Mais experiências...
Munido de café, fui experimentar mexer na pressão de compactação. O que fiz foi moer um pouquinho mais grosso (de 1v+6 para 1v+8) e então soquei no tamper. Com moagem mais grossa e maior pressão na compactação, mantive as extrações em menos de 30 segundos e mesmo BR. Notei que houve uma leve melhora na sujeira na tela do chuveiro, e o bolo ficou, de modo geral, com um aspecto mais "liso" do que estava. Variei um pouco a massa de café, mas reduzindo de 18 para até 17 ou até 16 g a sujeira foi maior e o aspecto do bolo também ficou pior.
O que realmente melhorou foi o fluxo de café. O fluxo único e conciso (no PF naked, obviamente) surgiu bem mais rápido. Não se formou dois ou três fluxos que então coalesceram em um único como antes. Começou a gotejar e já formou um fluxo só, em seguida.
Com isso, me convenci que preciso pôr mais pressão na compactação. Usando o tamper dinamométrico do @Gilberto, o negócio é apertar com mais força, mesmo que ele tenha chegado no final do curso. Como ele tem a base alinhadora, mesmo exagerando na força, a compactação sempre sai nivelada. Vou conversar com o Gil para ver se ele não tem uma mola de maior resistência.
E o sabor? Bem, infelizmente não tenho paladar apurado o suficiente para notar diferença, pois já achava que eu estava tirando shots nota 10 antes. O que eu queria mesmo era tentar diminuir a sujeira no chuveiro. Contudo, confesso que por mais que isso seja seja apenas preciosismo de técnica, é mais satisfatório ver um mono fluxo quase instantâneo como está agora. Parece doce de leite escorrendo .