Ir para conteúdo

Cafeteira Expresso Coffee C-08 - Mondial


Gustavo_bl

Postagens recomendadas

dai galera!

 

o porta filtro da C08 tem uma pecinha de plástico articuladinha por dobradiça, bem pertinho do pf. Essa pecinha serve justamente para se fazer preção no filtro, e se poder bater a borra. Ainda não descobri o método correto para essa batida, mas já comecei a esperimentar ontem, e fiquei feliz quando consegui ejetar a borra inteirinha do filtro no licho direto!!

 

Mas deixa eu contar que ontem também comecei a experimentar a vaporização da c08:

estou com leite de saco em casa. No RJ não era fácil encontrar isso, e acredito que em muitas capitais não seja também. Curiosamente, aqui em Curitiba isso é relativamente fácil.

 

bem ontem quiz experimentar. Coloquei o leite, gelado mesmo, direto sob o vaporizador. Não tirei a capinha de plástico dele.

Fez espuma galera!

Mas... eu não estou acostumado com esse tipo de recurço, e não sei avaliar a qualidade da espuma.

Eu misturei de novo no leite, e não chegou a homojenizar, mas sumiu bastante.

Mas, a proposta da espuma não é ser usada em bebidas? como capuccino, chocolate quente?

Depois, eu coloquei chocolate nesse leite, e com chocolate, não espumou!

 

alguém já adiquiriu larga experiência com o uso desse vaporizador? podia dar umas dicas?

 

gracias

fuerte abraso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falando em borra, eu uso um pote vazio de Toddy só pra depositar borra. Quando enche, jogo fora. Acho menos anti higiênico que bater a borra na lixeira ou algo do tipo.

 

Aliás, tem gente que jogar a borra pia abaixo. Isso é arriscado, teve uma época que comecei a jogar e deu entupimento na tubulação, só soda cáustica resolveu... tomem cuidado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ronaldom1, qual filtro você está utilizando, o duplo ou o simples? E a quantidade de café, quantos gramas? Qual o grau de moagem no Rocky?

Tenho o Moinho rocky e a Mondial C-08 (filtro despressurizado). Talvez possa te ajudar.

Utilizo na regulagem 10 do Rocky. Utilizo de 14,5 a 16g de café no filtro duplo (dependendo do café). O tempo de extração é de 25 a 30 segundos para 50a60ml de café. O Café está sempre saindo excelente para o meu gosto (sabor e crema).

 

Abraço.

 

Valeu, demorei um pouco para os testes, pois o filhote aqui de 11 meses, tem me ocupado bastante. Bem gastei muito grão, sujeira na cozinha, a esposa xingando a bagunça, mas hoje enfim o primeiro café decente com a Mondial C-08 e filtro despressurizado duplo. Com o Rocky em 11 quase deu, mas no final vazamento!! Coloquei o Rocky em 12 e fiquei impressionado com a diferença que 1 ponto de regulagem da moagem pode fazer para o espresso!! Enfim xícara com 35ml em 30 segundos, e café mais saboroso; sei que ainda há muito treino pela frente. O que não me sai da cabeça é o espresso que tomei na Unique Cafés em São Lourenço, no feriado de 12-10, um creme, quase que na consistência de um chocolate cremoso e muito saboroso, bem ainda sou novo, tenho mito tempo para treinar!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A vedação é um problema sério nessa maquinazinha, já briguei demais com ela por causa disso.

Tente uma moagem mais grossa, pois que é mais fina faz muita pressão e o vazamento se torna bem perceptível.

Aumente a moagem para um nível que não tenha vazamento e vá descendo até encontrar um ponto ideal. Se for com filtro despressurizado use de 15 a 16 nos teste.

 

E não se preocupe, vc vai gastar mais de um Kg para deixar no ponto ideal.

 

Valeu Pedro, realmente percebi que a vedação é um problema mesmo, a máquina e muito sensível às variações de moagem. Hoje troquei de café, e a danada com o Rocky em 12 vazou!! Tinha dado certo com outro café, aí foi a luta!!! Mas consegui o mesmo resultado com a mudança para 13. Valeu pelo apoio!!

