Entendo e respeito o trabalho do produtor, que isso fique claro! Tanto que na minha brincadeira nem critiquei o produto em si, apenas a postura de enaltecer o Robusta de maneira irreal... precisa investir muito tempo e dinheiro pra fazer chegar perto de um arábica mediano, pelo menos por enquanto. Ainda é cedo pra esse alarde. Daqui muita seleção e enxertos, quem sabe.
Se eu vir um pacote do CoffeeLab escrito que é Robusta, mesmo a 45 lascas o "quartin", devo querer pegar pra provar, pois a reputação da raposa me leva a crer que deve valer a experiência. No harm, no foul. Se estiver escrito que é fermentado, independentemente de ser Robusta ou Arábica, vou passar longe por motivos de saúde (adiante).
Se eu comprar um pacote no meio de um monte de 100% arábicas para depois descobrir que é um 100% robusta, vou ficar P da Vida por ter sido enganado por uma empresa/pessoa que eu confiei. Quebrou a confiança, entendeu? Esse "na surdina" não é exatamente ilegal, pois não anunciou falsamente ser arábica, mas deu a entender que era.
"ah, mas a intenção era mostrar pro usuário/cliente que num teste cego ele não diferencia os dois"... bom, duplamente perigoso:
1o, quem tem baixa tolerância à cafeína e dosa o consumo conhecendo a concentração média do Arábica vai passar um apuro com um Robusta dissimulado como esse.
2o, tem os alérgicos à alguns (dejetos de) micro-organismos oriundos da fermentação de café... eu mesmo não me dou bem com fermentados, quando provei o do Martins tive reações alérgicas fortes. Se eu for pro hospital e no exame toxicológico eu descobrir que foi um fungo de café, vou partir pra investigar quem me contaminou, nem que tenha de examinar até a última das minhas amostras de café. Não comprei fermentado, se isso ocorreu por engano, foi incompetência e deve ser tornada pública. Se foi intencional, como manobra comercial, além da exposição eu quero indenização.
Mas eu sou um Chato do Café. Deem um desconto pro "fator chatice"...