Ir para conteúdo

Geringonça vaporizadora de leite


marcosandradejr

Postagens recomendadas

Bom dia, "coffeers"

 

Faz tempo que estou com vontade de fazer um vaporizador stove-top utilizando uma moka como boiler. Tem uns vídeos no YouTube que me serviram de inspiração e comecei a fazer a geringonça. Sou novo no mundo de vaporizar leite e ainda estou aprendendo, completo noob. Comecei a fazer os testes da geringonça e aqui está o primeiro vídeo.

 

 

Fiz com uma uma moka de 9 xícaras e achava e não gerava vapor suficiente. Até pensei em comprar e refazer com uma de 12 pois acabava o "gás" e não terminava de vaporizar. Consegui contornar isso diminuindo a quantidade de água no reservatório abrindo assim mais "espaço" pra o vapor acumular. A ponteira de cobre da geringonça tem apenas um orifício e vi algumas ponteiras na net com 2, 3, 4 orifício por onde o vapor passa. Estou até pensando em comprar uma ponteiras dessas e tentar adaptar aqui. Pelo que já li, aumentando o número de orifícios o leite é vaporizado mais eficientemente.

 

Enfim, segue a geringonça vaporizadora! Hehe

 

Aceito dicas.

 

Sent from my SM-G975F using Tapatalk

 

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dicas pro leite? Parece que você injetou muito ar antes de passar pra homogeneização, e aí ficou espumado demais. Mas vai de gosto também.

Dicas pra geringonça? Nenhuma, apenas aplausos!

Demora pra chegar na pressão boa pra vaporizar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dicas pro leite? Parece que você injetou muito ar antes de passar pra homogeneização, e aí ficou espumado demais. Mas vai de gosto também.

Dicas pra geringonça? Nenhuma, apenas aplausos!

Demora pra chegar na pressão boa pra vaporizar?
Show! Estou pegando o jeito e não achei a pressão ideal ainda. Tem canto que vaza a pressão, tenho que achar e fechar esses vazamentos pra ter mais "pressão disponível". Continuo achando que a moka de 12 xícaras será melhor, até lá vou testando com essa. Outro detalhe, é que essa moka foi comprada na net e não é da melhor qualidade do mundo, pode ser que a própria moka esteja vazando por defeito de fabricação.

Em relação ao tempo, não demora muito. Da próxima vou cronometrar.

Sent from my SM-G975F using Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, marcosandradejr disse:

 

Bom dia, "coffeers"

 

Faz tempo que estou com vontade de fazer um vaporizador stove-top utilizando uma moka como boiler. Tem uns vídeos no YouTube que me serviram de inspiração e comecei a fazer a geringonça. Sou novo no mundo de vaporizar leite e ainda estou aprendendo, completo noob. Comecei a fazer os testes da geringonça e aqui está o primeiro vídeo.

 

 

 

Fiz com uma uma moka de 9 xícaras e achava e não gerava vapor suficiente. Até pensei em comprar e refazer com uma de 12 pois acabava o "gás" e não terminava de vaporizar. Consegui contornar isso diminuindo a quantidade de água no reservatório abrindo assim mais "espaço" pra o vapor acumular. A ponteira de cobre da geringonça tem apenas um orifício e vi algumas ponteiras na net com 2, 3, 4 orifício por onde o vapor passa. Estou até pensando em comprar uma ponteiras dessas e tentar adaptar aqui. Pelo que já li, aumentando o número de orifícios o leite é vaporizado mais eficientemente.

 

Enfim, segue a geringonça vaporizadora! Hehe

 

Aceito dicas.

 

Sent from my SM-G975F using Tapatalk

 

 

 

Cara que da hora, vai nos atualizando conforme for evoluindo, parabéns pelo trabalho!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Marcos,

 

Gostei muito da ideia, e nunca imaginei que daria pra encontrar gente no Youtube fazendo essa geringonça. Fiquei interessada em ir atrás e tentar algo assim por aqui, pq não tenho máquina de espresso mas estou em busca do cappuccino perfeito, e ainda não consegui acertar na textura do leite usando aqueles espumadores elétricos baratinhos...

O bico de cobre que vc usa é algum específico? Vou vasculhar a internet...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Marcos,
 
Gostei muito da ideia, e nunca imaginei que daria pra encontrar gente no Youtube fazendo essa geringonça. Fiquei interessada em ir atrás e tentar algo assim por aqui, pq não tenho máquina de espresso mas estou em busca do cappuccino perfeito, e ainda não consegui acertar na textura do leite usando aqueles espumadores elétricos baratinhos...
O bico de cobre que vc usa é algum específico? Vou vasculhar a internet...
Oi Anara,
Joia?

Então, o tubo de cobre eu peguei de ar condicionado mesmo, novo obviamente. Escolhi cobre porque até onde eu sei é um material "food-safe". As conexões comprei no Ali pois foi único canto que encontrei em material inox 304 que também é um material "food safe". Aqui é fácil encontrar em latão mas parece que é nocivo a saúde.

Estou pensando em comprar serpentina de inox para substituir o tubo de cobre e assim deixar a geringonça mais bonita.

Sent from my SM-G975F using Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...