Ir para conteúdo

Ranking

Conteúdo Popular

Mostrando conteúdo com maior reputação em 05-03-2018 em todas as áreas

  1. Taí.... Ficou pouco visível por ser na parte noturna mas tá valendo. Dá pra se ter uma noção. Fiz na correria.
    3 points
  2. Meu cantinho móvel para receber os amigos!!! Enviado de meu ASUS_Z012DC usando Tapatalk
    3 points
  3. Olá, pessoal. Que moedores vocês estão usando nas casas de vocês e em viagens? Moedores diferentes para coados e espresso? Moedores específicos para alguma coisa? Com esse tópico, queria estimular uma discussão mais abrangente que cada tópico de moedor. Se já existir um tópico desses, não achei, por favor juntem! Também queria usar as respostas pra ampliar essa lista: https://www.cafepedia.com.br/wiki/Lista_de_moedores_de_café_automáticos Ah! O meu. Atualmente uso o Bravo Mini e estou muito feliz com ele. Antes dele usava o Lido E, e ainda uso alternadamente pra ver se dá resultados diferentes. Parece que o Lido me dá mais fines. Tenho também o Tramontina Express que estou testando, mas não estou gostando tanto quando achei que ia. O controle, apesar de ter um mostrador digital, é mecânico, e tenho achado difícil voltar pro mesmo setting. Tem dado resultados muito piores na aeropress em modo shot do que o Lido e o Bravo. Abraço! EDIT Uso o Bravo Mini pra shots na aeropress e pra coados v60 e Melitta. O Lido uso de vez em quando só pra variar. O Tramontina também. Os passos de ajuste do Bravo Mini são mais finos (menores em deslocamento das mós) do que do Lido, então é até difícil voltar a usar o Lido. Uma coisa que o Lido tem ajudado é a aumentar o tempo no v60 num tamanho de moagem parecido.
    2 points
  4. Na verdade não recebi hoje, mas ano passado. Esse suporte genial para o Clever ganhei como presente do barista Will da Cafeteria Will em Contagem (https://m.facebook.com/cafeteriawillcoffeebrasil). O Will é um coffee geek de verdade, e na sua cafeteria tem uma quantidade de invenções bem legais. Me diverti muito lá e o Will me presenteou uma dessas invenções, o seu suporte de Pinus queimado para o Clever que ele furou numa maneira que o Clever encaixa perfeitamente e abre a válvula. Achei o suporte bem pratico e queria mostrar aqui. Com válvula fechada: Encaixado no suporte com válvula aberta:
    2 points
  5. Meus dois primeiros pães que deram certo. Ao todo foram cerca de 4 tentativas frustradas. Comprei o livro pão nosso. Mas no fim das contas achei que ele deve muito em informações sobre o que fazer após cultivar o levain e as refrescagens. A dica do levain a partir de suco de abacaxi é legal, mas não é crucial. O grande divisor de águas foi ter entrado no grupo de Facebook chamado Levain. A administradora Aline Galle é muito participativa e o grupo é muito ativo. Tem muita troca de experiências. Foi lá que consegui aprender muito. Passei 1 semana lendo várias postagens. Meus pães saíram da dureza de um mármore para paes gostosos que acabam em 2 dias. Agora a culpa de tudo mesmo é desse fórum daqui, pois nunca me imaginei fazendo pão. Parem de inventar moda!!!
    2 points
  6. Pra quem gosta de matemática, infinitamente melhor que os de lâminas é o melhor moedor que existe!
    2 points
  7. LUW, Primeira forma de limpar : moer para French Press uma vez por mês, ou a cada 15 dias. A cada 6 meses você pode soltar a mó inferior e tirar o eixo, se quiser neste momento pode também desrosquear o suporte de bronze superior, ai vai ter acesso geral. Nesta primeira limpeza você já poderá determinar se de fato acha necessário desmontar a cada 6 meses. Importante que tanto para tirar a peça de bronze, e principalmente para monta-la, o corpo do moedor deve estar apoiado em uma mesa plana, desta forma é mais fácil encontrar o fio da rosca no momento de rosquear o suporte de bronze de volta. A mó inferior não é necessário tirar nunca.
    2 points
  8. 2 points
  9. Muito legal esse vídeo, Fogo. De fato deixa claro que ele é bem abrangente. Opção muito boa pra quem precisa de quantidades maiores e os porlex genéricos não dão conta.
    1 point
  10. Se eu entendi, enquanto você segurar o botão, a máquina deixa a bomba com pressão menor (não é sem pressão). Esse fluxo de água com pouca pressão, em teoria, não "empurra" os particulados (fines) pro fundo do bolo, e essa "acomodação" do bolo faz a restrição ficar menor. Se a pressão sobe mais rápido, como é o normal de bombas rotativas e vibratórias (essa tem uma curvinha mais mansa mas ainda assim é rápida), aí o bolo fica mais restritivo.
