Five, vamos lá:
1. Em tese sim.
2. Todas aceitam a despressurização, em tese. A questão é se você terá que serrar os filtros originais, se poderá encontrar um já pronto de uma máquina compatível (ex.: C08) ou se precisará fazer outra artimanha qualquer (ex.: Saeco).
3. O interesse do fabricante é fazer com que o usuário médio, usando café mediano, consiga tirar um espresso com uma "crema". Trata-se de tornar o equipamento amigável ao leigo, Plug and Play, por assim dizer. Todavia, uma vez dominada a técnica e usando moinho e cafés de boa qualidade pode-se subir na curva de aprendizado e fazer cafés substancialmente melhores com filtro despressurizado. O filtro pressurizado, ao mesmo tempo em que facilita a tarefa para o leigo, é um limitador de progresso a partir de um determinado ponto, pois o artifício da pressurização para produzir a crema impede ao operador perceber se há problemas na moagem ou na qualidade do café. O processo todo fica mais fácil e tolerante a erros, porém mais nebuloso, caixa preta.
Isso não significa que a máquina original, isto é, pressurizada, não consiga tirar bons cafés. Aliás eu até recomendaria que você passasse um tempo com a máquina original para aprender como ela funciona e se familiarizar com outros aspectos da extração de espresso. Depois de evoluir um pouco mais na técnica você poderia despressurizar os filtros e assim abrir a "caixa preta" para buscar novas possibilidades.
Espero ter ajudado.
Abraços,
Leo