Ir para conteúdo

Ranking

Conteúdo Popular

Mostrando conteúdo com maior reputação em 25-07-2017 em todas as áreas

  1. (não tenho certeza se esse é o board certo, qualquer coisa podem mudar) Pessoal, estava buscando uma balanca que fosse boa e não tão cara quanto pagar R$ 400 reais em uma da hario com timer. Como não consegui, resolvi fazer minha própria balanca e disponibilizar o projeto pra quem quiser replicar. Acabou saindo uma balanca bluetooth que mostra o peso na tela do celular, assim como as Acaia Perl. O projeto encontra-se em https://github.com/leonardok/ascale e a interface no celular ficou como na imagem em anexo. Para o meu projeto comprei uma balanca chinesa, tirei tudo de dentro pra aproveitar apenas o sensor de peso, e coloquei todo circiuto lá dentro.
    9 points
  2. @Freedom Force aproveite o frio pra fazer croissant... Está aí meu último com 100% fermentação natural, não ficou com folheado excelente mas ao contrario do que o @Leligo constatou, eu gostei bastante do gosto do croissant só com fermento natural.
    4 points
  3. Pessoal falei com o Leo , está confirmado dia 19 , com torra , e eles vão trazer alguns microlotes .
    3 points
  4. Pessoal, viram essa: http://fellowproducts.com/prismo. Make Espresso-Style Coffee with Prismo + AeroPress®
    2 points
  5. cara qual o tempo da sua extração? 30s, se sim e vc ta achando o café Subextraido vc precisaria mexer na temperatura da maquina, se o café sai em menos de 30s afine seu café que ele está grosso. agr se o problema é temperatura e eu sei que essa maquina mexe muito pouco, passe a comprar cafés mais escuros, voltados pra espresso.
    2 points
  6. Sou nova nesse meio de cafés especiais, muito curiosa e apaixonada por café. Leio bastante conteúdo sobre o assunto, tenho uma aeropress e muito desejo de ter outros métodos e poder fazer várias receitas com café. Recentemente ganhei alguns cafés e todos em grão, único detalhe que não tenho ainda meu moedor. Nao estou trabalhando (mas procurando bravamente) e estou com receio de perder os cafés que ganhei até dó, pois entre eles um café do Peru maravilhoso. Fiz uma vakinha e gostaria de coração compartilhar com vocês, qualquer ajuda é super bem vinda. Indicações tbm. https://www.vakinha.com.br/vaquinha/comprar-um-moedor-e-continuar-com-meu-amor-por-cafe?utm_campaign=whatsapp&utm_content=189345&utm_medium=website&utm_source=social-shares
    1 point
  7. Um produto interessante, vou experimentar, não porque possa fazer algo parecido com espresso justamente porque o forte da AP é fazer um café que não tenha nada a ver com espresso! Sempre achei o PF da AP o seu ponto fraco com aqueles buracos enormes que favorecem canalização, e venho buscando uma alternativa de PF para a AP (né, Gil?!). O filtro de 80µm poderia estar na casa do 50-60µm, uma aparente vantagem mas achei a área de passagem muito pequena; os furos poderiam ser menores e ter umas duas vezes mais deles por, digamos, cm2. Mas se cabe um filtro de papel em cima (o que geralmente não aprecio muito, pois retém óleos), deve caber um filtro metálico Kohi tb. A pressão (jato central) na extração provoca uma certa aeração no café pronto, o que é uma variável importante e prática, talvez tenha aí outra vantagem. O fato de não precisar inverter a AP tb me possibilitaria testar com maior facilidade uma técnica de extração em duas etapas (que o Sergio m. sugeriu uma vez), a la cervejaria: fazer um infusão longa e extrair tudo, seguida de novo despejo de água para uma segunda infusão longa no mesmo pó já anteriormente extraído. Com a técnica atual de AP Invertida (ou na posição normal) o resultado foi muito interessante, mas de difícil operacionalização; já com o Prismo a coisa poderia funcionar muito bem, o que tb aumentaria duas ou três vezes a capacidade de preparação atual da AP invertida (daria tranquilamente pra fazer até uns 450ml de café na xícara, ou numa garrafa térmica de 500ml). Se alguém for comprar (não com aquele frete abusivo) me avisa que eu entro na compra e rachamos o frete de lá pras terras tupiniquins.