 

Uma dúvida a todos mais experientes: Vocês sabem me dizer se com máquinas melhores como a Silvia, ou as Gaggias (Sei que a qualidade é superior e bem superior à Mondial) a luta é a mesma de moagem, mudança de café e necessidade de reajustes, etc....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros colegas, mais uma dúvida. Percebo que a Mondial esquenta bem rápido, até evito e ligá-la muito antes do preparo do café pois ele sai muito quente, o que me incmoda muito. É isso mesmo? Alguma sugestão para um melhor controle da temperatura de extração?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Chove, muda a regulagem....

 

Kkkkkkkk, é mais ou menos esse o espirito da coisa. Contudo pequenas variações, como por exemplo o envelhecimento do cafe, são melhor controladas manipulando a dose do que a moagem, até certo ponto.

 

Experimente brincar com a dose também, principalmente se achar que está muito grande a diferença de resultado entre duas regulagens consecutivas do moinho. Variações de 0,5g já dão efeitos relevantes.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

daí galera

 

ronaldo: dá uma apertadinha no parafusinho donde sai a água. a,per,ta,di,nha. não é para apertar com força não. Já andei mechendo naquilo e melhorou.

 

Realmente, galera, para uma xícara, eu já acertei bem o jeito com a c08. Agora comecei a estudar para duas. Quero tirar 2 expressos lindos de uma vez. Alguém já conseguiu de modo consistente? É possível com filtro pressurizado? Realmente, galera, devo despressurizar o filtro duplo? Os resultados são tão drásticos assim?

 

Fuerte abraso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

daí galera

 

ronaldo: dá uma apertadinha no parafusinho donde sai a água. a,per,ta,di,nha. não é para apertar com força não. Já andei mechendo naquilo e melhorou.

 

Realmente, galera, para uma xícara, eu já acertei bem o jeito com a c08. Agora comecei a estudar para duas. Quero tirar 2 expressos lindos de uma vez. Alguém já conseguiu de modo consistente? É possível com filtro pressurizado? Realmente, galera, devo despressurizar o filtro duplo? Os resultados são tão drásticos assim?

 

Fuerte abraso!

 

Luiz tente fazer os dois espresso com o filtro pressurizado, domine a técnica, faça café maravilhosos.

Só depois de tudo isso, quando vc já estiver enjoado aí pense em despressurizar ou compra os filtros despressurizados.

Não faça como eu que fez isso no começo e "gastou" mais de um quilo de café para conseguir um café "mais ou menos" com o filtro despressurizado.

Vá passo a passo que é melhor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Ana

 

A umidade é a maior inimiga do café, mas em especial, agride ao pó.Geralmente não prejudica o grão a ponto de inutilizá-lo.

Como o pó de café é altamente hidrófilo, absorvendo umidade com muita facilidade, tende a prejudicar o sabor devido a fermentação ocorrida quando úmido.

Para ocorrer é necessário que a umidade relativa do ar esteja altíssima, acima de 85% com ponto de orvalho baixo. Situações difíceis de se encontrar e ainda mais na ocasião de manuseio por um barista amador que mói por dose e não acumula pó moído. Neste caso, é pouco provável que seja necessário alterar o ajuste de granulometria do moinho.

O inverso, em situações de baixa umidade relativa do ar, tende a aumentar a eletricidade estática do pó em função do atrito ocorrido entre os grãos durante a moagem.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poxa..alguem pode me ajudar ?

 

Estou me aventurando nesse "mundo do café" pela primeira vez e estou começando pela C-08.

 

Mil dúvidas...

 

Qual sache compro? Onde compro ? O da Dolce Gusto serve? Até então só conheço esse..rs

 

Veio um filtro de aço...uso ele para por o pó ali ??

 

A principio só queria tirar um cafezinho..rs

 

Abs e obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sandro o sachê da Dolce Gusto não serve,

o que serve é o ESE,

você pode encontrá-lo no site Café Store (www.cafestore.com.br),

acho que no ateliê do café também tem, joga atelier do café no Google.

Bruno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu, Bruno !

 

Qualquer um desses serve?

http://www.cafestore.com.br/cafestore/interface/dept.asp?partner_id=&tu=b2c&departamento=Sach%EA&dept_id=17&template_id=62&parent_id=1

 

Basta colocar no filtro pra sache e pronto? Vou tentar comprar amanhã mesmo !

