Ir para conteúdo

Ranking

Conteúdo Popular

Mostrando conteúdo com maior reputação em 20-12-2018 em todas as áreas

  1. Café da Three Monkeys, Cusco, Peru. Torra quase clara, bem executada. Café bem gostoso.
    5 points
  2. Finalmente uma pestana! Como nada é perfeito, eu me enganei e em vez de deixar 25 minutos com a tampa fechada e 25 com ela aberta, ia deixar 45 minutos de cada jeito. Depois de 45 minutos, abri a tampa. Tava já bem corado. Quando deu uns 20 minutos de tampa aberta, começou um cheiro de queimado e eu achei por bem tirar do forno. A casca ficou super dura e chamuscada em uns pontos. Mas o miolo ficou legal. Acho que o que tava deixando a massa grudenta era o levain mesmo. Comecei agora o pão 7. Elevei a hidratação pros 70% originais, mas baixei ainda mais o levain, de 20% para 16% da massa de farinha adicionada. Vou repetir o que fiz ontem que parece ter dado certo. Obrigado a todos que ajudaram. Vou continuar postando o progresso aqui.
    2 points
  3. Heitor, a gente quer saber jsutamente o que não está escrito lá! ¬¬
    2 points
  4. @Fer.pr https://www.flickr.com/photos/148785676@N08/shares/T4em00 @Muniz O prototipo foi anodizar, testes em janeiro para dar seguimento.
    2 points
  5. Pessoal, quero dividir algo com vocês. Como disse anteriormente, tinha uma plano para otimizar nossa produção: diminuindo custos, mantendo a qualidade da cafeteira e aumentar a qualidade do serviço da Aram. Faz mais de um ano que trabalho em uma nova versão da cafeteira, e agora ela saiu. https://www.indiegogo.com/projects/aram-coffee-maker O conceito é ter a mesma cafeteira, mas com um novo suporte. Esse novo suporte tem um custo de investimento muito alto, mas cada peça final sairá mais barata. Alem disso, ouvindo nossos clientes menos aprofundados no mundo do café, adicionei o filtro pressurizado que aumenta a versatilidade da cafeteira para os iniciantes dessa arte. O foco da campanha ser mundial, é justamente para aumentar as vendas e ser visto por todo o mundo. Assim, conseguir arrecadar o valor do investimento de uma forma mais fácil e abrangente. Ah. tem envio para o Brasil. Só apoiar o projeto e colocar seu endereço daqui. Torçam pelo projeto, porque isso pode mudar tudo por aqui e ano que vem conseguimos lançar novos produtos que estão na gaveta
    1 point
  6. Bom Dia, Peço desculpa desde já de utilizar o Forum inicialmente para pedir ajuda, sei como muitas pessoas se sentem em relação a isso. Mas estou mesmo sem saber o que fazer, adoro o ritual de café, adoro café, e gostaria de avançar para oexpresso em casa. Atualmente tenho moedor manual HArio e Aeropress, já faz algum tempo. Já fiz muitas receitas e tiro um bom café, mas já cansa moer manualmente todos os dias, e... falta crema! Estou a pensar comprar este conjunto, https://www.olx.pt/anuncio/mquina-de-caf-e-moinho-fiamma-super-bar-IDChNVA.html , o vendedor diz que não tem manutenção recente, mas está tudo a funcionar. Não tenho possibilidade de ver a máquina pessoalmente, dado que geográficamente ficamos muito longe... Tenho toda a vontade de aprender a tirar um bom café....tenho maq de capsulas mas... bem... não quero falar sobre isso Acham que vale a pena? São fiáveis, posso vir a ter muitos problemas? E por acaso sabem se tem depósito interno ou tenho mesmo que ligar à canalização? Muito Obrigado, Rui.
    1 point
  7. @Allexlimaa2, que rapidez! Obrigado pela dedicação a essa empreitada!
