PrestigeMan Postado 4 Maio 2014 Denunciar Share Postado 4 Maio 2014 Gostaria de uma informação:Há um rapaz vendendo um filtro da Espresso Parts no Mercado Livre. O modelo é esse: http://www.espressoparts.com/EPF_870N Comprei um VST, mas como deve demorar, queria saber da qualidade desse filtro, que eu compraria para ir usando até chegar o outro. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 4 Maio 2014 Denunciar Share Postado 4 Maio 2014 Prestige.. Se a pressa é tanta, veja se o Alex não tem o duplo Rancilio... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 4 Maio 2014 Denunciar Share Postado 4 Maio 2014 Eu gosto muito dos filtros da espressoparts, mas esse é de 14gr, acho meio pequeno, vai ter que moer bem fino ..., se estiver barato vale a pena experimentar. Eu uso os 14gr quando o café é bem fresco e vou aumentando a dose, e o tamanho de filtro, a medida que vai envelhecendo o café. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
PrestigeMan Postado 4 Maio 2014 Denunciar Share Postado 4 Maio 2014 Miyamoto, o Racillio aparece no site do Alex como esgotado. Dai a pergunta por esse filtro... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 4 Maio 2014 Denunciar Share Postado 4 Maio 2014 Os filtros da espresso parts são muito bons , eu tenho um triplo de 21g : http://www.espressoparts.com/EPMZ_108?&search_id=2405947 É tão bom quanto o double La Marzocco ou o VST de 20g , costumam ser bem mais baratos , dependendo do preço vale a pena , lembrese que o filtro duplo gaggia custa na faixa de 17 reais na Imeltron e é tão bom quanto esse. Abs. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
PrestigeMan Postado 4 Maio 2014 Denunciar Share Postado 4 Maio 2014 Obrigado pela informação, Carlos Eduardo. Esse filtro duplo da Gaggia é de 14g ou mais? Por esse preço, acho que compensa pegar na Imeltron. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 4 Maio 2014 Denunciar Share Postado 4 Maio 2014 De acordo com a Gaggia ,14g , mas , ele funciona ate com 16g forcando um pouco 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 5 Maio 2014 Denunciar Share Postado 5 Maio 2014 Dependendo do café, entra 18g fácil. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
João Borin Postado 21 Junho 2014 Denunciar Share Postado 21 Junho 2014 Olha o que esse cara fez, Publicado em 29/12/2013"I used La Marzocco single filter basket with high dose (15-16g). Ittakes a few extra seconds for the shot to start dripping, I like to seefirst drops at 10-12 seconds.I'm pleased if extraction goes more than 25 seconds beforeblonding it's OK to let a shot run 40 seconds." cara, 15-16g num single, alguém já fez isso? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 21 Junho 2014 Denunciar Share Postado 21 Junho 2014 Dependendo do café e moagem cabe, mas provavelmente encostando no chuveiro. De qualquer maneira, também dependendo da compactação, não dá para afinar demais o pó, já que a dose é grande e a área de extração do filtro é menor. Talvez seja bom para um café que esteja muito amargo, que se queira moer mais grosso. Parece ser um ristretto bem nos 100% ou mais ali... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 21 Junho 2014 Denunciar Share Postado 21 Junho 2014 Da para fazer quase igual no filtro duplo só que moendo mais fino. O Rao fala que é difícil extrair ristretto. Como nesse daí está moido mais grosso provavelmente não chegou nos 20% de extração. O interessante seria o oposto, usar o triplo e moer mais fino ainda. Aqui o drawback seria passar fines pra xícara pelos furos maiores. Como sempre, mudar algo e fazer comparação sem fixar o % de extração não é certo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 21 Junho 2014 Denunciar Share Postado 21 Junho 2014 Tenho a impressão que confundiu, e que quis dizer que fez um ristretto single com filtro LM duplo ... Não vejo maior sentido em colocar tanto pó num filtro LM single, alem de bater no chuveiro e provavelmente provocar canalizações, pelo desenho da parte inferior dificilmente o pó adicional seria bem extraído, além de que poderia provocar vazamentos entre o filtro e a gaxeta e ainda deve fazer maior sujeira no grupo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 21 Junho 2014 Denunciar Share Postado 21 Junho 2014 Concordo com vc Bernardo , colocar mais de 12g no LM single é muito difícil , quanto mais 15/16g . Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 21 Junho 2014 Denunciar Share Postado 21 Junho 2014 Na Silvia nem rola. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcia Postado 22 Junho 2014 Denunciar Share Postado 22 Junho 2014 Quando eu erro a moagem e tamping no meu duplo da Gaggia sai assim... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
João Borin Postado 23 Junho 2014 Denunciar Share Postado 23 Junho 2014 Em geral uso 18g de pó e algo na faixa de 22g a 26g na xícara... Certamente no filtro de 21g a idéia é você extrair seus 40-50g na xícara em 30s. Mas pode brincar também com a moagem para estender um pouco o tempo (pó mais fino, mais doce e amargor), ou se estiver concentrado demais e difícil de distinguir os sabores, moer mais grosso para encurtar o tempo, e por aí vai. Lembre-se do Espresso 101, que dá boas dicas sobre moagem/dosagem e sabor. Márcio. Eu tenho uma dúvida. Eu não consigo tirar ristrettos na Gaggia Twin, os volumes de extração em mais de 20 s me dão volumes de expresso. Como fazer para diminuir tanto assim a vazão? Moer mais fino? Tamping mais forte? Talvez eu não tenha o filtro correto (só tenho os despressurizados da Imeltron e o single da rancilio). Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 23 Junho 2014 Denunciar Share Postado 23 Junho 2014 Isso, basta moer mais fino. Se fino demais até choca a máquina =) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 23 Junho 2014 Denunciar Share Postado 23 Junho 2014 Isso mesmo. O single da Rancilio não é tão bom para singles ( ), mas não é impossível. No ristretto normalmente você faz uma extração lenta. Como o single não vai comportar muito pó, afine o máximo que conseguir. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