    1 point
  8. Porque é afirmação da mesma pessoa que prometia a entrega até o natal. Ou seja, confiança zero. Tenho quase certeza que receberemos no natal de 2017, mas espero estar errado.
    1 point
  9. Mais perto vou ver com eles exatamente o que vão levar . Eu vou levar o Terra vermelho ( Terroa ) e Sítio Baixadão ( Pereira Vilela ) ambos congelados. Vou fazer uma experiência , que estou querendo fazer faz tempo , vou levar o nemox e moer o mesmo café que estiver no hopper do K30 , e preparar na LM dois espressos , um moído no Nemox com a BR mais próxima possível da Cafuné, e o outro moído no K30. Acredito que vão ficar quase iguais , um moído em um moedor de 150 dólares e outro em um profissional de 1600.
    1 point
  10. @Leonardok, parabéns pelo construção, sou fã desses projetos Estou pensando num projeto de injeção de vapor para forno feito com Arduino, não vi ninguém por aí fazendo ainda.
    1 point
  11. Olá colegas, Ainda em fase de aprendizado na utilização do torrador elétrico C.D.C., acredito eu que valeu a experiência. Utilizei a sugestão do Beto-o para torrar, ou seja: Aqueci o forno até 205ºC medindo com um termômetro de espeto. Após isso, retirei o termômetro para poder levantar o cilindro e introduzi os grãos (100 gramas apenas) , colocando tudo de volta. Abaixei a temperatura colocando o controle na posição 2 (170ºC) para secar os grãos. Decorridos aproximadamente 5 minutos subi a temperatura atuando no controle e fui para a posição 3. Esperei aproximadamente uns 2 minutos até a temperatura atingir 207ºC e ouvir o ruído dos cracks. Após isso, abaixei a temperatura colocando o controle na posição 2 novamente. Aguardei pouco mais de 1 minuto e retirei os grãos, colocando-os numa forma de pizza e a refrigerar com um pequeno ventilador. Não fez sujeira nenhuma. A maioria das peles ficaram na bandeja de resíduos. PS: foi utilizado grão cru de café Bourbon Amarelo Pagliaroni, da cidade de Pedregulho-SP, Alta Mogiana. 100% arábica aroma e sabor frutado, notas de mel, acidez cítrico intenso. Altitude da fazenda 960 metros acima do nível do mar. Pesei o café antes da torra 103 gramas e após torrado 98 gramas.
    1 point
  12. Aurélio, você está assumindo que já estão todas prontas... Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk
    1 point
  13. Legal! Qualquer duvida é só chamar! O video definitivamente passou pela minha cabeca, quando der um tempo to bem afim de fazer mesmo! Valeu Daniel! Tentei escrever em formato de artigo mesmo pra facilitar.
    1 point
  14. Que bacana! O material no Git está bem completo e fácil... nem sei se precisa (muito) de vídeo.
    1 point
  15. Duas questões que os colegas colocaram aí e você deve observar: - a temperatura da máquina: esperar a máquina aquecer e fazer o flush devem ajudar - a qualidade do café: tem cafés e torras que não funcionam para espresso de jeito nenhum...
    1 point
  16. vou ver se tomo coragem pra fazer tb... Posta algum video dela em ação, explicando o projeto e tal... rs
    1 point
  17. As canecas da Fellow são excelentes , concordo com o Bruno eles não fazem porcaria , mas está em pré order , prometem despachar em outubro , isso no mundo do cafe significa atraso . Vou esperar sair , deve estar a venda no natal , a Clive coffee vende as coisas da Fellow , quando eles venderem significa que está ok , a última coisa que eu quero é um "drama Aram" , com direito a um post "muro das lamentações" , esse hobby é para dar alegria , não ansiedade . Por 20 dólares se for bom vai vender muito .
