marcosandradejr Postado 31 Maio 2023 Denunciar Share Postado 31 Maio 2023 Bom dia, "coffeers" Faz tempo que estou com vontade de fazer um vaporizador stove-top utilizando uma moka como boiler. Tem uns vídeos no YouTube que me serviram de inspiração e comecei a fazer a geringonça. Sou novo no mundo de vaporizar leite e ainda estou aprendendo, completo noob. Comecei a fazer os testes da geringonça e aqui está o primeiro vídeo. Fiz com uma uma moka de 9 xícaras e achava e não gerava vapor suficiente. Até pensei em comprar e refazer com uma de 12 pois acabava o "gás" e não terminava de vaporizar. Consegui contornar isso diminuindo a quantidade de água no reservatório abrindo assim mais "espaço" pra o vapor acumular. A ponteira de cobre da geringonça tem apenas um orifício e vi algumas ponteiras na net com 2, 3, 4 orifício por onde o vapor passa. Estou até pensando em comprar uma ponteiras dessas e tentar adaptar aqui. Pelo que já li, aumentando o número de orifícios o leite é vaporizado mais eficientemente. Enfim, segue a geringonça vaporizadora! Hehe Aceito dicas. Sent from my SM-G975F using Tapatalk 3 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
bassarisse Postado 31 Maio 2023 Denunciar Share Postado 31 Maio 2023 Dicas pro leite? Parece que você injetou muito ar antes de passar pra homogeneização, e aí ficou espumado demais. Mas vai de gosto também. Dicas pra geringonça? Nenhuma, apenas aplausos! Demora pra chegar na pressão boa pra vaporizar? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
marcosandradejr Postado 31 Maio 2023 Autor Denunciar Share Postado 31 Maio 2023 Dicas pro leite? Parece que você injetou muito ar antes de passar pra homogeneização, e aí ficou espumado demais. Mas vai de gosto também. Dicas pra geringonça? Nenhuma, apenas aplausos! Demora pra chegar na pressão boa pra vaporizar?Show! Estou pegando o jeito e não achei a pressão ideal ainda. Tem canto que vaza a pressão, tenho que achar e fechar esses vazamentos pra ter mais "pressão disponível". Continuo achando que a moka de 12 xícaras será melhor, até lá vou testando com essa. Outro detalhe, é que essa moka foi comprada na net e não é da melhor qualidade do mundo, pode ser que a própria moka esteja vazando por defeito de fabricação.Em relação ao tempo, não demora muito. Da próxima vou cronometrar. Sent from my SM-G975F using Tapatalk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcão Postado 31 Maio 2023 Denunciar Share Postado 31 Maio 2023 5 horas atrás, marcosandradejr disse: Bom dia, "coffeers" Faz tempo que estou com vontade de fazer um vaporizador stove-top utilizando uma moka como boiler. Tem uns vídeos no YouTube que me serviram de inspiração e comecei a fazer a geringonça. Sou novo no mundo de vaporizar leite e ainda estou aprendendo, completo noob. Comecei a fazer os testes da geringonça e aqui está o primeiro vídeo. Fiz com uma uma moka de 9 xícaras e achava e não gerava vapor suficiente. Até pensei em comprar e refazer com uma de 12 pois acabava o "gás" e não terminava de vaporizar. Consegui contornar isso diminuindo a quantidade de água no reservatório abrindo assim mais "espaço" pra o vapor acumular. A ponteira de cobre da geringonça tem apenas um orifício e vi algumas ponteiras na net com 2, 3, 4 orifício por onde o vapor passa. Estou até pensando em comprar uma ponteiras dessas e tentar adaptar aqui. Pelo que já li, aumentando o número de orifícios o leite é vaporizado mais eficientemente. Enfim, segue a geringonça vaporizadora! Hehe Aceito dicas. Sent from my SM-G975F using Tapatalk Cara que da hora, vai nos atualizando conforme for evoluindo, parabéns pelo trabalho! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Anara Diniz Postado 1 Junho 2023 Denunciar Share Postado 1 Junho 2023 Oi Marcos, Gostei muito da ideia, e nunca imaginei que daria pra encontrar gente no Youtube fazendo essa geringonça. Fiquei interessada em ir atrás e tentar algo assim por aqui, pq não tenho máquina de espresso mas estou em busca do cappuccino perfeito, e ainda não consegui acertar na textura do leite usando aqueles espumadores elétricos baratinhos... O bico de cobre que vc usa é algum específico? Vou vasculhar a internet... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
marcosandradejr Postado 1 Junho 2023 Autor Denunciar Share Postado 1 Junho 2023 Oi Marcos, Gostei muito da ideia, e nunca imaginei que daria pra encontrar gente no Youtube fazendo essa geringonça. Fiquei interessada em ir atrás e tentar algo assim por aqui, pq não tenho máquina de espresso mas estou em busca do cappuccino perfeito, e ainda não consegui acertar na textura do leite usando aqueles espumadores elétricos baratinhos... O bico de cobre que vc usa é algum específico? Vou vasculhar a internet...Oi Anara,Joia? Então, o tubo de cobre eu peguei de ar condicionado mesmo, novo obviamente. Escolhi cobre porque até onde eu sei é um material "food-safe". As conexões comprei no Ali pois foi único canto que encontrei em material inox 304 que também é um material "food safe". Aqui é fácil encontrar em latão mas parece que é nocivo a saúde. Estou pensando em comprar serpentina de inox para substituir o tubo de cobre e assim deixar a geringonça mais bonita. Sent from my SM-G975F using Tapatalk 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas