Ir para conteúdo

Filtros, filtros et filtros.


Victor D.

Postagens recomendadas

Gostaria de uma informação:
Há um rapaz vendendo um filtro da Espresso Parts no Mercado Livre.

O modelo é esse: http://www.espressoparts.com/EPF_870N

Comprei um VST, mas como deve demorar, queria saber da qualidade desse filtro, que eu compraria para ir usando até chegar o outro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu gosto muito dos filtros da espressoparts, mas esse é de 14gr, acho meio pequeno, vai ter que moer bem fino ..., se estiver barato vale a pena experimentar.

Eu uso os 14gr quando o café é bem fresco e vou aumentando a dose, e o tamanho de filtro, a medida que vai envelhecendo o café.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os filtros da espresso parts são muito bons , eu tenho um triplo de 21g :

 

http://www.espressoparts.com/EPMZ_108?&search_id=2405947

 

É tão bom quanto o double La Marzocco ou o VST de 20g , costumam ser bem mais baratos , dependendo do preço vale a pena , lembrese que o filtro duplo gaggia custa na faixa de 17 reais na Imeltron e é tão bom quanto esse.

 

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela informação, Carlos Eduardo.

Esse filtro duplo da Gaggia é de 14g ou mais?

Por esse preço, acho que compensa pegar na Imeltron.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Olha o que esse cara fez, 

Publicado em 29/12/2013
"I used La Marzocco single filter basket with high dose (15-16g). It
takes a few extra seconds for the shot to start dripping, I like to see
first drops at 10-12 seconds.
I'm pleased if extraction goes more than 25 seconds before
blonding it's OK to let a shot run 40 seconds."

 

cara, 15-16g num single, alguém já fez isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dependendo do café e moagem cabe, mas provavelmente encostando no chuveiro. De qualquer maneira, também dependendo da compactação, não dá para afinar demais o pó, já que a dose é grande e a área de extração do filtro é menor. Talvez seja bom para um café que esteja muito amargo, que se queira moer mais grosso.

 

Parece ser um ristretto bem nos 100% ou mais ali...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Da para fazer quase igual no filtro duplo só que moendo mais fino.

 

O Rao fala que é difícil extrair ristretto. Como nesse daí está moido mais grosso provavelmente não chegou nos 20% de extração.

 

O interessante seria o oposto, usar o triplo e moer mais fino ainda. Aqui o drawback seria passar fines pra xícara pelos furos maiores.

 

Como sempre, mudar algo e fazer comparação sem fixar o % de extração não é certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho a impressão que confundiu, e que quis dizer que fez um ristretto single com filtro LM duplo ...

Não vejo maior sentido em colocar tanto pó num filtro LM single, alem de bater no chuveiro e provavelmente provocar canalizações, pelo desenho da parte inferior dificilmente o pó adicional seria bem extraído, além de que poderia provocar vazamentos entre o filtro e a gaxeta e ainda deve fazer maior sujeira no grupo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em geral uso 18g de pó e algo na faixa de 22g a 26g na xícara...

 

Certamente no filtro de 21g a idéia é você extrair seus 40-50g na xícara em 30s. Mas pode brincar também com a moagem para estender um pouco o tempo (pó mais fino, mais doce e amargor), ou se estiver concentrado demais e difícil de distinguir os sabores, moer mais grosso para encurtar o tempo, e por aí vai. Lembre-se do Espresso 101, que dá boas dicas sobre moagem/dosagem e sabor.

 

Márcio.

Eu tenho uma dúvida. Eu não consigo tirar ristrettos na Gaggia Twin, os volumes de extração em mais de 20 s me dão volumes de expresso. Como fazer para diminuir tanto assim a vazão? Moer mais fino? Tamping mais forte? Talvez eu não tenha o filtro correto (só tenho os despressurizados da Imeltron e o single da rancilio). 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Isso mesmo. O single da Rancilio não é tão bom para singles ( :) ), mas não é impossível.

 

No ristretto normalmente você faz uma extração lenta. Como o single não vai comportar muito pó, afine o máximo que conseguir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas é melhor usar o duplo pra fazer ristrettos?

Essa é uma duvida interessante , teoricamente não deveria fazer diferença.

Como só eu bebo espresso aqui em casa , a solução para mim foi investir em um filtro single bom.

 

João o single gaggia e rancilio , não fazem single na accepção da palavra , se vc colocar  7 ou 8 g neles não vai conseguir usar o tamper de 58mm , eu so conseguia extrações de single neles quando eu colocava 10/12g  , só que com essa quantidade de pó o espresso já deixou de ser single.

 

Para fazer um single com 7/8g vc vai precisar de filtro La Marzocco single ou VST/IMS de 7g , e um kit tamper (41mm) funill para usar ele.

Desde que eu comprei eles eu praticamente só extraio singles , em termos de filtro eu considero o LM single e o kit funil um excelente investimento.

No momento eu acho minhas extrações de single melhores que as de double. :)

No resto como o pessoal falou é só afinar o pó

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

O single da Rancilio é muito raso. O uso dele envolve não só ocupar o fundo com pó (o pequeno rebaixo), mas forma-se uma camada de pó também na borda superior, tanto que ali está a marca (ridge) dele, dessa forma você consegue calcar com o 58, pois aperta esta camada de pó larga com o tamper e por tabela o centro do rebaixado.

 

Teste na sua máquina, na Silvia não ia muito pó ou já tocava o chuveiro (não uma dose tão grande quanto o povo costuma usar).

 

O lance é afinar o pó.

 

Mas o kit single + funil é bom demais (não vá comprar, só estou dizendo que facilita horrores, mas não é impossível com o single Rancilio).

 

Bons ristrettos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é mito, não tirei um bom espresso com o LM1, sem tamper pequeno e funil. Com o kit até a minha sogra tira um bom espresso no LM1. Pode ser inexperiência, mas ajuda bastante.

Abçs

Burny

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

A equivalência? Botar um pid na Silvia. Sem ele você tira bons expressos. Mas com facilita horrores. Eu já passei pelas duas realidades (pid e single), falo de cátedra.

 

É como disse o Alex uma vez: temos que nos virar com o que o fabricante enviou na caixa, inclusive o tamper de brinquedo. O fabricante sabe o que faz (quase sempre).

 

Mas que há ferramentas que facilitam sua vida (e exigem inve$timento), sem dúvida alguma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Eu estava desde janeiro usando o single da Rancilio. Com tamper 58. Só estou usando o single LM desde o início de junho. Funil há uns 10 dias. Ainda me acertando com este último.

 

E os parâmetros dos meus curtos estavam todos perfeitos. Inclusive no sabor.

 

Não é um filtro fácil no começo. Na verdade apanhei muito dele, parei, quase divórcio, mas este ano decidi que domaria a fera. E foi naturalmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu com o filtro single da LM  venho achando mais fácil a extração do que com o duplo da VST, claro, utilizando o kit tamper + funil, o que percebo é que é muito difícil errar o shot e deixa uma variável grande também na moagem, alguns pontos a mais ou a menos não irá interferir, mais difícil canalizar, etc. esse kit ajuda no sentido do bolo ficar perfeito e a compactação totalmente nivelada, pois não há espaço para você deixar o tamper inclinado, na minha humilde opinião também acho que vale muito a pena a aquisição desse kit.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...