Ir para conteúdo

Bruno.Rodrigues

Senior Members
  • Total de itens

    44
  • Registro em

  • Última visita

  • Days Won

    1

Tudo que Bruno.Rodrigues postou

  1. Fala pessoal, tudo certo? Acabei esquecendo de retornar com o que havia ocorrido na questão do problema de aquecimento da minha Gaggia Baby Twin. Na verdade encontrei a solução com bastante facilidade após as dicas aqui do fórum. Era o fusível térmico que fica fixado sobre a caldeira, estava com mal contato. Quando comprei a máquina tive que substituir e não ficou muito bem fixo, conforme movimentava o fio estava oscilando o contato e saindo faíscas. Apenas refiz a instalação do mesmo e resolveu 100%. Grato pelo auxílio de todos! Ótimo cafés para nós!
  2. Blz Regis, agradeço as dicas vou dar uma revisada na fiação sim. Por mais que os mods tenham sido feitos por mim, já faz algum tempo e na época tive bastante auxilio do pessoal aqui do fórum e também de materiais pela Internet. Se não me engano eu desliguei este termostato de extração, tenho praticamente certeza. Com relação a passar corrente apenas após cair uns 10 graus, infelizmente não tem ocorrido. Começa a passar corrente se não me engano abaixo dos 70°C apenas. Essa questão de ter parado de passar corrente já nos 90°C quando coloquei em 135 no PID (mesmo não tendo apertado o botão de vaporização) , fiquei realmente sem entender. Acredito que já havia feito desta forma há algum tempo e funcionado normalmente.
  3. Certo Gabriel, tentarei fazer este teste no final de semana já. Mais cedo testei definir o PID em 135°C manualmente e não liguei o botão de vaporização, ocorreu praticamente a mesma situação. Tanto a luz do PID de corrente quanto da própria máquina ficaram ligadas direto até próximo dos 90°C, mas após isto a luz da máquina de envio de corrente para resistência apaga e apenas a luz do PID de envio de sinal para aquecer permanece. Depois volta a decair a temperatura. O que acho confuso é a questão de chegar nos 90°C nesta situação e já desligar a resistência, sendo que quando vou apenas fazer extrações utilizo 93°C por exemplo, e funciona perfeitamente. Quando a caldeira se aproxima da temperatura definida é normal enviar apenas pulsos de corrente para atingir a temperatura alvo, mas nestes casos o PID aparentemente está com o comportamento adequado, já que a luz de corrente se comporta exatamente desta forma como citei.
  4. Olá pessoal, tudo certo? Notei que quando aciono o botão de vaporização da minha Gaggia New Baby a temperatura sobe até próximo dos 135ºC e logo após desliga a resistência, o que seria normal se caso mantivesse a temperatura de pico aproximadamente. O problema é que decai a temperatura logo após atingir este pico e não liga a resistência quando começa a cair, apenas quando baixa de 70ºC ela liga novamente. Obs: Tenho PID instalado nela (ele esta pré-definido apenas para a temperatura de extração), mesmo quando defino uma temperatura superior estipulando 135ºC manualmente a máquina não aquece, o PID envia o sinal para aquecimento pois pisca a luz indicativa. De início realmente achei que fosse o PID com alguma configuração atrapalhando mas após definir manualmente e não funcionar fiquei na dúvida. Minha máquina é 110V e utilizo um tranformador de 3000VA (minha região é 220V). Como recém comecei a me aventurar com vaporizações não sei dizer se o problema começou agora, ou após os MODs ou até mesmo já posso ter comprado com este "defeito". Caso alguém possa ter uma ideia do que possa ser agradeceria.
  5. Olá pessoal! Tenho um Kingrider K4, minha dúvida é se alguém já conseguiu um método para ajustar o zero absoluto (onde trava a regulagem) com o número zero do moedor? Notei que cada vez que desmonto para limpeza o zero absoluto muda.
  6. Oi Marina, agradeço a dica, vou dar uma olhada sim. Caso opte por comprar e testar retorno aqui com minhas impressões. Valeu mesmo
