Ir para conteúdo

Cafeteira Expresso Coffee C-08 - Mondial


Gustavo_bl

Postagens recomendadas

Quando eu comprei minha 1ª máquina, a Arno Latte ficava invocado com á agua que saia mesmo após o expurgo inicial, agora que tenho a Italian coffee vejo que é a mesma coisa, portanto é só treinar e aproveitar.

 

acho que estou pegando as manhas dela.... :D :D :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, pessoal do forum!

Há cerca de 1 ano estava pesquisando a respeito de máquinas de café expresso mais por questão de praticidade do que qualquer outro motivo. Ando optando por eletros mais práticos e individuais... o mixer manual em vez do enorme liquidificador, forninho elétrico em vez do fogão, e achei que a opção da expresso por fazer doses individuais de café era muito mais prática do que passar quantidades grandes de café (mesmo a minha Mokinha fazia pelo menos 6 doses) que rendia o dia inteiro sendo requentado e ainda acabava indo pro ralo da pia ao final do dia... nas pesquisas encontrei esse tópico do forum, que me ajudou a escolher a cafeteira ideal e, pior, acabou criando um monstrinho apaixonado por cafés, kkkkkk!!!!!

Só tenho a agradecer pelo nível das informações passadas e discutidas no forum. Tenho que confessar que passei uns bons 6 meses xingando a pobre cafeteira sem acertar um expresso razoável, mas com a ajuda de vcs e algumas tentativas com pós hoje afirmo que a cafeteira (entre as básicas) é nota 10. Os primeiros pós que usei foram da Café do Ponto e me desanimaram MUITO, pedi para expresso mas não sei se foi moído errado, simplesmente não passava no filtro e, qdo passava, resultava num café horrível. Passei pro sachê Pilão, depois de perder alguns sachês "tentando entender" por que não funcionava, já que no manual da cafeteira consta que aceitava sachês, passei a cortar os sachês e colocar o pó diretamente no filtro. Certo dia comprei um pó chamado Intermezzo num hipermercado, que foi o que me deixou um pouco mais animada: o café passava, e tinha um sabor bem aceitável. Daí pro próximo passo, descobrir os cafés gourmet, foi um pulinho, caí no site do Lucca cafés e de repente apareceu o pote de ouro no final do arco-íris!

Aproveito o tópico pra tentar sanar uma dúvida que tenho desde a chegada da cafeteira, pra que serve o gatilho presente no braço do cachimbo?

Um grande abraço a todos!

Claudia, arte finalista e tatuadora amadora Tattoo_Raposa_20-11-13.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mojave muito lega essa tatoo! :D

 

Da mondial eu consigo falar um pouco, :lol: me perdi com ela tbm. no começo hoje acerto mais do que erro na extração.

Quanto ao que vc. relatou em a demora em extrair pode ser sido sim o café muito fino e tbm. pode ser muito café no caximbo com compactação alta, ele demora mesmo pra sair.

vc. já leu isto: http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/718-espresso-101-como-ajustar-dose-e-moagem-pelo-sabor/

me ajudou bastante.

 

Vc. quer praticidade, mais algumas vezes eu prefiro sabor e qualidade. Vc. pensou em comprar um moinho??? assim vc. compraria grão e a moagem na hora fica sempre rica em sabor.

 

Eu tenho o krups ele é bem iniciante mais muito bom, o que o pessoal recomenda é um excelente moinho e uma boa cafeteira. Minha grana não deu e fui de krups.

 

espero ter ajudado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Prezados amigos do Forum!

 

Como muitos sou novo no forum e iniciando no 'mundo' dos cafés. Li dedicadamente todos os posts deste tópico por ter adquirido a Mondial C08, e já de cara aprendi muitas coisas, dicas e macetes que fazem a diferença no resultado final. Pois bem, diante dos fatos tenho algumas dúvidas e um pequeno problema que estou enfrentando com a minha máquina, e queria trocar uma ideia antes de possivelmente ter que enviar para a Assistência.

 

Acontece que o reservatório, acredito eu, que esteja com um problema de vedação entre ele e a máquina. Coloco água no recipiente e encaixo na máquina conforme orienta o manual, até porque não tem muito segredo, é intuitivo. Após alguns minutos começa a vazar água dos lados do reservatório e quando removo o mesmo da máquina, fica uma quantidade expressiva de água embaixo dele. Mandei um e-mail para o SAC da Mondial, e me retornaram falando que poderia ser um problema na vedação mesmo, mas eu to achando que é algo do 'encaixe' do reservatório na máquina, visto que percebi que tem uma mola e um "ralo" que ao ser pressionado, libera a água para a máquina.

 

Alguém ja passou por isso? Alguma sugestão?

