Ir para conteúdo

Sugestão de tópico


tpv-rs

Postagens recomendadas

Pessoal,

 

Percebo que existem muitos tópicos genéricos sobre qual cafeteira, moedor, etc, comprar.

 

Participo de um fórum de audio e vídeo, e lá fizeram esse tópico em uma seção. Onde, resumidamente, foi feito uma lista de "best buy" em cada faixa de preço, colocando o preço em dólares (ou convertidos em reais), já que o preço em reais possuem uma variaçao muito grande de uma loja para outra. E links com as lojas que o pessoal do fórum costuma comprar.

 

Creio que um tópico dessa forma, ajudaria muito os usuários iniciantes, dando um ponto de partida. Seria interessante um tópico desse tipo para cafeteiras e outro para moedores.

 

Att,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Creio que a variedade de equipamentos no mundo do café não é tão grande quanto no mundo do áudio e vídeo (no universo do que é acessível para nós, aqui no Brasil), mas acho a ideia excelente.

 

Eu mesmo penei bastante pra conseguir compilar algumas informações desse tipo que precisei esses dias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Acho a ideia interessante, mas ainda assim alguns problemas surgem. Mesmo convertendo preços de outras moedas para reais, ou mantendo na moeda estrangeira, os preços mudam drasticamente se você adquire o equipamento aqui ou fora. Como pensam em lidar com isto: listar o preço em dólares e ao lado em reais, proporcionalmente muito mais caro?

 

Podem criar o tópico, o Clube é aberto para boas contribuições sempre, qualquer membro pode iniciar um tópico inédito.

 

Comecem que a gente alimenta.

 

Só relembro que temos já pelo menos um tópico com indicações de loja, um deles é o SAC, a pesquisar se não há outros. É legal deixar claro que será uma espécie de guia de consulta (de preços e fornecedores).

 

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas opiniões.

 

Sobre os preços, no outro fórum é usado dolares ou convertidos em reais, pq simplesmente muito produtos nao existem a venda no Brasil. Obviamente, quem está pesquisando precisa entender que o preço real importando para o Brasil será maior. Seria apenas um ponto de partida.

 

Mas creio que inicialmente poderia ser um tópico mais simples, listando produtos disponíveis no Brasil, com os links específicos de cada produtos no fórum, caso possua, e os usuários mais avançados poderiam ir acrescentando produtos mais específicos. Ainda sou muito iniciante na área, mas vejo que possui uma grande variadade de cafeteiras a venda no Brasil, no entanto, a gama de moedores ainda é bastante restrita.

 

Não me sinto confortável em iniciar o tópico, pois realmente sou muito novato, minhas opções seriam mínimas e eu poderia até acabar dando idéias equivocadas.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Entendi, tpv (desculpe, não sei seu nome, só o nickname).

 

Você pensa em dividir por categorias de produtos ou faixas de preços? Acho por categoria menos difícil, pois por faixa de preço eu poderia encaixar a Silvia (só um exemplo) em 668 dólares, ou +- 1600,00 (vinda na mala - fiz uma correção no valor, pois a quantia estoura a quota em 168 dólares e você precisa declarar o total e pagar 50% do que ultrapassa a quota) ou 2790,00 reais à vista no Brasil (assusta bastante ver a conversão disto em dólares e comparar com os valores originais).

 

Um abraço

Editado por Anita
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

E se incluir a Silvia em reais em importação direta, digamos da Europa, chega a outro valor, pois tem - 20% IVA, mas tem frete, IOF, 60% imposto e o icms que varia. Enlouquecedor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu nome é Tiago.

 

Então, como fazer a divisão acho que seria melhor vcs que conhecem mais decidir qual é a forma mais fácil.

Eu ainda nao tenho conhecimento na área, esse tópico seria muito útil inclusive para mim.

 

Talvez seria interessante fazer grupos do tipo "cafeteiras de entrada - até R$500" (ou sem citar preço) e listar modelos com um breve resumo de 1 ou 2 linhas com o tópico correspondente.

 

Minha intenção de criar o tópico é porque o fórum possui muita informação sobre diversos assuntos, no entanto, para uma pessoa leiga, esse excesso de informação acaba confundindo mais do que ajudando.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Certo, Tiago (agora só falta personalizar sua foto).

 

Acho a ideia bastante interessante. Penso que seria uma espécie de planilha de consulta, sintética. Análises detalhadas e orientações que determinam as escolhas continuariam nos tópicos específicos.

