Pessoal,
Sei que já existem vários PID's disponíveis no mercado, dos mais simples que tem processador com código especifico para isso, bastando colocar um termopar ou equivalente na caldeira e está pronto, até os mais avançados com outros níveis de programação como o PID Silvia, Mecoffee etc.. Passando claro pelos intermediários que são aqueles controladores PID porém com alguma modificação para suportar caldeira, timer de pré infusão etc...
Todos, sem excessão, me incomodam em algum ponto. Os mais simples são basicamente um controle de temperatura mais fino, basta? Basta, sem dúvida, mas minha alma de "maker" fala... Tem que ter mais! Tem que ter mais! hehehehehe, os mais avançados basicamente me incomodam pq o preço é um tanto salgado para os padrões brasileiros, custando até 800/900 reais sem contar impostos, se contar com eles é um valor maior ainda. Em geral, principalmente na Gaggia, as máquinas ficam parecendo uma fantasia de robocop de mal gosto, com exceção do meCoffee, porém esse não tem a possibilidade de ter um display mesmo que você queira, e até para uma coisa trivial como acompanhar a temperatura em tempo real, você é obrigado a colocar o celular ou tablet em ação do lado da máquina...
Enfim, a idéia é ter uma automação na máquina, principalmente com o PID, porém com mimos extra. Um projeto totalmente DIY, baseado em ferramentas e arquitetura opensource para livre alteração de hardware e software. Possivelmente será comercializado em formato de kit para máquinas de entrada.
Fiz um levantamento inicial das características que desejo, e gostaria de comentários para poder ajustar as prioridades e acrescentar/remover funcionalidades bem como ajustar até mesmo a plataforma a ser utilizada na construção do projeto.
Da plataforma:
Será baseada em uma placa micro controladora com chip ESP8266, provavelmente nodeMCU pela quantidade de pinos disponíveis. Este chip tem características boas de processamento e armazenamento além de possuir conexão WIFI e Bluetooth, podendo receber atualizações de software por OTA, sem fio, isso quer dizer que não precisa desmontar a máquina para conectar cabos e atualizar por exemplo.
Terá interface web para configuração e acompanhamento da extração via celular/tablet ou computador porém também terá um painel LCD ou OLED com comandos externos para não precisar a interface web, este será opcional, já que para algumas máquinas o espaço é restrito e talvez o usuário deseja utilizar apenas a interface web.
Das funções:
Controle temperatura via PID (extração e vapor)
Contador de tempo de extração
Desligar e ligar em horários e dias específicos
Pre infusão com controle da bomba
"Receitas" com uso das configurações acima para espresso/ristretto/americano por exemplo (isso será alvo de mais estudos).
Referências: https://wiebebrewing.com/espressi-o/ https://github.com/Schm1tz1/ESPressIoT http://www.cyberelectronics.org/?p=458 https://mecoffee.nl/