Ir para conteúdo

Pereira

Senior Members
  • Total de itens

    77
  • Registro em

  • Última visita

  • Days Won

    2

Posts postados por Pereira

  1. A verdade é vivemos em uma ditadura de torra clara. Tudo que for diferente disso que considerado ruim.

    Descobri mais um excelente café de torra escura, me surpreendeu muito e está entre os melhor que já tomei. Rende um excelente expresso tigrado e brilhou nas bebidas com leite.

    A principal característica que é possui um baixíssimo amargor.

    Blend RMC 1kg - Fazenda das Almas / MG (lojavirtualnuvem.com.br)

    Obs.: e ainda tem um excelente preço!

  2. Em 03/05/2024 at 22:01, Roger W. Rocha disse:

    Ganhei um kit degustação da Fuzz no início do ano, gostei muito do melancia e goiaba. Mas no geral são todos bons, com exceção dos canéforas que não me agradam muito, mas é questão de gosto.

    Eu comprei um kit canéforas do FUZZ. Nenhum deles me agradou.

  3. 22 horas atrás, Pedro Freire disse:

    Olá,

    É uma vergonha isso! Era pra vir com boiler de inox ! Mas em 2025 virá a nova linha com novas cores e internamente na mesma idade da pedra! Enquanto tiver pessoas comprando... Já viu! 

    E viva a propaganda maciça e mentiras propagadas! 

    Bons cafés ! 

    Acredito que as pessoas continuam comprando por falta de alternativas. Nessa faixa de preço, 2-5k há somente 3 opções no mercado. Depois disso é preciso estar disposto a gastar 15mil em uma máquina. 

    • Curtir 2
  4. 2 horas atrás, Jeder disse:

    Legal, vou seguir tuas orientações.

    O que você achou do moedor? Estou propenso a comprar o Mahlkonig X-54. Mas esse Niche também me interessa muito.

    Obrigado!

    O Moedor dispença comentários!

    Porém, se fosse comprar um moedor novo hoje, optaria pela X-54. Esse vc acha no Brasil, com NF, garatia, etc. 

    Vende na Pasquali Maquinas.

    • Curtir 1
  5. 7 horas atrás, Jeder disse:

    Olá amigo. Tudo brm?

    Você poderia, pf, dizer como e de onde você importou esse moedor Niche? Estou interessado mas não se acha no Brasil. Se puder também dizer qual foi sua experiência com ele, agradeço.

    Obrigado. Abraço 

    Bom dia!

    A Niche vende os moedores diretamente no site oficial, porém não enviam para o Brasil. Voce pode optar por um serviço redirecionamento, enviando da Inglaterra para os EUA e depois para o Brasil (recolhendo todos os impotos incidentes na importação).

    Aqui no classificados do forum sempre aparece alguns que o pessoal coloca a venda.

     

    • Curtir 1
  6. 5 horas atrás, Danilo Pinotti disse:

    Bom dia pessoal, tudo certo?

    Estou tendo problemas de acidez com meus espressos. Mesmo com uma extração de mais de um minuto, o café continua ficando ácido. Já testei com grãos diferentes e o problema continua sendo o mesmo. Alguma dica para isso? Onde posso estar errando?

    Atualmente utilizo:
    - Prima Latte 2 com filtro não pressurizado.
    - Moedor Kingrinder K1 no click 30~35
    - 12 a 15g de café Sítio Eliza (regional), mas já testei com Sandeski e Café Cultura House Blend também
    - Tamper sem mola para compactação

    Voce pode tentar aumentar a quantidade de po no porta filtro.

    • Curtir 1
  7. Em 21/11/2023 at 23:19, Paulo Ricardo Colacino disse:

    Começando a aventura dos cafés em uma Gaggia Classic Pro com moedor Breville e por hora nenhuma alteração na máquina.

    Mesmo com moagem fina a extração está rápida 16-20s no máximo para 40ml, apesar de ter crema clara e sabor agrável. Moedor regulagem interna 8 e 8 no botão. 16g de grãos.café da Lucca Curitiba.

    Seria a pressão de fábrica que está acelerando o processo? Compactação errada? Alguém conseguiu extrair acima de 25s com a máquina e filtro de fábrica?

    Algumas infos adicionais... Em uma moagem mais fina 7-6 amargou bem apesar de ter extraído entre 20-24seg. Na borra eu notei que ficou meio queimado nas bordas.

    Na extração mais rápida ficou com boa crema, corpo e acidez. Sinto falta de um pouco de doçura. Pode ser o café ou o fato de não estar conseguindo mais tempo na extração?

     

    Obrigado!

    IMG-20231121-WA0013.jpg

    Quando se altera a pressão de 15 para 9 é um outro mundo ( na minha opinião). Com a pressão da bomba menor, não é preciso afinar tanto a moagem isso é uma GRANDE diferença. 

