Ir para conteúdo

Ranking

Conteúdo Popular

Mostrando conteúdo com maior reputação em 10-10-2020 em todas as áreas

  1. O ano passado fui na casa da minha tia-avó e ela disse que tinha algo pra me mostrar. Era uma Bialetti num modelo parecido com a Moka Express fabricado em 1956 que meu pai comprou antes de entrar na faculdade. A borracha estava escura e bem fedida de café mais do que queimado. Como eu tinha levado café especial, pedi pra que lavassem bem a borracha com detergente na água quente. Depois de 15 minutos apareceu a cafeteira quase sem cheiro, pronta pro café. Incrível que a 50 anos a cafeteira continua firme e forte. E é lógico que enviei uma foto dela pro meu pai relembrar aqueles tempos de faculdade. Nunca precisei trocar nada das minhas Bialetti. Mas sempre lavo depois de fazer o café.
    1 point
  2. Tem nada de errado na aparência. Um Café CD honey, provavelmente fresco da safra nova. Pela foto nada de errado como o Diego já disse acima. Agora se está gostoso ou não, independe da aparência e da cor. Outra coisa: Nós estamos no começo da safra 20/21 estão chegando muitos cafés frescos no mercado agora, e quanto mais fresco ( a humidade dentro dos grãos não estã totalmente homogeneizadas dentro dos grãos ) e isso pode gerar aparência manchado as vezes até mais escuro principalmente em cafés naturais. Mas nenhum problema quanto a sabor se bem torrado.
    1 point
  3. Não sou especialista em torra (nem de longe), mas esse café não me parece ter nenhum problema óbvio, a não ser por um possível quaker ali na esquerda – que são grãos defeituosos que não torram adequadamente e ficam com um aspecto claro. Inspeção visual de torra é algo bem complicado, precisa ser algo bem óbvio para notar ou você precisa conhecer a torra correta daquele café para comparar. Até o conceito de torra clara/média está em desuso hoje dia, as torrefações de cafés especiais não perseguem mais cor, e sim paladar. Um exemplo que dou foi um café no Norte pioneiro torrado pela Royalty que tomei recentemente. Ele tinha um aspecto mais ou menos assim, a torra aparentava ser um pouco inconsistente e o formato dos grãos era bem irregular. Fiquei até desconfiado, mas o café extraído foi simplesmente incrível... Outro ponto a se notar, que geralmente causa confusão nas pessoas, são essa áreas com a cor mais dourada. Isso na verdade é o pergaminho do grão, uma película que não se desprende totalmente durante o processamento e torra, mas se você passar o dedo vai ver que ela sai. O pergaminho não afeta a qualidade da café.
    1 point
  4. Boa noite, amigos torradores. Venho aqui deixar o relato de uma torra que acabei de realizar nesta noite de domingo. Utilizo o bolinha nº 2 que comprei no seguinte link https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-968561032-torrador-de-cafe-bola-n-2-para-fogo-_JM?quantity=1. Sou bem novato, esta é apenas a quarta ou quinta torra que realizo. O café utilizado foi este do Troco do Café https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1222829752-cafe-cru-cafe-verde-para-torra-caseira-1kg-cafe-especial-cru-_JM?quantity=1. Não faço ideia de onde comprar café especial verde, o que faço é procurar no Mercado Livre algo que esteja mais em conta. Sugestões de onde comprar café verde de qualidade são muito bem vindas. Vi que o pessoal aqui costuma usar 500g ou mais para uma torra mas como comprei um pacote de 1Kg resolvi usar 250g para me dar um número maior de tentativas. Aqui em casa só disponho do fogão tradicional para fazer a torra e tem o problema que a altura dos pés do bolinha é muito curta para a boca do fogão. Por isso preciso fazer essa gambiarra usando a tampa das outras bocas e aí ficar equilibrando o torrador em cima. Vira e mexe as tampas escapam e caem e preciso parar a torra para arrumar de novo. Alguém tem uma solução melhor para isso? Nesta torra usei a maior boca do fogão na potência máxima. O processo todo demorou de 12 a 13 minutos. Próximo ao 5 minutos já era possível ver as películas se soltando. Como vocês escutam os famosos cracks durante a torra? O barulho do bolinha girando com os grãos dentro é tão alto que eu não consigo escutar nada. Tenho a impressão de que o barulho é muito maior no início da torra e vai diminuindo a medida que o tempo passa. Apenas quando fui despejar os grãos do bolinha para a forma que escutei alguns estalos mas não faço ideia se era o primeiro ou segundo crack. O resultado foi esse após os 12 minutos. Não sei como seria classificado. City roast? Full City Roast? Me deu a impressão que a uniformidade não ficou muito legal. Dá para ver alguns grãos bem mais claros que outros. Li em algum lugar que terminada a torra é bom esfriar os grãos rapidamente por isso quando termino coloco nessa forma e deixo na geladeira enquanto limpo a cozinha. Esse foi o estado do fogão pós torra. Vi alguns comentários aqui dizendo que voa película pela casa inteira mas achei bem tranquilo. Usando um aspirador de pó fiz a limpeza em menos de 5 minutos. Terminada a limpeza eu tiro os grãos da geladeira, coloco em um escorredor de macarrão e fico chacoalhando até caírem a maioria das películas. Esse foi o resultado final. Não dá para ver direito mas ficou em 211g. Quase 20% de perda. Qual o consenso sobre quando este café estará pronto para consumo? Acho que vi em alguns posts dizendo para aguardar 3 dias. Amanhã de manhã provo e vejo como ficou o sabor. Obrigado pelo espaço. Abraços, Mateus
    1 point
×
×
  • Criar Novo...