    1 point
  18. Eu fui o segundo Espero receber antes do dia 19 de agosto (proxima reuniao do CDC Rio).
    1 point
  19. No email diz que eu mais 40 pessoas participaram do projeto, ou seja, devo ser o 41
    1 point
  20. Rogerio, acesse seu email procure um email do catarse que foi enviado pra você no ato que seu pagamento foi aprovado, nesse email tem o numero da sua colocação no apoio...
    1 point
  21. @Mesquita, estou verificando porque essa configuração não está funcionando. Testei na minha conta e também percebi o mesmo comportamento. Acredito que deve ser um bug da nova versão.
    1 point
  22. "As primeiras serão enviadas ainda esse mês". É tudo muito vago... As primeiras 5 unidades? As primeiras 10? As primeiras 20? A comunicação deles é terrível. Nem o lance das "plaquinhas" eles deixaram claro no e-mail. É tão difícil assim deixar as informações às claras aos apoiadores?
    1 point
  23. O meu é o primeiro!!! Kkk assim eu espero receber logo kkk faco o unboxing e posto hehe
    1 point
  24. MÓ PATINANDO Como relatado acima pelo Fabricio, a mó interna pode patinar, em moagens finas, com grãos duros, porque ? Neste lote eu mudei a arruela que fixa a mó interna, antes ela tinha 3 pinos e agora é lisa, os 3 pinos ajudavam a tracionar a mó e agora com a arruela lisa, a tração é feita pelo atrito entre a mó e a bucha do eixo, e a mó e a arruela. Porque mudei ? A arruela com pinos variava o desenho para cada lote de mós, nem sempre a arruela de um lote de mós servia com perfeição no próximo lote de mós, e se o ajuste não for bom o alinhamento podia não ser ótimo, por esta razão adotei a arruela lisa. O que deu errado ? O parafusos adotado para fazer o aperto esta chegando ao final de curso sem ter feito totalmente o aperto, mas isto não foi perceptível na montagem, pois consegui o aperto, mas não suficiente. Estamos falando de uma diferença de 0,1 mm. Quem me citou que a mó patinou foi o Ruston, o Pedro IVo, o Fabricio, e o Bernd da Espanha, alguns se auto apertaram e parou de patinar. De qualquer forma, estarei enviando para todos os MINIs um novo parafuso de inox DIN 7991 M5x12 , para substituir o M5x16. Não consegui comprar todas as chaves allen 3mm para enviar junto, mas estou providenciando. Vou enviara amanhã como amostra, se alguém tiver urgência me avisa hoje. Obrigado
    1 point
  25. Pelo e-mail que recebi do Catarse, sou 45° apoiador. Ontem recebi o e-mail para confirmação dos dados. Me chamou a atenção um pequeno detalhe no final do e-mail: "Os envios começarão na última semana de julho e poderão se estender até setembro." Ou seja, vai demorar bastante para todo mundo receber... Isso que nem falam setembro de que ano. Pode ser 2017, 2018...
    1 point
  26. Positivo Guilherme, grato pelo conselho. Ontem estive em Barra Bonita e já trouxe comigo o torrador Philco CDC, modificado pelo Beto-o. Ainda não tive tempo de colocá-lo em ação. Espero obter resultados melhores, já que outros colegas conseguiram.
    1 point
  27. Olá guilefer, Obrigado pelo retorno, então cara no fim não comprei nenhum dos 3, de tanto pesquisar, acabei comprando o da Seleção do Mario, por ouvir bem, pelo preço e pelo atendimento. E que café bom viu! Tudo o que eu tinha de parâmetro sobre sabor de café caiu por terra, nada a ver com o do supermercado(queimado) é outra experiencia, eu falo isso pois é minha iniciação no mundo do café de verdade e foi muito boa, agora só me resta comparar com os outros pra saber qual é melhor com base no meu paladar.
