Ir para conteúdo

eldermarco

Senior Members
  • Total de itens

    572
  • Registro em

  • Última visita

  • Days Won

    30

eldermarco last won the day on 17 Agosto 2024

eldermarco had the most liked content!

3 Seguidores

Profile Information

  • Gender
    Male
  • Equipamento
    Rocket Cinquantotto / AeroPress / Origami / Bravito / 1Zpresso K-Ultra

Últimos Visitantes

5.303 visualizações

eldermarco's Achievements

Experienced

Experienced (11/14)

  • Posting Machine Rare
  • One Year In
  • Very Popular Rare
  • One Month Later
  • Week One Done

Recent Badges

467

Reputação

  1. Esse tempo aí é muito falado, mas não é o normal. Na Breville a maioria das minhas extrações girava em torno de 40s. Hoje, com a Rocket, eu também fico perto desse tempo com muitos grãos. O fato é que o tempo e as referências só importam como palpite inicial. Sentiu que está ácido, faz uma moagem mais fina e faz o teste, esquecendo qualquer referência.
  2. Opa, o que eu disse ficou ambíguo. Eu quis dizer que eu não costumo mudar a temperatura da máquina, deixando quase sempre no mesmo valor, 96 graus. Essa máquina tem a vantagem de ser tudo muito simples de ajustar. Até a pressão máxima na bomba.
  3. Show @Alexandre Felicio de Moura, que bom que você gostou da máquina. Eu também considero um excelente equipamento.
  4. Talvez o pessoal da Pasquali dê suporte para máquinas Lelit, já que eles estão comercializando algumas delas. Vale a pena ligar para eles e perguntar.
  5. Fala! E você conseguiu lidar bem com a Mozzafiato? O PID da R58 é muito bom e vale bastante a pena, mas é difícil eu mudar a temperatura. Ela vem em 92 graus de fábrica, mas eu fixei em 96 e ajusto por outras variáveis. Essa máquina é muito boa, eu sou super fã dela. Tu vai gostar bastante. Eu tô sempre trocando figurinhas com o Danilo ou enviando mensagens para o suporte da Pasquali para tirar dúvidas com o Rafael, do suporte, que dá uma super atenção e sabe muito dessas máquinas.
  6. Eu uso o zip lock e também não noto diferença por aqui. Já aconteceu com um café ou outro, mas no geral fica ok. A única coisa mais importante que eu fico atento é uma moagem ligeiramente mais grossa para espresso depois do congelamento.
  7. Vou verificar o ácido cítrico, vi o Thales falando disso. Mas a Breville recomendava o uso de vinagre branco para a descalcificação da máquina. Fiquei com bastante receio na primeira vez, mas deu tudo certo. Não posso afirmar se ficou algum cheiro residual porque o covid fez o favor de levar o meu olfato na pandemia, mas eu não notei nada no gosto. Valeu pela observação!
  8. Boa! Eu achei que ia mais vinagre do que isso. A minha é 1L, mas o marcador interno de 1L vai só até 800 ml, na verdade. Vou comprar em breve e fazer o teste.
  9. Qual é a proporção de água e vinagre que tu usa? Vou testar por aqui.
  10. Coloca o site ou perfil da torrefação para ficar fácil de encontrar.
  11. Normalmente os cestos suportam uma dose maior do que o indicado, mas depende do café. Por exemplo, na minha máquina atual, o meu cesto é indicado para doses de até 22g, mas eu uso 24g com ele e acho que eu conseguiria 25g para alguns cafés.
  12. E aumentar a dose também, se for possível. Uma dose adequada para o seu cesto pode fazer uma boa diferença na extração.
  13. Uma outra coisa a se considerar é se o café não está saindo amargo no lugar de azedo. Essa confusão é bastante comum. Nesse caso, o melhor seria engrossar a moagem. Na Breville eu mantinha a máquina na temperatura nominal máxima (95 graus) e a maior parte das minhas extrações giravam em torno de 40s, mas isso depende do café, do nível de torra, etc. Outro ponto importante é sempre fazer o flush no grupo da máquina com o porta-filtro ainda encaixado e sem pó. Ambos devem estar bem aquecidos antes de se iniciar a extração propriamente dita. E é claro, usar um café de qualidade, com torra recente.
  14. Eu também nunca conseguia um resultado melhor que o da cafeteria e ficava decepcionado. Foi depois de muito apanhar com a Breville que eu cheguei em extrações que hoje bem melhores que as extrações da cafeteria. Mas dado que o espresso é uma bebida mais sensível, vez ou outra tu faz uma extração que deixa a desejar, mas o conhecimento e a experiência te permite saber para onde ir. Trocar a água pode ser interessante e de baixo custo. Vale o teste, principalmente se você mora em uma região onde a água é mais dura. Para mim, o que fez grande diferença foi: - Um cesto IMS; - WDT; - O mod para 9 bar permitiu tirar a adstringencia que eu sentia e acha que era a minha culpa. Esse fez uma diferença bem grande. E o mais importante, a experiência, como foi mencionada. Eu me lembro também de um vídeo do @Allexlimaa2 falando sobre a preocupação excessiva com os tempos de extração como um parâmetro para obter um espresso melhor, quando na verdade ele nem deve ser considerado ou ser a última coisa na escala de importância. Abriu muito a minha mente e melhorou bastante os meus resultados. Os cafés do próprio Alex, inclusive, ficaram bem mais saborosos. Mas no final é isso, paciência e muitos testes.
×
×
  • Criar Novo...