Ir para conteúdo

Problemas na Borra da Oster expert


Postagens recomendadas

18 horas atrás, alecs Rosa disse:

Preciso ajuda, após a extração de café a borra fica uma lama ao invés de ficar sequinha, por que isso acontece?

 

Verifique se você não está utilizando menos café do que o recomendado para o seu cesto. Uma moagem fina demais também pode causar esse problema. Uma compactação inadequada também pode influenciar.

Dá uma olhada nesse vídeo, pode ser útil:

https://youtu.be/xVZejcED1MY

 

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, alecs Rosa disse:

Preciso ajuda, após a extração de café a borra fica uma lama ao invés de ficar sequinha, por que isso acontece?

 

Compre um puck screen e problema resolvido. Abraços! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, eldermarco disse:

Verifique se você não está utilizando menos café do que o recomendado para o seu cesto. Uma moagem fina demais também pode causar esse problema. Uma compactação inadequada também pode influenciar.

Dá uma olhada nesse vídeo, pode ser útil:

https://youtu.be/xVZejcED1MY

 

Opa, vc tem Oster xpert? Pois como estou me adaptando com ela e com filtro não pressurizado estou tomando um laço, por isso pedi ajuda, não tá fácil ajustar um expresso padrão com café que compro normalmente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, vc tem Oster xpert? Pois como estou me adaptando com ela e com filtro não pressurizado estou tomando um laço, por isso pedi ajuda, não tá fácil ajustar um expresso padrão com café que compro normalmente...
Eu já tive uma. No começo é assim mesmo demora a pegar a mão.
Tira um tempo pra ler o tópico dela aqui no fórum, com certeza vai ajudar.
É muito importante que o café que você usa seja bem fresco. Quanto tempo de torra tem o café que está usando? Até um mês?


Enviado de meu MI 9 usando o Tapatalk

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, já estudo café faz uns meses, o café que compro é direto de uma Torrefação de 30 anos já no mercado, o café vem de Minas e torrado aqui, o último café: torra média exclusivo pra expresso tem 10 dias de torra, tá novinho, muito top, Café do Mercado o nome, é questão de adaptação, e novo equipamento, filtro não pressurizado você precisa ser certeiro para não errar tbm, pega meu Instagram e vamos trocando ideia @alecs.rosa futuro nutricionista esportivo de futebol

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, alecs Rosa disse:

Opa, vc tem Oster xpert? Pois como estou me adaptando com ela e com filtro não pressurizado estou tomando um laço, por isso pedi ajuda, não tá fácil ajustar um expresso padrão com café que compro normalmente...

Eu tenho um Breville, mas a lógica é parecida em todas as máquinas. Procure usar um filtro de dose dupla com ela, se não estiver usando. Quando eu comprei a minha Breville eu tentei usar o filtro de dose simples e deu bastante errado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alecs Rosa também estou usando o Café do Mercado. Achei o Montanhas melhor que o Cerrado Mineiro, no meu equipamento e com a minha experiência.

Teu problema não deve ser relacionado com a qualidade dos grãos. Talvez algo a ver com a moagem, a preparação do bolo ou a válvula de corte do fluxo de água. Caso a água não seja interrompida logo, pode pingar ou vazar um pouco que deixe o bolo molhado.

Minha máquina é uma Rancilio Silvia com PID, e o moedor Nuova Simonelli MDX stepless modificado para moer por dose, com mós novas (3 meses de uso), portanto não poderei comparar o estado do bolo após a extração. 

Uso 17,5g no filtro duplo e regulei o moedor e a força no tamper para extrair 50g de café em 30s a 93 graus Celsius (temperatura inicial) em média. Uso balança e cronômetro. O bolo sai sólido, apenas úmido, secando logo em seguida. 

