Ir para conteúdo

Pão e Café


Rodrigoks

Postagens recomendadas

Pessoal que está empolgado nos pães, já ouviram falar num site chamado Eduk? Eles transmitem cursos gratuitos pra assistir ao vivo (ou pagos a qualquer hora). A dica é da minha esposa que tem acompanhado vários cursos (na maioria de confeitaria) e disse que são legais.

 

Segundo ela, quinta e sexta agora (22/05 e 23/05) tem um curso que vai falar sobre pães saudáveis (tipo culinária natural) e também sem glúten e lactose. Parece legal, se alguém quiser assistir é só se inscrever lá, vai ser transmitido ao vivo das 14h às 18h e, depois, reprisado das 19h às 23h.

 

http://www.eduk.com.br/ao-vivo/930-salgados-paes-e-doces-saudaveis

 

Minha esposa fica a tarde inteira e a noite até às 23h assisitindo.

 

Inclusive, ela arrumou um jeito de gravar eses programas. Realmente muito bons.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigues,

 

O saco pode até dar certo, mas o problema vai ser colocar aí dentro uma massa de baguette na faixa de 70% de hidratação. Se quiser fazer um pão caseiro, com certeza vai dar certo, por causa da gordura da massa e baixa hidratação. Em contrapartida, pão caseiro não precisa de vapor, pois quero casca macia !! Sacou ?

 

Resumindo: Função do vapor - " Dar brilho " na casca, tornar crocante porém quebradiça, ajudar o crescimento. Não é de costume usar vapor em pão doce, pão de leite, pão caseiro....

Usamos vapor em: Pão francês, italiano, baguette (são massas que não possuem gordura).   

 

 

;)

 

Obrigado pela aula Fernando. Esclareceu tudo.

 

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gravar, nunca soube como faze-lo, dá uma explicada para nós. Eu comprei faz tempo um de pão deles, é bem legal e não da sono, a maioria destes cursos da sono.

 

Fala Gilberto, blz! O programinha que minha esposa usa pra gravar é um tal de camtasia studio 8. Ela baixou na net.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Sim, mas antes vamos dividir em 3 etapas 

 

1° Fermentar as farinhas integrais que normalmente não passam de 50% em relação a farinha branca (fermentar 6 horas)

2° Acrescentar a farinha branca, sal , e água se precisar para dar o ponto na massa ( fermentar por umas 2 horas )

3° Abrir a massa para misturar as frutas, castanhas em geral ( neste ponto vai para o banneton para crescer por no mínimo mais uma hora)

 

Observe que só usaremos o banneton na etapa final, evitando que a massa grude excessivamente no mesmo

 

Fê, uma dúvida: a sova é no segundo momento, em que acrescento as demais farinhas?

 

Estou fazendo por este processo hoje, coloquei o levain, a integral e parte da água. Está fermentado já há 2 horas e meia. 

 

Estou supondo que a sova será no segundo momento.

 

Hoje friozinho aqui, coisas meio lentas.

 

beijo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isto mesmo Anita, o Fernando tem toda a razão, você tem que se integrar com seu fermento, as vezes realimenta-lo mais de uma vez. Ontem , na hora do almoço reformei meus 2 fermentos, só fui olhar para eles hoje, realimentei mas com 100% de hidratação , ou seja se foi 100 grs de farinha coloquei 100ml de água, deixei mais 5 horas, fiz a receita reduzindo a parcela de água que havia colocado a mais. Esta crescendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Oi Gil:

 

alimentei o meu ontem, hoje pela manhã foi a alimentação com parte da água e a farinha integral. Está crescendo desde então. Daqui a pouco vou agregar a farinha branca, o sal e o resto da água e sovar. Semana passada aumentei a quantia da água da receita do Pão Nosso em 10%. Hoje arriscarei 20%. É a hidratação que vai fazer formar os alvéolos e não só a sova.

 

No livro Luis fala que os pães dele tem em torno de 65-70% de hidratação. Considerando que há quem faça pães com até 85% de hidratação, precisamos dar água pros garotos.