- Se alguém quiser contribuir com uma foto da parte inferior do reservatório, para que eu possa regular o "ralo" igual e tentar ajustar, eu ficaria imensamente agradecido, pois como a máquina é novíssima, não queria de cara enviar pra assistência.

 

Desde já agradeço!

 

Um abraço a todos.

 

Carlos Eduardo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Olá, conseguiu resolver ???

 

 

 

Eu finalmente comprei um copo com exatos 60ml, e acabei por descobrir que estava tirando o duplo um tanto mais longo. Digamos que algo lá por 100ml :blink: :blink: :blink:

Não achei que ficou ruim, vou tentar corrigir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenas jrsloboda!!

 

Infelizmente ainda não consegui resolver. Até ontem tirei um tempo com bastante paciência pra tentar resolver, mas sem muito sucesso.

Acho que a maior dificuldade é que não tenho um guia, algo pra tomar como base pra ajustar aquela "válvula" do reservatório.

 

Caso você tenha disponibilidade para tirar uma foto da parte inferior do reservatório, acredito que consigo ter uma boa referência.

De qualquer forma, obrigado pela atenção!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal!

 

Comprei minha cafeteira e chegou ontem! Antes de comprar já dei uma lida nesse tópico e no manual da cafeteira. Mas no geral não sei praticamente nada. Apenas sigo as instruções de uma boa tiragem.

 

De qualquer forma sinto que estou fazendo muita coisa errada. Só consegui achar aqui por perto saches senseo da Pilão (que li por aqui não serem os ideais para esta máquina), que produzem um expresso satisfatório, para mim.

 

Por sorte, na minha cidade existe uma loja chamada Armazém do Café que vende excelentes produtos e inclusive fez a moagem média para mim de um café de boa qualidade. Mas com o pó, o café saiu muito fraco e claro, com pouca espuma. Parece coado. Será que estou deixando de fazer algo? Estou nivelando o café e não estou socando muito, como recomendado. Não acho que seja o grão, mas pode até ser.

 

Fiz o teste de vazão e foi de 150ml em 36 segundos. Está saindo rápido?

Alguma dica? Alguém teve o mesmo problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você é do Rio? Aqui tem um Armazém do Café (mais de um, até). De qualquer modo, você pode dizer que quer moído para expresso. A moagem é fina e não média. Por isso você achou fraco. Eu comprei durante anos aqui no Rio assim, mas quando eles mudavam a regulagem do moinho dava problema. Tem que ver em que gradação eles moem e descobrir qual o número certo pra sua máquina. Pra dar cerrto, compre sempre na mesma loja.

 

Esse teste de vazão foi a sua extração ou água saindo livre, sem café? Se foi a extração, de fato fluiu muito rápido: 75 ml em 18 s. Um duplo de 60 ml devia demorar mais de 20 s, pra ter uma ideia.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal!

 

Comprei minha cafeteira e chegou ontem! Antes de comprar já dei uma lida nesse tópico e no manual da cafeteira. Mas no geral não sei praticamente nada. Apenas sigo as instruções de uma boa tiragem.

 

De qualquer forma sinto que estou fazendo muita coisa errada. Só consegui achar aqui por perto saches senseo da Pilão (que li por aqui não serem os ideais para esta máquina), que produzem um expresso satisfatório, para mim.

 

Por sorte, na minha cidade existe uma loja chamada Armazém do Café que vende excelentes produtos e inclusive fez a moagem média para mim de um café de boa qualidade. Mas com o pó, o café saiu muito fraco e claro, com pouca espuma. Parece coado. Será que estou deixando de fazer algo? Estou nivelando o café e não estou socando muito, como recomendado. Não acho que seja o grão, mas pode até ser.

 

Fiz o teste de vazão e foi de 150ml em 36 segundos. Está saindo rápido?

Alguma dica? Alguém teve o mesmo problema?

 

Olá,

 

vc. não tem moinho?!?!

 

isso me ajudou: http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/329-dica-para-um-espresso-decente-com-cafeteira-pressurizada/page__view__findpost__p__3875

 

Seria bom vc. ler isso tbm: http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/718-espresso-101-como-ajustar-dose-e-moagem-pelo-sabor/

 

 

[]s

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você é do Rio? Aqui tem um Armazém do Café (mais de um, até). De qualquer modo, você pode dizer que quer moído para expresso. A moagem é fina e não média. Por isso você achou fraco. Eu comprei durante anos aqui no Rio assim, mas quando eles mudavam a regulagem do moinho dava problema. Tem que ver em que gradação eles moem e descobrir qual o número certo pra sua máquina. Pra dar cerrto, compre sempre na mesma loja.

