Ir para conteúdo

Cafeteira Expresso Coffee C-08 - Mondial


Gustavo_bl

Postagens recomendadas

Salve Paulo.

 

Não creio que a moagem esteja errada, mas sim que é produzida para fazer café coado em filtro de papel ou pano, que é o método mais utilizado no Brasil. A exceção é a utilização para espresso. Mesmo tratando-se de uma marca bem conceituada.

Por outro lado, a data da torrefação é antiga e mesmo que a granulometria estivesse correta para espresso, dificilmente obterias uma bebida boa. A decadência do pó provocada pela idade da torra é evidente mesmo quando embalado à vácuo.

 

As soluções passam pelo uso de um moinho ou a compra de cafés bons e jovens e moídos especialmente para máquinas como a tua.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Compre café moído de lojas na net. Dependendo de onde vc estiver eles chegam bem rápido. E vá pedindo logo o Hario, para quando chegar você já tá craque com sua máquina e ficar "brincando" com a moagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Paulo.

 

Não creio que a moagem esteja errada, mas sim que é produzida para fazer café coado em filtro de papel ou pano, que é o método mais utilizado no Brasil. A exceção é a utilização para espresso. Mesmo tratando-se de uma marca bem conceituada.

Por outro lado, a data da torrefação é antiga e mesmo que a granulometria estivesse correta para espresso, dificilmente obterias uma bebida boa. A decadência do pó provocada pela idade da torra é evidente mesmo quando embalado à vácuo.

 

As soluções passam pelo uso de um moinho ou a compra de cafés bons e jovens e moídos especialmente para máquinas como a tua.

 

Entendo. Mas mesmo assim, como já disse, comprei vários cafés de supermercado que, teoricamente, são próprios pra coados. Mesmo assim

nunca peguei um café com moagem que não passasse no filtro da máquina. A moagem é muuuito inconsistente.

 

 

Compre café moído de lojas na net. Dependendo de onde vc estiver eles chegam bem rápido. E vá pedindo logo o Hario, para quando chegar você já tá craque com sua máquina e ficar "brincando" com a moagem.

 

Mas foi exatamente o que fiz, comprei em uma loja virtual.

Biossana Emporio, de Curitiba. Indicada num tópico por aqui.

Escolhi esta loja por ser do mesmo Estado e o frete bem mais barato.

 

Só errei em não verificar a data e o tipo de moagem antes de pedir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

dai Paulogalera!

 

dai paulo!

 

realmente a c08 é temperamental. vc vai ter q fazer amizade com ela, chamar pra uns shop, pra uns bailão.... rsrs

Cuide para não estar apertando muito o café no filtro. A bomba é forte, são 15 bar, mas compactação muito forte ela não vense. Arrume o café certinho la no filtro, use o tamperzinho dela só pra acertar retinho mesmo, dá uma apertadinha leve, só. E bota pra extrair.

outra coisa: a lavagem do filtro pressurizado é chata:

vc tem q encher o filtro dágua, fechar a parte aberta, da peneira com a mão, isolando a água, e chacoalhar o filtro, como se estivesse usando a água para esfregar ele por dentro. Faça com força, mas cuide para o filtro n sair voando rsrss

depois, sempre fica água lá dentro, pq os furos são muito pequenos. vire a peneira para baixo, balance o filtro rapidinho de um lado para outro, mais uma vez, usando a água q está la dentro para lavar a peneira.

de vez em quando, bombeie água com a máquina, com o filtro vazio, para lavar mais (flus).

quando for usar o filtro para extrações, certifique-se de que o filtro está sem água por dentro. chacoale ele com a peneira para baixo, com força, para arrancar a água lá de dentro. Seque muito bem a peneira antes de por café.

 

***humildes sujestões de um usuário c08 rsrs

 

fuerte abraso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saco, já está dando problema. Desde ontem que está vazando água por cima. O que eu faço?