  8. 1 hora atrás, Érico Calasans disse:

    Estou com certa dificuldade na técnica para vaporizar o leite, sinto que pelo bico do vaporizador ser direcionado para baixo, na consigo fazer o leite girar. 
    Removi o panarello da maquina para ter uma vaporização mais preciso, gostaria de saber se é possível colocar algum bico comprado a parte para ter uma vaporização melhor?

    acho que pelos respingos na maquina, fica nítido a dificuldade para vaporizar kkkkkkk


    ADCreHevXqUYNX1EhAwBTuzajH8UkgvC8-md2lAMuDu8YzEbc219hvpTBFUqAa-I1Rr1pK5hhxvrNuxj1QIl4akALWhrIJcqcvRMcjgw5Q5niDwSZFwQgGNq98KQafYMjbD6nQ-oegvUzTCqerRUw7LbNOZ48jcRF9MKcYXRUO_g6SCatZ9w3Ua0eKBojWmEru1KDhwrcfdUIitLmmUF1hTDSbBpwGTGd4djXkIBYRaRJdXchBylWOedpj_73Bosev_cYA3diFDr_BUsnQhagaKw6XzDD7pZjqiHU_kkmj0Dyv4TpMDfTwTOHZYRIQGsCIesUNpvF_MLe1-V2BolEFybQEBw1PSlmaR3jeJ1RuVlg6p5D6vOOCaZo1XQV43E-7HMu15rN9K-_jpQXgjf6UYTHWdfhgrctF53uJo0f_ZG7W1QEfcZfJqLPJ5brseMZQ7mpxbPhPlQhlcPeB84Am1e34Z_uYxGboOL0emNR9XI0LPwSMJa7JtKd4TSMCIw3XciSMaWaiKL_7dU0l1OPWV9RMTEPZSoCFr3bxqN4pPlXoENae3K2FMUU3Yz3J2gOJmbZEIkd2F3U5EgxBzumLizW7nDslU6TIKw42IAuk4g6VCRU7tkD1kcim5ZusA92rRVd7NtEiXbcmylN1AUGBcV8ROrfz6FdgzQZrVUF7mI2eB-rpC9Ne0CS1BlNYYqDkvvJ6VujuTVyBo9vhp8qrHEPxIEh19VyZO1jbkP_I7AlKePtFEhaXX5mx2kI3-9pCNsWhhkCnfbtNDFMAHgDIkXDpF7GPZUNXTxc85TkfOru9CBfKG4wXDjG6Dqtm1p35AMD__5vWxA3yMA8ljxqpUn_i7gRivX34CVrCwPC2I6RXyuGbmWBVFJFAb4G9gUOxmPoyLl7AWD7IIXJd7E2Kq7TOQ_uFk=w699-h931-s-no?authuser=0

    De tudo que envolve café espresso, vaporizar o leite corretamente, na minha opinião, é muito difícil e art late então, nem se fala.

    Muita coisa influi: tamanho do picher, o tipo de leite, quantidade de leite na leiteira, pressão da máquina, o bico, etc...  o principal fator é a posição do bico dentro da leiteira. O bico deve ficar uns 0,5cm dentro do leite formando um anglo de 40graus. 

    Pela minha experiência, cada máquina doméstica é uma técnica diferente, mais existem alguns princípios que são "universais": Fazer o leite girar o tempo todo, não aquecer demais e o mais importante, como disse acima, a posição. 

    Aprender a técnica requer bastante dedicação. Se o inglês não for um problema, existe um canal de uma torrefação da Austrália chamada artisti coffee roasters, ele publicaram uma serie de vídeos sobre vaporização para barrista doméstico. Vale a pena ver.

     

     

     

    • Curtir 1
  9. Recentemente tive a oportunidade de conversar com um mestre de torra. Apensar de sua torrefação somente torrar sob demanda para o café chegar o mais fresco possível para seu cliente, ele acredita que essa "regra" de até quarenta dias de torra é muito superestimada. 

    Nos testes que fiz em casa, consegui fazer ótimos cafés com grãs de 60, 70, 90 dias de torra.

    Para o espresso a história é diferente, o café velho perde a crema e parte do corpo.

    • Curtir 1
  10. 1 hora atrás, valacomum disse:

    Olá.

     

     

    Provei o grão sobre o qual você tinha comentado, @Pereira. Realmente muito bom. O que eu comprei estava com 20 dias de torra.

     

     

    Na hora em que abri o pacote eu senti um perfume de frutas vermelhas (groselha, cranberry); não sei se você também teve essa impressão. Na xícara eu tive a mesma percepção sua. Aproveitei para fazer um espresso romano com um pedacinho de casca de laranja pera, reforçando as notas cítricas do café. 

