Ir para conteúdo

Filtros, filtros et filtros.


Victor D.

Postagens recomendadas

O  kit funil vc compra no JC tampers :

 

12258767884_d1798ee057.jpg

 

Dá uma lida aqui para vc entender a historia toda :

 

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/1088-funil-para-filtro-single/

 

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/1772-extracao-de-single-na-gaggia-com-filtro-la-marzocco/

 

Abs

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa é uma duvida interessante , teoricamente não deveria fazer diferença.

Como só eu bebo espresso aqui em casa , a solução para mim foi investir em um filtro single bom.

 

João o single gaggia e rancilio , não fazem single na accepção da palavra , se vc colocar  7 ou 8 g neles não vai conseguir usar o tamper de 58mm , eu so conseguia extrações de single neles quando eu colocava 10/12g  , só que com essa quantidade de pó o espresso já deixou de ser single.

 

Para fazer um single com 7/8g vc vai precisar de filtro La Marzocco single ou VST/IMS de 7g , e um kit tamper (41mm) funill para usar ele.

Desde que eu comprei eles eu praticamente só extraio singles , em termos de filtro eu considero o LM single e o kit funil um excelente investimento.

No momento eu acho minhas extrações de single melhores que as de double. :)

No resto como o pessoal falou é só afinar o pó

Olha, já tentei de tudo com esse single Rancilio. Primeiro, o filtro não encaixa direito, fica pulando do PF. Com alguma habilidade, encaixo e ele fica. Se encho o suficiente para usar o tamper de 58 mm o café encosta no chuveirinho. Se encho menos, a ponto de ficar raso na parte mais larga, não comprimi a parte estreita, e se encho só a parte estreita, faço tamping com o tamper plástico original da gaggia, fica horrível. Desisti dele.

 

Comprei o VST 7g mas nem usei ainda... Acho que gosto de beber mais café.. :P

Quer vender?

 

O single da Rancilio é muito raso. O uso dele envolve não só ocupar o fundo com pó (o pequeno rebaixo), mas forma-se uma camada de pó também na borda superior, tanto que ali está a marca (ridge) dele, dessa forma você consegue calcar com o 58, pois aperta esta camada de pó larga com o tamper e por tabela o centro do rebaixado.

 

Teste na sua máquina, na Silvia não ia muito pó ou já tocava o chuveiro (não uma dose tão grande quanto o povo costuma usar).

 

O lance é afinar o pó.

 

Mas o kit single + funil é bom demais (não vá comprar, só estou dizendo que facilita horrores, mas não é impossível com o single Rancilio).

 

Bons ristrettos!

Eu tentei, não rolou. Vou acabar comprando um kit mesmo. Já até cotei o tamper com o João, mas vou esperar para comprar o filtro lá fora, aqui é muito caro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, desculpa a ignorância, mas o que é o Kit single + funil? onde encontrar? quanto a finalidade, deu para perceber que ele é facilitador do processo de extração com o filtro single. É isso mesmo?

isso aí, eu cotei com o JC em abril, mas não é muito barato não, então adiei. Até porque não tenho um filtro single legal ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

João, o single da Rancilio já é melindroso na Silvia, na Gaggia então que é outro PF, deve mesmo ser pior de encaixar. Mas este não é o principal problema.

 

Eu conseguia calcar com o tamper 58 com uma fina camada no anel superior. Tem que ficar ali na linha dele. Com isto o 58 encaixa, aperta este disco fino e por tabela comprime o rebaixo no centro. Mas tem que treinar um pouco (ou muito).

 

O tamper original da Gaggia não tem um lado menor? O carretel da Rancilio tem.

 

Mas se vai comprar o filtro fora, pega o LM, mais barato.

 

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também acho single LM o mais fácil de acertar, por causa do desenho, e com o funil fica especialmente pratico ... ainda que não seja ideal para variar dosagem, eu uso somente até 8,5gr , além disso começo a ter problemas.

 

Mas os outros filtros single também funcionam bem, desde que se tenha um tamper apropriado ... nesses outros utilizo um convexo de 56mm, acoplado ao MACAP, que funciona perfeito com o single da Bezzera e da Graef, e que ainda me permitem uma dosagem um pouco mais alta, sem ter de chegar a usar o duplo ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

com o funil e o tamper faço geralmente no single da LM 9g, acho muito bom e fácil a extração com esse filtro, duro que pra mim 20-30 g de extração é pouco, prefiro tomar 40-50g, por isso que uso ocasionalmente ou para variar mesmo o perfil do café, mas vale a pena ter esse filtro e o kit funil + tamper, se a pessoa tem o costume de beber um volume menor de café você acaba economizando bastante nos grãos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não acho tão importante o volume de bebida, já que fazer dois singles é bem rápido. O que é interessante é que o resultado de um single é diferente de um duplo na mesma razão de extração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deveria ser o mesmo sabor se a moagem é a mesma, %tds e %ext também iguais.

 

Mas quando se extrai single muito difícil esse parâmetros ficarem iguais. Aqui por exemplo o single extrai mais quente. Mesmo deixando o mesmo BR, o café é mais extraído.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deveria, mas isso deve ser praticamente impossível de garantir.

 

Certamente que alguns desses indicadores muda, ou talvez algo mude qualitativamente também. O fato é que os singles costumam ser mais delicados que os duplos, que são mais pungentes, dada uma certa razão de extração, mesmo café e demais condições de extração. Como geralmente tem que se moer mais fino, %tds deve mudar também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Finalmente chegou meu filtro VST.

A título de comparação, usei o mesmo café com a mesma moagem que uso no filtro Espressoparts.

Resultado: mais crema e mais sabor. Plenamente aprovado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou utilizando o LM Double (similar ao VST) na Strega com 16gr do FAF 360, moído no HG-One para ristretto.

 

Não tinha gostado do resultado inicial, porém desde que comecei a calcar com o tamper de 58 convexo, o resultado tem sido muito bom.

 

Verifiquei que os outros tampers eram grandes demais e não chegavam a calçar bem embaixo, por causa da conicidade, desde que, moído tão fino assim ocupa menos volume e aparentemente os maiores não chegavam a compactar em profundidade suficiente ...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...