Açúcar eu nunca tomei, mas é um hábito e outro jeito de tomar café mesmo. Acho que quem curte esse café doção poderia poupar muito dinheiro tomando qualquer pilãozão da vida. O resultado deve ser parecido com os de cafés melhores, o açúcar domina. Ainda mais em grandes quantidades. Aí acho que seria mais preciso chamar de "doce líquido de café".
O leite acho uma variação válida. E às vezes salva cafés. Quando algum preparo meu não dá tão certo, fica meio amargo, ou simplesmente um café não "casou" com um método, um leitinho arredonda bonito.
Mas isso digo por preferências pessoais. Acredito que um estabelecimento comercial deva dar algumas opções pros clientes. Aqui em Uberlândia vejo um monte de cafeterias abrindo e fechando, o pessoal simplesmente não "entende" a necessidade ou diferença do café especial, a referência que têm é do café do dia a dia, da termicona, 2 pila resolvem. E aí se a cafeteria for impor restrições, acredito que geraria certa antipatia. O cara já oferece um café mais caro, e não quer dar leite ou açúcar? Provavelmente muitos clientes não voltariam lá. Precisa ter garantia de um público amplo para peitar isso... Acredito que avisos ou lembretes do tipo "experimente antes de adoçar" seriam muito mais simpáticos e podem cumprir sua função educativa. E tirar o leite... Pô aí sou contra, deixa o cara tomar o leite dele, tem proteína e cálcio ainda rs