    1 point
  28. É realmente 37, não dá pra tomar todo dia né rsrs. Bom, para informação de todos: Na sexta feira passada estive lá no WOLFF café. Alem de bater um ótimo papo sobre cafés e torras com o Luciano salomão. Comprei 3 pacotinhos lá com a qualidade ( melhor que tomei esse ano rs ) por 25,00 cada ( 250grs ). Atenciosamente.
    1 point
  29. Acredito que não tenha diferença gritante do Hario pra esse
    1 point
  30. Ótimo combo, esse moedor é muito bom, tenho uma versão mais antiga em minha cafeteria. Gostaria muito de pegar mas no momento não estou podendo. Boa sorte amigo, com certeza vende rápido.
    1 point
  31. Podia ser: "Finalmente enviARAM " "Até que enfim terminARAM" "Ainda bem que acabARAM" "Ufa, vocês quase me matARAM" Usem a criatividade ... Enviado de meu SM-G950F usando Tapatalk
    1 point
  32. É bom ser claro nos pedidos, pois do jeito que todo mundo é desligado hoje em dia, corre o risco de vir escrito "não escrever nada"
    1 point
  33. Bom dia, chegou ontem, invejei alguém aqui do clube, acho que foi o @maycon ... Achei que tem boa qualidade. No Aliexpress na média de US$ 1,40 mais envio de uns US$1,3 (por isso sugiro comprar mais de uma logo): http://s.aliexpress.com/uyqe2Y7B Enviado de meu MI 5 usando Tapatalk
    1 point
  34. Amanhã vou tentar falar com o Leo e confirmar dia 19.
    1 point
  35. Sim, @cansantos, creio que tenha sido o estabilizador, mas ele cumpriu seu papel, sem essa intermediação a máquina, provavelmente, teria fritado, mesmo desligada no painel (basta estar na tomada, em stand-by). Aliás, pelo seu projeto, esse tipo de equipamento protege até mesmo outros equipamentos na sua rede elétrica, simplesmente por estarem em paralelo com ele, por conta da supressão de transientes que ele proporciona. Se nada mais queimou, deve ter sido porque o bichinho segurou as pontas. E ainda deve estar em garantia, então vale a pena levar logo... Quando tenho de levar pra arrumar, só confio na assistência da Fábrica, em Diadema: SMS Tecnologia Eletronica Ltda Av Piramide, 661 - Jardim Yambere - Diadema - SP CEP:09970-330 Telefone: (11) 40757069 E-mail:atendimento@sms.com.br Mas tem autorizadas em muitos bairros de Sampa... Quando levar, explique que você precisa que o estabilizador fique com o centro da faixa de regulação em torno de 120V, de modo à saída ficar sempre entre 113V e 127V, assim eles identificam mais fácil como te atender.
    1 point
  36. Ah!, meça a tensão do seu 220V também, se estiver abaixo de 192V, não tem estabilizador que segure... Veja na sua conta de luz qual a tensão mínima garantida no seu contrato. Em geral, são 204V pra rede de 220V. É comum chegar em 198V onde moro, mas tem dia que bate mais de 243V, só que com fator de potência horrível. O Estabilizador fica com a ventoinha no máximo e comutando bastante nesses dias extremos.
    1 point
  37. Só para reavivar esse tópico, dei a sorte de conseguir uma mypressi nova aqui no Brasil, no ano passado. Acho que foi alguém que comprou duas e ficou com uma parada em casa. Como minha Silvia deu problema em dezembro e ainda está na oficina, tenho usado a mypressi todos os dias e agora estou bem treinado a extrair nela. Vou compartilhar a extração que fiz hoje e que me agradou muito. Usei 20 gramas de pó e tirei 50 gramas de bebida (BR 1/2,5) em 30 s, com um ótimo crema, na minha opinião. Usei grãos do clube do café deste mês, 100% arábica variedade Rubi e Topázio, torra média.