 

Outra coisa, Gil: do que entendi dessa proposta de nosso mestre, a farinha integral entra já alimentando a massa e não apenas como ingrediente.

 

beijo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não , entra como ingrediente, mas na fase anterior, é meio o que se chama de autolise.

Esta farinha integral colocada nesta 1ª fase vai ser a que iria na receita, na 2ª fase não vai mais colocá-la .

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

O meu no 2º crescimento até às 21h. Como hidratei muito, hoje provavelmente terei que usar as formas. E com isto vai furar o esquema da panela, excelente para fazer a crosta da casca.  :(

 

Hoje aqui só damasco na massa. Aveia e mel é um dos que gosto bastante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Alô padeiros, na próxima sexta 30 de maio a partir das 19h na Le Pain quotidien do Shopping Vila Olímpia Alain Coumont lançará seu novo Livro de receitas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fê, uma dúvida: a sova é no segundo momento, em que acrescento as demais farinhas?

 

Estou fazendo por este processo hoje, coloquei o levain, a integral e parte da água. Está fermentado já há 2 horas e meia. 

 

Estou supondo que a sova será no segundo momento.

 

Hoje friozinho aqui, coisas meio lentas.

 

beijo

Olá !

Ana,  

 

Desculpe pela demora ... Respondendo: Sim a sova é no segundo momento

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ana,

 

Para dar sustentação no caso dos seus pães integrais com elevada hidratação, recomendo fazer um teste com a farinha de manitoba (importada) que possui um teor elevado de glúten, misturada com tua farinha integral

Veja o site que encontrei http://www.italmarket.pt/farinhas.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Ah, Márcio havia me passado esta. É bem cara.

 

Na verdade foi chutão meu, simplesmente hidratei. Preciso estudar mais o assunto e pesquisar.

 

Obrigada. :)

 

beijo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você pode fazer um teste "criando a sua farinha de manitoba"  acrescentando um pouco de farinha de glúten na farinha de trigo nacional  

http://www.santaluzia.com.br/farinhadeglutenmacrozen,product,511250,326.aspx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Fê, vou te passar minha receita, não esqueci.

 

Hoje estive na Le pain quotidien do Shopping Vila Olímpia para lançamento do livro Le pain quotidien: o livro de receitas, de Alain Coumont, da padaria. É o segundo dele e veio ao Brasil para o lançamento. Muito simpático e acessível.

 

O livro é caro, mas estava com um bom desconto. Tem poucas receitas de pão, logo no começo (de levain) e depois muitas receitas da padaria.

 

Houve um coquetel lindo, com vinhos, águas aromatizadas, os pães deles e uma mesa di-vi-na de frutas e queijos da A queijaria. Queijos de SP, MG e RS. Um queijo de cabra de chorar. E um queijo de Minas (preparado aqui em Sampa) fermentado no vinho branco por 5 dias. De comer de joelhos este agradecendo a Deus pela invenção das leveduras. Fê, se tiver as manhãs de como fazer este, por favor divida com os mortais aqui. Este queijo fica com uma consistência de brie, a casca fermentada mais firme e o miolo macio, mas é mais amarelinho.

 

Enfim, evento bacana, shopping no fim-do-mundo, coquetel escândalo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Coisa linda, ein, Fê?

 

Não entendi a história do leite. O tal queijo pega-se um queijo mineiro comum, já pronto e fermenta no vinho branco. Obviamente deve ter uns macetes ali no meio.

 

A Le pain trabalha com A queijaria, estão afinando esta parceria. Os queijos ontem eram todos de lá, inclusive um canastra. Imagino que sejam eles que façam este queijo fermentado e como Fernando carioca é amigo do dono, vamos ver se ele chora lá como fazer a paradinha. Na volta de Niorque.

 

Fê, conversando ontem com uma amiga que faz pães para vender e analisando os pães da Le pain, vi que o meu está quase bom, estou no caminho certo. E segundo minha amiga, o canal é fazer na panela. :)

 

Beijo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...