    Saudações!

    Grande @valacomum, legal compartilhar sua experiência. No geral, todos os grãos que comprei no MokaClub me agradaram muito. Gosto de comprar os copos de cerâmica deles que são lindos. rs .

    Outro que tenho gostado bastante no expresso e o Mezzanotte. Gosto muito das bebidas com leite.

    • Curtir 1
  11. 3 horas atrás, Mordechai disse:

    Diferença de acabamento entre os porta-filtros.

    À esquerda o original da Gaggia, no meio o naked da Shades e à direita o porta-filtro da Seattle Coffee Gear para a Barista.

    f5luSn9.jpg

     

    O original, ao contrário do que diz o site da marca, não é cromado. Na verdade parece não ter qualquer acabamento.

    Os outros dois são de latão cromado. Não tem nem comparação. O da SCG eu uso há anos e parece que saiu da loja ontem. Está como novo. 

    MLAbnaj.jpg

     

    O da Gaggia, por outro lado, parece que já veio com marcas de uso. E, realmente, o meu também tem folga entre o cabo de plástico e a parte de metal. 

    PiHoyTY.jpg

    Se entendi bem, essa folga é bem simples de resolver. Retirar a tampinha da parte de trás do porta filtro com um estilete. Com uma chave allen de cabo longo vc aperta a ligação entre o cabo e o porta filtro em si. 

    • Curtir 1
  12. 16 minutos atrás, Daniel R. Stützel disse:

     

    Citação maravilhosa, todos sabemos da importância da torra "fresca", seu relato revela que mesmo depois de 30 dias, as características e nuances ainda estão presente, mesmo que talvez ainda mais sutis  , isso também é importantíssimo.

    Obrigado por compartilhar a sua experiência, esses relatos não são comuns.

    Abraço!!!

    Oi Daniel! 

    O café de fato está muito gostoso mesmo, tem corpo, tem crema, tem intensidade e acredito que ainda posso melhorar a regulagem.

    Sabe que outro dia conversei com o Júlio da NETCAFÉS sobre isso. Na opinião dele, essa questão de o café estar no ápice em até 40 é muito superestimada. Ele me contou que no teste que fez, conseguiu resultados excelentes e em alguns casos até melhores do que com grãos de torra fresca.

    Entrei em contato com a Moka que retornou propondo trocar o café. Legal da parte deles.

    abs!

    • Curtir 1
  13. 1 hora atrás, valacomum disse:

    Olá.

    @Pereira, eu moro perto da loja do Moka aqui em Curitiba e costumava comprar meus grãos somente lá. Porém, nos últimos meses, observei que as prateleiras já não estão repletas de cafés torrados recentemente. Com isso eu voltei a garimpar outras torrefadoras da cidade para poder ter café fresco. Uma pena, pois o Moka continua tendo fornecedores muito bons e tem um atendimento bem legal, além de um preço dentro da média.

    Saudações!

    Legal seu comentário!!

    Gosto muito dos produtos da moka. Mas essa questão da data torra é complicado mesmo. 

    • Curtir 1
  14. Em 09/09/2023 at 10:22, DanCGC disse:

    Já provei alguns, vou dar meu parecer:

    Unique - café mais ou menos, tem aquela nota característica de descafeinado e para por aí. Não chega a ser ruim, mas também não anima muito. Um ponto negativo é que sempre que comprei, me mandaram com torra de 2-3 meses então não sei se ele mais fresco não poderia ser melhot

    Brazuca - melhor que o anterior, um pouco mais de notas agradáveis, mas também não consegui fazer ele brilhar muito. Talvez precise tentar novamente por que acho que minha técnica melhorou bastante versus a última vez que tomei

    Queensland - café do meu amigo e professor de barista SCAA, David barista, que tem sua própria marca e torrefação. Esse sim foi o primeiro descafeinado que me surpreendeu e consegui trazer uma complexidade tanto no V60 como no espresso que me fizeram até esquecer que era um decaf. Recomendo muito! E ele torra toda semana então você sempre vai pegar fresco

    Minha experiencia com café descafeinado é ZERO.

    Com base no seu depoimento, comprei o da Queensland. Vamos provar!

    • Curtir 1
  15. Recentemente a Moka Club lançou uma linha exclusiva para expresso: o ELDORADO.

    Infelizmente chegou para mim com 30 dias de torra (comprar na moka é sempre uma incógnita quanto a isso) mas felizmente está saindo excelente expressos.

    Tem um perfil bem clássico, encorpado, notas de chocolate amargo e um leve ácido que lembra laranja. 

    Vale muito a pena.

×
×
  • Criar Novo...