    1 point
  38. Promoção de Páscoa 2014 Receita boa para um ótimo café Mortari Prensa francesa Introdução (pode pular se estiver com pressa) Parabéns, você comprou uma prensa francesa! Deixa eu adivinhar: você seguiu o conselho daquele seu amigo que é aficionado por café e que te convenceu que o café nela fica ótimo, que é fácil de preparar e de lavá-la depois. Não? Então viu na novela, ou naquele filme bacana, ou então no comercial de biscoito light e achou muito "chique". Acertei? O fato é que você chegou em casa ansioso com a nova cafeteira e quer experimentar essa belezinha. Ferveu um pouco de água – da torneira mesmo, afinal, depois que ferve mata os bichinhos –, e encheu a cafeteira. Adicionou algumas colheres de sopa daquele pó de café que comprou no supermercado no começo do mês, um dos mais caros da prateleira, e que está bem guardadinho na geladeira, afinal já estamos no dia 28 e você não quer que o pó estrague. E agora? Já sei, encaixou aquela tampa esquisita em cima, apertou bem forte pra espremer bem o pó e serviu o café na caneca. Não, na caneca não, naquela xícara fina de porcelana que era da vovó, afinal, a estréia de um ótimo café tem que ser com classe. Quatro colheres de açúcar depois e é hora de provar! Ops, uma pausa para reflexão. Tá certo isso? Acho que é porque você chupou aquela bala de menta que tira o gosto das coisas. Outro gole. Ué. Estranho. Desista, não vai descer. Ficou bem ruim né? Não desanime, esse tipo de (má) experiência é mais comum do que você imagina. Tenho 2 notícias pra você: uma boa e uma ruim. A boa é que, ao contrário do que você acabou de experimentar, a prensa francesa é sim capaz de oferecer cafés espetaculares, dito por muitos como o melhor dentre os métodos de extração. A notícia ruim é que, para conseguir esses cafés, você vai ter que aprender um pouquinho os "macetes" e tomar cuidado com alguns detalhes que fazem toda a diferença. Tá afim? Então vamos lá: Materiais necessários O que você vai precisar, além da prensa francesa: Café fresco em grãos Moedor de café Xícara Colher Balança (opcional) Água filtrada Uma forma de aquecer a água (pode ser fogão, ebulidor elétrico ou o que achar melhor) O moedor assustou né? Se você não tem um desse ainda eu sugiro que compre um. O café moído na hora tem uma diferença enorme para o pó que você compra no supermercado. Não vou ficar discorrendo sobre todas as diferenças aqui, faça uma pesquisa no CDC e encontrará bastante explicação sobre isso, apenas tenha em mente que a diferença é + ou - entre um hamburguer desses genéricos e aquele filé de picanha suculento. Se você não come carne, imagine uma lasanha daquelas industrializadas congeladas e compare com a que servem nas melhores trattorias da cidade. É por aí. Ah, você precisará também de uma forma de marcar o tempo. Pode ser um cronômetro, um relógio, uma ampulheta, contagem mental, tanto faz, contanto que você marque o tempo com o mínimo de precisão. Modo de preparo Primeiro, você tem que saber qual a capacidade da sua prensa (em mL) para calcular o quando precisará de café e o quanto de água. A razão de preparo "tradicional" é em torno de 6,5g de café (que é + ou - uma colher de sopa cheia, se você não tiver uma balança) para cada 100mL de água. Eu sugiro que você comece por aí e, depois de experimentar, aumente ou diminua a quantidade de café de acordo com o seu gosto. Não há uma regra rígida, o importante é ficar do seu agrado. Pra começar, coloque água pra esquentar. Você nem vai usar ela já, mas é bom pra ir agilizando pois, dependendo de como for esquentar, pode demorar um pouco e, enquanto ela vai esquentando, vamos preparando o resto das coisas. Algo bem