Ir para conteúdo

Pão e Café


Rodrigoks

Postagens recomendadas

Eu coloquei para esfriar em cima do fogão.. Coloquei no prato só pra bater a foto...  :lol:

 

E euuuuuuuuuuu acho.. Que este pão não dura ate amanhã...  :ph34r:

 

Comi quase metade já..  :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O pior é que tá na metade já...  :ph34r:

 

A patroa beliscou um pedacinho e meu filho nem comeu, pois está dormindo..

 

Quando eu estava preparando a massa ele perguntou:

 

- Qual pão você vai fazer desta vez?

 

- Aqueeeeele primeiro que eu fiz.

 

- Ah tá.. Mas faz aquele que deu errado de novo. Uma hora você acerta. Só não pode desistir...  :mellow:

 

Sabe tudo este garoto...  ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E mais gostoso que o outro é mérito?  :ph34r:

 

Tem que ser né? kkkkkkkkk

 

Afinal de contas, aquele pão mais fácil do mundo que já deu errado duas vezes, não deu nem para ser provado! kkkkkkkkkkkkkk  :lol:  :lol:  :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, mas casca mais crocante não funciona na maquina. No forno sim. Algum modelo de panela de ferro que vc recomenda? Esse pão fica show assado aberto no forno de pedra. Infelizmente (ainda) não tenho um.

 

Crescer muito mais é difícil por causa da porcentagem alta de farinha integral. Um pouco mais sim, mas com massa um pouco mais seca. Fiz esse aqui de propósito mais molhado ... a minha filha gosta assim

 

Abçs

Burny

Assando na panela, o efeito é muito parecido com o forno de pedra ... Depois da uma olhada nas páginas 24 e 25 deste tópico http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/1234-pao-e-cafe/page-24

Detalhe: Assando na panela, naturalmente o pão cresce mais, pois é criada uma atmosfera úmida lá dentro (vapor da desidratação do pão).

 

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/1234-pao-e-cafe/page-25

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É fermento natural, sim, Fernando. Não sei se é o caso deste que postei, mas parece que alguns tipos ficam fermentando por três dias.

Vai lá e compra logo uns três pães ... O que sobrar é só cortar e congelar  :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, desculpe me intrometer na conversa de vcs, mas minha esposa pediu pra tirar uma dúvida. Ela disse q uma conhecida assa o pão dentro de um saco plástico próprio

 

pra assar frango, e ela disse que os pães ficam saborosíssimos e perfeitos. É vero?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conheço receitas de pão de mel em celofane, mas para pão normal ainda não vi. Eu uso celofane só para carne de porco e cupim ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Burny,   Ótimo :D  Agora te desafio a comprar uma panela de ferro para assar este pão ! Na minha opinião terá um pão com a casca mais crocante, além de crescer um pouco mais.

 

Aceito o desafio, já pedi a panela:

 

http://www.paneladeferrofundido.com.br/produto/Ca%E7arola-Al%E7a-de-Ferro-e-Tampa-de-Ferro-6%2C5--litros.html

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Ih, mais um desafio do pão do CdC.

 

Burny, não consegui abrir a foto no celular, mas se esta for a nr. 26, é igual à minha e de Fernando.

 

Gui, pelo que já li, o pão francês é o mais chato de fazer em casa, precisa de vaporizador no forno (especial) para dar a crocância da casquinha. Por que não tenta a baguete?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Gui, no Pão Nosso tem uma segunda receita com fermento biológico seco. Vamos lá:

 

Baguete simples

Rende 3 baguetes

 

Ingredientes:

3 1/2 xícaras (chá)/480 farinha de trigo

1 1/3 xícaras (chá)/320 ml água

2 colheres (chá)/12 g sal

1 colher (sopa)/10 g fermento biológico seco instantâneo

 

Preparo: junte os ingredientes secos numa tigela e misture. Acrescente a água aos poucos, mexendo com colher de pau ou espátula, até agregar tudo. Deixe descansar por 10' para absorver a água.

Revire a massa com espátula, dobrando-a sobre si mesma (tem um vídeo em algum lugar aqui do Clube, acho que postado pelo Rô, mostra a técnica de um padeiro francês famoso fazendo este envelopamento). Quando perceber a massa mais manipulável, passar para superfície enfarinhada e continuar a apertar, esticar e dobrar. Trabalhar por 15' pelo menos.

 

Primeira fermentação: depois da sova, molde numa bola e passe para um recipiente levemente untado com azeite. Cubra e deixe descansar por 1 hora (dobrar de tamanho).

 

Trabalhando a massa antes de ir ao forno/2ª fermentação: passe a massa para uma superfície coberta com farinha. Sovar 5' dobrando, esticando várias vezes sobre si mesma. Você vai sentir a presença das bolhinhas internas. Na bancada, cubra com um pano e deixe descansar 10'.

 

Divida a massa em 3 partes iguais. Estique, alongue, achate e dê o formato tradicional de baguete (comprido e fino), dobrando duas das bordas para o centro, ficando com 30 a 40 cm de comprimento. Feche a emenda com cuidado e vire-a para o lado de baixo.

 

Transfira baguetes modeladas para assadeira, polvilhada com farinha se não for antiaderente. Cubra com um pano, apertando ao redor das massas para manter o formato.

 

Acenda o forno a 220°. Ao final de 30' colocar os pães para assar. 

 

Fazer 3 incisões em cada pão, nas extremidades e no centro (retas ou em diagonal). Pulverizar água (não usar o mesmo pulverizador das plantas - sempre é bom lembrar, né?  :ph34r: ) e assar por 30' até que dourem. Retirar e esfriar sobre a grelha (mas pode comer quente).

 

beijos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Nem. Não esquece que a baguete é aquela comprida fininha, vai acabar rapidinho. E dá para congelar. Povo já explicou como faz para descongelar e o pão voltar a ser fresquinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...