    1 point
  11. Vitor.... Ela não meche. Se vc deixa numa moagem ela fica. Eu que estava segurando para ir acertando a granulometria visualmente.... Fiz corrido. Mas o certo é acertar na granulometria e não ficar mechendo
    1 point
  12. Não encontrei o papel dover aqui na cidade, aí testei o método da polenta e deu certíssimo. Muito obrigado pela ajuda pessoal!
    1 point
  13. Se for no Skerton compra então o Skerton Pro que é o novo e você não vai precisar fazer as gambiarras que a gente faz aqui pra ele moer corretamente. Se puder investir mais dai vale a pena investir em um moedor manual Lido da Orphan Espresso
    1 point
  14. Boa tarde gente fina, tenho um Bravo Debut, um Baratza e um Porlex. Então, sempre uso o Bravão, fora as exceções, três a quatro vezes por semana. Eventualmente para o espresso uso o Debut, a regra é mais ou Forté e lá em casa o dia a dia sempre é o Bravo Debut para FP, AP e Clever. Estou usando o Baratza Forté AP quando tenho pressa (e não me organizei antes para usar o Bravo Debut) principalmente se o Debut estiver regulado para outro método. Para as poucas viagens que levo café e AP ou FP é o Porlex grande que vai na mala - aliás desistir de fazer Moka com o Porlex, demora pacas para moer uns 35-40 Gr.! Então é em primeiro o Bravo Debut, depois o Forté e raríssimamente o Porlex. Abraços!
    1 point
  15. Excelente. Com pré-infusão em pressão baixa (2-3 bar) mais longa, diminui-se a restrição do bolo e aumenta-se o fluxo. Dá pra brincar bastante só com essa variável.
    1 point
  16. Interessante: _ MD40 Para coados no 103 - 60 gramas. _ SKERTON para french press 20 gramas. _ BRAVO MINI para espressos 20 gramas. Mas por pura preguiça, porque o certo seria usar o Bravo mini para tudo visto que a qualidade de moagem não tem comparação. OBS> para viagens não vejo problema nenhum em carregar o Bravo mini, tenho uma mochila aonde levo as coisas de café, a Aram com a base e o mini de boas.
    1 point
  17. Carneiro, ela tem pi sim. Pra alterar o tempo, segura-se o botão pressionado, ao soltar ela joga a pressão total.
    1 point
  18. Permitam me apenas discordar do Léo..... Ele é infinitamente melhor que um Cadence ou qualquer outro de lâminas. Tanto na granulometria quanto na praticidade. Tem pouca retenção e dificilmente precisa de manutenção. Ele tem uma estabilidade de moagem devido sua regulagem stepless. Luw..... Se assemelha aos moradores antigos de mós planas.... Os mais antigos mesmo. Mas garanto.... Ele consegue moer fino o suficiente para extrair um espresso em 30 segundos em qualquer máquina de Espresso. Desde Aram até prosumer, pois produz Fines o suficiente para oferecer a resistência à pressão, agora quanto ao sabor da bebida cada um que queira ter esse moedor terá de encontrar a posição que lhe agrada bem como o nível de torra que mais agradará o seu paladar. O que é legal desse moedor é que por ser bruto demais ele produz qualquer granulometria em qualquer nível de torra. Espero ter esclarecido sobre ele Saudações
    1 point
  19. Boas novas @Vitor Costa , @francisco.mosimann , @Seu Zé : a pressca respondeu, falou que estão resolvendo o problema "de forma definitiva" substituindo o material do corpo por algo mais resistente. E ainda vão me substituir a cafeteira sem custos. Isso que um tempo atrás, antes de eles disponibilizarem peças de reposição, trocaram o meu êmbolo de graça (e após uma queda, não foi "culpa" da cafeteira). Essa empresa é maneira, ganhou mais pontos comigo e certamente voltarei a ter café da pressca com frequência aqui em casa.