    1 point
  8. Pois é... @Rodolfo M, fica complicado explicar pra um recém chegado o motivo de termos investido muito dinheiro em equipamentos de café sem desanimá-lo e sem parecer que estamos com bravatas... Todos nós passamos pelo período de negação. Comigo foram 8 anos de ignorância usando a Delonghi com café moído de supermercado, de 2001 a 2009. Então tomei um maldito espresso maravilhoso, sem açúcar, numa viagem ao exterior e fiquei P da vida com a Delonghi. Daí foi a vez da Aríete e de achar o CdC original em 2009. Ainda sofri uns meses sem querer investir num moedor melhor do que o embutido na máquina (que tinha custado mil dólares!) e em cafés especiais. Só depois do Vario, da Gaggia e de comprar no Ateliê e em outros fornecedores de cafés especiais é que "caí na real". Temos de lembrar desse período, né? Um pacotinho de 250g custar mais do que 2 ou 3 Kg de um "café de mercado" parece uma afronta. Até a primeira xícara de um "godshot", claro... daí ferrou. Só café bom daí pra frente. E gastar mais de 4 mil num moedor e mais de 15 mil numa máquina passa a ser um desejo (ou um ato), não mais "apenas" uma loucura... Meu consolo é ter sempre colegas que gastaram muito mais do que nós, como o Edu com a Speedster e o Bernardo com o Mythos
    1 point
  9. Basicamente é o que os colegas @Fogo ruivoe @CabralJá falaram. De verdade? De um espresso nota 10 espere algo entre 4 a 5 da prima late que você não se decepcionará. Mais que isso terá que trocar todos seus aparelhos. Foi o que aconteceu comigo. Sempre tem como melhorar o processo e os aparelhos (PID por exemplo), mas fazendo uma analogia com carros, vale mais a pena gastar 50 mil em um carro de 20 mil para ele correr tanto quanto um carro que custa 70 mil ou vale mais a pena vc trocar pelo carro de 70 mil?
    1 point
  10. @Ronald, entendo que não faz sentido seguir o conselho de uma pessoa apenas, mas também não adianta pedir conselhos e, diante de alguma forma de consenso entre os consultados, ignorar os resultados das sugestões. Nesse outro tópico seu já indicamos algumas coisas que precisam ser revistas... Laminador não é moedor, e espresso não comporta moagem ruim, muito menos café "laminado". Se estiver esperando alguém corroborar seu desejo de ouvir que "o Philco é bom", pode ficar tranquilo que, eventualmente, isso irá acontecer. Tem muita gente no CdC que opina sem ter experiência real, muito "fake", como em qq comunidade online... O que não vai acontecer é ver seus cafés ficarem consistentemente bons. Aliás, há repetidas instâncias de explicações bastante detalhadas a respeito, basta usar a busca e dar uma lida por aqui no Clube. Como já mencionado com outros usuários em dezenas de postagens similares às suas, até pode acontecer de uma ou outra extrações ficarem aceitáveis, mas entre quantas? E segundo quais referenciais? Sobre "café bom", minha pergunta base nessas situações é: "o café ficou bom o bastante para não desagradar, sem aditivos como açúcar, leite ou qq outro adoçante?" Nem é o caso de a pessoa gostar de açúcar, o caso é que café bom não pode ter gosto ruim, mesmo que ingeri-lo puro não seja seu método preferido de consumo. Se estiver com gosto ruim antes de adoçar, algo está errado. No seu caso, esses "algo" são o laminador e a escolha de grãos. Como já mencionado.
    1 point
  11. Bem vindo Rui. Vou dar minha opnião, a fiamma é uma marca boa e confiável, no entanto assim como tudo na vida, é necessário avaliar o estado real dessas maquinas. Um moedor com as mós irregulares não vai entregar uma boa moagem do grão e você vai continuar com o mesmo problema: sem crema. Da mesma forma que uma máquina de espresso sem manutenção, que nunca foi descalsificada, ou com muito tempo de uso poderão te trazer grandes problemas. Todos esses detalhes devem bem avaliados antes da compra. Manutenção e peças costumam ser caros desses equipamentos. Agora é MUITO IMPORTANTE você também considerar o TAMANHO desse equipamento, é um equipamento já de linha comercial (atende um pequeno comércio) e com isso tem uma potência maior, ou seja gastará mais energia, também vai demorar mais tempo para atingir a temperatura ideal de extração e por fim ocupará mais espaço na sua bancada. E você como parece estar começando no espresso eu aconselharia uma máquina menor, preferencialmente de uso doméstico. Boa sorte!
