_takechiya Postado 5 Dezembro 2023 Denunciar Share Postado 5 Dezembro 2023 Fala galera. Comprei o Samambaia da Coffee and joy, to tentando fazer ficar legal no v60 mas não acho nenhuma setting boa. Quero um café com mais clareza e doçura. Estou usando o 1zpresso K-Ultra, o click 79 (1580 microns) é o que eu geralmente uso pra v60 numa razão de 12g:200ml, nesse café ficou meio sem corpo e sem clareza. Afinei a moagem várias vezes, acabou ficando bem intenso, ainda sem clareza nem doçura. Alguém já provou esse da C&J? Alguma recomendação de receitinha? Serve pra aeropress também, ainda não testei o café nela. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
valacomum Postado 5 Dezembro 2023 Denunciar Share Postado 5 Dezembro 2023 Olá. Não foi com este café, mas usei esta receita com um grão também de perfil achocolatado e deu certo: https://acquiredcoffee.com/matt-perger-hario-v60-brewing-method/ Outra ideia é, mantidas as demais variáveis, alterar a temperatura da água até obter um resultado mais satisfatório. Saudações! 3 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Octávio Postado 5 Dezembro 2023 Denunciar Share Postado 5 Dezembro 2023 Olá! Creio também ser um bom caminho atuar na temperatura, mantendo a moagem. Depende do grão, mas também uso esta proporção, com o k ultra regulado entre mais ou menos 7 e 9 pouquinho. Nesse cenário, reproduzi as duas seguintes sugestões de receita, com bom resultado em termos de corpo e doçura. São vídeos bem didáticos, e eu mesmo, lamentável em outros idiomas, consegui pegar (há as legendas também). 3 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
_takechiya Postado 7 Dezembro 2023 Autor Denunciar Share Postado 7 Dezembro 2023 Grande Balzac! Boa noite, galera. Muito obrigado pelas recomendações. Testei os três métodos. O que eu estava fazendo anteriormente era uma variação que eu tinha desenvolvido do método original do Hoffmann pra duas xícaras. Seguindo as duas recomendações, alterei a temperatura, estava fazendo com água bem quente, 97, 98ºC, reduzi pra em torno de 92, 93ºC. De fato, o café que estou usando tem uma torra mais escura do que os outros que eu fiz, então em todos os métodos isso fez bastante a diferença. Pro método Perger eu afinei bastante a moagem (descendo pra 5.5 no K-Ultra). creio ter afinado demais, o café passou mais lentamente do que o indicado na receita. O resultado ficou até bem gostoso, mas bem cheio e intenso. Ficou realmente muito bom, só um ajuste pequeno na moagem já creio que daria um café bem ao meu gosto. O Hoffmann deu a melhor xícara, testei esse e o do Kasuya com a moagem de 7.9. O resultado pro método Hoffmann deu uma xícara bem balanceada, acidez um pouco mais acentuada que os outros métodos, corpo um pouco leve demais. Afinaria bem de leve a moagem só pra dar um último ajuste. No Kasuya, com a receita base de três despejos na segunda parte, o terceiro despejo custou bastante a passar e o resultado deu um corpo muito, mas muito presente. Foi ótimo testar, certamente vou brincar bastante com a receita dele no futuro. Creio que só é um pouco confuso o ajuste, já que no meu cenário eu não pude distinguir tão claramente se uma mudança na receita resolveria o problema da extração demorar muito ou se teria que mexer na moagem pra deixar mais grossa. Enfim, o resultado foi bem melhor do que as minhas primeiras tentativas. Muito obrigado pelas respostas. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas