Ir para conteúdo

Cafeteira Expresso Coffee C-08 - Mondial


Gustavo_bl

Postagens recomendadas

Então galera, estou a alguns dias com a minha C-08 e já evolui um pouco, porém me deparei com quatro detalhes:
 
1) O bolo sempre fica totalmente encharcado, fica até uma "poça" por cima dele. Acredito ser normal pelo fato do filtro ser pressurizado, mas há algo que possa fazer para melhorar isso?
2) Vocês conseguem fazer um duplo (14g) sem vazar café do cachimbo? Pelo que testei aqui parece impossível...
3) Um dos furos de vazão do filtro espirra o líquido para o lado, não chega a cair fora da xícara, e não sei se muda alguma coisa no resultado final. Caso mude, o que pode ser feito?

4) Só consigo um tempo aceitável de extração quando forço bastante o café com o "tamper de plástico" que vem junto. 
 
Dois pontos bem positivos até aqui são a crema, sempre consegui uma boa espessura, com a falsa crema grudando na xícara, além da temperatura na xícara perfeita (67º).
 
De brinde vão duas fotos da primeira extração  :D
w9iNPS3.jpg
yFIkxNi.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1) Normal

2) Vaza por fora do PF? Durante a extração ou quando vai tirar o PF?

3) Não entendi bem o problema, mas veja se não tem nada obstruindo a saída no PF. Talvez a máquina esteja um pouco desnivelada.

4) Tente moer um pouco mais fino ou aumentar a dose (se der).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mortari, vaza por fora do PF durante a extração. Quanto a moagem, ainda não possuo moedor, mas comprei já moído para espresso, de dois rótulos já... Vou tentar aumentar a dose ao máximo para ver o que acontece, à noite posto o resultado.

 

Grato pela resposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se está vazando durante a extração pode ser problema com a vedação. Eu checaria o seguinte:

 

1. Está limpando bem a bora do filtro pra não deixar pó de café onde ele assenta na máquina? Veja se a vedação da máquina está bem limpa também, se ficar pó ali entre a gaxeta e o filtro pode não vedar direito e vazar

 

2. Está dando o aperto necessário ao encaixar o PF na máquina? Não precisa exagerar demais, mas também não pode ser muito leve. Se já não estiver no limite, tente apertar um pouco mais forte pra ver se melhora.

 

3. Se as sugestões anteriores não resolveram, talvez a gaxeta esteja com problema, o que seria anormal para uma máquina praticamente nova mas não impossível. Nesse caso você poderia enviar a máquina pra garantia ou comprar uma gaxeta nova e trocar, costuma ser barato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ta ai, trabalho bem meia boca, os torneiros aqui são devagar, mas deu pra tirar um café bom, pelo menos bem melhor do que quando tava pressurizado,

O pf ainda ta do msm jeito, e usei o tamper de plastico que veio nela, porem com alguma força e cuidado pra ficar certinho, vou comprar um tamper melhor pra melhorar os resultados,

amanha posto foto do café.

post-5613-0-35992600-1437621256_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera ainda estou sem tamper... mas despressurizei na lima (caracas deu trampo), anexo imagens do trabalho!

Pra quem interessar já digo que o café saiu bom embora usei o tamper da máquina, o café ficou bem ácido então pra ter o mesmo resultado sem acidez vou ter que pegar meu tamper bom, pra aumenter o tamanho da moagem e prensar mais forte correto??

 

mas de cara já adianto, melhor que nespresso, embora achei que iria ficar mais encorpado o café, mas isso deve ser limitação da maquina algo assim, ou falta de tamper mesmo.

post-4086-0-76493000-1437650667_thumb.jpg

post-4086-0-65036600-1437650673_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vinicius, belo trabalho com a "despressurização", demorou quanto tempo mais ou menos?


Se está vazando durante a extração pode ser problema com a vedação. Eu checaria o seguinte:

 

1. Está limpando bem a bora do filtro pra não deixar pó de café onde ele assenta na máquina? Veja se a vedação da máquina está bem limpa também, se ficar pó ali entre a gaxeta e o filtro pode não vedar direito e vazar

 

2. Está dando o aperto necessário ao encaixar o PF na máquina? Não precisa exagerar demais, mas também não pode ser muito leve. Se já não estiver no limite, tente apertar um pouco mais forte pra ver se melhora.

 

3. Se as sugestões anteriores não resolveram, talvez a gaxeta esteja com problema, o que seria anormal para uma máquina praticamente nova mas não impossível. Nesse caso você poderia enviar a máquina pra garantia ou comprar uma gaxeta nova e trocar, costuma ser barato.

 

Limpei a vedação da máquina com pano úmido (apesar de não ter sujeira visível), apertei bastante o PF, forçei MESMO, coloquei o máximo de café e não vazou! Não sei exatamente qual dos procedimentos que deu resultado, mas funcionou, obrigado pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olha acho que demorei 1 hora ou mais kkkk acho que se fosse fazer novamente compraria 2 limas, 1 mais grossa e essa mais fina... pra desgastar em geral e depois ir cortando na faca, foi o que fiz, conforme você gasta ele vai aparecendo uma linha quando esta bem fino e depois com a faca sai fácil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o café ficou bem ácido então pra ter o mesmo resultado sem acidez vou ter que pegar meu tamper bom, pra aumenter o tamanho da moagem e prensar mais forte correto??

Use o tamper com a mesma consistência sempre. Não precisa muita força.

 

Se ácido precisa moer mais fino.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Use o tamper com a mesma consistência sempre. Não precisa muita força.

 

Se ácido precisa moer mais fino.

 

Entendi, mas parece que quanto mais fino mais acido fica 

¯\_(ツ)_/¯

 

acho que devo mexer a bebida pra ter ela mais homogênea estou tirando da maquina e mandando ver haha daí no começo é de um jeito e no fim outro... pode ser isso tbm, desculpa estou aprendendo kkkk 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi, mas parece que quanto mais fino mais acido fica 

¯\_(ツ)_/¯

 

acho que devo mexer a bebida pra ter ela mais homogênea estou tirando da maquina e mandando ver haha daí no começo é de um jeito e no fim outro... pode ser isso tbm, desculpa estou aprendendo kkkk 

Aqui tbm fica mais ácido quando ta mais fino :huh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estranho. Só se estão tirando cafés subextraidos das duas formas. Extrações frias por exemplo.

 

Na moagem mais grossa o café estaria ácido e fraco. Já na mais fina, ainda ácido mas menos, e um pouco mais forte e por isso a confusão.

 

Extração está com fluxo lento? Uns 30 g em 25 s?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

no meu caso chega a passar de 35... mas o começo parece limão, depois suaviza...  daí quando vou tomar está normal/acido e o fim bem acido... mas vou fazer mais testes...

Igualzinho o meu, o final fica bem complicado, se resolver me diz como foi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...