    1 point
  12. Pode liberar minha parte @Allexlimaa2. O frete ficou caro e não consegui ninguém pra dividir.
    1 point
  13. Dúvida básica: O calor vai passar pelo aço? Pois se com madeira já esquentava um pouco, com aço fica como?
    1 point
  14. Nossa , o pão do @Solano e do @m3nd3s, estão impecáveis, eu ainda tomo um pau da pestana. O @José Cal Neto logo chega lá.
    1 point
  15. Pra quem nao tem a base do Mini, recomendadissimo. Facilita MUITO a moagem, principalmente se for fazer pra espresso que precisa mais tempo girando a manivela, se torna muito facil.
    1 point
  16. A abordagem para o meu pão integral com bastante sementes (girassol, abóbora, linhaça, chia, gergelim...) na massa é bem diferente. Precisa de uma pré fermentação da farinha integral de centeio e em geral na faixa de 20-30% de levain para não virar um bloco solido.
    1 point
  17. @Ronald, sua pergunta ficou bem genérica e já foi respondida no Clube dezenas de vezes, para o pessoal que está aqui desde o começo fica um pouco repetitivo, daí sugerirmos sempre a leitura dos topicos das Leituras Obrigatórias. Não tem como escapar de ler pra entrar nesse mundo sem dar cabeçadas excessivas. Primeiramente, a Philco não vende nenhum moedor de verdade no Brasil. Isso que você comprou é um triturador/laminador. Moedor usa um par de mós para moer... do substantivo raiz "mó" vem o verbo "moer" e o "substantivo-sujeito" do ato de moer, o "moedor". É consenso no Clube que um triturador pode "quebrar o galho" nos métodos de infusão longa, mas não será adequado para a moka (cafeteira italiana) e muito menos para espresso, a despeito do marketing e das afirmações efusivas dos "novatos empolgados". Basta pesquisar aqui no CdC que encontrará não apenas opiniões, mas também referências a dados estatísticos e análises granulométricas que confirmam tal argumento. Então o primeiro erro foi a compra desse Philco. Um moedor de verdade, mesmo que manual, já custa mais do que esse Philco por um simples motivo: por ser um moedor de verdade. Sugiro pesquisar o Hario Slim pra começar. Elétrico, nada menos do que um Tramontina-Breville Express seria adequado. Alguns vão argumentar que o Baratza Encore (modificado) serve pra espresso, outros argumentarão que não serve. O fabricante diz que não é recomendado. Não convém contrariar o fabricante. Hoje há o Cuisinart DBM-8 novamente no mercado, mas esse só atende espresso quando a máquina faz uso de filtro pressurizado (pesquisar no clube - sua máquina vem com tal filtro de fábrica), mas quem gosta de espresso prefere usar um moedor compatível com o método e trocar o filtro por um não-pressurizado (ou profissional/comercial) ou pelo menos modificar o filtro de fábrica tornando-o "despressurizado". Quando falamos de café bom, e o pessoal mencionou isso após ler sua mensagem mencionando os cafés que comprou, ficou implícito que os já adquiridos não são bons. Orfeu já foi bom no passado, não é mais. 3 Corações, mesmo na linha dita "especial", não é bom, é apenas minimamente aceitável, como o Orfeu ficou agora. Santa clara eu nunca provei em grãos, mas pelas cápsulas da Três e pelo que pesquisei, cai na mesma categoria do minimamente aceitável. Talvez com torra recente fique bom. Além disso, sem torra fresca, não sai espresso bom. Torra com menos de 30 dias é algo imperativo, e com menos de 20 dias para ter chance de dar resultados admiráveis. Os voláteis vão se perdendo e o sabor se esvai depois de algumas semanas da torra. Moído, o café oxida em menos de 15 minutos. As regras do Espresso se aplicam quase integralmente à Moka... Há tópicos tratando de técnicas e métodos. Por fim, pesquise o tópico de café torrado. Há uma lista de lojas físicas e online com comentários dos usuários. Poderia mencionar páginas de detalhes, mas o acervo do Clube está aí, de graça, com opiniões múltiplas, livre pra ser acessado. Boa pesquisa.
    1 point
  18. Hoje cedo catucai do@dessidepaula. Top demais, junto do pão de queijo caseiro
    1 point
×
×
  • Criar Novo...