  7. Opa, tudo certo? A ideia de substituir o difusor já passou pela minha cabeça, até por que o alumínio realmente fica com aspecto bem ruim com o passar do tempo. Com relação a condução térmica, o alumínio ainda é um excelente condutor, entre os melhores junto ao cobre. Por este motivo muitas máquinas profissionais utilizam caldeira de cobre ou latão (que é composto por cobre, zinco, chumbo e ferro), sendo os dois melhores condutores que o alumínio mas também bem mais caros. Por isso máquinas que não são comerciais utilizam caldeira e grupo com difusor de alumínio, pois comparado com cobre e latão é bem mais barato mas ainda um excelente condutor térmico. Acredito que um ponto importante a ressaltar é a questão da corrosão galvânica. Metais mais nobres tendem a acelerar a corrosão de metais menos nobres quando em contato um com o outro. No caso o inóx pode sim fazer o alumínio da caldeira apresentar algum tipo de corrosão com o passar do tempo, justamente pelo contato com o difusor ser de inóx. Esta corrosão muitas vezes aparece no alumínio como um pó branco, que na maioria das vezes não chega a danificar a estrutura (precisando de anos para isto na maioria dos casos). Um exemplo é o caso dos parafusos de inóx que prendem a caldeira de alumínio na carcaça da máquina, onde muitas vezes já apresenta este "pó branco" na área próximas aos parafusos de inóx mesmo com pouco tempo de fabricação. Acredito que o principal motivo para instalarem o difusor de alumínio junto a caldeira também de alumínio seja esta questão da corrosão galvânica, além do custo é claro. Em máquinas comerciais onde a caldeira é de cobre ou latão geralmente o grupo todo também acompanha o mesmo tipo de metal.
  8. Pessoal, fico muito feliz em poder dizer que agora as modificações estão todas finalizadas e 100% funcionando. Segue a lista de modificações: - Fabricação de suporte para manômetro, Dimmer e PID em chapa de ferro Material foi galvanizado, logo após aplicado primer de aderência GNP415 WEG e massa de acabamento nas bordas com aplicação de fundo rápido e tinta poliuretano (PU) WEG na cor cinza escuro pigmentado - Instalação de PID com um SSR com termopar em formato de anel que foi fixado entre a caldeira e o termostato original já desativado - Dimmer para pré infusão e pressure profile - Manômetro com glicerina de 25 Bar conectado entre a bomba e a caldeira com conexões em metal - Pintura da carcaça com a mesma tinta poliuretano (PU) na cor cinza escuro pigmentado. Pintura do suporte dos botões, também em tinta PU na cor preto brilho - Instalação de chuveiro de precisão IMS - Troca do filtro original por IMS - Troca do suporte para filtro original da Gaggia por um porta filtro naked -Válvula OPV regulada em 9 Bar Abaixo deixo as fotos para inspiração daqueles que também gostam de fazer uns mods: Mais algumas fotos:
  9. Pessoal consegui resolver a encrenca. O Regis estava certo, o Dimmer não estava a 100%, eu acreditava que sim mas removi e instalei novamente e notei que a rosca estava torta deixando o botão trancando no suporte novo antes do fim de curso. Já corrigi e agora está 100%. Valeu pela ajuda gurizada
  10. Isso mesmo Regis, o barulho mesmo o Dimmer a 100%. O "zunido" no transformador ocorre simultaneamente com o piscar da luz da máquina que indica energia (aquele ao lado dos botões) e também o mesmo indicador de energia no PID quando manda sinal para aquecer as resistências. O que acabo notando na pressão marcada no manômetro durante a oscilação da bomba. O indicador OUT do PID piscar juntamente com o indicador de tensão da máquina (que fica ao lado dos botões), acredito que seja um comportamento normal após a instalação do PID. Justamente pela questão da proximidade com a temperatura estipulada, mesmo pq ao ligar a máquina ficam acesas sem piscar e só começam a piscar quando se aproximam da temperatura selecionada. Minha maior preocupação é a oscilação da bomba e consequentemente da pressão durante as extrações. Vou desconectar o Dimmer e testar com a bomba ligada normalmente. Minha ideia para o uso do Dimmer seria para testes com pré infusão.
  11. Bem legal Gabriel, realmente não conhecia. Mas como comentou, acredito que seja improvável de encontrar no Brasil mesmo. Mas é uma proposta bem diferente, bem voltada pra quem dá preferência a praticidade e não tão voltada a qualidade final do espresso. Uma dúvida, estou fazendo os primeiros testes na Gaggia após montá-la e na minha região é 220V então uso transformador para máquina que é 110V. Notei um espécie de "zunido" no transformador durante o aquecimento, justamente quando o PID manda o SSR dar os pulsos de energia para aquecimento das resistências. O problema é que durante a extração ocorre o mesmo comando do PID/SSR/Resistências na tentativa de manter a temperatura estipulada e este "zunido" é causado pela oscilação de energia o que também causa oscilação na