    1 point
  20. E aí @riozebratubo , acho que para a faixa de moagens médias sim, é melhor em consistência. Ali para coados, aeropress, etc. achei ele bem superior, fica tudo igualzinho mesmo. E pelo reservatório do pó ser de vidro, não rola aquela estática com o pó grudado, sai fácil. Para as moagens mais finas acho que o Mini é bem consistente até, e vai mais fino que o Handground, pelo menos o meu; o Handground tive que calibrar botando umas arruelas que a fabricante já manda junto, para ficar mais fino, e acho que não daria para espresso. Como eu fico na moka, beleza. E também acho muito chato moer fino no Mini, no Handground é mais de boa. Porém, para quem deseja moer bem grossão, para prensa francesa por exemplo, o Handground é meia boca na consistência. Estive dando umas testadas esses dias e realmente é cada um de um tamanho rs. Então isso fica uma limitação. A parte da bancada acho boa, ele tem uma borracha que gruda no balcão, então é apertar em cima com firmeza, mas se a borracha "pega", fica bem legal (ao menos para minhas referências) para moer até rápido, e é confortável porque a direção é vertical (roda gigante rs) diferente do Mini. E essa borracha aí, quando não estiver grudando, é só desgrudar, enxaguar com água morna e deixar secar "ao natural" e botar de novo, que ela fica boa novamente. Então resumindo, para fazer café para mais gente, ou para moer mais fino, eu gosto do Handground. Mas ele é relativamente grande, muita coisa de vidro, pesado, tem que dar uma manipulada com cuidado (para não esbarrar, para deixar fora do alcance do meu filho de 2 anos, etc; na real uma vez derrubei a tampa dele no tampo de vidro da minha mesa e rachou!), então quando é aquela xícara isolada com moagem média ("12-13 cliques" no Mini) só pra mim mesmo, vou no Mini que resolve.
    1 point
  21. @Márcio Martignoni O José Emilio está excelente. Muito doce, frutado, uma delícia no coado. O Zé do Alexandre eu ainda não abri.
    1 point
  22. Espresso: EK43, às vezes com as coffee burrs originais, outras com as SSP TiCN. Essas permitem trabalhar numa faixa de moagem bem mais ampla pra espresso que as originais, é bem interessante. Às vezes, pra ter um perfil diferente, mas cads vez mais raramente, OE Pharos. Filtrados: Kinu M47 e EK43. As mós originais são ótimas pra esse fim. AS SSP tem gente que diz que são melhores, mas estou achando mais difícil achar a moagem correta pra coado. Ainda estou testando e aprendendo o melhor uso dela. O Kinu M47 tem surpreendido, moagem muito regular pra filtrados. A bebida sai bastante definida com facilidade.
    1 point
  23. Sim claro.... Concordo plenamente contigo. O mimoso possui sim folga visual. Não é um moedor para se fazer curvas sensoriais.... Que fique bem claro isso pra galera. Ele apenas cumpre seu papel de moer café nas mais diversas granulometrias Basicamente. Se for considerar a base da mó, então sim... É vertical. Pessoal, por ser um moedor com mos acima de 60 mm, barato, prático e durável é uma ótima opção para quem não é exigente ou entusiasta com a bebida como nós. Saudações
    1 point
  24. Pois é, viajei agora com o bravo mini na mochila, e em todos os embarques tive que abrir a mochila pra explicar que é um moedor pois ele é bem robusto, então não pretendo mais viajar com ele, apenas uso em casa ou quando viajar de carro. Além do Bravo Mini, tenho o Tramontina Breville. Eu não gostava muito do Breville para os métodos coados, então basicamente tenho usado o Bravo Mini praticamente para tudo (o espresso com ele imoral kkk). Agora quando vou fazer algo na Aeropress, utilizo o método do @Lisboa Santos, aí uso o Breville (pra não aposentá-lo) moendo mais fino que espresso (#10 com ajuste interno #5), o resultado é muito bom. Estou pensando em comprar um Hario Mini para viagens, pois é levinho, de plástico... Então: Espresso: Bravo Mini Aeropress: Breville (para não aposentar kkk) V60: Bravo Mini
    1 point
  25. O Bravo Mini não é tão portátil por causa do peso: 1,6kg. Queria muito que fosse mais leve, ia ser um moedor só pra tudo no meu caso.
    1 point
  26. Uso um Bravo Debut para tudo (espresso à french press). Estou bem satisfeito (indo bem ate mesmo na French Press, com poucos fines) e não tenho planos de comprar um outro moedor, a não ser um portátil para levar em viagens (bravo mini?)
    1 point
  27. Minha dica é, invista um pouco mais e peça pra ele trazer um moinho eletrico ou um manual melhor. Nao considerei um upgrade a minha troca do mini para o skerton
    1 point
  28. Pessoal precisa desabafar a vida dura num tópico no fora de foco, né?
    1 point
  29. O problema de tardes de sábado chuvosas é o consumo de café... Ou é só aqui que isso acontece?
    1 point
  30. Eu fiquei tão desapontado com o fato de o travamento ter persistido que desmontei tudo e nem avaliei se a retenção diminuiu. Só depois fui pensar nisso. Eu chutaria que diminuiu bastante, porque os prolongamentos pareciam não deixar espaço para ficar café na câmara, mas não observei se isso realmente ocorreu. Mas mais tarde vou tirar umas fotos e posto aqui.
    1 point
×
×
  • Criar Novo...