Ir para conteúdo

Cafeteira Expresso Coffee C-08 - Mondial


Gustavo_bl

Postagens recomendadas

Ué.. Mas este tópico demonstra justamente o trabalho das variáveis ao mesmo tempo. Em nenhum momento se minimiza variável.

 

Em lugar nenhum se fala em fixar a dose.. Ou fixar a moagem.. Ou até mesmo o tempo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ué.. Mas este tópico demonstra justamente o trabalho das variáveis ao mesmo tempo. Em nenhum momento se minimiza variável.

 

Em lugar nenhum se fala em fixar a dose.. Ou fixar a moagem.. Ou até mesmo o tempo...

 

Vc. levou ao pé da letra a frase toda.(coisa de japa, hauhauahauh) :P

Ajustar os resultados controlando as variáveis. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, o que eu fiz que funcionou foi o seguinte:

 

1. Fixei em 14g de pó inicialmente;

2. Fixei em 50ml de espresso;

3. Tamper igual, com uma pressão média;

 

E aí fui brincar no moinho...

Quando consegui a melhor regulagem dele, que com um ponto mais aberto ia muito rápido e um mais fechado travava a máquina eu comecei a alterar as outras variáveis. Primeiro deixei mais fino e aliviei a pressão no tamper, mas vi que isso não funcionou bem. Aí fiz o contrário, regulei o moinho um pouquinho mais grosso (1 click mais grosso), fiz o tamper normal e aumentei a quantidade de pó.

 

Hoje fiz um primeiro espresso usando o café Villa, do Ateliê do Café. Eu sinceramente ADOREI o grão, mas ele tinha características muito diferentes do Chocolate, do Curto Café. Pra minha sorte, bastou subir a quantidade de pó para 15g e manter o resto que resultou num café muito bom!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Foi o que eu disse... Na verdade você não fixa a quantidade. Você usa uma de teste e caso não dê certo muda depois.

 

Eu acho que a única coisa que não deve variar aí é o tamping.

 

Se até o volume é variável, imagina o resto.. :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto ao café, acho que é velho sim.

a torra está bem escura, e o café sai bem amargo... aí achei essa DICA:

  • Se o sabor do café é muito amargo, com muitos sabores "amargo brilhante" nas torras claras, tais como torrada, madeira e casca de limão, ou muitos sabores "amargo escuro" nas torras escuras, tais como cassis, cravo, tabaco e turfa, mantenha a dose e engrosse a moagem. Faça uma extração de fluxo mais rápido, mais para o longo. Isso aumentará a acidez relativamente ao amargor.

Então engrossei a moagem quase ao 3 do krups do mais grosso para o fino. :blink: :blink:

ficou um pouco menos amargo, mais agora notei que a borra está encharcada. Teria que colocar mais pressão ou é normal na moagem grossa?!

 

 

 

??? :huh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho praticamente impossível zerar todas as variáveis. Por exemplo, mesmo que você pese os grãos antes de moer, um pouco do pó sempre acabará retido no moinho. Teria que pesar o filtro em toda extração, o que é um saco. O café varia de torra para torra, de forma que não há como repetir essa variável, mesmo usando o mesmo café (isso se for single origem, pois se for blend fica ainda mais difícil repetir o mesmo sabor, embora seja possível aproximar. O tamping também é difícil repetir, mesmo usando aqueles que tem uma balança embutida (sempre haverá uma inclinação quase imperceptível). Além disso, o moinho tende a não manter a regulagem idêntica em repetidas moagens. Mesmo os mais profissionais necessitam de regulagem pelo barista eventualmente).

 

Em suma, da para, no máximo, ainda mais com um equipamento de entrada, como é o caso da c8, dentre muitas outras máquinas disponíveis no mercado de consumo, tentar manter as variáveis controladas o mais próximo do aceitável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, descobri da pior forma que mudar o tamper não leva a lugar nenhum. Digo, leva sim, a café ruim! :P

 

 

jrsloboda, eu não me preocuparia muito com a borra encharcada. Geralmente se eu tiro o porta-filtro assim que acabo de fazer o café, a borra está encharcada. Se eu espero uns 5 minutinhos, a borra está seca.

 

Torra escura dá ao café um sabor mais amargo mesmo, mas é um amargo diferente de um Pilão ou Melita, que precisam de açúcar para tomar. É um amargo bom! Claro, se estiver amargo demais você pode entar isso, engrossar minimamente a moagem, o café vai sair mais rápido e menos amargo.