energia da bomba e consequentemente da pressão. Obs.: A máquina é 110V 1425W talvez um transformador de 2000VA já seria suficiente, mas utilizo um de 3000VA. Este "zunido" no transformador até onde li seria considerado normal. Minha dúvida é se alguém aqui do fórum utiliza transformador também e que já tenha passado por algo parecido, ou até mesmo que tenha alguma experiência com elétrica/eletrônica e possa dizer se existe a possibilidade de eu ter conectado alguma coisa de maneira equivocada durante as instalações do PID e Dimmer, ou o transformador que não está dando conta. Realmente fiquei sem entender, comprei a máquina a pouco e fiz pouquíssimos testes antes dos mods, mas não lembro dessa oscilação indicada no botão de energia da máquina durante as extrações. Com o PID sei que a quantidade de pulsos é maior e não contínuo igual a maneira original da máquina, mas como eu já havia feito esses mods em uma máquina menor que era 220V e não tive tal problema com a oscilação da bomba juntamente com o piscar da tensão sobre as resistências, fiquei sem entender realmente.
  12. Fala Geraldinho, tudo certo? Pois é, existe sim o receio de largar a máquina pra ela operar kkkk (não posso deixar ela descobrir). A ideia seria mais por aproveitar o equipamento e dar uma opção adicional mesmo, já que minha esposa gosta dessas capsulas por achar muito prático. Talvez acabe comprando uma cafeteira de capsulas para ela, mais prático kkk
  13. Fala pessoal, tudo bem? Uma outra dúvida, desta vez com relação a possibilidade de utilizar cápsulas de café na Gaggia. É possível fazer isto? Se sim, é necessário um filtro e porta filtro expecífico ou o porta filtro naked já funcionaria? Pergunto pois minha esposa não tem a mesma paciência para extrair um espresso (e também acha muito forte), minha ideia seria abrir essa possibilidade para uso dela.
  14. Oi Gabriel, tudo certo? Cara agradeço demais pela ajuda, ontem a noite mesmo acabei por ligar exatamente como explicou, e mesma maneira que vi nos videos que citei, a príncipio funcionando 100%. Eu realmente estava em dúvida como funcionaria o sensor do vapor, grato pelo esclarecimento. Com relação ao Dimmer, acabei conectando no fio superior da bomba (que no meu caso é azul mas no esquema elétrico está como branco), funcionando também. Uma outra dúvida se não for abuso de minha parte, notei que em alguns casos utilizam dois SRR um para extração e outro para vapor, e apenas um PID. Não sei se já fizeram este tipo de conexão, mas não encontrei nenhum tutorial, apenas vídeos mostrando pronto mesmo. Se já fizeram, poderiam me tirar essa dúvida, como é feita essa conexão? E também como é feito o controle pelo mesmo PID para as duas situações? Grato novamente pelos esclarecimentos. Segue fotos de como fiz as conexões que comentei do Dimmer e SSR:
  15. Acho que deixei um pouco confusa minha explicação sobre o que vi nos vídeos. Os dois conectores são removidos do termopar original e conectados ao SSR no caso. Como está em paralelo com o termopar superior da vaporização, acredito que acabe por contratá-lo de alguma forma também, dentro do seu limite é claro. Vou testar desta forma que comentei, caso não funcione já retorno aqui, pode deixar. Novamente peço desculpas pela confusão ao explicar pela primeira vez.
  16. Opa, tudo certo Regis? Já dei uma olhada sim, na verdade até me ajudou muito quando fiz a instalação na minha Chef Crema da Electrolux. No caso Gaggia acabei ficando confuso e com dúvidas, muito por ter mais conexões na bomba e também em função de ter duas resistências interligadas. Pela lógica acredito que funcione fazer o mesmo que ví em outro vídeo no Youtube de instalação de PID na Gaggia Classic Pro, onde conectam o SSR nos dois conectores removidos do termopar. Grato pela ajuda Regis
