Ir para conteúdo

Ranking

Conteúdo Popular

Mostrando conteúdo com maior reputação em 22-01-2019 em todas as áreas

  1. Upgrade no Baratza Vario: - motor novo - correia e polias novas - mós de aço O motor foi por troca preventiva mesmo. A polia original havia cedido e começou a corroer a borda inferior da correia, troquei o conjunto. As mós de aço vieram pra comparar com o EK43.
    3 points
  2. fico imaginando vocês explicando para um "civil" que precisam comprar um espelho retrovisor para a cafeteira...
    3 points
  3. Parabéns pela paciência, @Drops ! Tem gente que tem preguiça de moer o café na mão e você pila ele! haha No geral, o problema com a moagem do pilão é que ela vai ser bastante heterogênea, algo equivalente àquelas moagens com moedor de lâmina tipo Cadence. Com muitos fines e muitas partículas grandes você nunca terá uma extração homogênea do seu café, ou seja, nunca terá a xícara mais gostosa que aquele café pode dar. Com muita paciência deve ser possível moer pra espresso, mas vai ter o mesmo problema com a moagem e o mesmo resultado não-ótimo no seu café. Ainda assim, se você gostar de moer o café no pilão e fica satisfeito com o resultado está ótimo
    2 points
  4. Olá, pessoal. No final do ano passado, perto das festas, criei um tópico sobre o assunto pilões. Estranhamente (talvez pra mim, neófito. Deve ter uma explicação) o tópico foi apagado. Não sei se foram citações excessivas, mas o tópico era jovem, então não sei. Ainda estou aguardando notícias da moderação. Fato é que a fascinação dos participantes pelo café é contagiante, e me vi fazendo uns comentários por mensagem, e pensei "porque não insistir num tópico pra ver no que dá, ao invés de mandar essas mensagens". Se for tabu falar de pilão aqui me desculpem e não toco mais no assunto. Bom, tenho feito umas experiências com minha recém adquirida Moka Mini Express e cafés da 4 Beans - Curitiba. Procurei um pilão de pedra por todo o centro da cidade, até chegar na Cloroquímica e encontrar um gral de laboratório. Ouvi, dias antes dessa aquisição, que pilão de pedra deixa resíduos da pedra sabão no material pilado. Achei que um material de laboratório não teria esse resíduo. Não usei pilão de madeira porque achei que a madeira absorviria óleos essenciais do café, mas talvez com o tempo de uso a madeira ficasse curada com o óleo, então não sei. Por enquanto o gral está cumprindo plenamente a missão, então não experimentarei com outros pilões. Levo cerca de 10 minutos no gral pra ter uma moagem assim: No mais, fico me perguntando se uma moagem em pilão, mais lenta, não torna impossível pilar um café pra espresso... uma pergunta que não tem pressa. É pra quando eu tiver minha Aram ou ROK. Ouvi dizer que em 15 minutos uma boa parte dos óleos essenciais já se foram. Se minha moagem leva 15 minutos, quer dizer que uma parte já se perde no processo da pilagem... alguém aqui já pilou um espresso? Vi no tópico da Aram que o Allex Lima já fez uma experiências meio... longas, então aguardo os insights dele de suas experiências mais recentes. Por mais que futuramente invista em um moedor manual, o pilão me parece muito interessante porque vai trazer resultados diferentes dependendo dos movimentos feitos com a mão, e isso traz mais possibilidades, por mais que demore mais. No final de contas, a graça é o ritual, não é?
    1 point
  5. Bom, a gente gasta facilmente meia hora deslizando o dedo em timelines sem ver o que está fazendo, porque não fazer isso sem olhar pra uma tela. Uma boa conversa pode surgir nesse tempo, dependendo da companhia.
    1 point
  6. São lindos e dão um toque todo especial no processo de preparo. Agora posso controlar muito melhor os ajustes. Excelente!
    1 point
  7. O vario não é lento assim. Até onde eu entendi ele é lento de proposito para não esquentar os grãos. O tim falou isso no primeiro video que ele fez sobre o moedor. Ser lento não é um problema visto que é um moedor para casa. Ainda acho o Forté ou Vario uma opção mais robusta para quem quer um moedor de mós flat para coado.
    1 point
  8. Nos comentário alguém comentou sobre o Vario, disse que esqueceu dele e que também tem que fazer uma comparação com ele. Achei estranho o tempo de moagem, lento demais, o Vario também é lento assim?
    1 point
  9. hum... é... que coisa.... comparando o mó que o Hoffmann mostra em zoom aos 9 segundos com esses do Mazzer Mini da foto abaixo, parece que o desenho é idêntico.
    1 point
  10. Sei, Cabral. Postei a descrição do produto (na verdade copiei colei), pois o fornecedor não tem mais o produto. Assim não achei mais o link. Mas com a descrição os colegas podem achar outros fornecedores
    1 point
  11. @Burny, só pra apontar que você colou o texto título do item da Amazon em negrito, você não postou o link do que você comprou, então não tem nem como saber o valor que vc pagou...
    1 point
  12. O ano vai ser bom, e com a experiência de anos anteriores melhor ainda! Vou lá conferir os cafezões! Abraços!
    1 point
  13. Pão Nº 19: Aos poucos vai melhorando. Esse eu já fiz um pouco mais rápido: 1h30 de autólise, 15' de sova, ao todo umas 6h25 até ir pra geladeira por um pouco menos de 12h, quando entrou no forno (25' fechado, 22' aberto). Usei Mirella e Mirella integral, com um resto de 5 Stagione Superiore que ainda tinha, a 72% de hidratação e 20% de levain. A pestana abriu bem. Fiquei apreensivo, porque a massa grudou no baneton na hora de tirar. O que não saiu direito foi o desenho do ramo de trigo, do outro lado do pão. Praticamente não expandiu.
    1 point
  14. Um grande ano de vendas, torras e ótimos cafés pra vocês e pra nós!!! Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
    1 point
  15. Ontem recebi meu kit com suporte, distribuidor e tamper Bravo do@gilberto. Recebi um e-mail da Aram dizendo que minha cafeteira ficará pronta dia 23 deste mês. Só falta o moedor! Bravo nano, Bravo pícolo, Bravo micro, Bravito, Bravinho, Nervoso, Ansioso, sei lá! Enfim, doravante designado Bravo Inominado. Enviado de meu moto x4 usando o Tapatalk
    1 point
  16. Colheres de prova de café ou colher de cupping.
    1 point
  17. Achei um café doce, mas acho que não consegui ainda extrair o máximo dele.
    1 point
  18. @Allexlimaa2 Meu procedimento, ou um tutorial da Aram =) - máquina fria, pistão embaixo, válvula fechada, pote grande embaixo para água dos escaldos - 1o escaldo (completa borbulhando, espera 30 segundos, abre válvula, sai toda água, fecha válvula) - 2o escaldo (completa borbulhando, espera 30 segundos, abre válvula, sai toda água, fecha válvula) Passos seguintes o mais rápido que for possível. - tirar o pote - encaixa PF com pó, mas só para pegar rosca, sem aperto - abastecimento final (completa borbulhando) - abre válvula, espere água descer um tanto*, fecha válvula - aperto final no PF para vedar - sobe pistão até em cima - coloca xícara - desce fazendo a extração *esse tanto, se for muito, pode começar a vazar água pela lateral do PF. Com prática vc saberá parar antes. (completar com água é para quase transbordar) (leiteira/bule sempre fervendo no fogão enquanto não se está despejando na máquina)
    1 point
×
×
  • Criar Novo...