 

Um vídeo. Pode ser?

 

Vendo o problema fica bem mais fácil ajudar...

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Água pela junta do portafiltro ? Tem cafe demais ou moído fino demais ou muito calcado ou o filtro esta entupido.

Deixa esquentar por 20 minutos, coloca PF com filtro vazio, aciona a bomba, sai água sem vazar ?

Se OK, coloca cafe no filtro, dois ou três milímetros abaixo da borda, nivela sem apertar, coloca e aciona a bomba.

Se funcionar bem e só ir ajustando conforme orientações que acharas no foro, se ainda vazar tem algo errado ...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Água pela junta do portafiltro ? Tem cafe demais ou moído fino demais ou muito calcado ou o filtro esta entupido. Deixa esquentar por 20 minutos, coloca PF com filtro vazio, aciona a bomba, sai água sem vazar ? Se OK, coloca cafe no filtro, dois ou três milímetros abaixo da borda, nivela sem apertar, coloca e aciona a bomba. Se funcionar bem e só ir ajustando conforme orientações que acharas no foro, se ainda vazar tem algo errado ...

 

Sem café não vaza. É ali por cima. Depois de ler a dica de sacudir com força o filtro pra tirar a água lá de dentro, acho que parou. Acho que ficava água lá dentro e ai dava o retorno. Embora tenha dado um pouquinho da última vez.

 

Qual é o procedimento para desentupir o filtro em casa? Ou não tem nenhum método caseiro depois que entupiu?

 

GRato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Olá, turma do Clube do Café.

 

Sou novato por aqui no clube. Faz bem pouco tempo que adquiri minha c08, então estou em processo de aprendizado. Alguém saberia dizer que moinho é esse utilizado

?

 

Segui todas as dicas do tópico para vaporizar o leite, mas ainda assim não estou conseguindo um resultado como o do vídeo. Vou tentar comprar um leite integral com mais gordura.

 

Valeu!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

dai galera! =d

 

oi marcelo! blz?

anime-se: eu sou cego e consegui rsrs

 

é o seguinte:

pela minha experiência, na c08 vc pode obter 2 tipos de vaporização: uma bem espumosona, e outra mais delicada(*):

 

**obs: em ambos os procedimentos, recomenda-se, após ligar o botão para o vapor e acender-se a luz verde indicadora de aquecimento de caldeira atingido, com algum recipiente, abrir a válvula de vapor para deixar sair a água do sistema. manter a válvula aberta até vc perceber q o vapor está bem seco, com poucas gotinhas dágua. Feche a válvula, e verifique sempre a luz indicadora da temperatura ideal...

 

 

a mais espumosona vc usa o bico de plástico (panarelo). pode inserir o vaporizador com o bico no leite, deixar um pouco, só cuide com a temperatura para não ferver ou mesmo não estragar o sabor do teu leite com a quentura ecessiva...

 

Sem o bico (panarelo, vc vai obter uma vaporização mais delicada. Você vai poder controlar o tipo de vaporização q vc quer, porém....... dá mais trabalho rsrs:

 

sem o panarelo, Marcelo, vc vai ter q se submeter a fazer uma baguncinha no começo...... mas vc consegue rsrs>:

posicione seu recipiente com leite debaixo do vaporizador. coloque o vaporizador perto da parede do recipiente, algo como 1 cm. **não afunde o vaporizador no leite, mas só aproxime, algo como 1mm (encostadinho) rsrs. calma: abra a válvula do vaporizador, com calma. Perceba que o ar do vaporizador faz o leite espirrar um pouco. calma. controle esse espirro, mas não afunde o vaporizador no leite ja. calma. perceba o som da vaporização.... ..... o vvaporizador só encostando no leite, sem espirrar, faz um som característico de papel rasgando. esse procedimento, vc vê a espuma se formar mais homogênea. se conseguir controlar isso, após formar uma espuminha bem homogênea, com pouca ou nenhuma bolha, aí sim, afunde o vaporizador, mas só um pouco, algo em torno de 1 a 2 cm só, nada tão preciso.

cuide com a temperatura. a c08 não tem tanta preção, vc vai ter q treinar, mas é danada pra esquentar o leite dos outros...

veja vídeos....

