Eu raramente tive problema com encomenda extraviada ou não entregue, acredito que apenas uma vez (pelo menos até o momento a encomenda não chegou, o que pode vir a ocorrer). Quando o produto é barato, eu tendo segurar uma eventual contestação porque já é notório que a nossa aduana não tem o menor interesse em trabalhar com eficiência, bem como o sucateamento dos Correios.
Já com produtos mais caros, se não couber mais extensão do prazo para contestação/reembolso, aí não tem jeito, acabo optando pelo pedido de reembolso propriamente dito, e neste ponto, concordo com o Murilo: apesar de todos os pesares e defeitos, nós como compradores nada temos a ver com a ineficiência do Brasil com seus órgãos e empresas públicas. Ninguém é obrigado a vender para o Brasil, mas se vende infelizmente assume o risco de ter problemas por aqui. Se você não reclama, você é quem paga pela ineficiência do governo, pois o vendedor recebeu seu dinheiro, e os correios recebeu pelo serviço muito mal prestado de transporte.
Desta forma, entendo que deixar de pedir o reembolso é semelhante a deixar de registrar boletim de ocorrência quando você é furtado/roubado (nada fica registrado, e aí fica tudo na mesma)...
Tenho agido da mesma forma com tributos cobrados indevidamente pela RFB nas importações, quando dentro da faixa de isenção dos 100 dólares. Depois de ter sido obrigado a pagar R$ 82,36 indevidamente de imposto de importação, ajuizei lá em 2015 uma ação no juizado pra conseguir a devolução do meu dinheiro. Ganhei na 1a instância, e a união recorreu pra não pagar. Após muita demora, semana passada saiu o acórdão na 2a instância mandando devolverem meu dinheiro.
Podiam ser 10 reais, fod#-se, é meu dinheiro que esse governo desgraçado pegou sem autorização. E tenho mais 4 ações pedindo a devolução de tributos cobrados da mesma metodologia... leva tempo, mas eu recebo de volta o que é meu. Cansei de ser trouxa, principalmente depois de ver governadores recebendo graciosamente 500 mil reais de mesada.