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é Ivo, meu poder aquisitivo não é tão alto, minha Oster tem o moinho integrado, no futuro comprarei um moinho separado, mas no momento foi o que deu, estou usando 92⁰ graus de temperatura, o café expresso tradicional, a moagem, pelo meu moedor, click 14 e 20 g no porta filtro duplo, média 30 segundos de extração, quero baixar um pouco o tempo, mas a borra sempre tem um pouquinho de água em cima, agora a pouco mudei a forma de Pré-infusao, coloquei uma liberação inicial e em seguida uma continua até o fim, como são as máquinas profissionais...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alecs, li em algum lugar (provavelmente no livro do James Hoffmann) que fazer manualmente uma liberação inicial interrompida pode causar problemas de desarranjo do bolo para a segunda liberação. Eu nunca faço.

Se a água segue acumulada sobre o bolo, e não é absorvida, pode ser moagem muito fina (ou filtro parcialmente entupido). Engrossar um pouco pode facilitar o escoamento após a extração. Ficar um pouco de água que é absorvida quando se tira o porta filtro parece-me normal - ocorre aqui na Silvia. Mas é uma nadinha que é absorvido antes que eu tenha tempo de bater a borra. Novamente, vem-me à mente a maneira como o fluxo de água é interrompido na máquina; talvez seja um fator a considerar. Não tenho como comentar sobre a regulagem de cliques do moedor, pois o meu é muito diferente, com regulagem contínua.

Estou usando um porta filtro naked, que facilita o diagnóstico de canalização, bem como a limpeza do filtro, mas isso não é essencial. Não influencia no acúmulo de água.

Quanto ao poder aquisitivo, é fato, sinto o mesmo. Levei 12 anos para criar coragem e pular de uma máquina doméstica simples para outra bem melhor. O que foi possível, no meu caso, porque ganhei uma indenização em uma ação de danos morais. Era dinheiro "mágico", investi em equipamento. E, mesmo assim, equipamento usado. Cheguei a considerar a Oster, mas desisti principalmente por causa do tamanho que ocuparia na minha bancada. Agora gostaria de ter um Niche Zero, mas ainda não cabe no meu orçamento. Meus moedores, por ordem de aquisição, foram um Cadence de lâminas, um manual de mós cerâmicas, um Mimoso nº 2 (ainda uso para a aeropress) e o Nuova Simonelli MDX bem usado e modificado, que é o que uso para espressos. Fica tranquilo, aqui muita gente se exibe, mas é do bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, alecs Rosa disse:

Pois é Ivo, meu poder aquisitivo não é tão alto, minha Oster tem o moinho integrado, no futuro comprarei um moinho separado, mas no momento foi o que deu, estou usando 92⁰ graus de temperatura, o café expresso tradicional, a moagem, pelo meu moedor, click 14 e 20 g no porta filtro duplo, média 30 segundos de extração, quero baixar um pouco o tempo, mas a borra sempre tem um pouquinho de água em cima, agora a pouco mudei a forma de Pré-infusao, coloquei uma liberação inicial e em seguida uma continua até o fim, como são as máquinas profissionais...

Alecs, a sua extração fica boa dessa maneira? Se positivo, eu não me preocuparia tanto com isso. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Show, meu amigo, só um detalhe, a máquina vem com Pré-infusao automática, ajuda a suavizar a bebida com este primeiro jato de água, é rápido, depois o fluxo é continua, tenho está máquina faz uns 10 dias somente, também passei anos com Electrolux chef crema e moedor Cadence, este ano que comprei está Oster e estou aprendendo do zero kkkk ainda apanhando, não vejo o pó muito fino não, mas não sei o que rola, uso filtro não pressurizado, mas bora pra frente, ao poucos chego lá...

Abraço, amigo 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, eldermarco disse:

Alecs, a sua extração fica boa dessa maneira? Se positivo, eu não me preocuparia tanto com isso. 