  17. Olá pessoal, tudo certo? Estou com outras dúvidas com relação a instalação do PID e também do Dimmer na minha Gaggia New Baby, se alguém puder esclarecer ficaria muito grato. 1ª dúvida: Para conectar a saída do SSR notei que em alguns vídeos o pessoal apenas retira os dois conectores que estavam no termopar original que vai na caldeira e conecta nas saídas do SSR. Seria isto mesmo? Assim já acionaria a resitência corretamente? Obs.: Infelizmente não encontrei nada de material que estivesse claro onde conectar, já que a grande maioria são mods em versões novas das Gaggias e não sei se são extamente iguais. 2ª dúvida: Com relação ao Dimmer, minha máquina é 110V e pelo esquema elétrico original notei que têm diferença na quantidade de plug da bomba para a versão 220V. Estou encaminhando fotos, e mostrando onde pretendo conectar o Dimmer na bomba e também a saída do SRR. Foto esquema elétrico versão 110V: https://drive.google.com/file/d/1mZNEvJRhiCsHWIGHq9qOrRCb4usqraNB/view?usp=sharing Foto esquema elétrico versão 220V: https://drive.google.com/file/d/1w77oSH__Lye8wD1re0dWT0kANz74ZxLX/view?usp=sharing Foto da ligação da bomba: https://drive.google.com/file/d/12kaNEhTYe9bxXU38QUB8hCf0I-G7v6am/view?usp=sharing Foto do termopar original com os dois conectores: https://drive.google.com/file/d/1FLrtpnRT0926uaL1VLQ3jAnzTKP4_JJg/view?usp=sharing Grato desde já!
  18. Certo Gabriel Agradeço demais pelos esclarecimentos. Após tudo pronto posto fotos aqui.
  19. Olá pessoal, tudo certo? Já tenho uma cafeteira mais simples que instalei alguns mods (PID, Dimmer, manômetro) e agora estou partindo para minha primeira Gaggia e tenho algumas dúvidas, o modelo se não estou enganado é a New Baby e é de 11/2005 (igual ao modelo da foto abaixo). Seguem as dúvidas que tenho: 1° Dúvida: como regular a válvula OPV para 9 Bar? No YouTube achei um vídeo onde indicam desenroscar uma volta e ¼ no sentido anti-horário com a chave Allen, seria isto mesmo? 2° Dúvida: com a instalação do manômetro entre a bomba e a caldeira, quanto deve marcar durante uma extração normal para saber que a OPV ficou realmente com 9 Bar? Obs.: já vi comentários que deve marcar mais que 9 Bar pois haveria perda até chegar no chuveiro. Ex.: regular em 10 10,5 ou 11 Bar 3° Dúvida: existe um lugar considerado melhor para fixar o termopar do PID na caldeira? Infelizmente estou buscando essas informações já fazem alguns dias e ainda estou com muitas incertezas. Grato pela atenção de todos
  20. Oi Gabriel, estou dando preferência por um dinanométrico na verdade, mas o seu está com preço muito bom. Vou procurar um pouco mais, caso não encontre retorno contigo e podemos fechar negócio se ainda estiver com ele. Te agradeço
  21. Procuro os seguintes itens: Tamper 58mm (de preferência dinanométrico) (JÁ COMPREI) Puck Screen 58mm (JÁ COMPREI) Porta filtro nacked 58mm (JÁ COMPREI) Filtro despressurizado 58mm (JÁ COMPREI) Funil alumínio 58mm (JÁ COMPREI)
  22. Apenas para dar um retorno sobre o caso da pressão da minha máquina, vá que alguém esteja passando por algo parecido Após alguns testes utilizando o Puck Screen que chegou na última semana: No início estranhei que a maioria dos testes que acompanhei no YouTube era necessário engrossar um pouco a moagem para utilizá-lo e conseguir manter a extração no padrão sem Puck Screen. Mas após muitas tentativas e erros, identifiquei que no meu caso tive que afinar ainda mais a moagem, mas não foi pouco. Sem Puck Screen vinha utilizando os clicks 76, 77 ou 78 no KINGrider K4, agora com Puck Screen estou utlizando incríveis 67 ou 68 clicks mantendo a extração no tempo já utilizado, na média 25 à 32 seg com ratio 1:2 a depender da moagem e também do café. O interessante é que com isto agora o manômetro está marcando entre 8 e 9 Bar no início da extração, coisa que antes não ocorria como já citei anteriormente. Minha conclusão é que muito provavelmente o chuveiro da minha máquina é muito irregular, o que provavelmente vinha causando tunelamento no morro de café e despressurizando as extrações já no seu início. Espero que com essas informações mais alguém possa se beneficiar aqui no fórum, como outras que tanto já me ajudaram. Um abraço a todos e ótimos café para nós.
  23. Bruno, no vídeo Q&A 37 do canal Não Sou Barista do Thales no YouTube, teve uma questão relacionada com está máquina logo no versículo 1 do vídeo, onde o inscrito comenta que comprou uma EOS mas que não se trata da mesma máquina que a Delonghi Dedica, até comenta que é uma boa máquina com opções de regulagem mas que devolveu pelo motivo do suporte do porta filtro ser de plástico e que quando colocava moagem mais fina não suportava a pressão e vazava muito. Claro, ele não sabe dizer se era um caso específico da máquina dele ou do modelo em sí, o ideal é que outros que compraram possam dar opnião aqui no fórum. Segue link do vídeo comentado.
  24. Exato, conforme tiver oportunidade vou testar outra bomba com mesmas especificações.
×
×
  • Criar Novo...