Ir para conteúdo

Clube das Máquinas Rocket

eldermarco

Postagens recomendadas

Em 22/02/2025 at 07:15, Alexandre Felicio de Moura disse:

Meu novo setup ....:D

20250221_200035.jpg

Excelente setup!! :-)
Eu comprei uma Rocket Giotto R Fast (não chegou ainda...). Ela é "fast" porque o aquecimento (o startup) dela é mais rápido, teoricamente. E tem bomba rotativa. Comprei a versão com tampo preto nas laterais.
Então eu queria saber se sua Rocket anterior tinha bomba rotativa ou vibratória. Vi um video no Whole Latte Love comparando duas Rockets, uma com bomba rotativa, e outra com bomba vibratória (Mozzafiato Evo R e Giotto Type V), e perceberam uma difeerença no resultado na xícara.

Sobre minha saga: comprei na Espresso Coffe Shop. Fiquei impressionado com a velocidade da UPS. A máquina passou por diuas cidades na Itália, foi para a Alemanha, depois passou por duas cidades nos Estados Unidos, para então chegar em Campinas/Brasil. Tudo em menos de 5 dias.
Mas quando chegou no Brasil, o que aconteceu? A máquina está parada devido à greve dos auditores fiscais, que já dura mais de três meses. E nem tinha me ligado nisso. Era para a máquina ter chegado no dia 6/Março, mas vai demorar umas duas semanas a mais devido à greve.

Nesse meio tempo, já vendi minha Gaggia Classic Pro com top box Shades of Coffee + OPV 9bars.... e vou ter que ficar uns dias sem espresso... Gosto de tomar um café coado de manhã e um espresso à tarde.

Enfim, desculpem pelo longo relato. A pergunta inicial era sobre o tipo de bomba da Rocket anterior do colega. Mas acabei explicando por que sou um "guase" proprietário de uma Giotto R Fast.

• Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, marceltrigueiro disse:

Excelente setup!! :-)
Eu comprei uma Rocket Giotto R Fast (não chegou ainda...). Ela é "fast" porque o aquecimento (o startup) dela é mais rápido, teoricamente. E tem bomba rotativa. Comprei a versão com tampo preto nas laterais.
Então eu queria saber se sua Rocket anterior tinha bomba rotativa ou vibratória. Vi um video no Whole Latte Love comparando duas Rockets, uma com bomba rotativa, e outra com bomba vibratória (Mozzafiato Evo R e Giotto Type V), e perceberam uma difeerença no resultado na xícara.

Sobre minha saga: comprei na Espresso Coffe Shop. Fiquei impressionado com a velocidade da UPS. A máquina passou por diuas cidades na Itália, foi para a Alemanha, depois passou por duas cidades nos Estados Unidos, para então chegar em Campinas/Brasil. Tudo em menos de 5 dias.
Mas quando chegou no Brasil, o que aconteceu? A máquina está parada devido à greve dos auditores fiscais, que já dura mais de três meses. E nem tinha me ligado nisso. Era para a máquina ter chegado no dia 6/Março, mas vai demorar umas duas semanas a mais devido à greve.

Nesse meio tempo, já vendi minha Gaggia Classic Pro com top box Shades of Coffee + OPV 9bars.... e vou ter que ficar uns dias sem espresso... Gosto de tomar um café coado de manhã e um espresso à tarde.

Enfim, desculpem pelo longo relato. A pergunta inicial era sobre o tipo de bomba da Rocket anterior do colega. Mas acabei explicando por que sou um "guase" proprietário de uma Giotto R Fast.

Fala Marcel ... que saga hemmm ... mas jaja chega .. anciedade lá no topo kkkk . A minha mozzafiato era bomba vibratória... sobre diff na xicara eu penso q vai mais do piloto ... estou aqui apanhando ... ainda é melhor na minha gaggia ....

Abs e parabéns 

• Curtir 1
Link para o comentário

Em 24/02/2025 at 09:49, CafeComDanilo disse:

Ok, então essa vou deixar passar kkkk

Danilo homi me ajuda ... cara não consigo vaporizar na 58 ... que frustração danada ... vaporizo na gaggia mas na 58 nada .. o leite sai fervendo mas 100% líquido... sem nenhuma textura ... ja troquei o bico pelo mais fino e nada ... tem mais alta e mais baixa e nada... o que noto é que sai uma quantidade razoável de agua quando abro p expurgar o bico ... mas só isso ... 

Uma ajuda vai bem amigo ... abs Alex

Link para o comentário

15 minutos atrás, Alexandre Felicio de Moura disse:

Danilo homi me ajuda ... cara não consigo vaporizar na 58 ... que frustração danada ... vaporizo na gaggia mas na 58 nada .. o leite sai fervendo mas 100% líquido... sem nenhuma textura ... ja troquei o bico pelo mais fino e nada ... tem mais alta e mais baixa e nada... o que noto é que sai uma quantidade razoável de agua quando abro p expurgar o bico ... mas só isso ... 

Fala! Assim como em qualquer outra máquina, tu não pode esquecer de expulsar essa água antes de iniciar a vaporização ou vai dar ruim.

A minha sugestão seria fazer o  processo com água e detergente para você pegar o jeito e encontrar uma posição mais confortável também. A temperatura deve ser adequada. 

A vaporização da Rocket deve ser bem mais potente que a da Gaggia, te dando menos tempo para pensar no processo, mas a lógica é a mesma de qualquer outra máquina. 

• Curtir 1
Link para o comentário

11 horas atrás, Alexandre Felicio de Moura disse:

Existem mudanças de técnica que você tem que fazer quando muda o padrão da máquina. Mas é muito difícil explicar por aqui... fora que também não sou o melhor vaporizador que tem, mas vou dar algumas ideias

Se está saindo muito líquido é porque vcê não está incorporando ar no leite. A técnica é jogar o vapor numa posição que gere o giro rapidamente e já ir incorporando ar suavemente (barulho de tssssss... e ponta do bico quase pra fora do leite), vai sentindo a temperatura e quando estiver em meia temperatura deixa o bico um pouco mais profundo para só gerar agitação e espalhar o ar que foi incorporado na etapa anterior. Aí quando estiver começando a ficar muito desconfortável de segurar você desliga o vapor. Se passar muito a temperatura pega gosto ruim e prejudica a estabilidade da espuma

Dica: usar leite frio (a máquina esquenta muito rápido então se não estiver frio você tem pouco tempo para executar tudo). Põe no freezer dentro da pitcher por um tempo caso queira deixar mais gelado rápido

Link para o comentário