importante aqui: utilize água filtrada. Mesmo que você deixe chegar ao ponto de fervura, não utilize a água da torneira. Não é por causa dos germes, bactéria etc. mas sim por conta do cloro. O cloro reage com alguns componentes do café e neutraliza muitos dos gostos e aromas que você poderia sentir, caso use a da torneira. A do filtro costuma ter menos cloro e, por isso, é melhor. Água mineral? Claro, pode usar sim, é ideal. Enquanto a água esquenta, vamos separar o café. Como a minha prensa é pequena (até 300mL) e eu pretendo preparar com 200mL de água, vou utilizar 13g de café (2 x 6,5g): Você deve ter se perguntado porque eu vou usar 200mL de água se a minha prensa é pra 300mL, certo? Na verdade, você não precisa sempre utilizar a prensa em sua capacidade total, você pode fazer menos café se quiser. Só evite fazer menos do que a metade da capacidade da prensa, senão pode não funcionar bem. Como a minha é pra 300mL, eu posso fazer qualquer quantidade entre 150mL e 300mL que vai dar certo. Hora de moer o café. Mas e aí, qual a "grossura" (o nome técnico é granulometria) que você vai moer? A prensa é um dos métodos que se usa a moagem mais grossa dos grãos. É mais grosso do que o pó de supermercado. Eu costumo comparar com aquele trigo que você usa pra fazer kibe, sabe? Dá uma olhada: Comece moendo + ou - assim, acho que é um bom ponto de partida. No futuro você pode experimentar moagens mais finas ou mais grossas e avaliar o resultado, até encontrar o ponto ideal para o seu gosto. Normalmente, quando mais fina a moagem, menos o tempo de infusão necessário (se não sabe bem o que é isso, não se preocupe, veremos adiante) e, quanto mais grossa, maior o tempo. Ah esqueci, você ainda não tem moedor né? Ta apertado e não dá pra comprar o moedor agora? Tudo bem, não é o fim do mundo. Mas não use o pó de supermercado. A moagem dele é muito fina para a prensa e o resultado não vai ficar legal. Encontre uma loja (normalmente na internet) que venda cafés bem frescos, com torra recente, e peça com moagem para prensa francesa (ou french press) que vai dar certo. Beleza, café já moído. A água já está bem quente, né? Antão vamos primeiro escaldar a prensa e a xícara. Não deixe de fazer isso pois vai ajudar bastante à temperatura não baixar muito durante a extração, o que poderia prejudicar o resultado final. Olhá aí, é só colocar água quente: Já está tudo bem quentinho? Então pode jogar a água da prensa fora e vamos começar a parte boa. Primeiro coloque o café moído na prensa (já sem a água do escaldo hein): Vamos lá pegar a água quente. Uma boa referência pra saber o quão quente a água deve estar é ficar de olho nas bolhinhas, aquelas que vão se formando na parede da panela/caneca/bule. Quando elas começarem a ficar maiores e a superfície da água começar a se agitar um pouco mais intensamente, tá no ponto. A temperatura nesse momento é em torno de 95°C, boa para a extração, veja: Se você der uma bobeada e a água ferver, entrar naquela ebulição mais frenética, não tem problema. Só evite deixar a água fervendo por 30min antes do preparo, isso não vai melhorar em nada a sua extração e dizem até que piora, porque a água perde oxigênio e mais alguma coisa que eu não sei bem. Na dúvida, é melhor evitar. Mas também não se preocupe muito com isso pois, se você ficar com medo de ferver e desligar o fogo muito antes, a água talvez não atinja os 95°C necessários e isso, sim, deve prejudicar mais a sua extração do que se a água ferver por alguns instantes. Água no ponto, café na prensa, é hora de misturar. Despeje + ou - metade da água na prensa, no meu caso uns 100mL, e inicie a contagem do tempo: Depois de uns 30 segundos a 1 minuto