Encontra-se Super-automáticas em bom estado e "revisadas" na faixa de 1 a 1,6 mil. Novas, fora de oferta, começa na faixa de 3 mil. Em oferta, já vi a algumas a preço de usada. Jura, Gaggia e Saeco são as marcas melhor avaliadas. Não posso comentar sobre as outras marcas, nem contra nem a favor.
Cápsulas, a despeito de serem menos populares no Brasil, prefiro o sistema Caffitally ao Nespresso. Mínimo de 8g de pó por cápsula contra 5g (ou 5,5g) nas Nespresso tornam a comparação quase desleal. Particularmente, prefiro os cafés das edições "Especiais" da Três, que são Single Origin e de lote identificado. Saem entre 1,50 e 2 reais por cápsula. Os "normais" saem entre 1,10 e 1,70 a capsula, dependendo da oferta - vende nos supermercados, tanto as normais quanto as especiais, e na loja online pode sair muito, muito barato nas promoções, que até dão máquina de brinde... Vale olhar.
A Nespresso tem a vantagem da variedade e a limitação de só vender capsulas originais online ou nas butiques próprias, mas com 5g de pó, extrair um "espresso brasileiro" de 50ml faz uma razão de 10:1, o que é um coado, não um espresso. Mesmo programando para 30ml ainda fica 6:1, mais aguado que o espresso clássico de aproximadamente 4:1 italiano (7g de pó para 30g de café extraido). Vale notar que, aqui no clube, costuma-se apreciar a razão 3:1 como sendo a "normal" e algo entre 2:1 e 1:1 como Risttreto.
Algumas marcas lançaram cápsulas de alumínio para a Nespresso, o que elimina aquele gosto e cheiro de "borracha queimada" do café de cápsula, mas o café que usam dentro costuma ser pior que os da Três e os originais da Nestlé. Se as notas de "burnt rubber" forem um problema, só indo de Nespresso...
Sugiro fortemente considerar também os sachês de espresso do tipo ESE, que costumam ser compatíveis com algumas máquinas de entrada com grupo de 58mm (costuma vir um filtro dedicado para tal sistema). Máquinas dedicadas para espresso-sachet dão resultados muito melhores do que usar adaptações, muitas são bastante acessíveis e o custo por dose é menos proibitivo para um ambiente comercial. Uma caixa com 25 sachês ESE costuma variar de 15 a 25 reais, dependendo da marca e do café. Caixas com 150 sachês de café Gourmet ficam na faixa de 60 a 90 reais, e os Especiais ficam entre 80 e 130 reais nessa quantidade. Só a economia costuma cobrir, em pouco tempo, a diferença entre uma máquina de cápsulas e uma de sachê. Há muitas lojas online e ótimas ofertas no ML e no OLX, tanto de máquinas quanto de cápsulas.
Boa caçada.