Ir para conteúdo

Marcão

Senior Members
  • Total de itens

    472
  • Registro em

  • Última visita

  • Days Won

    29

Marcão last won the day on 13 Janeiro

Marcão had the most liked content!

1 Seguidor

Sobre Marcão

  • Data de Nascimento 04-01-1984

Profile Information

  • Gender
    Male
  • Localização
    São Paulo
  • Interests
    Métodos: Espresso, Coados, Percolação.
    Processo de torra de café
  • Equipamento
    Minibar, VFA Torino, The Infuser, Aram, Obel Mito, Moka, Stratto, BravoIT

Últimos Visitantes

4.607 visualizações

Marcão's Achievements

Proficient

Proficient (10/14)

  • Reacting Well
  • First Post
  • Collaborator
  • Very Popular Rare
  • Conversation Starter

Recent Badges

323

Reputação

  1. Opa, jovem, pode dar uma olhada no Whole Latte Love: https://www.wholelattelove.com/collections/semi-automatic-espresso-machines A mais baratinha vai ser uma Gaggia Classic, uma E24 sai a partir de 499, pelo câmbio oficial de hoje no site do Bacen, a conversão direta ficaria em 2.867,65 fora IOF, e taxas do cartão, que com sorte ficaria no por volta de uns 8%, chutando por baixo você ia gastar em reais uns 3.100,00 se conseguir muquiar a máquina na mala e der sorte de não ser tributado, agora se tributar, bota mais 60% pra financiar as viagens da Janja, o que vai ia dar perto de 5.000,00, se comprar numa loja nacional aqui a Classic sai por 4.100, mas ainda não é a E24. Resumindo jovem, tamo tudo lascado, kkkk, acho que por 150 doletas não vale o esforço, a menos que você consiga comprar uma máquina usada em bom estado, aí a conversa já muda de figura. Caso tiver interesse estou vendendo uma Tramontina Breville 110V, é uma ótima máquina pra começar, já vem bem completa, tem pré-infusão, filtros despressurizados, já vem com uma pitcher de boa qualidade pra vaporizar, tamper de metal, torneira de água quente independente do bico vaporizador, é uma máquina bem completa que você não vai precisar ficar gastando com upgrade como teria que fazer com outras opções por aqui, se tiver interesse estou vendendo na faixa de valor que você procura.
  2. Amigo, se o orçamento for até 150 dólares acho melhor você comprar aqui no Brasil mesmo, uma máquina razoável nos EUA parte de 500 doletas.
  3. Amigo, infelizmente não sei se conseguiria algo muito diferente em questão de preço de outras marcas, a não ser que parta pra produtos de qualidade inferior, mas os bons torradores Brasileiros que conheço seriam Carmomaq, Pinhalense a Atilla, mas imagino que o valor não seja tão diferente entre eles.
  4. Fala jovem, a Carmomaq sem dúvida, empresa excelente, com equipamentos de altíssima qualidade, e dá um ótimo suporte.
  5. Obrigado pelas informações amigo, faz muito sentido. Compreendo os pontos que colocou em relação as medições e a ideia de partir para a prova tradicional mesmo, realmente o que vale é o sabor na xícara, e isso é um pouco complicado de se medir com instrumentos. Mas para o tipo de pesquisa que estou trabalhando no momento, eu vou precisar de dados de medições que possam ser repetidas independente de quem executar as medições, por isso não posso utilizar a prova tradicional, por mais que seja a mais adequada em se tratando de avaliação da complexidade da bebida, mas ela pode variar se a pessoa do provador mudar, isso que eu quis dizer com medida subjetiva, pois o paladar é algo muito pessoal, e irá variar conforme as experiências gustativas de cada provador. Minha orientadora já me forneceu alguns excelentes trabalhos, um inclusive que utiliza a língua eletrônica, que talvez seja o equipamento mais adequado para este tipo de medição, porém ainda não é tão acessível por isso estou buscando alternativas que possam ser utilizada por qualquer pessoa comum para que o alcance não fique limitado a esfera acadêmica. Inicialmente só havia pensado no pH mesmo, por ser talvez um atributo que seria percebido por provadores, mas a ideia de alguma forma medir a doçura também me parece muito interessante, se o refratometro de alguma forma me ajudar com isso com certeza vai acrescentar bastante. Se tiver mais alguma sugestão do que poderia usar de medição que de alguma forma possa se relacionar com o sabor na xícara será de grande valia amigo. A prova tradicional não está descartada não, inclusive já está considerada no trabalho para fins qualitativos, mas como ela não pode ser repetida por pessoas diferentes em momentos e situações diferentes, não posso utilizá-la como base.