 

Tentei há pouco com pó de café de supermercado (nem sei a marca..) no outro filtro e ficou horrivel ! Cheiro de queimado...bem ruim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Café de supermercado realmente não dá um bom resultado,

o mais indicado pra melhores resultados é comprar uma moedor decente (pelo menos) e bons cafés.

Os sachês se não me engano são esses mesmos,

nunca os utilizei, não sei se tem algum procedimento específico para colocar o sachê no filtro e em qual filtro deve colocar o sachê em sua máquina,

mas deve ligar a máquina, deixar aquecer com o porta-filtro ligado, colocar os sachês e extrair sim,

procure no youtube por vídeos,

deve ter algum.

Bruno Goulart.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

opa Dom Sandro:

 

para teus sachês use o filtro pequeno. é próprio para isso. podes reparar que, mesmo em relação ao filtro grande, ele tem formato diferente, dentro. Este é para sachês.

Minha experiência com a c08 diz, que é recomendável que vc ligue a máquina, deixe esquentar até acender a luz verde, em seguida, ligue o botão do vaporizador, espere acender a luz verde novamente, e aqueça sua(s) xícara(s), rodando o botão que libera o vapor, com a pecinha de plástico mesmo, é só para esquentar as xícaras.

 

isso é uma diverção, divirta-se!

 

fuerte abraso!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exato, Ruston !

 

To vendo que essa brincadeira vai longe..rsrsrs

 

Abs !!

 

É isto aí Sandro, todo mundo aqui começou assim: Ah, quero só um cafezinho...... Esta história vai longe, bem vindo ao clube!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Voltei! Tinha esquecido minha senha e sempre passava aqui para ler os posts mas não dava tempo de comentar.

Tô vendo que muita gente nova entrou nessa "brincadeira". Eu continuo aqui com meus expressos simplezinhos mas já tá de bom tamanho. Não dá mais pra voltar para o café coado de supermercado.

Vi algumas dúvidas que são as mesmas que eu tive. Então, deixo aqui minha contribuição.

Vaporização: sem o bico preto, pessoal! Assistam videos e prestem atenção no barulho. Aqui foi o que ajudou. O barulho é como de uma folha de papel sendo rasgada. É importante ter o recipiente adequado. Eu tenho uma leiteira de inox, não o formato de uma pitcher, mas ajudou muito. É importante colocar o leite pra gelar também (é a primeira coisa que faço: coloco o leite na leiteira e coloco no congelador). E leite de qualidade. Por aqui onde moro não tem leitíssimo, então fui testando até achar uma marca melhorzinha.

Sachês: não serve sachê da marca Pilão, nem capsulas Dulce Gusto. Tem que ser sachê no padrão E.S.E. Pesquisem no fórum que tem maiores explicações sobre isso.

Compactação: Eu estou usando aquele funil que veio na Aeropress, pra ajudar a fazer menos sujeira. Depois só uma compactação leve.

Confesso que meu café não deve ser assim TOP, mas tá bom pro gasto. E ainda não atingi meu objetivo: conseguir tomar café sem açúcar. Não sei se é um problema do meu paladar ou se não tô fazendo direito. Mas com açúcar fica muito bom....hehehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 weeks later...

entrei no fórum hoje e achei bem legal todos participando nas várias áreas do assunto.

Eu tenho uma C-08 q ganhei do meu pai mas nunca consegui fazer café com sachê nela.

Quando tentei usei sachê do Ateliê do Café mas o café saia aguado. Parecia que não passava todo pelo sachê ou não tinha pressão suficiente e passava por fora tb.

Tentei contato com a Mondial, com o ateliê do café e no HTforum na época mas ninguém soube me ajudar. E eu nào estava a fim de levar pra assistência técnica tb.

Acabei desistindo.

Fiquei surpreso agora lendo o tópico e parece que ninguém teve o mesmo problema, ou seja, parece que realmente a minha está com defeito. Na época do HTforum não encontrava ninguém com a mesma cafeteira pra comparar.

Mas fora isso não tenho problemas com ela. É básica mas faz bons espressos. Basicamente uso café Mellita Regiões e Atelie do Café. De vez em quando tento variar com café Rubro q tem no Rio q é muito bom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

entrei no fórum hoje e achei bem legal todos participando nas várias áreas do assunto.