 

De qualquer forma, se você não gostar de forma alguma de café amargo, procure torras médias. Na minha pouquíssima experiência elas me parecem mais equilibradas, nem tão ácida e nem tão amarga. Na medida!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guilherme, meu salvador (e meu xará também, rsrsrs)!!

 

Concordo plenamente com você.. Ate achei que ia pagar de doido aqui.. Ninguém tinha se pronunciado sobre o assunto com uma resposta com a linha de pensamento próxima a minha :P

 

Ps.: Ainda estou aceitando doações.. :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guilherme, meu salvador (e meu xará também, rsrsrs)!!

 

Concordo plenamente com você.. Ate achei que ia pagar de doido aqui.. Ninguém tinha se pronunciado sobre o assunto com uma resposta com a linha de pensamento próxima a minha :P

 

Ps.: Ainda estou aceitando doações.. :lol:

 

Melhor deixar quieto! B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ahuahuauhhuahua

 

Miyamoto, entendo o que você quis dizer, assim como o Guilherme. É que eu estava falando de forma mais geral. Fora do mundo digital é sempre muito difícil você repetir qualquer coisa exatamente igual a anterior. :)

 

E falando em Blend, do comentário do Guilherme, ontem a noite eu peguei o restinho do café do Curto (umas 10g) e completei com o Villa para fazer um espresso. Usei até o filtro pressurizado, pq não queria dar chance ao erro. Sério, ficou muito bom! Uma quantidade de falsa crema absurda! haahuhauhauua

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá,

 

 

Agora com um bom café! recomecei o teste....

 

-liguei a cafe 5min antes...

-no krups moi o grão no nível 5 do mais grosso para o fino, cerca de 15g.

-pressão estou "tentando" manter a mesma com o tamper de plástico que vem com a cafe...

-expurguei

-aí fiz a extração com 25seg. contando a partir de ligar o botão pra extrair... deu 60ml

-o bolo ainda bem encharcado...

-Crema bem pouco(meio que desencanei dela com o filtro pressurizado)

 

O café pra "mim" ficou bom... ele é bem intenso.

Vou tentar em uma moagem um pouco mais fina pra ver se consigo extrair mais o sabor caramelo dele.

 

-vaporização do leite, estou fazendo em uma caneca de alumínio, lente beeeeem gelado. não fica aquela maravilha vista em videos, mais não fica com bolhas grandes na parte de cima.

 

 

Não que eu esteja tentando a formula secreta do café em excelência, mais estou fazendo algo errado?

ou poderia melhorar em algo?

afinal o bolo encharcado é ruim ou não???

 

 

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O mais importante é o seu gosto.

 

Claro, preocupações como a cafeteira e o grupo estarem na temperatura adequada e tal são importantes, fora disso é basicamente testes e teste. Até pq cada grão se comporta de uma forma diferente.

 

Crema pode ser um sinal de algum problema. Pra mim está sendo. O sabor está bom, meu filtro é despressurizado e tal, mas a crema está clara, então isso pode ser um sinal de que a cafeteira está fria e que pode melhorar ainda.

 

Quanto ao bolo enxarcado eu não me preocuparia. O bolo é só... o bolo. :P Acho que o importante está na xícara! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O mais importante é o seu gosto.

 

Claro, preocupações como a cafeteira e o grupo estarem na temperatura adequada e tal são importantes, fora disso é basicamente testes e teste. Até pq cada grão se comporta de uma forma diferente.

 

Crema pode ser um sinal de algum problema. Pra mim está sendo. O sabor está bom, meu filtro é despressurizado e tal, mas a crema está clara, então isso pode ser um sinal de que a cafeteira está fria e que pode melhorar ainda.

 

Quanto ao bolo enxarcado eu não me preocuparia. O bolo é só... o bolo. :P Acho que o importante está na xícara! :)

 

Tendi...

Mais o crema acho que o problema é a minha execução mesmo. porque o café é muito bom...

 

o bolo eu perguntei, porque poderia ser compactação, granulação ou a quantidade incorreta... não poderia ser???

 

 

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hummmmm, era para dar crema.

Perguntei pois tem umas torras mais claras que mesmo com café novo dá pouca crema, ou depois de uns 20/25 dias da torra também já mucha. Pode ser temperatura, teria que deixa-la mais quente.

 

Agora dá para fazer uma experiência:

Sempre que tenho um café novo e faço um coado, jogando água aos poucos o pó no coador cresce igual a um bolo, expande muito, já quando o café vai envelhecendo o pó no coador não cresce nada e na máquina de expresso já dá pouca crema, talvez valha fazer um pequeno coado para ver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gilberto... Normalmente a regra é esta mesmo.. Mas eu me surpreendi com o café do véio..