que iniciou a contagem, misture bem com a colher (não precisa exagerar, não é milk shake). Essa mexida é importante porque o café, quando bem fresco, costuma liberar bastante CO2 e, no início, formam-se pequenas bolhinhas em volta das partículas de café que tendem a isolá-lo da água e bloquear parcialmente a extração. Ao mexer, você libera esse CO2 e imerge totalmente o café na água. Mexeu rapidamente, tira a colher e coloca o resto da água até o volume que você havia definido no começo, 200mL no meu caso. Já pode colocar a tampa na prensa, mas sem afundar a peneira do êmbolo na infusão: Agora deixe o café em infusão por 4 minutos, contados desde que você colocou água pela primeira vez na prensa. É nesse momento em que a extração está ocorrendo mais intensamente e a água está literalmente extraindo açúcares, óleos e outros componentes do café que darão o gosto, aroma, corpo e demais características do produto final. Enquanto a gente espera, deixa eu te dar uma dica: como você fez pra medir os 200mL de água que vai ter que utilizar? Pegou um recipiente graduado e encheu até a marca de 200mL? É uma boa forma, mas provavelmente você teve que esquentar um pouco de água em outro lugar pra escaldar os recipientes, senão você perderia a medida, certo? Se você tem uma balança digital (dessas de cozinha mesmo), provavelmente ela tem um botão chamado tare (ou apenas um T) que serve para zerar a balança com o que estiver sobre ela. Uma coisa que facilita bastante é você colocar a prensa já com o pó moído em cima da balança e apertar o tare para zerar. Dessa forma, você pode aquecer uma quantidade maior de água, usar parte dela para escaldar os recipientes e, na hora de iniciar a extração, ir despejando água na prensa até atingir o mesmo valor em gramas que você calculou em mL (lembre-se que a água pesa 1g para cada 1mL). Assim, você saberá a quantidade exata de água que colocou na prensa. Bom, já deu 4 minutos? É hora hora de baixar o êmbolo. Mas preste atenção: você tem que baixar o êmbolo bem devagar. Note que o êmbolo tem uma peneira, nós queremos forçar a decantação das partículas mais grossas com essa peneira, mas sempre haverão algumas mais finas que passam pela peneira. Muitas delas já estarão decantadas depois de 4 minutos, mas se você baixar o êmbolo rápido e com força, vai agitar demais o café e as partículas finas irão subir, o que não é muito legal na hora de tomar (fica aquele pozinho no fundo da xícara, sabe?). Pelo mesmo motivo, não pressione com força o pó de café no final do curso do êmbolo, basta encostar a peneira no bolo de café, de forma a mantê-lo no fundo, e está bom. Encostou no fundo? Perfeito, seu café está pronto para ser degustado. Agora é só servir, mas evite servir até a última gota de café, deixe aquele restinho de café na prensa para evitar o problema das partículas finas que conversamos acima. Se você virar tudo, todo o trabalho que teve para baixar o êmbolo com calma e não pressionar demais o pó no final irá por água abaixo (ou, nesse caso, café abaixo), pois as partículas finas, que já estarão decantadas, serão vertidas para a xícara. Ah, não se esqueça de tirar a água de escaldo da xícara antes de servir, tá? Agora é só apreciar com (um pouco de) moderação (só um pouco)! Resultado Eu sou adepto do seguinte ditado: "uma imagem vale mais que mil palavras". Não esqueça de nos contar como foi sua experiência! Abração, Fabio Mortari
    1 point
  39. E às vezes ganham Cup of Excellence, mas estragam o café com torra mal feita. Já me aconteceu.
    1 point
  40. Também não posso.. Tô economizando pra faculdade do meu filho.. E olha que ele só tem 8 anos!
    1 point
×
×
  • Criar Novo...