 

Esse teste de vazão foi a sua extração ou água saindo livre, sem café? Se foi a extração, de fato fluiu muito rápido: 75 ml em 18 s. Um duplo de 60 ml devia demorar mais de 20 s, pra ter uma ideia.

 

 

José, sou de Londrina - PR! Muito obrigado pelas dicas! Vou tentar uma moagem um pouco mais fina da próxima!

O teste foi com a água saindo livre mesmo..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

 

vc. não tem moinho?!?!

 

isso me ajudou: http://forum.clubedo...ndpost__p__3875

 

Seria bom vc. ler isso tbm: http://forum.clubedo...gem-pelo-sabor/

 

 

[]s

 

Não tenho moinho não.. Vi por aqui que é bem importante, mas estou sem nenhuma condição financeira por agora..

Li os dois tópicos e deram um guia mesmo, um dos membros tem o mesmo problema que o meu.

 

Obrigado,

Abçs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tenho moinho não.. Vi por aqui que é bem importante, mas estou sem nenhuma condição financeira por agora..

Li os dois tópicos e deram um guia mesmo, um dos membros tem o mesmo problema que o meu.

 

Obrigado,

Abçs

 

cara, vou te falar a mesma coisa que me falaram.... relaxa, e tenta dias após dia tirar o melhor café...

 

 

Da crema eu me desencanei, mais o gosto do café é muito bom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, digoklein,

curioso ter Armazém do Café aí também. Por outro lado, não é exatamente um nome original.

De qualquer modo, no ebay você encontra moinhos manuais como o Porlex que não são tão caros. Tem até um cupom rolando aqui no cdc de 15 usd em compras de 50 usd ou mais. Com isso o moedor sai razoavelmente barato. Dê uma busca em cupom que você encontra. Acho que é um tópico só dissos.

Quanto à vazão, acho mais prático você medir a extração mesmo. Aí qualquer máquina deve dar o mesmo resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Gustavo:

 

Essa foi minha primeira cafeteira, muito boa!!

 

Hoje tenho uma gaggia em casa e uso a mondial para levar em viagens

 

Inclusive estou agora em um hotel em araxá com minha c08 e utilizando sachês.....excelente.

 

O café sai fervendo.....vc vai gostar.... pode comprar que ele tem bomba ulka, uma das melhores bombas do mundo.

 

Ela é boa em tudo.....pó, sachê e capuccino....pode comprar com tranquilidade, inclusive, NOS CLASSIFICADOS DO FÓRUM, O PARMITERAS (William) ESTÁ VENDENDO A DELE QUE COMPROU NÃO TEM 3 MESES, AINDA ESTÁ NA GARANTIA..... PEXINXA COM ELE, OK?

 

Abraços

 

Ricardo

Qual a marca de sache que você utiliza???
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite amigos.

 

Primeiro post aqui no forum. Adquiri uma C-08 a 1 mes mais ou menos e venho "brincando" na maquina, mas me invoquei com a vaporização do leite.

 

Gastei um bom tempo, agua e detergente treinando a vaporização, obtive alguns resultados rasoaveis (entende-se que não tenho bolhas grandes), porém ainda não cheguei ao ponto que vejo na internet e nas cafeteiras.

Ja estou quase que aceitando que isso é impossivel, porém estou postando alguns itens que observei durante o treino na maquina, que difere das maquinas profissionais:

 

- Conforme o vapor sai do bico, ele logo perde aquela pressão inicial, ficando uma pressão média.

- O bico de vaporização só possui um orificio, sendo que outras maquinas possuem 4 orificios.

 

Agora as perguntas:

 

- Será que a questão do numero de orificios no bico fazem diferença no resultado final?

- essa leve perda da pressão pode interferir no resultado inicial?

- Alguem vaporiza com o bico paranello? Fica melhor ou pior?

 

Desculpe o tamanho da mensagem, mas achei bacana compartilhar essas informações, e quem sabe, chegarmos em um melhor resultado

 

Abraços!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Johnnn , maquinas como a c-08 , poemia e delongui ec200, são maquinas muito parecidas , simples , resistentes e com uma caldeira tipo termobloco de aço inox , fazem um bom espresso , mas , não tem potencia para uma boa vaporização , o problema não é seu é do porte da maquina , para começar a vaporizar legal , vc teria que comprar uma Silvia ou Gaggia , que são muito mais caras, como sua maquina é nova , não seria esse o caso.

 

Quando eu usava a De Longui eu tive o mesmo problema , a solução foi uma cremeira eletrica , vc vai encontrar ela com varios nomes no mercado ,cremeira , cappuccinador , emulsificador e etc , mas , é tudo a mesma coisa :

 

http://www.cafefacil.com.br/acessorios/latte-cappuccino-espressione

 

Não fica igual a feita em uma maquina profissinal , mas , é bem pratico e satisfatorio .