Pois é, no início era muito molhado, mas esta menor, o problema é na hora do descarte de borra, aí bater respingos de borra por tudo kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, alecs Rosa disse:

Show, meu amigo, só um detalhe, a máquina vem com Pré-infusao automática, ajuda a suavizar a bebida com este primeiro jato de água, é rápido, depois o fluxo é continua, tenho está máquina faz uns 10 dias somente, também passei anos com Electrolux chef crema e moedor Cadence, este ano que comprei está Oster e estou aprendendo do zero kkkk ainda apanhando, não vejo o pó muito fino não, mas não sei o que rola, uso filtro não pressurizado, mas bora pra frente, ao poucos chego lá...

Abraço, amigo 

É assim mesmo. Eu estou com a Breville desde dezembro do ano passado e apanhando da bichinha. Tem que ter paciência e estudar bastante. Uma coisa que eu tenho notado é que as máquinas caseiras necessitam de um cuidado muito superior as máquinas profissionais quando o assunto é o preparo do café antes da extração. Eu mesmo fiz um curso recentemente e pude notar isso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/04/2023 at 17:08, alecs Rosa disse:

Estou usando só o duplo não pressurizado, com 20 grama de café pra expresso, torra média com 10 dias, moinho no click 14 , mas tá saindo 60 ml em 30 segundos e fica molhado o porta filtro ao tirar para descartar a borra .. 92⁰ graus 

Mano 30 segundos não é muito tempo não ? Deixa a moagem mais grossa um pouquinho e aperta bem isso aí rs só fazendo os testes mesmo. O ideal é uns 20 segundos acho viu 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, otavioviieira disse:

Mano 30 segundos não é muito tempo não ? Deixa a moagem mais grossa um pouquinho e aperta bem isso aí rs só fazendo os testes mesmo. O ideal é uns 20 segundos acho viu 

Não existe um tempo exato para o espresso. Alguns cafés podem ficar bom com um tempo de extração de 20s e outros com um tempo maior. Eu mesmo já fiz extrações com 32s que ficaram bem melhores que extrações com 25s, por exemplo. 

Mas falando em tempo, um outro ponto importante é o instante a partir do qual se começa a medir o mesmo. Normalmente, o instante zero começa no momento que se aperta o o botão de início da extração. Digo isso porque eu mesmo já fiz essa confusão e, me apegando demais com o tempo, não conseguia um resultado decente, já que a moagem ficava mais fina e o amargava feio.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/04/2023 at 17:39, alecs Rosa disse:

Pois é, no início era muito molhado, mas esta menor, o problema é na hora do descarte de borra, aí bater respingos de borra por tudo kkkk

Alecs, tenho uma perfect brew e tenho usado 17g para 50ml (moagem em média no click 75 - K4), uso puc e pré infusão, a borra também sai um pouco úmida, mas o café sai ótimo. Não me preocupo tanto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, estou por enquanto usando o moedor acoplado, até comprar um Breville ou Baratas, uso 22 g no filtro duplo e 13 no filtro simples, e pré-, infusão continua, está saindo em 24 segundos em média e a borra tiro após fazer a crema do leite, aliás, errando direito na crema, se baixa demais fica ralo, se mantém muito no alto, borda do leite, fica muito encorpado e engrossa demais..... Mas ainda apanhando para Oster, ou sou eu mesmo kkkkk o problema

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, alecs Rosa disse:

Pois é, estou por enquanto usando o moedor acoplado, até comprar um Breville ou Baratas, uso 22 g no filtro duplo e 13 no filtro simples, e pré-, infusão continua, está saindo em 24 segundos em média e a borra tiro após fazer a crema do leite, aliás, errando direito na crema, se baixa demais fica ralo, se mantém muito no alto, borda do leite, fica muito encorpado e engrossa demais..... Mas ainda apanhando para Oster, ou sou eu mesmo kkkkk o problema

Vê se 22g é adequado para esse filtro e até mesmo para o café que você está usando. Se usar menos ou mais do que o recomendado, tu pode ter problemas. No meu caso, uso 18-19g no meu filtro usual e tenho um outro em que posso colocar uma dose de 21-22g.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...