Pessoal, essa é a minha primeira máquina de espresso e estou tendo dificuldades significativas para tirar um espresso que me seja palatável. Venho então perguntar a quem tem tirado espressos decentes qual tem sido a quantidade de café no porta-filtro, qual tem sido o tempo de extração, resultado final de ml na xícara e o ratio atingido.
Eu tenho conseguido tirar lungos muito saborosos, colocando 15g de café no filtro duplo não-pressurizado utilizando um porta-filtro naked, puck screen, apertando o botão de espresso duplo e conseguindo cerca de 60ml na xícara (ratio de 1:4) depois de 25-30s desconsiderando o tempo da pré-infusão. Definitivamente dos cafés mais saborosos que já tomei, mesmo porque nunca fui a uma cafeteria especializada. Mas parece que no espresso eu não acerto!
Uma observação é de que como o filtro duplo comporta apenas cerca de 16-18g de café, é praticamente impossível conseguir um espresso duplo, já que o botão de espresso duplo dispensa 60ml de água, e então precisaria de mais café para atingir um ratio na região de 1:2. Até comprei um filtro quádruplo, mas não tive muito sucesso nas experimentações com ele, engasgando a máquina com apenas 22g de café apesar dele comportar mais pó (ainda quero experimentar mais com ele, talvez regulando o botão de espresso duplo).
Os melhores espressos que consegui até agora foi utilizando cerca de 14g de café, apertando o botão de espresso simples e obtendo cerca de 28g de café após 17s desconsiderando o tempo de pre-infusão, mas ainda assim não achei o café genuinamente bom, sai fortemente ácido, praticamente sem nenhum dulçor. Às vezes até me questiono se sou eu que não gosto de espresso, já que os lungos estão ótimos.
Sei que idealmente o tempo de extração deveria ser um pouco maior, mas quando refino a moagem a máquina tende a engasgar e não formar um fluxo constante, isso sendo que estou usando um MHW-3bomber R3, teoricamente um moedor suficiente para espresso e com o qual já consegui engasgar a máquina diversas vezes. Será que estão faltando cliques no moedor?
Por onde eu deveria caminhar para tentar alongar o tempo de extração? E alguém já conseguiu tirar um espresso duplo (acima de 30ml) nessa máquina? Se sim, qual foi o workflow, quanto de café utilizou, quantos ml obteve, que filtro utilizou, etc.