 

Um vez comprei uns pacotes com dele, um Expresso Brasil e um Seleção do Mês.. Fui bebendo e tal.. Excelente café por sinal.. E fui comprando outros cafés para experimentar também.. Porém esqueci que não havia consumido o Expresso Brasil todo.. Após uns quase 3 meses fui revirar minha caixa de cafézes e encontrei o dito cujo.. Pensei.. Já era.. Mas vou experimentar mesmo assim...

 

Peeeeeeeeeeeense num café que tava muuuuuito bão ainda, e a crema?! Nem me fale.. Parecia café de 4 dias..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gil.. Mas cê também é do time dos coroinha gente fina :lol:

 

E por falar em Orfeu.. Por acaso o café deles é igual vinho? Fica guardado durante anos e só depois sai para podermos apreciá-lo? Nunca vi um Orfeu com torra de menos de 30 dias.. :wacko:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hummmmm, era para dar crema.

Perguntei pois tem umas torras mais claras que mesmo com café novo dá pouca crema, ou depois de uns 20/25 dias da torra também já mucha. Pode ser temperatura, teria que deixa-la mais quente.

 

Agora dá para fazer uma experiência:

Sempre que tenho um café novo e faço um coado, jogando água aos poucos o pó no coador cresce igual a um bolo, expande muito, já quando o café vai envelhecendo o pó no coador não cresce nada e na máquina de expresso já dá pouca crema, talvez valha fazer um pequeno coado para ver.

 

Desencanei de crema. E sei que o café é novo sim. estou gostando muito dele.

Só queria saber mesmo se eu estava fazendo algo errado, e se o bolo encharcado é problema.

 

 

 

Somos jovens já há muito tempo! B)

 

hahahahaha!!

essa foi muito boa! :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isto mesmo, fez bem, pois afinal o que importa é o sabor do café, mas entendo sua preocupação pois no inicio eu ficava igual, mas hoje vejo que um café com crema foi bem tirado, mas não necessariamente um café bem tirado tem uma boa crema.

 

Quanto ao bolo encharcado não sei te dizer, mas lembro vagamente quando tinha minha Philco que se colocava menos pó encharcava mais fácil, bem como quando se usa filtro pressurizado também, e o fato da máquina não ter válvula 3 vias também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isto mesmo, fez bem, pois afinal o que importa é o sabor do café, mas entendo sua preocupação pois no inicio eu ficava igual, mas hoje vejo que um café com crema foi bem tirado, mas não necessariamente um café bem tirado tem uma boa crema.

 

Quanto ao bolo encharcado não sei te dizer, mas lembro vagamente quando tinha minha Philco que se colocava menos pó encharcava mais fácil, bem como quando se usa filtro pressurizado também, e o fato da máquina não ter válvula 3 vias também.

 

Hehehehehehe....

Estou tentando curtir mais e me preocupar menos.... :rolleyes:B) não tá fácil.. kkkkk

 

Mais alguém alguma dica?

As etapas que estou fazendo estão corretas!?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gil.. Mas cê também é do time dos coroinha gente fina :lol:

 

E por falar em Orfeu.. Por acaso o café deles é igual vinho? Fica guardado durante anos e só depois sai para podermos apreciá-lo? Nunca vi um Orfeu com torra de menos de 30 dias.. :wacko:

 

Tem que descobrir uma boa cafeteria que trabalhe com Orfeu e te avise quando chegar. Já usei Orfeu de 8 dias, 15 dias...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá,

 

Acabei de ter uma experiência não tão boa.. kkkk

foram 16g do café moidos no krups no nível 6 do mais fino para o grosso, e demorou barbaridade pra sair. :wacko:

Eu estava usando no nivel 6 do grosso para o fino, mudei radical pra ver o que aconteceria...

 

Uma coisa eu notei, o café ficou um tanto mais amargo..

Fiz totalmente errado como diz no topico expresso 101. já que eu poderia afinar mais diminuir a quantidade, e eu afinei e mantive a quantidade...

 

 

hahahahaha :rolleyes: :rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

só eu estou participando do topico.... :unsure: :unsure: :wacko::blink:

 

 

uma dúvida.

Geralmente quando vou vaporizar o leite, abro a valvula antes, de colocar a caneca no bico. E sai um pouco de água, é normal isso???

 

Mesmo ela não sendo profissa, em relação aos videos que vi está me dando um resultado que gosto... :P:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...