 

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Anita,

 

A idéia do Tiago é muito boa. Já havia cogitado isso ha um tempo atras mas desisti quando percebi o volume de trabalho envolvido. Acho que unindo esforços de vários colegas dá para viabilizar, caso contrario será difícil alguém dispor de tempo para fazer.

 

Concordo com ele que as discussões, notadamente sobre os equipamentos de entrada, estão muito pulverizadas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Leo, acho que podemos abrir o tópico e ir alimentando aos poucos... Não precisa sair peneirando os posts atrás de informação, cada um pode ocasionalmente ir lá e completar. De preferência sobre seu próprio equipamento, do qual sabe mais e deve ter informações de compra.

 

Se quiser abrir, posso já completar com os meus.

 

Ah, por favor, colaborem também com o dicionário. Pode ser sobre qualquer assunto do universo cafeeiro.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um exemplo de categoria (em ordem alfabética)

 

Cafeteiras de entrada - até R$500

 

Electrolux Chef Crema

 

Electrolux Chef Crema SILVER

 

Mondial Expresso Coffee C-08

 

Oster Semi-Automática Expresso - Mod. BVSTEM7701

 

Ao lado de cada uma, poderia ser colocado uma breve descrição, ou entao dizer prós e contras, no caso da Chef Crema e da Chef Crema Silver, o que diferencia uma da outra.

 

Inicialmente, poderia ser criado somente a listagem, aí quem possui a cafeteira em questão faria o pequeno resumo, mas algo bem sucinto, senão o tópico fica poluído e perde a função inicial, que é informar o básico de forma rápida e simples.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Cofee Snobs tem uma divisão mais ou menos assim: Entry Level, menos de us$500, Midrange de $500 a $1.500, Point End de $1.500 a $3.000 e Extreme, acima de $3.000

Outra idéia é a do Kaffee -Netz, que tem um Wiki, com descrição de todos os equipamento e links de reviews, fabricantes e outros sites de interesse.

Aqui divide em maquinas de uma caldeira, trocadores de calor, duas caldeiras, maquinas de alavanca e moinhos.

http://www.kaffeewiki.de/index.php?title=Hauptseite

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Acho que dá para fazer um blend da sugestão do Tiago com o exemplo trazido pelo Bernardo do Coffee Snobs.

 

A coffeewiki acho legal, mas um pouco mais complexa para encararmos neste momento.

 

Leo, você abriria o tópico? Dá para exportar umas partes já daqui para o novo.

 

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se a idéia é fazer um guia para o iniciante, a idéia do Coffee Snobs, por faixa de preço, é a melhor. A enciclopédia é boa também, mas exige uma bagagem prévia pra tirar proveito de todas as informações, além de ser muita mais trabalhosa de fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Também acho que é por aí, Tiago.

 

Só não sei que nomenclatura usar. Sugestões?

 

Cafeteiras expresso de entrada

Cafeteiras expresso intermediárias (?? - acho ruim)

Cafeteiras expresso avançadas? Complexas? Caras? Semi-pro?

Cafeteiras expresso carésimas? (pois o café tirado nelas não vai variar muito das intermediárias em mãos habilidosas. Mais estáveis entre extrações e vaporização).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Concordo, Rodrigo. Wiki trabalhosa e não temos quem faça.

 

Vamos criar tópicos (vide sugestões estapafúrdias minhas acima), simples faixa de preço... ?

 

De novo, por preço a Silvia cabe em vários lugares...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que tal algo assim?

 

Iniciante (até 500 reais, ou tomando o preço de uma máquina de bom padrão que tenha de fábrica portafiltro pressurizado)

Iniciado (dá pra pegar até a faixa de preço da Gaggia Twin)

Luxo (características semelhantes à do iniciado, mas com materiais de construção mais sólidos-penso que poderia chegar na faixa de preço da Sílvia ou até se algumas single boiler um pouco mais caras, como a ECM Casa IV, ou algumas single boiler com PID, como a Quickmill Silvano)

Avançado (aqui entrariam máquinas com mais funcionalidade pra diversos tipo de bebida, como as HX)

Entusiasta (aqui dual boilers, mais controles, etc.)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Luxo? Afe. Kkkkkkkkkk

 

Eu entendo que é uma divisão em categorias mais amplas e fica difícil achar nomes que deem conta. Mas luxo fica parecendo que as máquinas aqui são cheias de fricotes (apesar de algumas serem).

