Ir para conteúdo

Ranking

Conteúdo Popular

Mostrando conteúdo com maior reputação em 10-04-2019 em todas as áreas

  1. @Mesquita, sim, é verdade que com a mesma alavanca do Debut, na base, o Mini fica muito mais leve de moer, mas não tem mágica, tem de dar muito mais voltas (quase o triplo) pra moer a mesma quantidade de café. Dada a diferença de tamanho dos mós, é de se esperar que ao moer mais café ao mesmo tempo, com uma relação de alavanca levemente inferior (a diferença de diâmetro faz com que a mesma haste gere menos força nos grãos - ao mesmo tempo em que cabem muito mais grãos), seja necessário aplicar mais força no Debut. Em termos de "sensação" de eficiência, o Debut parece ganhar do Mini, por moer mais depressa (menos da metade do tempo) a mesma quantidade de grãos, dando a sensação de precisar bem menos do que o dobro da força ao ser operado. O Mini é portátil e mais versátil nos métodos variados, o Debut é fixo e manda melhor no espresso, no turco e na Moka do que tudo que já tive chance de testar em termos de moedor, mas na hora das infusões mais longas acho que o Mini se sai melhor, salvo algumas combinações de grãos e métodos nas quais o Debut (que é dedicado pra espresso) surpreende muito bem... Sou da opinião que o BM é parte indispensável da minha rotina "fora de casa" (sem base), enquanto o Debut é um requinte, um pequeno luxo pessoal para aquele momento de fazer um espresso realmente memorável, um duplo, bem restrito, com BR próxima de 1... caramba, só de descrever deu água na boca, vou ter de manivelar um pouco quando chegar em casa.
    6 points
  2. Voltando ao tópico para deixar meu relato e desfecho. Decidi criar uma rotina para conhecer cafés, e empórios em Belo Horizonte, possuo folgas sexta feira a tarde 1 a 2x por mês e tenho feito este tour pelas cafeterias aqui em BH. Uma experiência simplesmente sensacional, provar os diferentes métodos, grãos, produtores e torrefadores diferentes além de um passeio agradável com a esposa, tambem tem funcionado como um aprendizado enorme... comprar o cafe, tentar replicar as receitas em casa e perceber as variações dos métodos... Em sua maioria são cafeterias terceira onda, com as características muito parecidas de montagem, estrutura, forma de atendimento, interação com o consumidor.... Seguem aí algumas que visitei, por ordem de lembrança, sem preferencia: 1- OOp 2- Intelligenza 3- Copo Cafe e o Studio de Torrefação. 4- Noete cafe 5- Cafeteria do produtor 6- Empório Palato 7- ROAST este com vendas online e sem loja física, excelente torrefação e escolha do portfólio. 8- Academia do cafe Fica um carinho especial pelo Empório Palato, um local que inicialmente tinha o objetivo de vender produtos direto do produtor e que hoje além deste objetivo serve vários métodos de cafe e espresso além de um pão de queijo e broa deliciosa. Local com uma excelente carta de cafés em grãos com torra recente, incluindo cafés da Roast e preços competitivos. Cafés de várias regiões do pais, queijos artesanais maturados e uma prosa muito boa!
    2 points
  3. Montanha-Russa emocional do viciado em café: Animação e ansiedade em alta... Animação e ansiedade em baixa Animação e ansiedade em alta! ... "A vida como ela é"
    2 points
  4. @lucasrodcosta, a gente tá enrolando o @dessidepaula... kkkk. Temos que combinar a coleta da transportadora só... até final do mês devemos colocar na loja. Faremos mais uns testes quando ele chegar, mas pela amostra, a ideia é ele entrar só com torra pra espresso. Fora o o Leandro, devem entrar mais uns 3 ou 4 cafés nas próximas semanas
    1 point
  5. @ivoesazevedo, quando resolver comprar um filtro não-pressurizado, ou despressurizar o seu, sugiro que celebre o upgrade (de alto risco e alta recompensa) com a mudança da grafia "expresso" (que é a gafe homofônica predileta aqui em terra-brasilis) para a grafia "espresso", nome mais adequado ao café preparado "sob pressão", nem sempre tão apressado a ponto de ser expresso, nem tão essencialmente manifesto que seja realmente a expressão do grão em sua forma líquida... Sobre a comparação, a síntese do @mrcoffeafox já basta. Ênfase no "infinitamente superior". E você sempre pode adquirir também a base "de mesa" do BM e pedir (junto) uma alavanca longa do Debut, o que deixa a experiência física bem mais próxima da resultante mecânica dos Spong em geral, com qualidade muito superior a qualquer moedor na mesma faixa de valor.
    1 point
  6. Olá! Primeiras impressões: Comprei um café da Um Coffee e pedi para moer para espresso. Corri pra casa e comecei os testes. Tentei seguir a receita do Alex. 20/40 25" de pré infusão. A primeira vez foi um desastre. Não encaixei direito o porta filtro. Antes mesmo de começar o dito cujo caiu e quando vi tinha pó de café para todo lado. Nas duas tentativas seguintes não consegui pressão suficiente. A água passava direto. Então fiz o seguinte: peguei o meu querido moedor Porlex e ajustei no 3º click. Joguei o pó moído na Um Coffee dentro do Porlex e moí de novo (mais fino). O resultado está na foto. E não é que estava bom! Fiquei muito feliz! Sou um Zé das coves em termos de barista. Mas com ajuda das muitas informações adquiridas aqui no fórum e com meus amigos baristas consegui fazer um espresso! Enviado de meu moto x4 usando o Tapatalk
    1 point
  7. Vou dizer, viu, Roast = melhores cafés (escolha e torra) de longe ultimamente. Tô com uma leva de Moka Clube lá 4 diferentes (Sudan rume, um de espresso, uma latinha pedra 90 [sejamos justos ainda não provei] e mais outro pacotinho que não lembro o nome), de dois que provei até agora ... bem, os da Roast estão melhores. Das últimas que três diferentes torrefações comprei Roast na cabeça. @Neto_SC comprei desse também, tava bom que só o meu. Abrax! Good coffees
    1 point
  8. Quando for a Santos novamente procure o Rei do Café que vende na cidade 106 anos já, eles ficam bem próximo a rodoviária de Santos na região do Valongo, lá eles fazem torra 2 vezes por dia, vai tomar uma café bem fresco e pode levar para casa o café deles no preço bem justo, o normal R$18 o kg, Gourmet R$36 o kg, Borbon não me lembro o valor. Vale apena conhecer o Museu do café, mas vai tomar café no Rei do Café muito mais fresco num lugar bem simples sem lugar para sentar que é muito tradicional na cidade onde muitos moradores compram lá.
    1 point
×
×
  • Criar Novo...