Ir para conteúdo

Ranking

Conteúdo Popular

Mostrando conteúdo com maior reputação em 02-07-2021 em todas as áreas

  1. o mokinha da Camila deu bom aqui, mas já que você perguntou, procure pelo café da Formigas do Café, pelo instagram, me agradou em todos os aspectos. outro que você pode procurar mas ainda não formei opinião é o Ovelha Negra.. Enviado de meu POCOPHONE F1 usando o Tapatalk
    1 point
  2. Olá pessoal! Tudo bem? Estou com a máquina já tem um bom tempo, e peguei muito gosto de fazer aquele espresso caprichado... O ritual é muito gostoso não é mesmo? Agora estou em busca de um café com bom custo benefício para o dia a dia... Já experimentei duas intensidades do Orfeu (bourbon e classico), o Qualita Intenso, dois tipos do Café do Ponto, e o Mokinha 2.0 da Camila (torrafresca). Por incrível que pareça o que mais gostei foi o Qualita Intenso (tem no Extra e Pão de Açucar)... Os outros sempre faltam ou sobram alguma coisa... E apesar de ser café de supermercado sempre consigo com uma torra razoavelmente fresca. Agora pergunto a vocês: Alguém já experimentou esse Mokinha 2.0? Aqui ele não ficou legal... Tentei por mais café, aumentar a temperatura, aumentar o tempo de extração, mas ainda fica meio fraco, ácido... Alguma outra sugestão de marca? Bons cafés! Abraço.
    1 point
  3. 5) Tempo Por último, deve-se cuidar do tempo. Como expliquei acima, é fácil queimar o café com a Moka, então deve-se cuidar do tempo. Pré-aquecendo a água (até ferver) antes de colocar na caldeira e então usando a chama baixa do meu cooktop, com 5' o café começa a fluir pela torre (1ª foto). Uns dois minutos depois o café atinge o vértice do bico do bule (2ª foto) e nesse momento fecho a tampa e tiro do fogo. Fecho a tampa porque no final as vezes o café começa a "tossir" na torre, e respinga para fora do bule. Mais ou menos um minuto depois ele pára de fluir, e está pronto (3ª foto). Antes de servir sempre agito a cafeteira para misturar bem o café do começo com o do fim da extração. Observações: - Marca: A 1ª Moka que comprei não era da Bialetti mas sim uma xingling que tinha aqui na minha cafeteria. Trinta pilas, mas para começar está bom, não é? Tentei usa-la uma única vez, mas rosqueava mal o bule na chaleira a ponto de vazar pressão pelo lado. Foi direto pro lixo e aí paguei os 100+ pilas pela Bialetti . - Cesto: Eu só despejo e espalho o café moído no cesto - NÃO se deve compacta-lo para não dificultar demais para o vapor d'água percolar da caldeira para o bule. Só despejando o café no cesto a pressão dentro da caldeira é bem baixa, coisa de 1,5 a 2 bar, e a válvula de segurança foi projetada para isso. Se compactar você poderá causar aumento da pressão e o negócio degringola. - Limpeza: Pode lavar sim a Moka, mesmo a de alumínio, só não use detergente ou palha/esponja de aço. Lave só com água e/ou com a parte amarela da esponja, sem usar detergente.Terminou de usar, espere esfriar e lave em seguida e ponha para secar. Não guarde ela molhada e montada, e de vez em quando desmonte o filtro e a borracha da base do bule para lavar. Curiosidade: na Itália, se você aluga apartamento mobiliado e sabem que você é brasileiro, vão lhe lembrar para não lavar a Moka, que lá é mais comum que b#nda. - Chama: A parte que mais estraga na Moka é o cabo que fica pendurado para fora, as vezes em contato direto com a chama. Use fogo baixo e um daqueles redutores de boca de fogão - basicamente uma grade ou tela de aço que recobre a gradinha da boca do fogão, fazendo com que a Moka se eleve um pouco sobre a chama. Estou seriamente tentado a colocar uma chapa de ferro debaixo da Moka e ver se dá certo. - Arte: E por último, como qualquer método para café, café italiano não deixa de ter uma boa dose de arte, portanto vale experimentar para achar um jeito que se adeque melhor ao seu gosto .
    1 point
×
×
  • Criar Novo...