 

tamos aí

 

fuerte abraso

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não afunde o vaporizador no leite, mas só aproxime, algo como 1mm (encostadinho) rsrs. calma: abra a válvula do vaporizador, com calma. Perceba que o ar do vaporizador faz o leite espirrar um pouco. calma. controle esse espirro, mas não afunde o vaporizador no leite ja. calma. perceba o som da vaporização.... ..... o vvaporizador só encostando no leite, sem espirrar, faz um som característico de papel rasgando. esse procedimento, vc vê a espuma se formar mais homogênea. se conseguir controlar isso, após formar uma espuminha bem homogênea, com pouca ou nenhuma bolha, aí sim, afunde o vaporizador, mas só um pouco, algo em torno de 1 a 2 cm só, nada tão preciso.

 

Obrigado pela dica, Luiz Alberto. Vou testar isso já. Mais uma perguntinha para quem tem a c-08: na vaporização do leite, vocês abrem toda a válvula de vapor? Ou eu devo abrir a válvula só o que chega para conseguir o som que o Luiz Alberto descreve no post dele?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para purgar a linha pode abrir inteira, para vaporização do leite, abra apenas o que for necessário para que o leite gire formando um redemoinho e suficiente para conseguir o som descrito por ele. Note que conseguir este som, também depende da posição da lança de vapor dentro do leite como descreveu o Luiz.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pegando carona.

Nunca consegui vaporizar leite na C08.

 

Mas acho que a minha deve estar com algum problema, pois vapor só sai durante alguns segundos.

Depois só sai ar quente mesmo, seco.

Isso não é normal né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não está funfando bem não Paulo.

 

Pode ter queimado a 2ª resistência

 

Segunda resistência?

Sabe dizer qual a função dela?

E sabe exatamente qual é esta peça?

 

Porque talvez eu consiga algumas peças numa assistência autorizada.

Já encomendei um ouro filtro single e anel de vedação, com eles.

Quem sabe não consiga esta peça tbem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha Class por ter duas resistências o vapor sai em alta pressão, e me lembro de um cara da assistência técnica que tinha aberto minha antiga C08 e disse que tinha 2 tb. Estou apenas vendendo o peixe que comprei, porém vou averiguar, mas existem muitas casos que quando isso acontece é porque uma das resistência foi pro espaço.

Vou procurar e informo posteriormente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fogo, se conseguir alguma informação eu agradeceria.

Fico no aguardo.

 

Com relação a vaporização.

Não entendo muito destas "paradas", mas vaporização obviamente deve requerer "vapor", certo?

E depois de alguns segundos, para de sair vapor.

É como se não tivesse puxando água para a caldeira.

Tipo, sai só o vapor da água que está lá e quando acaba não puxa mais nada, só sai ar quente.

Pelo menos esta é a impressão que tenho.

A não ser que tenha vapor invisível.

 

Mas vou tentar fazer um vídeo e postar aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, é perfeitamente normal.

 

Sério?

Então quando dizer que é pra esperar parar de sair gotículas de água, é para esperar

parar de sair vapor visível?

 

Então é só falta de habilidade minha. :(

 

Vou rever as dicas e tentar fazer de novo, com calma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então é só falta de habilidade minha. :(

 

Somos dois, Paulo. Eu também tento, tento, tento, e nada de conseguir vaporizar o leite. Segui todas as dicas que o pessoal deu, fico até com vergonha de fazer mais perguntas. Minha próxima tentativa vai ser utilizar um leite com maior percentual de gordura.

 

Boa sorte aí pra você, se conseguir uma boa vaporização posta o que você fez de diferente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...