João Borin Postado 23 Junho 2014 Denunciar Share Postado 23 Junho 2014 Mas é melhor usar o duplo pra fazer ristrettos? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 23 Junho 2014 Denunciar Share Postado 23 Junho 2014 Eu faço no single mesmo. Só aumentar a restrição à água com pó mais fino. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 23 Junho 2014 Denunciar Share Postado 23 Junho 2014 Mas é melhor usar o duplo pra fazer ristrettos? Essa é uma duvida interessante , teoricamente não deveria fazer diferença. Como só eu bebo espresso aqui em casa , a solução para mim foi investir em um filtro single bom. João o single gaggia e rancilio , não fazem single na accepção da palavra , se vc colocar 7 ou 8 g neles não vai conseguir usar o tamper de 58mm , eu so conseguia extrações de single neles quando eu colocava 10/12g , só que com essa quantidade de pó o espresso já deixou de ser single. Para fazer um single com 7/8g vc vai precisar de filtro La Marzocco single ou VST/IMS de 7g , e um kit tamper (41mm) funill para usar ele. Desde que eu comprei eles eu praticamente só extraio singles , em termos de filtro eu considero o LM single e o kit funil um excelente investimento. No momento eu acho minhas extrações de single melhores que as de double. No resto como o pessoal falou é só afinar o pó Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 23 Junho 2014 Denunciar Share Postado 23 Junho 2014 Comprei o VST 7g mas nem usei ainda... Acho que gosto de beber mais café.. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 23 Junho 2014 Denunciar Share Postado 23 Junho 2014 O single da Rancilio é muito raso. O uso dele envolve não só ocupar o fundo com pó (o pequeno rebaixo), mas forma-se uma camada de pó também na borda superior, tanto que ali está a marca (ridge) dele, dessa forma você consegue calcar com o 58, pois aperta esta camada de pó larga com o tamper e por tabela o centro do rebaixado. Teste na sua máquina, na Silvia não ia muito pó ou já tocava o chuveiro (não uma dose tão grande quanto o povo costuma usar). O lance é afinar o pó. Mas o kit single + funil é bom demais (não vá comprar, só estou dizendo que facilita horrores, mas não é impossível com o single Rancilio). Bons ristrettos! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 23 Junho 2014 Denunciar Share Postado 23 Junho 2014 Pois é, a galera insiste que é *necessario* o filtro e kit. Assim se cria mitos... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Burny Postado 23 Junho 2014 Denunciar Share Postado 23 Junho 2014 Não é mito, não tirei um bom espresso com o LM1, sem tamper pequeno e funil. Com o kit até a minha sogra tira um bom espresso no LM1. Pode ser inexperiência, mas ajuda bastante. Abçs Burny 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 23 Junho 2014 Denunciar Share Postado 23 Junho 2014 A equivalência? Botar um pid na Silvia. Sem ele você tira bons expressos. Mas com facilita horrores. Eu já passei pelas duas realidades (pid e single), falo de cátedra. É como disse o Alex uma vez: temos que nos virar com o que o fabricante enviou na caixa, inclusive o tamper de brinquedo. O fabricante sabe o que faz (quase sempre). Mas que há ferramentas que facilitam sua vida (e exigem inve$timento), sem dúvida alguma. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 23 Junho 2014 Denunciar Share Postado 23 Junho 2014 Eu já... Até com tamper maior e dose apropriada... Também em outros filtros simples, mas com mais dificuldade claro. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 23 Junho 2014 Denunciar Share Postado 23 Junho 2014 Eu estava desde janeiro usando o single da Rancilio. Com tamper 58. Só estou usando o single LM desde o início de junho. Funil há uns 10 dias. Ainda me acertando com este último. E os parâmetros dos meus curtos estavam todos perfeitos. Inclusive no sabor. Não é um filtro fácil no começo. Na verdade apanhei muito dele, parei, quase divórcio, mas este ano decidi que domaria a fera. E foi naturalmente. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
RogerioD Postado 23 Junho 2014 Denunciar Share Postado 23 Junho 2014 Eu com o filtro single da LM venho achando mais fácil a extração do que com o duplo da VST, claro, utilizando o kit tamper + funil, o que percebo é que é muito difícil errar o shot e deixa uma variável grande também na moagem, alguns pontos a mais ou a menos não irá interferir, mais difícil canalizar, etc. esse kit ajuda no sentido do bolo ficar perfeito e a compactação totalmente nivelada, pois não há espaço para você deixar o tamper inclinado, na minha humilde opinião também acho que vale muito a pena a aquisição desse kit. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 23 Junho 2014 Denunciar Share Postado 23 Junho 2014 Ai Ai... Lá vou eu desembolsar uma grana.. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas