Ir para conteúdo

eldermarco

Senior Members
  • Total de itens

    600
  • Registro em

  • Última visita

  • Days Won

    30

eldermarco last won the day on 17 Agosto 2024

eldermarco had the most liked content!

3 Seguidores

Profile Information

  • Gender
    Male
  • Equipamento
    Rocket Cinquantotto / AeroPress / Origami / Bravito / 1Zpresso K-Ultra

Últimos Visitantes

5.445 visualizações

eldermarco's Achievements

Experienced

Experienced (11/14)

  • Posting Machine Rare
  • One Year In
  • Very Popular Rare
  • One Month Later
  • Week One Done

Recent Badges

485

Reputação

  1. O app para Android Beanconqueror pode ser útil também nesse sentido. Ele permite fazer anotações de praticamente tudo. Desde as extrações -- mais comum --, até de cada pacote com um grão diferente que você compra. Além de vários outros recursos. Acho que vale a pena dar uma olhada. Eu uso ele faz mais um 1 ano e curto bastante.
  2. Sobre a praticidade, vai depender do número de espressos que você planeja extrair por vez. Eu considero que o moedor manual é bem mais prático se você for extrair até 3 espressos por vez. Além disso, o elétrico pode complicar mais a vida se a retenção for muito grande, tornando ele menos prático quando se faz poucas extrações. Mas se prefere o elétrico mesmo assim, eu acho que DF54/64 é a melhor opção mesmo.
  3. Eu já vi alguns anúncios no Aliexpress. Vale fazer uma busca por lá.
  4. Eu citei o puck screen porque ele tem algum impacto na altura entre chuveiro e o bolo, mas não melhora ou piora a extração, ao meu ver. O ideal é que essa altura não seja grande demais. Puck screens como o 3Bomber tem um impacto menor que os mais antigos. Para esse cesto, eu acho que 23-24g é o ideal para a maior parte dos cafés brasileiros. Particularmente, eu achei que o uso de 24g ficou ainda melhor que o de 23g em boa parte dos cafés que eu pude testar. Só um dos cafés do @CafeComDanilo que eu tive que usar 23g porque é um café menos denso e ocupava um volume maior após a compactação.
  5. Ótima notícia! Não sei qual é o cesto que você usa, mas o meu é B702TH26.5M e eu costumo usar 24g com ele na maior parte dos cafés, junto com o puck screen da 3Bomber. A dose de 24g é maior que a recomendada pela IMS, mas a extração ficou bem melhor no meu caso.
  6. A boa notícia é que o aprendizado é relativamente rápido. Ajusta a sua dose até bater na marcação do cesto -- se existir -- após a compactação. E depois ajusta pelo paladar. No meu caso, o que melhorou foi uma combinação de dose maior com moagem mais fina. Hoje eu nem entendo o porquê eu errei no início.
  7. Deixa isso claro já no título do seu tópico
  8. Não recomendo comprar a Breville com moedor. A versão sem moedor é mais compacta e tu consegue moedores melhores que o que vem nela. Principalmente se for manual.
  9. Eu fiz sozinho, mas vi alguns vídeos de outros que fizeram e discuti bastante aqui no fórum com outros colegas. O jeito mais simples seria fazer uma mudança na OPV da própria máquina, mas não funciona com todas elas. A outra, que eu fiz, foi trocar por uma OPV de metal. Tem um tópico sobre esse assunto por aqui e eu falei como eu fiz. É simples, mas tem o seu risco.
  10. Eu já tive a Breville Infuser com o sem o mod de 9bar. Eu achei que fez diferença significativa na época. A extração ficou mais equilibrada e aquela adstringência que me incomodava, sumiu.
  11. Nunca vi ninguém fazer algo desse tipo e é algo que eu não recomendo. A válvula OPV serve para desviar parte do fluxo de água proveniente da bomba, aliviando a pressão. Da forma como a máquina foi criada, o fluxo excedente será desviado para a bandeja e não de volta para o tanque. A bandeja irá encher mais rápido.
  12. A Gaggia pode ser uma boa e acredito que você consegue tirar bons espressos com a máquina sem mod. Eu acredito que o mod principal, para mudar a pressão, não é muito caro. Os colegas que tem a máquina podem falar melhor. Mas o seu principal desafio seria a paciência para fazer extrações e vaporizar o leite com essa máquina com filtros despressurizados para conseguir bons resultados. Demora, tu perde bastante café e tem que ter bastante paciência. Mas vale muito a pena depois que se domina esse tipo de equipamento.
  13. A parte ruim é que o grupo E61 tem algumas ligeiras variações entre uma marca e outra e o encaixe nunca fica reto.O porta-filtro da Rocket é um dos indicados para evitar esse problema. Eu tinha um IKAPE, gostei bastante e vendi por aqui. E também um 3Bomber, mas desse não gostei. De terceiros, o que eu mais gostei foi o porta-filtro Pesado, mas tu só compra ele importando, o que não é barato. A vantagem é que o porta-filtro é híbrido -- naked ou com o bico duplo -- e é uma peça bem mais sólida que os outros. Eu estou para anunciar um deles por aqui, híbrido, para LaMarzocco e o grupo E61. Funciona normalmente na Rocket, mas o encaixe não faz um ângulo de 90 graus ao encaixar no grupo. Se tu tiver TOC com isso, não irá te servir.
  14. Muito bom @marceltrigueiro! Parabéns pela sua aquisição. De fato, a dose adequada é importante para ter uma boa extração. Eu tenho a R58. Não medi a temperatura, mas tenho a impressão de que a máquina tem uma ótima estabilidade térmica, a considerar pelos resultados e o fato de conse tirar shots seguidos sem comprometer o resultado.
  15. Opa, pessoal! A pressa com as reuniões de trabalho me fizeram escrever errado ali em cima. Eu só tenho o manômetro, que estou para verificar para o @vhvalves. Caso ele não queira, eu posso falar contigo @ldazeredo. Vamos continuar no privado para não desviar do escopo principal do tópico.
×
×
  • Criar Novo...