 

Acho a divisão boa. Só repensaria o termo luxo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Eu pensei em superior, mas fica estranho.

 

Talvez colocando o intermediário ali no meio não fique tão ruim.

 

Iniciante

Iniciado

Intermediário

Avançado

Entusiasta

 

Que tal?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Perfeito.

 

Vamos aguardar outras considerações.

 

Serve pra cafeteiras, moinhos, torradores talvez.

 

Demais processos entram separados (coados diferentes marcas e tecido, Chemex junto); Aeropress; moka; prensa; sifão; café frio....

 

Beijo de boa noite

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

...

Iniciante

Iniciado

Intermediário

Avançado

Entusiasta

 

Que tal?

 

Faltaram só as categorias pras Nespresso e pras Super-auto,.. Talvez algo como "apressado-fashion" :D e "desencanado-chique" :lol: , respectivamente...

:lol::D:lol:

 

Pois sim, nao resisti... :ph34r:

 

Mas gostei da ideia e das categorias! Servem mesmo pras maquinas, moedores e demais equipamentos.

 

Carpe Coffea!

 

Cabral

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se a definição é por preço, a qualificação pode ser mais clara: Muito acessíveis, Acessíveis, Intermédias, Caras e Muito caras.

Em vez de muito caras, varias palavras poderiam servir: Maquinas Extremas, Exepcionais, Especiais, Foras de Serie, Maquinas de Ponta, Exclusivas,

Poderiam ser duas grandes categorias: Semiautomaticas e Superautomaticas.

As de alavanca podem ter categoria própria ou, entrar nas Semiautomaticas.

E que são bem poucas como para uma categoria exclusiva, tirando as de Marcio (deve ter perto de dez), a minha, a Mcal de Victor e mais duas ou três La Pavoni, não sei de outras ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho a idéia boa se, e somente se:

  • Alguém (ou mais de uma pessoa) fica responsável por manter a primeira postagem do tópico atualizado;
  • O tópico for fixo (em Máquinas de Expresso, por exemplo, depois pode ter um para moedores em Moedores...);

Não pensem demais em divisões, considerando a falta de opções que temos. Como o foco aqui é suprir a dúvida dos aventureiros que querem uma máquina manual, semi ou auto (alavanca, sem dose volumétrica, com dose volumétrica, super-automática é a que faz tudo), acho que pode ser tudo no mesmo tópico, inclusive com as opções de importação - ideal quem adicionar contar da experiência que deu certo.

 

Ao mesmo tempo, como essa postagem vai ser mantida e atualizada, ela pode ir sendo aperfeiçoada. Outra coisa boa é que dá para só resumir o que alguém postou no meio do tópico mas dá para fazer o link para essa postagem, sendo portanto a primeira postagem do tópico como um índice para o resto das opiniões mais longas e causos contados. Dá trabalho...

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim

Acho a idéia boa se, e somente se:

  • Alguém (ou mais de uma pessoa) fica responsável por manter a primeira postagem do tópico atualizado;
  • O tópico for fixo (em Máquinas de Expresso, por exemplo, depois pode ter um para moedores em Moedores...);

Não pensem demais em divisões, considerando a falta de opções que temos. Como o foco aqui é suprir a dúvida dos aventureiros que querem uma máquina manual, semi ou auto (alavanca, sem dose volumétrica, com dose volumétrica, super-automática é a que faz tudo), acho que pode ser tudo no mesmo tópico, inclusive com as opções de importação - ideal quem adicionar contar da experiência que deu certo.

 

Ao mesmo tempo, como essa postagem vai ser mantida e atualizada, ela pode ir sendo aperfeiçoada. Outra coisa boa é que dá para só resumir o que alguém postou no meio do tópico mas dá para fazer o link para essa postagem, sendo portanto a primeira postagem do tópico como um índice para o resto das opiniões mais longas e causos contados. Dá trabalho...

 

Márcio.

Concordo. Tem que ser fixo e destacado, de forma bem visível, na página principal do fórum; e atualizado, que é a parte mais trabalhosa.

Parece-me que pra uma informação assim ser útil pra um iniciante, tem que ser disponibilizada de forma limpa e categórica. Discussões mais avançadas podem ser objeto de tópico próprio, que pode até ser linkado nesse guia principal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...