejo boa parte das pessoas adotarem e 1 pra 16 (1 grama de cafe pra 16 g de água). No entanto no café tudo depende do seu paladar, eu faço com 1 pra 15. A qualidade é medida na hora da extração com a balança, interrompendo o despejo da água quando atingir a quantidade desejada. De café, pronto na xícara, a quantidade será menor devido a absorção de água pelo pó. Enviado de meu LG-H818 usando Tapatalk
    1 point
  11. Pessoal hoje eu entro para o time do @Lisboa Santos , dos sexagenários , terceira idade , enquadrado no estatuto do idoso , meia entrada e outras miserias patéticas. Antes que alguém diga que a velhice tráz sabedoria , acreditem , é mentira , a velhice é uma merda.
    1 point
  12. Comprei o Wegida(Etiópia) e o Macho(Costa Rica), foram enviados hoje.Ansiedade para provar esses cafés! Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
    1 point
×
×
  • Criar Novo...