Ir para conteúdo

Ranking

Conteúdo Popular

Mostrando conteúdo com maior reputação em 09-01-2020 em todas as áreas

  1. Depende muito do uso. Se o uso for diário, indicamos uma lavagem por mês, para limpeza do óleo do café. Não é preciso usar detergente Cafisa, mas se quiser, pode. Segue um vídeo básico de desmontagem. Você só precisa lubrificar as paredes do tubo com um pouco de lubrificante. Deve passar bem pouco, como se estivesse untando uma forma de bolo. https://youtu.be/dQYZm30HSCg um abraço.
    3 points
  2. De nada, Santiago. Já usamos o DOW 111, mas como você mesmo constatou ele é a base de silicone e deixa tudo muito escorregadio. Essa falta de atrito entre o pistão e o tubo, faz a vedação da válvula com o pistão não ter muito contato, fazendo pingar um pouco de água quando você desce a manivela fechando o pistão. Usamos o synxtreme fg-2, que não deixa extremamente liso, mas é tão bom quanto. O fuso e a porca de polímero igus realmente não precisa de lubrificação. Esse polímero é alto lubrificante e próprio para contato com alimento, com certificado FDA. Esse polímero é o material mais resistente da cafeteira (mais que o aço inox). Calculado para durar 8 anos fazendo espresso 24 horas por dia. É de longe, o material mais caro da cafeteira. A barra de 1 metro custa R$700. Realmente o chuveiro faz a água respingar porque reduz a velocidade da água. Para evitar eu levanto o copo com a mão até o chuveiro evitando os respingos. Acredito que só resolveria isso, se aumentasse a passagem da água pelo pistão. O que ainda não consigo fazer sem afetar outros funcionamentos e custo de peças Fazer espresso sem ele, faz a água revirar o bolo de café. Não indico a retirada dele, mas como você usa o filtro de papel em cima, não tem esse problema.
    1 point
  3. @Aram obrigado pela resposta. Hoje fiz o teste e coloquei mais lubrificante (DOW 111) na ponta do eixo. Acho que diminuiu um pouco o ruído/atrito, mas não zerou. Não é nada que incomoda e nem acho que é algo que irá provocar algum desgaste, então pra mim tá beleza. Interessante observar que após limpar e lubrificar os orings, ficou MUITO leve de girar no pré-aquecimento - até mesmo na extração. Já era leve, mas agora ficou ridículo. Hehe. Ou seja, @ronaldom1, acredito que vale a pena sim uma manutenção. Deve aumentar a vida útil dos orings também. O eixo central não deve precisar de lubrificação, porque o conjunto já é auto lubrificante, mas deixa o Aram esclarecer. Outra coisa... Fiz um teste da vazão da Aram com e sem o chuveiro instalado e não teve diferença no fluxo. As diferenças pra mim são que com o chuveiro, no pré aquecimento, a água fica respingando pra fora do copo. E com o chuveiro o café volta pra cima dele e vai acumulando um pouco de sujeira de café sobre ele. Eu fiz a extração sem o chuveiro e usando um filtro de papel colocado sobre o bolo e não houve canalização. Provavelmente, vou passar a usar sem o chuveiro, mesmo porque eu já usava o filtro de papel com o chuveiro para evitar a sujeira.
    1 point
  4. Ruivo, O primeiro que eu comprei do colega Marcus aqui do fórum, ele disse que foi taxado. Mas ele comprou do Aliexpress: https://www.aliexpress.com/item/32868224896.html?spm=a2g0o.productlist.0.0.79e92c1fvrCTqr&algo_pvid=8f6dec83-fbce-42ec-bfc0-d5e416917843&algo_expid=8f6dec83-fbce-42ec-bfc0-d5e416917843-0&btsid=a1ab0fe1-9c39-4748-a34e-b6a0522df2eb&ws_ab_test=searchweb0_0,searchweb201602_3,searchweb201603_53 Praticamente pelo mesmo valor em USD(55), um amigo trouxe um dos EUA adquirido no Amazon e esse não teve impostos: https://www.amazon.com/XEOLEO-Portable-grinder-Aluminum-milling/dp/B07MX1NB2P/ref=sr_1_1?crid=68G9C5PFVU93&keywords=xeoleo+grinder&qid=1578416411&sprefix=xeoleo%2Caps%2C276&sr=8-1 Att, Felipe
    1 point
  5. Roaster School Online Ep #2- Drying/Yellowing - Drying (secagem) / Yellowing ("amarelamento") - Durante essa etapa a cor do café vai se transformando, de verde para amarelado - O cheiro muda - É uma reação endotérmica, ou seja, que absorve energia - Durante essa etapa, o grão vai absorvendo calor e liberando umidade. A água evapora. Por isso a superfície do grão esfria, enquanto o interior do grão vai acumulando calor - É uma reação primordialmente física (não tanto química - a química ocorrerá na próxima etapa, o browning ("escurecimento")) - Ele recomenda medir a cada 30s a temperatura, e anotar (pra facilitar reproduzir o batch depois, caso se goste do resultado na xícara). De um em um minuto é muito pouco, pois a maioria das torras vai se situar em 12-15 minutos, então se anotarmos a cada minuto teremos apenas 12-15 anotações). Você pode colocar essas informações numa tabela ou fazer um simples gráfico, de temperatura no eixo Y e tempo em minutos no eixo X. - O tempo de amarelamento, para um mesmo grão, varia dependendo do tipo de torrador - Quando o grão já está amarelo é sinal que as reações químicas podem iniciar - Café verde tem odor de grama, de pimenta verde - Depois esse cheiro muda pra alfafa, aveia, um cheiro de grama "seca". Depois pra panqueca, waffle, pão (cheiros de carboidratos). - O tempo que demora pra passar do estágio "grão verde" pra "grão amarelo" não altera o sabor. Mas se for muito rápido, é sinal que a fase de browning (escurecimento) será muito rápita também, e aí sim isso influenciará. - Meta: De 4 a 6 minutos para chegar no amarelo - Café verde: De 10,5% a 11,5% de umidade. Após a secagem: De 0,5% a 1,5% de umidade. Após o fim da torra: Cerca de 0,5% de umidade - A densidade do café interfere nas curvas de torra. Para medir a densidade do café é fácil: Basta colocar o mesmo peso (por ex. 300g) de dois cafés diferentes dentro de um vidro cilíndrico (por ex. um copo de becker), e ver a altura em Cm. Dados dois cafés, o que pesar o mesmo e ocupar menos volume é o mais denso. - Na opinião do autor, pela sua experiência, a umidade (do ar) não interfere tanto (quase nada) no resultado final.
    1 point
  6. Buenas! Inspirado no vídeo que postaram aqui, resolvi pintar um moedor Botini do meu irmão para dar uma aparência melhor. Seguem as fotos do trabalho:
    1 point
×
×
  • Criar Novo...