 

Abs.

C. Eduardo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Johnnn, já tive dúvidas parecidas com estas.

 

O número de furos influencia na vaporização. Porém, a Mondial não deve gerar vapor suficiente para tantos furos. Além disto, tem a parte de controle da vaporização. Com o aumento da vaporização, o leite tende a esquentar mais rápido. Precisa de uma certa prática para conseguir bons resultados.

 

Lembro-me de uma vez, de uma menção do Rodrigo sobre vaporização, a idéia seria mais ou menos: Cada máquina tem seu método de vaporização. Muda-se a máquina, muda-se a técnica.

 

Quanto à outra pergunta.. Eu já vaporizei com pannarello e consegui bons resultados. Basta apenas saber como utilizar o pannarello da maneira correta...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite amigos.

 

Primeiro post aqui no forum. Adquiri uma C-08 a 1 mes mais ou menos e venho "brincando" na maquina, mas me invoquei com a vaporização do leite.

 

Gastei um bom tempo, agua e detergente treinando a vaporização, obtive alguns resultados rasoaveis (entende-se que não tenho bolhas grandes), porém ainda não cheguei ao ponto que vejo na internet e nas cafeteiras.

Ja estou quase que aceitando que isso é impossivel, porém estou postando alguns itens que observei durante o treino na maquina, que difere das maquinas profissionais:

 

- Conforme o vapor sai do bico, ele logo perde aquela pressão inicial, ficando uma pressão média.

- O bico de vaporização só possui um orificio, sendo que outras maquinas possuem 4 orificios.

 

Agora as perguntas:

 

- Será que a questão do numero de orificios no bico fazem diferença no resultado final?

- essa leve perda da pressão pode interferir no resultado inicial?

- Alguem vaporiza com o bico paranello? Fica melhor ou pior?

 

Desculpe o tamanho da mensagem, mas achei bacana compartilhar essas informações, e quem sabe, chegarmos em um melhor resultado

 

Abraços!

 

Olha Johnnn, como o Carlos disse a potencia dela não é muito boa não. Eu estou usando um leite bom direto de sitio bem gordo e ainda assim não tenho os resultados de videos da internet.

Tentei fazer uma Art e não tive bons resultados por conta da vaporização mesmo. É uma coisa que desencanei, hora consigo um leite mais cremoso hora não. Paciência.

 

O que vale é saber, o café está com um bom sabor!?

 

 

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, pessoal.

 

Sou apaixonada por café desde que me entendo por gente, mas foi graças a esta comunidade de pessoas altamente prestativas e receptivas que comecei a compreender que eu não sabia nada a respeito de café.

 

Descobri este fórum no final de outubro de 2013, quando estava pesquisando para comprar uma cafeteira nova, pois a minha precisava de peças de reposição que já não existiam no mercado (uma West Bend 3 em 1, que eu PENSAVA ser uma combinação de cafeteira para coado e espresso, mas na verdade combinava coado e pressão de vapor – e essa foi a primeira de muitas coisas que aprendi aqui). Graças a Deus encontrei o fórum antes de comprar outra 3 em 1, e no início de novembro eu já havia comprado a Mondial C08 e um moedor Krups (e uma Arno Perfectta para não ficar sem café nas manhãs de correria), e encomendado filtros Breville não pressurizados vindos da Austrália.

 

Inicialmente comprei (no supermercado mesmo) café do Ponto em grãos e Bravo em sachês. Depois encontrei café Orfeu em grãos com 3 dias de torra e comprei um tamper de inox – bem a tempo para a chegada dos filtros não pressurizados. Os filtros chegaram no meio de um dia de trabalho bem puxado e eu não tinha tempo de moer, pesar, calcar etc., mas estava doida para saber como seria um café com crema verdadeira – e lá fui eu colocar o sachê de café Bravo no filtro Breville de uma dose. Acabei estragando dois sachês antes de entender que a geometria desse filtro não é adequada para a utilização com sachês...

 

Agora, finalmente, a pergunta: vocês sabem se existe no mercado (mesmo que fora do Brasil) algum filtro não pressurizado para sachês que sirva nessa cafeteira?

Se não, poderiam me indicar um profissional em São Paulo (que seria o quê, um serralheiro?), de preferência não muito longe do bairro do Belém, que possa fazer a adaptação necessária?

Sei que muitos fazem as próprias adaptações, mas eu não tenho nem as ferramentas nem a habilidade necessárias para isso...

 

Mais uma vez, muito obrigada aos membros do clube por partilharem tanto conhecimento!

 

Abraços,

artemisbr

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...