A arte de extrair um bom expresso leva um certo tempo até aprender... E mudou o café, mudam-se os parâmetros.
Eu gastei uma boa quantidade até pegar o jeito, mas posso ajudar naquilo que for possível.
Recomendo muito seguir o script lá da seção de tutoriais.
Quanto à crema, depende MUITO do café utilizado (tipo de torra, a quanto tempo foi torrado,...)
Só consigo tirar uma boa crema com café bem fresco de torra média (max 15d). O da foto eu comprei diretamente em uma cafeteria do centro de Porto Alegre, que recebe lotes semanalmente.
Com cafés gourmet tipo Cafe do Centro, que possuem validade de 1 ano e são acondicionados em embalagem selada, geralmente não sai uma quantidade tão grande de crema. Fica mais rala mesmo... (mas ainda com mais de 3mm - 5mm).
Quanto a cor da crema, fator importante é a temperatura na hora de tirar o expresso (precisa aprender a "surfar"). Ignore isso inicialmente.
Eu fiz da seguinte forma: no início, ignore o gosto do café tb.
Aqui tem dado bem certo quando extraio com 14g no duplo (hoje altero um pouco dependendo do café, para acertar acidez/amargor mas vamos deixar isso para depois).
Sugiro você manter essa quantidade fixa nos 14g até acertar a granulometria do hario.
Se não sair café, você está moendo fino demais e/ou compactando muito. Ao retirar o porta-filtro o bolo está completamente encharcado?
Se estiver, abra um clic e tente novamente.
Para acertar a compactação eu utilizei uma balança normal (apliquei sempre 20kg para compactação, sem "dinamometrico" mesmo kkkk).
Ao encontrar a posição correta no hario, você vai ver que vai ter uma crema maior que os testes anteriores (com um clic a mais, ou clic a menos).
Uma vez regulado, dificilmente você irá alterar para expresso.
Com o tempo você irá entender porque o pessoal faz ele virar "stepless". Também acho que as vezes um "meio" clic seria perfeito, mas acabo usando sempre na mesma regulagem para diferentes cafés.
Uma vez acertado o hario, acerte a quantidade de café para deixar o gosto bom ao seu paladar. Adicione ou retire 0,5g de cada vez.
Mantenha a compactação sempre nos 20kg.
Você irá perceber que com mesma compactação, com mais café no filtro, o bolo vai ter mais "resistencia" à passagem de água (talvez até extraia menos mL que o desejado, na xícara) - aí você pode diminuir um pouco a compactação para compensar.
Esse fato é observado na hora de tirar o porta-filtro, olhando se o bolo está encharcado demais.
Se você colocar menos café, mais compactação pode ser utilizada, pois isto compensará a "resistencia" menor do bolo na hora de extrair.
Esta relação é importante pois o tempo de contato da água com o café depende de quantidade VS compactação, para uma mesma granulometria.
Você vai perceber que não existe mágica para crema: se o café estiver velho, pode mudar todos os parâmetros que você não vai conseguir tirar a crema perfeita.