Ir para conteúdo

Ranking

Conteúdo Popular

Mostrando conteúdo com maior reputação em 29-07-2018 em todas as áreas

  1. Recentemente comprei um condutivimetro com as possibilidades de calibrar ambos as medidas de conductancia elétrica (CE), e o fator de conversão CE -> TDS. É esse modelo, da AliExpress: Calibrei ele com soluções padrão de CE, que funcionou bem e ele mede as concentrações desses padrões perfeitamente depois dessa calibração. A minha maior preocupação foi a questão do fator de conversão CE -> TDS e se as duas variáveis realmente mostram uma dependência linear, da faixa inteira de coado até espresso. Para testar isso, tirei espressi com torras diferentes, pesei o pó usado, a bebida produzida e os bolos depois da extração e secagem por 24h em 80C, para acessar o TDS real dos espressi, e fiz e medi series de diluição dos mesmos. Aqui um resultado bem representativo: Em geral, em todos os testes a relação foi linear e o fator de conversão variou entre 0.60 e 0.62 (mS/cm -> %TDS) na faixa que testei (0 a 10 % TDS). Usei então um fator de 0.61 no aparelho. Com isso e o software VST Coffeetools pro avaliações muito interessantes são possíveis. Já vi p.ex. que seria interessante extrair os meus coados com mais água do que eu costumo fazer. Uma observação que fiz foi que a umidade do pó antes da extração influencia bastante, mas isso é um problema que um refratômetro mostra na mesma forma. Abçs, Burny
    4 points
  2. Temperatura influência o café, independente do moedor. Normalmente, café mais frio tende a ter uma acidez maior. Quando eu tinha uma Oster eu sofria com isso, pois ela não atingia uma temperatura tão alta e para piorar, não tinha muita pressão, o que me obrigava a moer mais grosso. Então imagine que os meus cafés eram beeem ácidos, a ponto de ficar intragável cafés que possuem uma acidez naturalmente elevada.
    1 point
  3. Oi Helder, uma solução de 0.9% NaCl tem 16 mS/cm, que corresponde a 9.76 %TDS (se vc usa um fator de 0.61). Pode tentar assim. Abçs, Burny
    1 point
  4. Por isso que sempre oriento meus amigos @Marcos Sampaio, o melhor dispositivo para viagem é a french press. Na minha de 650 ml eu levo dentro dela o rabo quente 220v, o café e os sachês de açúcar. O rabo quente funciona nas duas tensões e vc ferve dentro dela direto. Meu kit.... French, hario mini é uma xícara. Imbatível!
    1 point
  5. Hoje pude experimentar meu kit de viagem em condições reais e tenho algumas impressões. Como previ, a bolsa ficou pequena, então deixei o termômetro em casa e o ebulidor em outra sacola. Estou em um quarto de uma pequena pousada de praia sem uma mesa. Então precisei usar a mesa de cabeceira para fazer o café. Foi necessário muito mais atenção do que em casa, onde tenho uma bancada, uma pia e facilidades para limpeza. Achei perigoso usar o ebulidor e a aeropress em posição invertida. Como eu esquento a água com o ebulidor na xícara alta, é bem difícil colocar a água quente na aeropress sem molhar em volta. Segurei a xícara em uma mão e a aeropress na outra sobre a pia do banheiro para não sujar. Apesar da trabalheira, foi a primeira vez que tomei um café decente em uma pousada de praia. Então acho que vale a pena aprimorar a técnica em viagens futuras. Sent from my Moto G Play using Tapatalk
    1 point
  6. Pessoal, montei um kit de viagem que, teoricamente, vai me atender, mas ainda não o testei em viagem: Aeropress e mexedor Filtro metálico para Aeropress Moedor Hario Slim Caneca de cerâmica alta (12cm) Balança digital pequena Termômetro digital Cronômetro Aquecedor elétrico Café em saco plástico com zip Necessaire de 26x8x17cm Consegui colocar tudo na necessaire, mas ficou muito apertado. Vou substituir o aquecedor por um modelo menor. Um moedor Porlex certamente ficaria melhor também. O conjunto ficou com 1,19Kg sem o aquecedor e com 1,35Kg com. Seguem as fotos.
    1 point
  7. Estou de olho faz tempo. Teve inclusive uma preliminar já. Tenho interesse em competir este ano.
    1 point
  8. Pessoal, estive hoje no “Tem Café” em São Paulo. Quem nao conhece, é uma loja que vende cafes especiais e equipamentos pra preparo do cafe. Fui pegar um torrado la e quando estava quase pagando perguntei se eles tinham o cafe cru do Cuesta, de Pardinho, do dono da loja. Pois bem, eles tinham mais de 8 tipos diferentes de café verde pra venda, de diversas origens e qualidades! Comprei o Canastra (catuaí amarelo, altitude 1275m) e o Fazenda Camocim, ES (catucaiaçu vermelho, altitude similar). Preços não-módicos, mas tb a loja física esta em um lugar caro.... Fica entao o Tem Café incluída na lista de cafés crus do tópico!
    1 point
  9. Segundo as especificações técnicas no site da HM Digital, este modelo 4TM(A) tem o mesmo espectro do meu (9990ppm) que é mais do que suficiente pra coado, e embora só tenha um algoritmo de cálculo é o mesmo que uso pra medir café: o NaCl. Então eu diria que tb serve pras nossas (des)aventuras cafeinadas.
    1 point
  10. Ah tá! é que este tópico é para particulados, café moído, e nestes casos usam-se as granulométricas. As que vc quer são chamadas de peneiras de amostra (popularmente conhecidas tb como de classificação) e o nº delas é relativo à fração de 1/64mm: uma peneira 15 seria 15/64" ou seja, 5,95 milímetros de abertura da malha Estas vc vai encontrar em fabricantes ou lojas especializadas em equipamentos e máquinários para café e cafeicultura. Eu tinha mandado e-mail pra duas, mas uma delas acabou me respondendo rápido, e fui lá comprar e aproveitar para conhecer a Pinhalense e a Carmomaq, ficam em São José dos Pinhais (SP). Contato: Lucas, lucas.silva@pinhalense.com.br, fone (19) 3651-9249. Site: http://www.pinhalense.com.br/equipamento.php?id_maquina=132 No link acima, as fotos estão confusas, nelas aparecem peneiras com os furos compridos (oblongos) que são para moka. O desenho, diagrama, abaixo das fotos, com furos redondos é para grãos chatos (normais, não mokas). Foi essas que eu comprei, tamanhos 16, 14, 12 e 9, mais uma de fundo (cega); a descrição deles é PENEIRA AMOSTRA C/ QUADRO DE PLASTICO 300 X 200 MM FURO 16 RED. , custaram R$49,50 cada. Normalmente os cafés são classificados para comercialização e concursos como peneira 16+, 14 (e 15), e abaixo de 14. Comprei para classificar de 2 em 2, antes de torrar, esse negócio de torrar bica corrida de uma só vez acho um absurdo, dá uma torra heterogênea com certeza. A de 9 comprei para selecionar moka de 9+, mas não sabia que havia peneira especial (diferente) pra classificação de moka. Como vou usar lotes pequenos de cada vez, vou catar eventuais mokas na mão mesmo, quando e se for o caso; pode ser que futuramente compre 2 ou 3 (tamanhos 9, 11 e 13) só pra classificar os mokas, quando o café verde for bica corrida. Cafés peneira 18+ não são comuns, não acho que valha a pena o investimento, mas quem sabe mais pra frente eu compre tb uma 17 (ou 18).
    1 point
×
×
  • Criar Novo...