  6. Opa obrigado pela explicação @regisassao, deixa o Rao pra lá, com os chutes dele, kkkk, já comecei a ler o do Mestre Cafeeiro, e to gostando bastante. Vou precisar tentar ver a questão das medições, por enquanto o ph me parece mais certo, já em relação ao brix, me interessou embora eu nunca tenha usado, saberia me dizer o que exatamente ele mede? Tipo, é qualquer açúcar, ou um tipo específico? Não tenho certeza, mas acho que no caso do café deve ser mais sacarose né? O brix me daria que tipo de medição de açúcar?
  7. achei o site dela aqui, vou dar uma lida
  8. Opa vlw meu jovem, você teria o link com o trabalho da Fabi pra eu ler?
  9. Obrigado amigos, @regisassaoacabei comprando o livro do Mestre Cafeeiro, estou esperando chegar pra começar a leitura, o do Rao já baixei em PDF aqui e comecei a ler, tenho um pouco de experiencia em torra também, mas totalmente empírica, o que precisava mesmo é tentar encontrar na literatura se existe algum trabalho científico de medição de atributos sensoriais do café na xícara, tipo, hoje temos sempre medições feitas por um provador, que por mais que tenham grande valor, são subjetivas, no sentido de que, pode variar de pessoa pra pessoa, gostaria de encontrar uma maneira instrumental de medir o sensorial de uma café, tipo achar um valor numérico para o quanto de doçura, de acidez, ou de corpo tem na bebida, precisava encontrar uma maneira de medir de forma objetiva pois minha pesquisa vai na linha de encontrar relação entre algumas variáveis usadas no processo da torra e o produto final na xícara, saberia me dizer se o livro do Robs poderia contribuir neste sentido? Mais uma vez muito obrigado pela contribuição amigos.
  10. Opa bom dia @rodrigovieeira, tudo na paz? Você está disposto a gastar até quanto? Máquina que aceite as duas opções além das que você mencionou acho que tem a Oster Prima Latte também, se não me engano a nova aceita cápsula, mas sinceramente, se fosse você pensaria um pouco mais sobre a importância disto, porque como diz o ditado quem quer fazer tudo, acaba não fazendo nada direito, em outras palavras uma máquina híbrida por mais que seja prática, não vai te dar o mesmo potencial de uma máquina exclusiva para um dos dois métodos. Digo por exemplo: uma máquina híbrida, geralmente não tem válvula solenoide, costuma também não ter controle de temperatura, geralmente vem só com filtro pressurizado, o portafiltro costuma ser de menor qualidade, a parte de vaporização embora aceitável não tem a mesma qualidade de uma máquina dedicada, resumindo ela vai fazer apenas o básico, se a ideia é aprender mais sobre espresso, acharia interessante partir pra uma máquina dedicada, mas, é só uma opinião jovem, o que importa aqui é o que você realmente precisa.
  11. Amigos, ainda em relação a literatura sobre torra, gostaria de perguntar se alguém teria alguma ideia ou ponto de partida para medição de atributos sensoriais, tais como a doçura do café? Tipo, o que vejo sempre são pontuações subjetivas, alguém prova e diz que o café é doce, aí a pessoa coloca até nomes sugestivos na embalagem: doce de leite, melaço de cana e por aí vai, mas gostaria de saber se existe instrumento mesmo para medir de forma científica o quão doce é este café?
  12. BAIXEI: De R$ 2200,00 por R$ 2000, pra vender logo, não perca a oportunidade, a cafeteira encontra-se em perfeito estado de funcionamento e pode ser testada pessoalmente caso o comprador for de SP Capital. https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-5256858270-baixei-cafeteira-tramontina-by-breville-express-_JM
  13. Muito obrigado amigos! Vai ajudar muito!
  14. Salve amigos cafeinados, tudo bem? Pessoal, gostaria de indicações científicas de livros sobre torra de café, no caso precisava ser livros e artigos científicos publicados mesmo, não pode ser vídeos, nem conteúdos da internet, pois precisava embasar uma pesquisa que estou desenvolvendo, e precisava de fundamentos sobre as reações químicos que ocorrem no processo, e quais suas relações com as notas sensoriais obtidas na bebida. Desde já agradeço, abraços
  15. Com certeza, eles deram uma baita tunada nela, mas que a carcaça é uma Apex isso é, kkkk
×
×
  • Criar Novo...