Estive em Buenos Aires agora no mês de Julho e acho que deu para conhecer algumas cafeterias bem legais. Infelizmente, fui apenas um dia a Palermo e não deu para conhecer outras que estavam marcadas e já comentadas aqui, como a Full City Coffee House.
As que eu visitei foram:
La Motofeca
Negro Cueva Coffee Roasters
Barrio Cafetero
All Saints Coffee
Padre Coffee Roasters
Cafe Registrado
As quatro primeiras ficam no centro. O destaque vai para La Motofeca: eles tem três cafés diferentes e torra todos os dias, mas para tomar no espresso apenas um disponível, mas eles mudam de dia para a dia, então vale ir em dias diferentes. Assim que cheguei na cidade, passei na cafeteria e uma torra estava acabando. Pude conversar com o mestre de torra, mto gente boa e, dias depois, ele fez uma torra um pouco diferente, para realçar o corpo do café Peruano, que trouxe para casa.
A Negro Cueva também é boa, atendimento de primeira, mas eles só trabalham com um único grão, do Peru.
All Saints tem um bom espresso e um bom chocolate (mas foi único lugar que provei rs). O ponto negativo é que não há grãos para levar, apenas para servir na hora.
Não tinha ouvido falar da Barrio Cafetero, mas passando e olhando uma das galerias na Florida, achei legal e arrisquei. O barista foi bem maneiro. Ele me mostrou uma lista de cafeterias que tinham indicado para ele conhecer em São Paulo. Coloquei algumas do Rio e deixei meu contato com ele, para quando ele vir no Rio, tomar uns cafés com ele.
Em Palermo*, tem várias opções e eu tive que escolher duas. Das que eu vi, a Padre Coffee Roasters é a melhor avaliada no TripAdvisor. É que eu tinha mais expectativa. Fui logo pela manhã, mas foi a pior de todas. Achei o pessoal meio grosso, eles estavam preocupados em que eu sentasse na mesa, mas eu queria saber mais informações sobre os cafés da casa, etc. Para piorar, o espresso estava mal tirado. Foi o pior espresso que tomei em Buenos Aires. Pelo menos, o capuccino estava bem bom.
Já a Cafe Registrado é excelente: dessas que eu fui, a única com duas opções de grão na hora para espresso. O barista bem maneiro, me ajudou a escolher entre eles e levei uma outra opção para casa. A visita aqui vale sem dúvida: lá tem uma máquina Slayer! Deveria ter pedido para tirar meu espresso
* Off-topic: se estiver em palermo e gostar de parrilla, sugiro a Don Julio (dependendo da hora, tem de fazer reserva) - que carne excelente, melhor que comi em Buenos Aires. Fica bem próximo da Padre, mas conforme meu relato, recomendo andar um pouco mais e vá no Café Registrado