Roaster School Online Ep #2- Drying/Yellowing
- Drying (secagem) / Yellowing ("amarelamento")
- Durante essa etapa a cor do café vai se transformando, de verde para amarelado
- O cheiro muda
- É uma reação endotérmica, ou seja, que absorve energia
- Durante essa etapa, o grão vai absorvendo calor e liberando umidade. A água evapora. Por isso a superfície do grão esfria, enquanto o interior do grão vai acumulando calor
- É uma reação primordialmente física (não tanto química - a química ocorrerá na próxima etapa, o browning ("escurecimento"))
- Ele recomenda medir a cada 30s a temperatura, e anotar (pra facilitar reproduzir o batch depois, caso se goste do resultado na xícara). De um em um minuto é muito pouco, pois a maioria das torras vai se situar em 12-15 minutos, então se anotarmos a cada minuto teremos apenas 12-15 anotações). Você pode colocar essas informações numa tabela ou fazer um simples gráfico, de temperatura no eixo Y e tempo em minutos no eixo X.
- O tempo de amarelamento, para um mesmo grão, varia dependendo do tipo de torrador
- Quando o grão já está amarelo é sinal que as reações químicas podem iniciar
- Café verde tem odor de grama, de pimenta verde
- Depois esse cheiro muda pra alfafa, aveia, um cheiro de grama "seca". Depois pra panqueca, waffle, pão (cheiros de carboidratos).
- O tempo que demora pra passar do estágio "grão verde" pra "grão amarelo" não altera o sabor. Mas se for muito rápido, é sinal que a fase de browning (escurecimento) será muito rápita também, e aí sim isso influenciará.
- Meta: De 4 a 6 minutos para chegar no amarelo
- Café verde: De 10,5% a 11,5% de umidade. Após a secagem: De 0,5% a 1,5% de umidade. Após o fim da torra: Cerca de 0,5% de umidade
- A densidade do café interfere nas curvas de torra. Para medir a densidade do café é fácil: Basta colocar o mesmo peso (por ex. 300g) de dois cafés diferentes dentro de um vidro cilíndrico (por ex. um copo de becker), e ver a altura em Cm. Dados dois cafés, o que pesar o mesmo e ocupar menos volume é o mais denso.
- Na opinião do autor, pela sua experiência, a umidade (do ar) não interfere tanto (quase nada) no resultado final.