Tenho usado a receita do Hoffman também que é resumidamente o seguinte:
1. escalda o filtro de papel
2. coloca água fervente (250ml)
3. coloca o pó (entre 15 - 18g) e dá umas mexidinhas com a colher para dissolver os empelotados
4. deixa descansar durante 2 minutos
5. quebra a crosta com a colher com mexidinhas leves, espera 30 segundos e coa.
Até o momento foi a técnica que deu os melhores resultados, mesmo para os cafés comprados já moídos (tanto de supermercado como de cafeteria).
No café de torra média clara já moído uso 18g p/ 250ml de água. Já na torra média escura em moagem média (se bem que está mais para média fina) usei 15g para 250ml. Tenho usado filtro melita mesmo, usei o clever só para um teste e estou salvando ele para quando começar a moer os grãos, percebi que ele coa mais rápido que o melitta e a bebida sai mais limpa.
Vai ajustando a quantidade de pó para o seu gosto, também dá para alterar o tempo de imersão também.
Quando uso filtro melitta escaldo duas vezes para tirar bem o gosto do papel. Faço a dobra invertida no filtro de papel, a lateral dobra para um lado e a parte de baixo para outro, quando estou com paciência rsrsrs uso o filtro original como modelo para ficar do mesmo tamanho.
Ainda estou usando o pó que comprei recentemente na cafeteria, assim que acabar começo a brincar com os grãos e a moagem.
Até agora não errei com esse método, se o café é bom, sai boa bebida, mas ainda não cheguei numa bebida memorável nele. Nos outros métodos, com o mesmo pó, os resultados foram sofríveis, só serviram para treinar latte art com sabão rsrsrs.