Eu tenho uma C-08 q ganhei do meu pai mas nunca consegui fazer café com sachê nela.

Quando tentei usei sachê do Ateliê do Café mas o café saia aguado. Parecia que não passava todo pelo sachê ou não tinha pressão suficiente e passava por fora tb.

Tentei contato com a Mondial, com o ateliê do café e no HTforum na época mas ninguém soube me ajudar. E eu nào estava a fim de levar pra assistência técnica tb.

Acabei desistindo.

Fiquei surpreso agora lendo o tópico e parece que ninguém teve o mesmo problema, ou seja, parece que realmente a minha está com defeito. Na época do HTforum não encontrava ninguém com a mesma cafeteira pra comparar.

Mas fora isso não tenho problemas com ela. É básica mas faz bons espressos. Basicamente uso café Mellita Regiões e Atelie do Café. De vez em quando tento variar com café Rubro q tem no Rio q é muito bom.

 

Xará vc tem o filtro específico para o sachê?

Qualquer coisa tire umas fotos dos filtros pra que possamos ver se tem alguma coisa errada.

Nunca tive problemas com sache(só o paladar mesmo hehehe)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Xará vc tem o filtro específico para o sachê?

Qualquer coisa tire umas fotos dos filtros pra que possamos ver se tem alguma coisa errada.

Nunca tive problemas com sache(só o paladar mesmo hehehe)

 

Cara, tenho sim.

 

 

dsc0104nb.th.jpg

dsc0103tv.th.jpg

esses são os dois filtros que tenho.

o da esquerda é o para sachê.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

dai galera!

 

estou com a c08 já há uns 4 meses. junto com ela veio tb o krups. foi através deles q comecei a viajar neste mundo frutado e cremoso rsrs

 

venho compartilhar outros avanços galera!:

 

no expresso:

se confirmou o dito por dom alexandre: filtro pressurizado não é necessário compactar. basta nivelar mesmo. acho até q a mondial manda aquele tamperzinho de propósito, para tirar a força das nossas mãos... rsrs

o nível de po no filtro não pode ser na altura total do filtro, tem q ficar um pouco abaixo.

a xícara tem q ser pequena, xícara para expresso mesmo, até 50 60 ml, no máximo.

filtro pressurizado n entrega crema, mas espuminha mesmo rsrs

 

vaporização:

aprendi bastante com o barista "quim"(n sei escrever). deem uma fussada no youtube. o q ele ensina é bem básico, e faz toda a diferença.

vaporizador com bico de plástico faz: espuma. vaporizador puro faz: crema

Para extrair a crema tem q treinar mesmo. experimente passar uns dias fazendo capuccino de manhã? foi o q eu fiz rsrs

corpo do vaporizador a 1 cm do recipiente, bico do vaporizador a 1 mm do leite. o som do papel sendo rasgado é ótimo. mas tb pode parecer mesmo com barulho de espuma....

o leite tem q estar bem gelado. experimente por a quantidade de leite no recipiente no congelador, preparar acompanhamentos (pães, bolos, etc), moer o cafe, compactar, extrair seu expresso, daí vaporizar o leite já bem gelado. Cuidado com a temperatura, muito quente de mais estraga o leite e seu capuccino...

 

Por fim, o q todos os membros avançados ja falam, e que só a prática tem ensinado:

moinho faz toda a diferensa. Adiquiri recentemente um hario mini, e hoje extraí os melhores expressos na c08. Digo isso, em relação à crema(fac), que ficou digamos com 1/5o da xícara. Bastante espuminha mesmo!!

 

desculpa me extender galera....

 

fuerte abraso!!

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

dai galera!

 

um detalhe fundamental, para mim, na vaporização que esqueci de mencionar:

no caso da c08, depois de ligar o botão da vaporização, qe esquenta caldeira, depois q a luz verde acender, abrir a válvola de vaporização com um recipiente vazio no vaporizador, para eliminar algum resquício de água que esteja na lansa ou no sistema todo. Esse resquício se lansado no leite faz a maior bagunsa além de atrapalhar teu processo. só vaporize quando perceber q o vapor está saind, o máximo, sem interferências de gotas d'água.

 

fuerte abraso!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...