Eu também nunca conseguia um resultado melhor que o da cafeteria e ficava decepcionado. Foi depois de muito apanhar com a Breville que eu cheguei em extrações que hoje bem melhores que as extrações da cafeteria. Mas dado que o espresso é uma bebida mais sensível, vez ou outra tu faz uma extração que deixa a desejar, mas o conhecimento e a experiência te permite saber para onde ir.
Trocar a água pode ser interessante e de baixo custo. Vale o teste, principalmente se você mora em uma região onde a água é mais dura.
Para mim, o que fez grande diferença foi:
- Um cesto IMS;
- WDT;
- O mod para 9 bar permitiu tirar a adstringencia que eu sentia e acha que era a minha culpa. Esse fez uma diferença bem grande.
E o mais importante, a experiência, como foi mencionada. Eu me lembro também de um vídeo do @Allexlimaa2 falando sobre a preocupação excessiva com os tempos de extração como um parâmetro para obter um espresso melhor, quando na verdade ele nem deve ser considerado ou ser a última coisa na escala de importância. Abriu muito a minha mente e melhorou bastante os meus resultados. Os cafés do próprio Alex, inclusive, ficaram bem mais saborosos.
Mas no final é isso, paciência e muitos testes.